Seria simples se eu começasse esse texto com a pergunta óbvia: “por que você faz pós-graduação?“. Mas em vez disso, após refletir um bocado, acho que a pergunta certa seria: “aonde você quer chegar com a pós-graduação?“.

Calma, eu explico.

Na minha concepção a pós-graduação é um degrau, um passo de uma longa escada que nós caminhamos há… sei lá quanto tempo! No meu caso, foi mais de uma década investida na escola, algum tempo no cursinho, cinco anos de faculdade, um ano de estágio, dois anos de mestrado e agora entro no degrau do doutorado. Mas para onde essa escada está me levando?

Eu sei essa resposta.

Por que eu já pensei muito nisso, mas e você? Sabe para onde ela está te levando? Qual a sua motivação?

O sonhado concurso, o cargo de pesquisador sênior da faculdade X, o trabalho naquela multinacional, o pós-doutorado em Hannover ou até mesmo, pela satisfação pessoal de nunca mais parar de estudar. Todos são sonhos válidos e fucking awesome.

Mas o que me deixa extremamente #chateado (e é por isso que estou escrevendo esse texto) é quando escuto de um colega de pós-graduação frases do tipo: “Estou aqui porque não achei emprego” ou “Estou aqui SÓ pela bolsa”.

Mano, na boa, sério que você está aqui pela bolsa? Essa é a sua motivação? É isso que faz você levantar todo dia de manhã? Você sabe que daqui uns 2 anos você vai estar novamente desempregado, né?

Parece absurdo, mas eu já escutei isso (pra car4#!0). Por isso eu acho que a pós-graduação tem que começar a ser levada mais a sério. Essa é a verdade. É cansativo conviver com pensamentos desse tipo, que muitas vezes acabam empobrecendo esse degrau dessa escada tão importante (pelo menos para alguns de nós).

O que eu quero dizer é que se a sua motivação na segunda-feira é chegar logo no sábado, velho, então tem alguma coisa errada. Você não pode viver numa tortura diária, isso não está certo. E você sabe que lá no fundo, eu to falando a verdade.

Mas já que você tá aqui… Tente pelo menos aproveitar a pós-graduação!

Aprenda aquela técnica nova, aprenda a escrever, aprenda a estudar, aprenda a ensinar, aprenda a ser orientado e a orientar, aprenda a viver com os demônios encarnados no seu experimento, aprenda a saltar os obstáculos, aprenda a desfrutar do bandex (ou não), aprenda a rir com a pós-graduação (de preferência no posgraduando.com), aprenda a conviver com seus colegas de bancada e aprenda a compreender melhor quem você é, e principalmente para aonde você quer ir!

Afinal de contas, a pós-graduação pode ser apenas um degrau (de uma longa escada), mas temos que aproveitar o melhor tempo possível da nossa estada nesse degrau! Porque isso é pra poucos! E mano, se você tá nesse degrau, pode ter certeza que tirou o lugar de alguém, então o mínimo que você pode fazer é enjoy the moment, mother fucker!

É isso. Desculpem pelo texto sério. As piadas voltam semana que vêm! =)