Sou graduado em uma área, posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente?

Posso fazer pós-graduação em direito penal, se minha graduação é em pedagogia?

Fiz minha graduação na área tecnológica, posso fazer uma pós-graduação na área da saúde?

Não sou formada em psicologia. Se eu fizer uma pós-graduação na área posso atuar como psicóloga?

Tenho graduação em bioquímica. Com uma pós-graduação em nutrição poderei atender como nutricionista?

Todo dia recebemos aqui no blog pelo menos um e-mail contendo dúvidas semelhantes às relacionadas acima. Assim, acreditamos que estas sejam perguntas comuns entre as pessoas que pensam em cursar uma pós-graduação. Por isso, vamos então às respostas.

CLARO QUE PODE

A resposta às duas primeiras perguntas é: sim, você pode! Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área, quantas vezes quiser.

Os diplomados em cursos sequenciais não tem acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), mas são aceitos em cursos de pós-graduação lato sensu, graças a uma resolução publicada pelo MEC.

Assim, se você já é formado em curso de graduação, pode fazer uma pós-graduação em qualquer área, desde que seja aceito pela instituição de ensino, que possui autonomia para determinar os critérios do processo seletivo para ingresso no curso.

Entretanto, a multidisciplinaridade tem sido incentivada pela maioria dos cursos de pós-graduação, tanto lato sensu quanto stricto sensu.

Além disso, turmas com alunos de formações diferentes proporcionam maior troca de experiências, ampliação da network e uma visão mais ampla sobre os temas estudados.

Desta forma a formação profissional em outra área por si só não será um empecilho para o ingresso em um curso de pós-graduação.

CLARO QUE NÃO PODE

Já a resposta às duas últimas perguntas é: não, você não pode! Para exercer as atividades de uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso ser portador de diploma de graduação naquela área e registro no conselho regional daquela profissão.

Você não pode, por exemplo, dirigir sem possuir uma carteira de habilitação, mesmo que tenha feito vários cursos de condução de veículos. Da mesma forma, não importa quantos cursos de pós-graduação você faça, as atividades atribuídas por lei à profissão de engenheiro civil só poderão ser exercidas por profissionais com registro no CREA, assim como os advogados precisam da carteirinha da OAB e os nutricionistas precisam do registro no CRN.

E o CREA registra como engenheiro civil apenas os portadores de diploma de graduação em engenharia civil, assim como ser bacharel em direito é pré-requisito para a inscrição no exame da OAB e apenas os formados em nutrição podem ser registrados no CRN.

Em resumo, cursar uma pós-graduação em outra área não irá lhe possibilitar mudar de profissão.

Vale lembrar que a ausência de registro profissional no desempenho de atividades que a lei assim exige configura o exercício ilegal da profissão, que é um crime nas áreas de medicina, odontologia e farmácia, e uma contravenção penal, nas demais áreas.

escolha-01

O PROBLEMA É A ESCOLHA

As pessoas que repetem, como um mantra, aquele mimimi de que “pós-graduação não serve pra nada” geralmente o fazem porque não souberam escolher um curso de pós-graduação adequado as suas necessidades profissionais.

Se a sua intenção é trabalhar com vendas de produtos, um mestrado acadêmico irá lhe garantir uma maior inserção no mercado de trabalho tanto quanto um curso de natação. Já uma especialização em gestão estratégica de vendas, por exemplo, poderia ser um grande diferencial no seu currículo.

Um engenheiro agrônomo que concluiu um curso de especialização em direito ambiental não poderá se inscrever no exame da OAB e atuar como advogado. Se essa era a intenção dele, realmente o curso de pós-graduação não lhe servirá para nada, pois ele continua engenheiro agrônomo, com possibilidade de registro profissional apenas no CREA.

Esse conhecimento em direito ambiental, entretanto, pode ser muito útil para o engenheiro agrônomo no gerenciamento de propriedades rurais, assim como uma pós-graduação em psicologia organizacional pode ser útil para um administrador de uma empresa de grande porte, ou uma especialização em finanças para um farmacêutico que possui seu próprio estabelecimento.

Nestes casos, cursar uma pós-graduação em uma área diferente pode ser muito interessante, porque estes novos conhecimentos serão utilizados pelo pós-graduado no exercício da profissão em que é habilitado.

O CASO DA DOCÊNCIA

Mas eu fiz uma graduação em “x” e uma pós-graduação em “y”, posso dar aulas de “y” em faculdades?

Depende. Como o MEC não se preocupa muito com a qualidade do ensino superior e sim com a quantidade de alunos nele, hoje em dia nas faculdades particulares qualquer um com uma pós-graduação pode dar aulas de qualquer disciplina, em qualquer curso. Se a sua pós-graduação for lato sensu ao invés de stricto sensu, melhor ainda, porque o menor valor da sua hora-aula se torna um “diferencial” no seu currículo.

Já os concursos públicos para professores universitários costumam ter editais bem específicos, com vagas para portadores de diploma de graduação em “x”, mestrado em “x” e doutorado em “x”. Isso quando não incluem ainda um “com tese defendida em um tema muito específico da área de x”.

Ou seja, em concursos públicos para professor universitário, uma pessoa com graduação em “x” e pós-graduação em “y” pode ter sua inscrição indeferida em ambas as áreas, a menos que seja uma instituição em um lugar muito remoto ou para uma disciplina com grande escassez de profissionais na área.

Em relação ao ensino fundamental e ensino médio, segundo o MEC, “os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar”. Isso significa que arquitetos, administradores, engenheiros e outros profissionais que pretendem dar aulas precisam fazer um curso de licenciatura. Para esses profissionais, a solução é fazer a licenciatura em universidades que ofereçam o curso separadamente, como algumas instituições federais ou particulares.

AS EXCEÇÕES

Algumas atividades, entretanto, não requerem habilitação profissional para o exercício, apenas qualificação e/ou capacitação, como é o caso da da demografia, em que um curso de pós-graduação habilita a exercer esta profissão. Casos como este, contudo, são exceções.

Este texto contém alguns comentários feitos pelo leitor Erlon Cardoso em um outro post do blog. Gostaríamos de agradecê-lo por sua participação no blog.

Se você gostaria de atuar como professor e ainda tem dúvidas sobre o que uma pós-graduação pode (ou não) ajudar na sua carreira, leia também o post “Uma pós-graduação irá me habilitar a dar aulas?” 😉

By |2018-12-06T01:56:39+00:0026-07-2013|primeiros passos|662 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

662 Comments

  1. Laura 26.07.13 at 19:20 - Reply

    Eu tenho a impressão que a unica área que é uma bagunça é a minha (ciências sociais), nela, uma fonoaudióloga com doutorado em antropologia, se autointitula antropóloga; um biólogo com doutorado em ciências sociais se acha cientista social e por aí vai. Eu queria que respeitassem mais…

    • Flávio 06.11.13 at 22:06 - Reply

      Olha, eu nem sou fonoaudiólogo, mas, tendo minha formação na área de ciências humanas (relações internacionais), tenho observado que o ressentimento do bacharel em ciências sociais se expressa tanto quanto mais ressentido ele esteja com seu próprio desempenho ou inserção profissional.

      A má circunstância de qualquer um poder estudar ciências sociais sem que isso corresponda a um lugar ao sol no mercado teve essa consequência engraçada: é preciso ser muito bom — e assim ser reconhecido — pra se autointitular cientista social.

      • Daniel 12.07.14 at 16:07 - Reply

        O problema não é ser de outra área: O problema é o diálogo que se exerce com entre a sua área de origem e a aquela cuja a qual a pessoa faz pós-graduação.

        Eu sou graduado em ciências sociais e faço mestrado em sociologia. Tem muitas pessoas de outras áreas fazendo pós junto comigo, eu acho legal a internacionalidade, quando realmente se tem algo para dialogar. O grande problema é que eu vejo muitas pessoas fazendo doutorado por exemplo, apenas pelo título – por geralmente virem de áreas que não tem tanta tradição de carreira acadêmica como o direito, administração e etc. Nenhuma dessas pessoas está realmente interessada em fazer o dialogo da sua área com as ciências sociais, querem apenas o título de doutor para alavancar sua carreira.

    • Walter Marques 18.09.15 at 19:07 - Reply

      Concordo com você. Cientista Social é aquele que fez ciências sociais. Estes sim podem se autointitularem antropólogos, sociólogos e cientistas políticos – nós.

    • Luane 19.10.15 at 20:43 - Reply

      Eu tenho uma dúvida, mas n sei se tem muito haver.Tenho uma colega que fez pedagogia e eSta trabalhando em projetos de sustentabilidade então isso foi uma pós ou foi a monografia q ela escolheu e se especializou? Estou querendo fazer inglês e tenho algumas matérias de ecologia, gostaria de saber se tem possibilidades de eu fazer projetos e outras coisas na rarear ambiental, não como um biólogo ou ecologia formado

    • Carla 11.05.17 at 02:59 - Reply

      Acredito que quem tem intenção de fazer uma pós para atuar na iniciativa privada tem maior liberdade de inserção em áreas diferentes da sua graduação. Por outro lado, se o objetivo é atuar como pesquisador ou professor universitário em instituições públicas o melhor é escolher uma formação específica. Por mais injusto que pareça o perfil exigido em concursos públicos é bem específico. Isso porque as Universidades públicas não buscam apenas professores mas sim profissionais capazes de atuar no ensino, pesquisa e extensão, frequentemente em uma determinada área cuja instituição apresenta déficit ou para uma vaga específica ocupada por algum professor que se aposentou. No caso de órgãos de pesquisa (Embrapa, FioCruz) essas exigências sao mais específicas ainda. Ja vi editais que pediam graduação em área X, mestrado e doutorado na mesma área e experiência com determinadas técnicas ou com aparelhos específicos, caso da micrsocopia eletrônica.

    • Adriana 08.12.17 at 19:16 - Reply

      Eu vou fazer o curso de lincenciatura em geografia mas não quero ser professora! Não tinha bacharel em geografia na minha cidade será se vou poder me especializar na área que quero

  2. Breno Arruda 26.07.13 at 19:32 - Reply

    O fato da maioria das universidades exigir graduação e pós na mesma área para contratação é lamentável. Sou formado em engenharia de computação e estou terminando a pós-graduação em engenharia de transportes. Conheço o conteúdo tanto quanto ou até mais do que meus colegas (geralmente o que me separa deles é que eles tiveram um semestre da matéria na graduação). Nas partes que exigem programação e modelos matemáticos eu sempre me destaco e auxilio todos (inclusive professores). A pós-graduação enche a boca pra dizer que é multidisciplinar. Entretanto essa multidisciplinaridade só vale da boca pra fora. Nos editais é raríssimo ver algum chamando por engenharia de forma genérica, são específicos em chamar os engenheiros civis e afins. Além de existir cartas marcadas, com editais feitos especialmente para um candidato.

    • Rodrigo 16.11.13 at 17:38 - Reply

      Pois é, imagine agora meu caso sendo bacharel em Sistemas de Informação e mestrando em Música – Composição?

      • Walter Marques 18.09.15 at 19:02 - Reply

        Mas a música está muito relacionada à matemática, não vejo problema no seu caso.

      • Marci 11.09.18 at 18:14 - Reply

        CONTE-ME MAIS!

    • Gustavo Barreto Passos 11.07.14 at 19:29 - Reply

      No seu caso talvez compensasse fazer equivalência dos créditos do seu curso e fazer o semestre extra para conseguir o outro diploma não? Se for na mesma universidade isso é bem automático, mas mesmo em universidades diferentes é possível.

    • Melo 30.09.16 at 01:53 - Reply

      Faz todo sentido não chamarem engenheiros da computação para ministrarem aulas de transportes nos cursos de engenharia civil. A menos que o edital seja específico para a área de engenharia de tráfego, provavelmente, o professor contratado para a área de transporte, além de ministrar aulas de tráfego, ministrará aulas de infraestrutura de estradas, mecânica dos solos, materiais asfálticos…. além de poder ser aproveitado em outras áreas dentro do curso de engenharia civil, como em disciplinas de barragens, obras de terra, orçamentação de infraestrutura, entre outras. O engenheiro da computação que faz mestrado em transportes, pode ministrar as seguintes disciplinas nos cursos de engenharia civil: programação de computadores, esteatítica e probabilidade, cálculo, cálculo numérico e engenharia de tráfego. Quando se cria um campus novo, onde por exemplo, não existem graduações nas áreas de computação, mas é necessário um professor que ministre aulas nessa área, as universidades normalmente abrem editais para contratar professor específico para suprir a necessidade, exemplo: um compus onde existam os cursos de administração, ciências econômicas, engenharia civil, engenharia de minas e engenharia ambiental, poderia muito bem abrir um edital para contratar um professor formado em engenharia da computação com mestrado em engenharia (qualquer) para ministrar aulas de programação no campos. Sempre sugiro para meus amigos e alunos que eles só façam uma pós-graduação fora da área deles, quando eles já estiverem trabalhando fora da área, por exemplo, se você já estivesse trabalhando em uma empresa que desenvolvesse softwares para a área de transportes e logística, faria todo sentido cursar um mestrado em transportes, caso contrário poderá se tornar uma dor de cabeça. Se você quiser seguir carreira acadêmica, sugiro que você parta para um doutorado em computação, onde dará ênfase na área de transportes, assim você ficará mais “limpo” para os editais. Com um doutorado em computação, você estará mais apto a participar de vários certames e poderá conduzir pesquisas na área de transportes, após ser aprovado em um concurso. Outra opção é ir de vez para a área de engenharia, através de uma segunda graduação.

      • Alan 02.08.18 at 22:13 - Reply

        Não acho que quem faz engenharia está ápto a lecionar cálculo. Neste caso seria necessário um matemático, assim como física. Eu sou bacharel em física, fiz mestrado na engenharia mecânica e o doutorado em física. Não me vejo dando aula de cálculo, fiz 10 matérias da matemática (grade da física), quase o dobro do que um engenheiro geralmente faz em sua graduação, e mesmo assim respeito a função do matemático. O complicado é que a área de ensino está esparrada.

  3. Paula Gerhard 27.07.13 at 08:44 - Reply

    Essa publicação veio como um presente para mim. Moro fora do país e estou procurando um curso de mestrado. Como os que são online säo menos custosos dou prioridade a estes, porém a opção que desejo está difícil encontrar. Vou fazer em algo um pouco diferente de minha área. Muito obrigada pelas informações.

  4. Priscylla Knopp 27.07.13 at 11:12 - Reply

    A multidisciplinaridade só alcançou até o momento, e ainda com grandes restrições, a dimensão da formação. Sou Fisioterapeuta e Mestre em Psicologia, minha linha de estudos é “Processos Psicossociais em Saúde”, ou seja, claramente articulada a minha graduação quando pensada a saúde sob uma concepção ampliada e multidimensional. Entretanto os concursos públicos sejam para Fisioterapeuta ou para Docente em Fisioterapia não vem aceitando/considerando minha pós-graduação, simplesmente pelo mestrado ser da área de Humanas… ainda é necessário avançar na aplicabilidade desta formação, subverter a ordem Capes de áreas de conhecimento e considerar o perfil do candidato à vaga/disciplina, sua produção acadêmica e experiência profissional, onde pode ficar mais claro a articulação entre diferentes formações.

    • Pós-Graduando 27.07.13 at 15:02 - Reply

      Pois é, Priscylla. “Multidisciplinaridade” é algo que fica bonito nos discursos e nos relatórios para a Capes, mas que na prática, pouco se vê por aí.
      É preciso avançar muito nesta questão ainda.
      Muito obrigado pelo seu depoimento, que serve de alerta para quem tem como objetivo os concursos públicos e pensa em fazer uma pós-graduação em outra área, sobre as dificuldades que pode encontrar.

      • Breno Arruda 27.07.13 at 20:11 - Reply

        Humpf, alguem está querendo se dar bem. Eu falei a mesmíssima coisa que a Priscylla mas não recebi o comentário VIP. Que ciumes.

        • Eneida 18.02.18 at 08:19 - Reply

          Li seu comentário Bruno….vc é VIP também!!! Sabemos que infelizmente pessoas que estão melhor preparadas que outras, muitas vezes não têm seu valor reconhecido!!

    • Melo 30.09.16 at 01:59 - Reply

      Uma sugestão que posso dar é você partir para um doutorado em fisioterapia, para deixar seu currículo mais limpo para os editais.

  5. Grazziella 06.08.13 at 15:56 - Reply

    Oi,tenho graduação em administração de Empresas,gostaria de fazer uma pós em segurança do trabalho,é possível????Faz tempo que leio sobre isso e estou muito interessada…..Caso possa m responder,agradeceria imensamente!!!Obrigada….

    • Léo 26.08.13 at 14:54 - Reply

      Olá Grazi, sou formado no curso técnico em segurança do trabalho e recomendo que você faça (se possível) o curso presencial em sala de aula, de 18 meses. Pois, é um bom curso, acho que 18 meses é o tempo certo para se estudar tudo. Dispenso e não recomendo esse mesmo curso on-line.

    • Lili 06.11.13 at 00:48 - Reply

      Não Grazziella.
      Só pode tornar-se especialista em segurança do trabalho quem possui a graduação em engenharia ou arquitetura.
      Tem uma resolução especifica no CONFEA.

    • Laura 11.07.14 at 20:14 - Reply

      Nossa, um técnico da área não soube repôs der corretamente. Bom, pelo menos no meu estado é assim. so é liberado a pós em Eng de segurança do trabalho para engenheiros e arquitetos.

    • wander luiz dos santos 12.02.15 at 15:39 - Reply

      Pode sim, a SEGURANÇA DO TRABALHO não é específica para ENGENHEIROS E ARQUITETOS NÃO. O que um ARQUITETO SABE SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM LABORATÓRIOS DE ALIMENTOS POR EXEMPLO?
      QUÍMICOS, FARMACÊUTICO, MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, ADMINISTRADORES, ENGENHEIROS podem se especializar em SEGURANÇA DO TRABALHO, ou ERGONOMIA ou ainda em SGI – SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO.
      A diferença é que ” ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO” é uma especialidade só de ” ENGENHEIROS E ARQUITETOS”.
      Quanto a questão; PRESENCIAL X ONLINE, este curso exige muita prática e muito conhecimento técnico sobre NORMAS, INSTRUMENTOS, EXEMPLOS PRÁTICOS DE OPERAÇÕES, o ideal é fazer PRESENCIAL, mas de toda forma será seu emprego, estágio que realmente trará a ATUAÇÃO, a ESPECIALIZAÇÃO na profissão.

      • Batista 03.11.15 at 12:32 - Reply

        Caros amigos: a pós graduação em engenharia de segurança é uma especialização que só é destinada a engenheiros e arquitetos por causa do título: “engenheiro” de segurança, pois todo a classe da engenharia é normatizada pelo Conselho Regional de Engenharia – CREA, Conselho Federal de Engenharia – CONFEA e Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, porém se quer fazer um curso de pós em Higiene e segurança do trabalho ou só em segurança do trabalho, qualquer um pode fazer sem o direito de exercer a profissão e tão somente para agregar conhecimentos em sua área de atuação ou formação.

      • cida 18.10.16 at 23:04 - Reply

        oiii tenho lincenciatura em letras,se eu fizer uma pós em assistência social,posso atuar no serviço social?

        • Patrícia 31.10.16 at 22:17 - Reply

          Não Cida, sou bacharel em Serviço Social. Nossa profissão é regulamentada, portanto, para obter o registro no CRESS é necessário ter graduação. Trabalhar sem registro é crime.

  6. Patricia Soares 11.08.13 at 16:15 - Reply

    Tenho uma dúvida!!!! Gostaria de uma resposta .
    Sou formada em pedagogia. Recebi uma oferta na escola particular em que trabalho de lecionar do 6ª ano ao 9º ano. Se fizer uma Pós TRABALHO DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA estarei habilitada para lecionar nesta área. Não quero causar nenhum constrangimento na escola.

    • Thádia Evelyn de Araújo 16.08.13 at 17:38 - Reply

      Não, como Pedagoga você só pode lecionar no ensino infantil.

      • wander luiz dos santos 12.02.15 at 15:42 - Reply

        ERRADO! PEDAGOGO PODE ATUAR EM ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL, ALÉM DE GESTÃO ESCOLAR E PODE ATUAR TAMBÉM EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: HOSPITAL, EMPRESAS, em domicílio, em PARQUES de DIVERSÃO, em MUSEU, em LABORATÓRIOS MULTIMÍDIA.

        • Walter Marques 18.09.15 at 19:04 - Reply

          Mas acho que a pergunta foi bem respondido, vc que entendeu errado!!!

      • Michele 11.04.16 at 09:02 - Reply

        É preconceito com a formação de pedagogia dizer q um pedagogo só pode trabalhar com educação infantil…. Não entende nada da área.

    • Thádia Evelyn de Araújo 16.08.13 at 17:39 - Reply

      ou melhor, ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental (até 5º ano).

      • Bárbara 22.05.16 at 03:08 - Reply

        Mas no caso dela, ela se especializaria na área, estando capacitada para dar aulas em faculdades e ensino médio em áreas afins á pós que ela cursou. Mas sim, Licenciatura em Pedagogia em si, sem uma pós, só te capacita para dar aulas no ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental, a pós lhe permite avançar no ensino médio e superior sim. Se estou errada me corrijam. ( Claro que depende da pós)

    • Patricia B. 16.08.16 at 20:02 - Reply

      Habilitado para lecionar Biologia é apenas o Licenciado em Biologia, nem o Bacharel em Ciências Biológicas pode, e isto é claro tanto na Lei de consolidação da profissão quanto na LDB. Não existe especialização que dê esse direito ao Pedagogo para o Ensino Médio, Técnico ou Superior. As escolas públicas da esfera municipal, que são responsáveis em maioria pelo Fundamental, lotam o pedagogo no Ensino Fundamental Menor enquanto, a partir do 7º ano, já se lotam profissionais das diversas áreas, com exceção de Ciências, onde ainda se veem muitas escolas onde o Biólogo, Químico ou Físico são habilitados a lecionar.

  7. Andre 24.08.13 at 21:59 - Reply

    Sou graduando em Ciências Sociais, quais as pós graduação poderei fazer?

  8. PATRICIA NOGUEIRA 25.08.13 at 06:44 - Reply

    Em relação ao comentário acima da Sra. Thadia Evelyn, quer dizer que pedagogo não pode dar aula em outra área? ou seja, é obrigado a lecionar somente ao citado por ela?? Bem então me tirem essa duvida por favor, pois sou pedagoga e gostaria de saber se fizer uma Pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira, posso lecionar essa disciplina no ensino médio?

    • Carolina 26.12.13 at 01:40 - Reply

      Respondendo à Patricia Nogueira, vc pode sim dar aulas no ensino médio se vc fizer uma especialização em história, visto que isso é um requisito exigido para os formados em pedagogia para poderem lecionar fora da educação infantil.
      O mesmo acontece com quem apenas se graduou em história, ele pode dar aulas no ensino médio, mas se ele quiser ir para a educação infantil, terá que fazer uma especialização para os primeiros anos na educação infantil ou cursar uma graduação em pedagogia. Espero ter ajudado!!!

      • Thamyris Mandú 23.03.14 at 21:05 - Reply

        Queridas Patrícia e Carolina,
        Só para ajudar no esclarecimento das dúvidas de vocês:
        O Pedagogo é o profissional que atua na docência da Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Nível Médio APENAS na modalidade Normal (antigo Magistério), além de outras atividades em que exijam conhecimentos pedagógicos além da docência.
        Desta forma, em hipótese alguma, o Pedagogo pode lecionar disciplinas de História, Biologia ou outras disciplinas no Ensino Médio, mesmo com especialização na área. Tais disciplinas devem ser ministradas por licenciados em cada uma destas áreas.

        O artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006) deixa isso bem claro:
        Art. 4º O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores
        para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
        Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional
        na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos
        pedagógicos

        Além disso, a própria LDB 9.394/96 traz algumas especificações quanto à formação de professores para atuação nos níveis e etapas da educação.

        • Luciana 30.04.15 at 20:12 - Reply

          Sou Pedagoga autorizada em Filosofia, e leciono Filosofia do 6º ao 9º ano, e também disponho de autorização para atuar em Sociologia e Artes. O Pedagogo pode sim atuar em disciplinas do Fundamental e médio, desde que sejam disciplinas voltadas às Ciências Humanas.

  9. Francisco 25.08.13 at 18:24 - Reply

    Me graduei na área de Engenharia e hoje tento mestrado na Ciência da Computação.
    Já fui rejeitado uma primeira vez justamente por faltar algumas disciplinas “obrigatórias” no histórico, e hoje, estou cursando estas disciplinas à nível de pós pra tentar de novo. (Espero que dê certo dessa vez.)
    Infelizmente por ter detestado a minha graduação não fiz iniciação. Por isso, pra quem quer trocar de área busque algo na área que você quer se inserir. Infelizmente a distância entre aluno e professor foi tão grande que não encontrei nenhum que mesclasse essas áreas. Pra não evitar que eu voltasse 2 anos na vida fazendo outro curso decidi formar fazendo algumas disciplinas do curso de Computação.
    Estou bem visto no programa de Mestrado por ter cursado estas disciplinas, mas a abertura a esse tipo de coisa (bem como o doutorado direto) são muito mal vistos aqui no Brasil.
    Considero-me muito bom numa área que não tenho formação e infelizmente não ganho reconhecimento. É assim. A batalha vai ser mais difícil, mas ‘vamo que vamo’.

    • Batista 03.11.15 at 12:48 - Reply

      pois é amigo, estou no mesmo barco: sou formado em engenharia elétrica e resolvi fazer pós na minha área, pois trabalhei quase 30 anos na área de distribuição de energia, porém o foco da universidade é em telecom e não estou me adaptando e estou pensando em trancar a matrícula, pois a pior coisa que acho é você fazer o que não gosta. Daí estou pensando seriamente em fazer o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo já que gosto muito desta área, porem já sei que se eu quiser exercer na área da arquitetura vou ter que fazer a graduação básica (infelizmente) e, para piorar as disciplinas da engenharia não eliminam quase nada na arquitetura, ou seja se quiser terei que cursar mais 5 anos no mínimo além do mestrado em Arquitetura. Outra opção é fazer pós em Docência de ensino superior que vai servir para dar aulas na área da engenharia elétrica mas só em faculdades particulares, dependendo da faculdade e da necessidade, pois onde houver concurso exige-se o mestrado na mesma área da graduação.

  10. Amanda 15.09.13 at 16:22 - Reply

    estou cursando ADM gostaria de sabe qual pós posso fazer?

  11. João 17.09.13 at 22:58 - Reply

    A unica área bagunçada onde qual coisa vale é em TI, por exemplo um medico, advogado ou Engenheiro civil,
    fazendo uma Pós pode trabalhar sem problema sendo isso uma palhaçada.

  12. Gledson 19.09.13 at 19:47 - Reply

    Olá a todos!!

    Estou com uma grande dúvida. Eu sou graduado em Educação Física, porém comecei a trabalhar na área de Compras. Estou cursando MBA em logística. A empresa pode me definir como gestor logístico ou coordenador de logística?

    Grato,

    • joao 06.05.15 at 20:16 - Reply

      Sim, uma vez que coordenador de logística e gestor de logística não são profissões regulamentadas por um conselho.

  13. José Adeodato 29.09.13 at 17:54 - Reply

    Boa noite colegas, sou graduado em Sistemas de Informações e a muito tempo trabalho como instrutor de informática em cursos livres, hoje sou coordenador de uma escola, para quem quer trabalhar como professor de informática em escola regular, precisa necessariamente ter licenciatura, para quem não sabe, existe Licenciatura em Computação (dica faculdade Claretiano, estacio) tem esse curso.

  14. Jussara 30.09.13 at 23:08 - Reply

    Boa noite a todos.
    Gostaria de tirar uma dúvida: para fazer pós graduação em engenharia solar precisa ser graduado em engenharia também?

    • joao 06.05.15 at 20:26 - Reply

      Jussara, como citado anteriormente, não há necessidade de ser graduado em engenharia para fazer uma especialização, a não ser que o programa exija isso. No entanto, observe que não ganhará habilitações de engenheiro, além disso, dependendo do caso é conveniente ter uma base teórica técnica.

    • Melo 30.09.16 at 02:13 - Reply

      Jussara se sua intenção for trabalhar na área, sugiro que você faça pelo menos um curso técnico em eletromecânica e um curso em projeto e montagem de painéis solares (recomendo procurar no SENAI). Se você não tiver o curso livre, no máximo que você vai conseguir é um emprego como professora em faculdade particular, após concluir a pós-graduação.

  15. Gislaine 02.10.13 at 00:02 - Reply

    Vou me graduar em Letras/Inglês e pretendo fazer uma especialização em Educação Infantil. Isso me habilita a dar aulas na educação infantil e Ensino fundamental I?

    • Christine 08.10.13 at 22:23 - Reply

      Em Inglês sim. Fora isso, não. A especialização é uma complementação da sua formação de base e esta sim é que permite o exercício profissional.

  16. ROSANO 02.10.13 at 09:44 - Reply

    SOU TEC EM SEGURANÇA DO TRABALHO E GRADUADO EM GESTAO AMBIENTAL MINHA DUVIDA ERA SERA QUE POSSO CURSA POS GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DO TRABALHO OU DEVO FORMA EM QUALQUER AREA DE ENGENHARIA PARA FAZER A POS. TENHO AMIGO QUE E E FORMADO EM PISCOLOGIA E TEM A POS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA

    • Carolina 23.10.13 at 13:37 - Reply

      Na UFF, onde me graduei em Engenharia de Produção, só aceitam Engenheiros e Arquitetos na especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Não sei se esta é uma resolução do MEC ou se a Instituição que define este pré-requisito. Vale a pena pesquisar junto ao MEC para não perder recursos em vão.

  17. Lourenço Silva 02.10.13 at 09:46 - Reply

    Olá tenho uma duvida, estou concluindo esse ano minha 1ª graduação em Sistemas de Informação e gostaria de fazer uma especialização em Personal Training: Metodologia da Preparação Física Personalizada (área totalmente diferente), gostaria de saber se fazendo essa especialização(pós graduação) eu poderei atuar como personal training em um negócio próprio (academia).

    Grato.

  18. Carolina 08.10.13 at 15:46 - Reply

    E eu que sou uma nutricionista de formação e sanitarista de atuação? Mestrado e Doutorado em Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento, qualidade da água para consumo humano…
    Amo o que faço, agora como pós-doutoranda, mas vejo uma neblina na minha frente quando penso num futuro sólido…Será que os departamentos de Engenharia Ambiental/Civil aceitarão uma nutricionista fazendo parte do corpo docente???

    • Batista 03.11.15 at 12:51 - Reply

      acredito que não…acredito que vc vai ter que fazer a graduação em qualquer dos ramos da engenharia.

    • Melo 30.09.16 at 02:25 - Reply

      Não faz nenhum sentido você ser chamada para dar aula em engenharia civil, sua situação é ainda mais complicada, porque já tem doutorado em saneamento. No máximo que você vai conseguir é trabalhar como pesquisadora ou como professoras em faculdades particulares, dando aula em graduações e pós-graduações da área de saúde e raras disciplinas nas graduações e pós-graduações em engenharia ambiental, engenharia sanitária e engenharia de segurança do trabalho. No meu curso de engenharia de segurança do trabalho, tive aulas com uma professora formada em fisioterapia, mas a disciplina era epidemiologia, então, sinto muito, mas você terá que fazer um graduação em engenharia civil ou em engenharia ambiental sanitária, para ter maiores perspectivas de carreira.

  19. Anna Cecília 08.10.13 at 16:01 - Reply

    O que é preciso também é muita atenção aos editais de concursos públicos. Já vi muito colega passar maus pedaços por conta de divergências entre a graduação e a pós graduação.Nestes casos,principalmente quando o cargo de disputa é de docente, o perigo é “ganhar e não levar”, ou seja, ser aprovado na prova escrita, na prova prática e perder a prova de título, desbancado pelo edital.
    Presta atenção, meu povo!

  20. Ailton Adriano 08.10.13 at 16:27 - Reply

    Sou graduado em Administração de Empresas, Graduando rm Licenciatura em Computação (6º período), Pós graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Pós Graduando em Mídias Educacionais.

    Neste caso, como a Informática ainda não é regulamentada no Brasil como disciplina da Educação Básica.
    Quais as disciplinas que eu posso lecionar com esse currículo na Rede Pública ? E na Rede Particular ?

    Obrigado

    • Mailson 08.10.13 at 19:29 - Reply

      Ailton, tenho experiência nas duas instituições e, pelo que percebo, o profissional que leciona informática nem precisa ser necessariamente, formado na área de Informática (infelizmente). o que tenho visto é as escolas contratando estagiários para esses cargos ou até mesmo os formados em pedagogia. Mas, tomara que isso seja o cenário apenas de minha região e não como um todo…

  21. Danilo Gomes 08.10.13 at 17:02 - Reply

    Sou a favor de editais mais ortodoxos na seleção de professores universitários, se a vaga é para x, o professor deverá ser graduado em x, mestrado em x e estudar x. A instituição em que estudo é muito aberta em relação a multidisciplinaridade, mas isso vem causando déficits na formação dos alunos. Professores formados em outras áreas desconhecem o que os alunos enfrentarão no mercado de trabalho e acabam desfocando do que importa. Multidisciplinaridade é bom, mas só em disciplinas optativas ou básicas (e olhe lá) como física, matemática, química e biologia.

  22. Mailson 08.10.13 at 18:31 - Reply

    Bem, sou formado em Química e fiz mestrado em Engenharia de Materiais. Acredito que, apesar de serem áreas correlatas, terei problema caso queira ingressar na docência em nível superior em instituições federais, devido à especifidade exigida pelas áreas. Embora, existam exceções, grande parte das universidades federais infelizmente teimam em não deferir as inscrições para os concursos. Espero que isso possa ser discutido com mais cautela, uma vez que a formação generalista de um profissional contribui para o crescimento acadêmico dos estudantes, embora em alguns casos, eu concorde que um docente com formação superior e pós-graduação na mesma área seja de extrema importância para a continuidade e ênfase nos estudos, uma vez que há mais aprofundamento e base da parte do profissional.

  23. Thiago Chaves 08.10.13 at 18:51 - Reply

    Deixo aqui minha visão de quem é Licenciado em Química, com Mestrado em Engenharia Química e no último ano do Doutorado em Engenharia Química. Grande parte de quem resolveu ingressar na pós-graduação tem por objetivo se tornar professor universitário, parte do que sobrou irá se tornar professor mesmo contra sua vontade. Os cursos de pós-graduação são em sua maioria “promíscuos” quanto a entrada dos candidatos, aceitam praticamente de tudo em termos de graduação. Eles te dão bolsa e fazem você se sentir útil mas, na realidade os coordenadores e orientadores querem apenas uma mão de obra “semi-escrava de baixo custo”, pessoas pouco questionadoras que em um momento inicial não irão contra a todo aquele conhecimento adquirido ao longo dos anos e farão tudo que seu mestre mandar. Tudo isso é pra você mestrando/doutorando fazer sua pesquisa, publicar bastante e manter o nível do curso de pós com elevado conceito na CAPES. Agora me digam: quantos desses departamentos aceitam seus próprios alunos depois de doutores como futuros candidatos em concursos públicos? Muito poucos não é? São os cursos de pós-graduação formando uma série de doutores que nem eles mesmo aceitam, é triste mas é verdade.

  24. Carolina 08.10.13 at 19:21 - Reply

    Quais são as instituições que dão licenciatura para quem ja tem bacharelado, em São Paulo?

    • kátia Alves 11.12.15 at 07:59 - Reply

      Sou formada em ADM e leciono matemática ,fiz licenciatura pela Faculdade São José,por causa dessa licenciatura sou concursada como professora e posso lecionar no médio e fundamental.

  25. Lígia Beatriz Nocera 08.10.13 at 22:34 - Reply

    Sou professora na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, onde também coordeno uma pós-graduação (lato senso) em Poéticas Visuais. O projeto deste curso contempla pesquisas em arte de estudantes graduados nas mais diversas áreas do saber. O objetivo é exatamente provocar a interdisciplinaridade junto a outras áreas que, embora aparentemente não correlatas à arte, possam gerar novos diálogos investigativos, estimulando a criatividade e a reflexão do estudante, tanto dentro do campo da arte, como naquele da sua formação original.

    • Eliane 21.04.15 at 01:50 - Reply

      Sou graduada no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, mas minha paixão sempre foi artes.Fazendo uma pós em alguma área de artes poderei atuar em uma profissão ligada a artes?

  26. Luiz Souza 10.10.13 at 13:47 - Reply

    Sou Licenciado em Matemática. No caso de se desejar inserir na área de Tecnologia de Informação (Desenvolvimento de Sistemas) o que seria melhor, nova graduação tecnológica (de 2 a 3 anos) ou uma Pos Lato Sensu em desenvolvimento de Sistemas (12 meses)? Observo que nem a carreira de Matemática e nem a de Informatica são regulamentadas por Lei.

    • Raymundo 30.04.16 at 02:30 - Reply

      Luiz, estou pensando quase da mesma forma. Você tem a resposta? Sou licenciado em Matemática e agora estou querendo fazer uma pós lato sensu em engenharia de software (ou sistema de informação) porque acredito ser possível concorrer em concursos para a área de TI, em faculdades, if’s, entre outros órgãos do governo (federal/estadual/municipal), já que vi muitos editais citarem algo como “ou pós na área indicada”. Estou certo quanto a essas informações, poderei mesmo fazer o que descrevi?

      • Melo 30.09.16 at 02:37 - Reply

        Muitos editais de concurso, normalmente, só exigem graduação em TI ou em engenharia (qualquer uma).

    • Melo 30.09.16 at 02:34 - Reply

      As melhores opções para seu caso, são: 1 – Fazer uma graduação de nível tecnológica (duração entre 2 e 2,5 anos); 2 – Se focar em cursos livres de programação e linguagem de programação para ingressar no mercado de trabalho, após 3 anos procurar uma pós-graduação em engenharia de software, sugiro a pós-graduação ead da PUC Minas.

  27. Maria Alice 19.10.13 at 15:42 - Reply

    sou formada em Artes Visuais( licenciatura) e tenho curso tecnico em Decoracao quero uma pos graduacao em design de interiores, voltado pra sustentabilidade, gostaria de saber se posso fazer essa pós, ou se preciso fazer um curso de arquitetura ou design de interiores antes. gosto muito dessa area e sei que preciso ter uma boa base de arquitetura para fazer decoracao( decorar tbm precisa de fundamentos basicos em arquitetura e seguranca)
    se possivel pode mandar as informacoes por email
    e queria saber se existe algum mestrado que alguem que tenha artes visuais possa fazer para estudar os campos da arquitetura e por em pratica a decoracao e o design de interiores

    • Melo 30.09.16 at 02:38 - Reply

      Com o advento do CAU, agora é necessário o curso de arquitetura e urbanismo para atuar na área de design de interiores.

  28. Pollyanna 23.10.13 at 18:33 - Reply

    Boa noite, estou acabando minha licenciatura em psicologia em uma faculdade de portugal, gostaria de saber se há possibilidade de fazer mestrado e posteriormente doutorado na área de medicina neurologica, uma vez que no curso de psicologia tenho cadeiras de neuropsicologia, neuropsicopatologia e neuropsicobiologia, e se sim quais universidades me possibilitam isto. obrigada

    • Dhyego 24.10.13 at 03:14 - Reply

      Pollyana, você pode realizar o mestrado na area de neurociências ou ciências do comportamento ou áreas como a própria neuropsicopatologia ou qualquer área que tenha dimensão multiprofissional. Já a Neurologia estudada pela Medicina, é de cunho do curso de Medicina. Sei que a UFPE, UFRN, UFMG e outras de São Paulo tem.

  29. Josi 29.10.13 at 19:25 - Reply

    Estou quase graduada em Licenciatura em Computação e gostaria de fazer uma Pós em Pedagogia, sabes me dizer se com a pós graduação posso dar aulas para series iniciais em escola pública?? Tenho o curso Normal( Magistério/ de Ensino Médio) porém a maioria das prefeituras pedem para concurso graduação em Licenciatura Plena na área. Minha dúvida é posso atuar como prof de anos inicias só com a Pós ou tenho que fazer Pedagogia?? Não sei se fui clara mas se puderes me ajudar…

    • kátia Alves 11.12.15 at 08:05 - Reply

      Faça complementação pedagógica e em 6 meses vai poder lecionar no médio e fundamental, em qual disciplina tiver no minimo 160horas no seu histórico da graduação é qual saira habilitada.

  30. Desoer 07.11.13 at 19:29 - Reply

    A grande questão é protecionismo que existe no tocante às associações de classe. Lógico que certas condições não dar para trabalhar. Mas imaginemos um caso: Um Bacharel e licenciado em física com mestrado e doutorado em engenharia elétrica terá até mais carga horária que um engenheiro eletricista. O problema se torna pior se a pós graduação strictu senso fosse feita em engenharia mecânica. O CREA não permite o profissional realizar o registro! Não é assim nos EUA por exemplo. Determinadas pós permitem o graduado em outra área exercer a profissão. Nesse caso, o mercado é quem vai regular! O que ocorre é um protecionismo desnecessário de algumas associações de classe. Um outro aspecto é que nos EUA as pesquisas que geram riquezas e produtos são realizadas na indústria e não pela academia, e quem trabalha nelas são doutores multidisciplinares! No Brasil transdisciplinaridade é só para boi dormir!

    • Melo 30.09.16 at 02:42 - Reply

      Cursos de mestrado e doutorado são para formar pesquisadores, se você quer ser engenheiro, procure um curso de graduação em engenharia elétrica. O que você quer? Quer ser engenheiro ou pesquisador?

  31. Vanessa 09.11.13 at 16:37 - Reply

    e no caso da formação ead?

  32. Jhoni 09.11.13 at 19:48 - Reply

    Um engenheiro de Produção pode atuar como Engenheiro Eletricista se fizer especialização na área?

    • Batista 03.11.15 at 13:11 - Reply

      não…para exercer como engenheiro eletricista vc precisa fazer a graduação em engenharia elétrica, porque na pós vc cursa apenas algumas disciplinas e não cursa a grade curricular que te habilita. ùnicas engenharias que te dá direito a exercer se vc tiver uma graduação de engenharia é engenharia ambiental e segurança do trabalho. Agora se vc é graduado em qualquer engenharia e quer fazer outra vc faz a complementação ou seja matricula-se no curso normal e elimina as disciplinas já cursadas.

      • Katlin 17.07.17 at 08:09 - Reply

        O engenheiro de produção poderia atuar na área da arquitetura ?

    • Melo 30.09.16 at 02:47 - Reply

      A partir de 2016 isso já é possível, onde você poderá dar entrada no CREA para reconhecer o seu certificado de especialização, a Câmara de Elétrica irá analisar a grade curricular de engenharia de produção e a grade curricular da especialização e ver se são compatíveis. A nível de pós-graduação, você pode conseguir mais fácil ter acesso as atribuições da elétrica através de uma pós-graduação stricto sensu do que de uma latu sensu.

  33. Thago 11.11.13 at 08:25 - Reply

    Tenho graduação na area de TI , Sistemas de Informação. Como esse curso envolve um pouco de tudo, computação e administracao , pretendia fazer pos em Direito ou Psicologia.
    Se eu assim o fizer, nao posso atuar como psicologo nem advogado, mas nao haveria possibilidade nem para trabalho de encaminhador de empregos, entrvistador, ou profissional orientador de direitoe crimes da segurança da informação?
    At

    • Thaís 06.03.16 at 13:22 - Reply

      Infelizmente não poderá ser orientador de direito e crimes da segurança da informação, Thiago. Pois de acordo com o Estatuto da OAB, as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas são privativas de Advogado!

  34. mkbezerra 13.11.13 at 10:37 - Reply

    e a partir de qual semestre posso iniciar uma pós graduaçãow

  35. Aline 13.11.13 at 15:49 - Reply

    sou bacharel e licenciada em biologia posso fazer especialização em fisioterapia?

  36. CAROLINA 15.11.13 at 10:36 - Reply

    OI,QUERO FAZER PSICOLOGIA,GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER PÓS GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL.

  37. Daiana 20.11.13 at 16:49 - Reply

    Sou graduada em administração de empresas, posso fazer alguma pós na área da saúde?
    Tem alguma para me indicar?

    • Bruno 12.05.15 at 08:49 - Reply

      Olá, se você quiser, pode cursar uma pós graduação em administração hospitalar ou pós graduação em gestão de saúde pública, ou pós graduação em recursos humanos.

  38. larissa 20.11.13 at 20:30 - Reply

    sou bacharel em adm. MAIS gostaria de lencionar para as series inicias nas escola.POSSO fazer uma pós graduaçao na area da pedagogia e lecionar? Ou tenho que fazer 4 anos de faculdade de pedagogia?

  39. Mateus Castro 20.11.13 at 21:06 - Reply

    Estou me formando em Arquitetura e Urbanismo, posso fazer um MBA em Arquitetura de Soluções ? E trabalhar normalmente na área do meu MBA ?

  40. Ronaldo Inácio 22.11.13 at 10:55 - Reply

    Pois é pessoal…mas ainda tenho minhas dúvidas. Em concursos públicos para professores de ensino fundamental, eu, superior em análise e desenvolvimento de sistemas com uma pós-graduação – latu senso – em matemática, poderia concorrer à vaga?

  41. Maria 27.11.13 at 09:27 - Reply

    Bom, vim procurar respostas e achei esse site que me abriu os olhos com relacao ao rumo que pretendo dar na minha carreira. Sou formada em Design com Habilitacao em Moda( considero um grande erro na minha vida), trabalho na area, mas o mercado tem se tornado sufocante e sem condicoes d suprir a quantidade de formandos no ramo…vendo que dentro da minha empresa nao teria a possibilidade d crescer tanto, e em outros lugares seria ainda pior, estou optando por mudar d ramo ou buscar dentro do meu mercado algo q nao esteja tao saturado…escolhi como segunda graduacao engenharia de producao ou ambiental ( ainda estou analisando as duas para tomar uma decisao) no meio do caminho enquanto procurava as instituicoes de ensino que oferecem o curso encontrei a opcao de Pos- graduacao em engenharia de producao e Pos-graduacao em gestao ambiental, o q me tomaria menos tempo, mas minha duvida c relacao a essas duas Pos sao: me dariam poderes para atuar na area da engenharia d producao? eu competiria de igual p igual c um graduado em engenharia d producao e gestao ambienta? seria melhor eu estudar mais tempo e sair graduada ou a pos ja supriria os requisitos necessarios para atuar no mercado? lembrando que tenho 24 anos de idade!

    att

    • Gustavo Barreto Passos 11.07.14 at 19:50 - Reply

      Não, o CREA só aceita quem tem o diploma de graduação em engenharia, não sei exatamente em que caso compensa sair da sua área, por que você certamente pode cursar essas diversas pós, mas até onde sei a maioria das áreas não vão aceitar uma pessoa que se graduou em outra.

      • Phil 20.04.18 at 18:29 - Reply

        Na verdade, o CREA não registra SOMENTE formados exclusivamente em ENGENHARIA. O conselho também registra técnicos, tecnólogos e bacharéis conexos à área de Engenharia, como Técnico em Eletrotécnica (eletricista) e Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial (gestor industrial), e pelo menos no CREA-RJ, graduados em Geografia também podem, por exemplo. Mas, sim, ela precisa de alguma graduação ou curso técnico na lista do CREA para poder atuar na área que ela deseja legalmente.

  42. Michelle 27.11.13 at 12:10 - Reply

    Boa tarde

    Se puderes me ajudar!!! sou formada em administração de empresas, eu queria saber se posso fazer alguma pós na área da educação para ingressar como professora de alguma matéria específica?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 09:57 - Reply

      Pode! Você poderia fazer Administração Escolar por exemplo e nos concursos públicos que exigirem só nível superior concorrer a cargos na secretária das escolas por exemplo. Quanto lecionar aulas, você precisa procurar uma Universidade que oferte Licenciatura para Bacharéis, o curso irá durar em média 2 ou 3 anos . Visto que uma pós pode durar até 18 meses, o tempo é bem parecido. Fazendo a sua segunda graduação você pode procurar um estágio e já se aproximar da área que você deseja. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional.

  43. Carlos 30.11.13 at 15:17 - Reply

    Boa tarde,

    Diante de tantas discussões vou expor a minha situação:
    Sou arquiteto há mais de 8 anos. Na época da graduação vinha pensando em fazer engenharia civil, mas preferi concluir a primeira. Passou um tempo, decidi retornar aos estudos e fazer a segunda graduação que eu já almejava, mas devido ao cansaço que a primeira me causou abdiquei disso por 3 anos. Ainda não conclui engenharia, mas devo acabar daqui a um ano. Nesse meio termo me inscrevi no mestrado em engenharia civil e fui aceito com o diploma de arquiteto por serem áreas afins. Pensava em seguir na área acadêmica desde a graduação em arquitetura mas alguns problemas na mesma me desmotivaram na área. Precisei trancar engenharia pra concluir o mestrado. Ai que foi o cúmulo da dificuldade: mestrado em engenharia civil me sugou muito, pois não tive a bagagem exigida pra tal curso de pós graduação que é voltada para os engenheiros. Precisei me esforçar em triplo pra superar, até porque na época estava no início da segunda graduação. Achava que com o diploma do mestrado poderia exercer qualquer coisa que um engenheiro exercia, no caso eu queria dar aulas pra graduação em engenharia. Foi ai também que vieram os preconceitos (sem questioná-los): não poderia dar tais aulas mesmo com pós na área porque eu não sou engenheiro ainda. Fiz um concurso pra professor substituto e fui aceito na engenharia para uma disciplina apenas do nível básico. Moral da história: mesmo com pós-graduação numa área, se você não tiver a graduação na mesma não poderá fazer o que o graduado faz. No meu caso lecionar. Posso somente lecionar em cursos como matérias e arquitetura (este é mais difícil ainda, porque meu mestrado é em engenharia e as universidades de arquitetura têm preconceitos e já me excluem do processo seletivo desde o início). Cheguei começar o doutorado, mas decidi interrompê-lo pra terminar a graduação. Coisa mais certa que julguei a ser feita. Portanto, não se engane se você for formado numa área e acha que fazer pós noutra poderá exercer o que o graduado em tal exerce. Inocência que eu tive. Quando concluir a graduação ai sim retorno ao doutorado em engenharia que é meu foco. Boa sorte pra todos.

    • angelica 02.06.15 at 22:13 - Reply

      Carlos muito obrigada por contar sua historia,tenho 30 anos e estou cursando o terceiro semestre de engenharia agronomica,ouvi falar da possibilidade de depois de concluido o curso fazer mestrado em engenharia civil,eu sempre pesquiso e tento me informar sobre isso mas sempre sem sucesso,hoje lendo sua historia entendi que mesmo fazendo o mestrado jamais poderei atuar e ser reconhecida como engenheira civil… triste… eu estava com esperanças,mas mesmo assim muito obrigada pelo seu desabafo aqui,me abriu os olhos..

      • Melo 30.09.16 at 02:54 - Reply

        Normalmente, os agrônomos que seguem para um mestrado ou doutorado na área de engenharia civil, optam por recursos hídricos e geotécnica, pois são pós-graduações relacionadas com a área de barragens e canais, área que o agrônomo também pode atuar. Em relação a edificações, agrônomos também possuem a atribuição de projetar edificações rurais, sendo assim, casas rurais, estábulo, silos (pequenos)… todas essas edificações podem ser projetadas e executadas por agrônomos. Existe também a possibilidade de conseguir uma parte das atribuições da engenharia civil, através de pós-graduação, visto que com o advento da Resolução nº 1.073/2016, agrônomos e demais profissionais podem solicitar reconhecimento de disciplinas cursadas na pós-graduação, ampliando assim suas atribuições, para atuar em área urbana.

  44. Carlos 30.11.13 at 15:20 - Reply

    Peço desculpas aos erros que notei de pontuação no meu texto anterior. Acho que foi um desabafo e troca de experiências. Ao reler vi o quanto de erros havia, mas fiquei com ‘preguiça’ de ajeitar. Peço que relevem.

    Abraços.

  45. Rodrigo Silva 01.12.13 at 18:06 - Reply

    Olá , tenho licenciatura em História, gostaria de saber quais as pós graduações, posso fazer e que elas podem de fato ser aproveitadas em minha formação e atuação ? pós em filosofia ou sociologia poderei também lecionar tais disciplinas ?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:03 - Reply

      Na falta de formados em Filosofia e Sociologia a resposta é sim e não precisa ter especialização. Aí depende o seguinte, Você quer esses novos conhecimentos para crescimento pessoal? A pós seria melhor pois acrescentaria a sua formação.
      Você além do crescimento e afloramento pessoal quer trabalhar com esses novos conhecimentos adquiridos, sugiro fazer uma segunda graduação, por serem correlatas será em 1 ou dois anos no seu caso e ampliará muito sua possibilidade de atribuir aulas.

  46. Cleidice 02.12.13 at 19:14 - Reply

    Sou graduada em História que é um curso da área de Humanas, mas sou apaixonada por Psicologia, pretendo fazer Pós em Psicopedagogia. Mas se alguém souber de outro curso que se aproxime mais da Psicologia, por favor me ajudem. Quero mesmo é clinicar. Bjos e aguardo.

    • Marina 10.05.17 at 15:28 - Reply

      Se queres clinicar, precisa fazer a graduação em Psicologia.

  47. Leonardo 03.12.13 at 07:20 - Reply

    Sou formado em engenharia de automação, quero fazer pós em mecânica, eu conseguiria assinar
    RT como engenheiro mecânico? ou a pós só agregara conhecimentos, mas não responsabilidades técnicas?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:06 - Reply

      A maioria das oportunidades para esses cargos aceita formações correlatas. As atribuições do cargo são elaboradas nos critérios do que é ofertado pelo CREA. Um anúncio de vaga para Engenheiro MecÂnico dependendo da função aceita Engenheiro Eletrônico, Mecatrônico, Automação as vezes até Químico, Industrial. Para boa parte dos casos a resposta é SIM! Com o CREA regulamentado e dependendo da oferta poderia, a pós é mais para ampliar seus conhecimentos mesmo.

    • Batista 03.11.15 at 13:25 - Reply

      vc só pode exercer a profissão de engenheiro na sua graduação, caso contrário implica em crime de exercício ilegal da profissão e o CREA não irá te dar atribuição mesmo que vc tenha feito a pós na área mencionada…o que vc pode fazer é fazer a pós e depois fazer a graduação eliminando as disciplinas já cursadas em seu histórico escolar.

  48. leide 09.12.13 at 04:29 - Reply

    Sou graduada em pedagogia e gostaria de lecionar no médio fazendo uma pós em sociologia, será que que eu posso? ambas são licenciaturas.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:09 - Reply

      Como PEDAGOGA a SOCIOLOGIA seria sua segunda graduação e iria durar em torno de 1 ou 2 anos aí te habilitando. O pedagogo pode sim, até porque a profissão habilita trabalhar em espaços não escolares, por exemplo você pode lecionar em um hospital , um abrigo de menores , etc. No entanto no espaço escolar, a prioridade de atribuições vai para o Licenciado em Sociologia, seguido do Licenciado em História ou Filosofia.Se a pós for durar 25 ou 18 meses, considere eliminar matérias e fazer a segunda graduação.

  49. Juliana Gomes 11.12.13 at 18:13 - Reply

    Boa Noite,

    Sou graduada, sou Bacharel em Administração.
    A pergunta é, posso fazer uma pós em psicologia organizacional e atuar como tal?
    Ou seria melhor uma pós em Gestão de Pessoas?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:13 - Reply

      Quanto fazer a pós é claro que pode! Atuar como psicóloga não! Isso no aspecto clínico, por ser Administradora nas empresas você poderá usar essa especialização para trabalhar na área de Recursos Humanos, realizando testes, dinâmicas, avaliando perfil de candidatos. A gestão de pessoas(MBA ) é perfeito para os seus anseios de avaliar, analisar perfil de pessoas, relembrando atuar como psicóloga, por exemplo nu consultório ou espaço clínico a resposta é NÃO! Agora usar essa especialização e ser uma Administradora da área de RH a resposta é SIM! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

      • Salomao 25.11.14 at 00:07 - Reply

        Wander… voce cita acima “realizando testes, dinâmicas, avaliando perfil de candidatos”. Então, para esses testes que avaliam candidados… pode assinar tendo uma pós-graduação em Psicologia Organizacional? Desde já, agradeço.

    • Bruno 12.05.15 at 08:52 - Reply

      A meu ver, você podia escolher outra pós graduação completa. Pós graduação em Recursos Humanos, sabendo que têm as duas disciplinas, psicologia do trabalho e gestão de pessoas..

  50. Maria Gloria moreira 12.12.13 at 21:50 - Reply

    Ola!Terminei administração de empresas,posso fazer pós em direito? e se puder posso trabalhar em qual area do direito?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:18 - Reply

      Claro que pode fazer a pós em Direito. Lembrando que isso não o torna um advogado, você pode trabalhar em assessoria jurídica.Se você me permite, eu sugiro que se especialize na área de contratos , uma área em que o retorno financeiro é excelente. Por ser Administrador e se especializar em Direito do Consumidor e/ou Direito financeiro, ou tributário ou mesmo MBA em Finanças , pessoas, empreendimentos, podem contratá-lo para avaliar Contratos que serão negociados, fechados, etc. E por aí vai, são áreas que hoje são até ofertadas em curso duplo, tem uma faculdade em SP onde você faz em 5 anos as duas ao mesmo tempo e no final se forma Administrador e Bacharel em Direito e aí pode realizar o exame da OAB. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

      • Fernanda Ribeiro 29.07.15 at 17:12 - Reply

        Olá, tenho uma dúvida semelhante.
        Sou graduando em Administração e gostaria de saber, após minha especialização em direito e ingressar em um mestrado também em direito posso me inscrever para a OAB?

    • Jane barbosa 07.02.17 at 22:08 - Reply

      Boa noite,tenho formação de professores esou formada em tecnólogo em gestão de rh,e pretendo fazer pós em psicopedagogia clínica e institucional, o que me agregaria,tanto na formação de professores como no RH?estou com muita dúvida, se faco essa pós ou a graduação em pedagogia.

  51. keila 16.12.13 at 02:11 - Reply

    Ola faço graduação em gestão ambiental gostaria de saber que pós graduação seria melhor por meu curso? Posso fazer pós para Direito ambiental

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:25 - Reply

      Claro que pode fazer a pós em Direito Ambiental! Essa área seria interessante pensar numa pós em SUSTENTABILIDADE , tem um curso de pós que se chama Gestão de Projetos Sustentáveis e Sociais , além disso você pode se especializar em algo chamado Materiais Verdes e Ecológicos ( Aproveitar sobras, lixo e entulhos para novas finalidades), inclusive essa função está entre as 20 novas profissões do futuro – o especialista em novas aplicações para Lixo. Química Ambiental é legal também , quem sabe você vai trabalhar com produtos de limpeza verde. Poderia ainda sugerir um técnico de Segurança do Trabalho caso vocÊ queira retorno financeiro rápido, pois muitas empresas pedem técnicos de segurança do trabalho com superior em Gestão Ambiental para assumirem as normas de ISO 14000 e OSHAS da empresa. Se pensar em uma segunda graduação. caso queira dar aulas pode ser Licenciatura em Biologia ou em Química , ou até mesmo uma Engenharia Ambiental, sucesso!!! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  52. francisco nunes de oliveira 16.12.13 at 10:11 - Reply

    bom dia! eu fiz nível superior em pedagogia, mas não me identifiquei com a área então não sei qual área posso fazer uma pós graduação e atuar. se possível gostaria de saber se na área da saúde posso ta fazendo uma pós, ou na área da administração, ou qual que outra q não seja educação. por favor me ajude mande-me algumas pós graduação que eu possa fazer. grato!!

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:27 - Reply

      Ótima ideia fazer uma pós em Direito Ambiental! Essa área seria interessante pensar numa pós em SUSTENTABILIDADE , tem um curso de pós que se chama Gestão de Projetos Sustentáveis e Sociais , além disso você pode se especializar em algo chamado Materiais Verdes e Ecológicos ( Aproveitar sobras, lixo e entulhos para novas finalidades), inclusive essa função está entre as 20 novas profissões do futuro – o especialista em novas aplicações para Lixo. Química Ambiental é legal também , quem sabe você vai trabalhar com produtos de limpeza verde. Poderia ainda sugerir um técnico de Segurança do Trabalho caso vocÊ queira retorno financeiro rápido, pois muitas empresas pedem técnicos de segurança do trabalho com superior em Gestão Ambiental para assumirem as normas de ISO 14000 e OSHAS da empresa. Se pensar em uma segunda graduação. caso queira dar aulas pode ser Licenciatura em Biologia ou em Química , ou até mesmo uma Engenharia Ambiental, sucesso!!! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:33 - Reply

      Já pensou em Pedagogia Hospitalar ou Psicopedagogia? VocÊ talvez não tenha gostada da pedagogia em espaço escolares,mas existe a possibilidade de atuar em espaços fora da escola, são mais raras mas existem. Além disso o Pedagogo pode revisar material didático,elaborar, o EAD está em alta, desde a atuação como tutor até a elaboração de apostilas e video-aulas. Se você gostar de informática, existe um ramos da Pedagogia específico para Mídias Educacionais, quem sabe vocÊ não realiza uma segunda graduação em TI ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas e vai criar softwares para área educacional, ou jogos didáticos, ou outros conteúdos, caso seja mais conservador, pode prestar concursos, almejar ser diretor de escola, até montar uma quem sabe , você pode se responsabilizar por uma escola de Idiomas, de culinária, de cursos profissionalizantes, etc. Até mesmo uma de detetives, muito sucesso para você. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  53. Edson 17.12.13 at 02:41 - Reply

    Tenho 50 anos de idade e sou um profissional na área de artes cênicas com especialização em dança ha trinta anos, contudo, jamais frequentei a uma faculdade.
    Não tenho interesse nos curso de dança e nem de artes cênicas. Prefiro Marketing ou Pedagogia.
    Uma vez graduado em uma delas e eu desejar fazer uma pós em dança ou artes cênicas, isso não me habilitará para exercer a profissão legalmente?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:44 - Reply

      Pedagogia vai te ensinar as várias interfaces do aprender , de como ensinar ao próximo seus conhecimentos, Marketing trará a visão dos negócios, das transações, porém ambas são focas nas trocas, nas relações humanas e precisam das expressões que você domina tão bem , com tantos anos de experiÊncia em danças e artes cênicas , quanto a parte de registro eu não sei te informar precisamente, acredito que fazendo qualquer uma delas, vocÊ estará habilitado para a qual escolher e não necessariamente como um ARTIST o que vocÊ está colocando em questão, agora, já passou da hora de vocÊ ser um consultor de dança e de arte cênica, um personal Show, abrir sua própria escola, espaço, ambas escolhidas vão te ensinar a fazer isso , lógico que marketing terá mais a estrutura de negócios, de como gerenciar e posicionar sua empresa , como se diferenciar da concorrência, porém a Pedagogia vai te habilitar propriamente dito a passar com maestria todo esse material cultural pessoa que vocÊ possui. Quem sabe um graduação em Tec.Marketing-2 anos com uma pós em Ensino para espaços não escolares – focado em arte, dança, show e cultura? Ou uma graduação em Pedagogia 3 a 4 anos com um MBA em Negócios? Aproveite a experiÊncia, o talento que você possui , boa sorte! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  54. Willian 17.12.13 at 16:45 - Reply

    A unica pós-graduação lato sensu que atribuí formação profissional ao pós-graduando é a engenharia de segurança do trabalho, por isso somente engenheiros podem realiza-lá, pois a partir de então serão engenheiros de segurança do trabalho além da sua formação-mãe como civil, ambiental, mecânico entre outros. A formação atribui perante o sistema CONFEA/CREA novas atribuições profissionais, perante a devida inscrição.

  55. Ana Paula 19.12.13 at 19:58 - Reply

    Fiz um curso tecnólogo em Gestão de Recursos humanos e gostaria de saber se posso fazer Psicologia organizacional. Obrigada

  56. Lubna 26.12.13 at 12:48 - Reply

    Sou graduada em pedagogia ( Licenciatura), como fço, qual curso devo fazer para me tornar bacharel em pedagogia?

    Obrigada

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:46 - Reply

      O Pedagogo tem a formação direcionada aos 3 ou 4 anos de graduação para Licenciatura . Eu não conheço Bacharel em Pedagogia. VocÊ complementar sua formação com uma pós em Psico-Pedagogia e obter mais algumas atribuições por exemplo, ou mesmo almejar um Bacharel em Administração de Empresas, Sistemas de Informação, Filosofia, etc. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  57. Gessyane Renzo 06.01.14 at 08:46 - Reply

    Oie, bom dia, estou pretendendo fazer uma faculdade, tenho interesse na area de engenharia civil, mais infelizmente na minha cidade so tem engenharia florestal. Gostaria de saber se por acaso eu cursar engenharia florestal, se apos isso eu poderia fazer especialização na civil?

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number c4d59cc9ef7e86db2bf0d2109ef50da2. Antispam service cleantalk.org. ***

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:51 - Reply

      Sim, você estaria habilitada para projetos envolvendo a parte de recursos naturais e preservação ecológica. É uma formação de ouro , hein! Parabéns! Inclusive o relatório das 20 novas profissões do futuro colocam o Engenheiro em Reflorestamento como uma nova e promissora profissão. Ele será responsável por reflorestar áreas degradadas, desenvolver florestas e plantações verticais, estufas, otimizar o uso , extração,manejo e sustentabilidade de recursos, desde folhas caídas até sementes plantadas. Vai monitorar o ciclo de vida de pantas, controlar emissões de CO2, METANO e outros poluentes e tantas outras coisas mais. Vale muito a pena, pense em se especializar em Recursos Energéticos, Sustentabilidade, Silvicultura, muito sucesso. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

      • LAIANE 01.09.15 at 19:12 - Reply

        ESTOU CONCLUINDO MEU CURSO DE GESTAO AMBIENTAL,GOSTARIA DE SABER EM QUAIS AREAS PODERIA FAZER UMA POS?e

      • Carlos Santos 07.10.16 at 14:13 - Reply

        Faço as mesma pergunta, pois eu sou engenheiro florestal, mas na verdade queria mesmo ter cursado arquitetura, não me interesso pelas áreas de pós gaduação para engenharia florestal, então gostaria de saber se poderia fazer um mestrado ou doutorado em arquitetura da paisagem?

  58. vitor aparecido 07.01.14 at 22:55 - Reply

    boa noite tenho 24 anos estou pensando em fazer fatec como programador e desenvolvedor de softwares e depois quero fazer engenharia civil futuramente posso dar aula em etec e universidades de fisica e matematica ?

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 10:55 - Reply

      Sim, vocÊ vai eliminar matérias e poderá fazer um licenciatura de física ou matemática em 1 ou 2 anos após a Engenharia, ou com ela dar aula em cursos técnicos, após realizar sua especialização ,poderá lecionar em nível superior.Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  59. Marilia 08.01.14 at 10:40 - Reply

    Olá, Tenho bacharel em direito mas gostaria de começar a dar aula, pretendo fazer uma pós em direito ambiental ainda este ano, porem me surgiu uma duvida, espero que possa me ajudar.
    No seu texto acima você fala, me corrija se tiver errada, que se eu fizer uma pós graduação, no meu caso direito ambiental, poderei dar aula em qualquer faculdade particular. E se caso quiser dar aula em faculdade publica teria que procurar um curso de licenciatura em direito, certo? Porem não existe curso especifico de licenciatura em direito, pelo menos não que eu saiba. Queria saber como posso fazer para dar aula em faculdades tanto publicas como particulares.

    agradeço desde já,
    Marilia B.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:03 - Reply

      Você vai dar aulas naquilo em que for especializada, exemplo se for Direito Ambiental em matéria correlatas a esse tema, no entanto como formada em Direito você pode dar aulas em cursinhos particulares, cursos específicos para exame da OAB, reforço escolar para graduandos em Direito e recém-graduados. O profissional que administra espaços escolares e não escolares é o pedagogo, se pensar em ter sua própria escola, valeria a pena eliminar algumas matérias e encarar 2 a 3 anos de Pedagogia. Para dar aulas em Universidades públicas você precisa de pelo menos a pós concluída, cursar um mestrado , seria interessante pensar em uma licenciatura que seria de 1 a 2 anos pra você como História, Sociologia, Filosofia caso pretenda dar aulas na rede pública e particular regular(Ensino Médio).

  60. Francisco Arcanjo 09.01.14 at 19:42 - Reply

    Olá amigo;
    sabes me dizer se um economista (humanas),
    pode cursar Mestrado em Matemática?
    No aguardo….

    • Vinicius Baptista 24.03.14 at 13:52 - Reply

      Certamente! Venho da Matemática na UFES e faço Mestrado na mesma em Economia. Tenho certeza que se conseguir passar no Verão terá total apoio dos professores.
      Ao contrário desses mestrados “coxas” que tem por ai, o mestrado em Matemática possui Curso de Verão, isto é se você não passar na prova não entra, contrariamente a alguns mestrados que apenas importa as cartinhas de indicação.

  61. Lyvia 11.01.14 at 16:37 - Reply

    Olá boa noite! Sou graduada em serviço social gostaria de saber se posso fazer mestrado na área da saúde, mais também tenho interesse na psicologia. Aguardo o retorno. Atenciosamente: Lyvia

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:12 - Reply

      Pode fazer sim , mas isso faz de você uma especialista em saúde,por exemplo Psicologia , mas não a torna uma psicóloga. Como assistente social especializada em Psicologia das Relações Humanas, você pode usar esse conhecimento para entender como a implantação de uma Hidrelétrica afeta a vida da comunidade local e qual a realidade global que essa comunidade possui , suas tradições, costumes, crenças serão preservadas? Como as plantas ali presentes afetam a realidade global? A Hidrelétrica permitiria que essa cultura seja mantida? Foram exemplos de como a formação que você almeja é rica. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  62. Hermenegilda 12.01.14 at 10:42 - Reply

    sou graduada em licenciatura plena em história, gostaria de saber se posso fazer a pós graduação em pedagogia infantil…. grato, aguardo resposta.

  63. Carlos 20.01.14 at 08:05 - Reply

    Parabéns, gostei da publicação. Mas eu ainda tenho uma pequena duvida. Eu sou formado em Licenciatura em Ciências Biológicas, se eu fizer uma pós em Engenharia de Segurança do Trabalho, eu poderei atuar na área?

  64. willes 20.01.14 at 19:02 - Reply

    Vocês São Dimais cheios de duvidas mas são pessoas estou com 48 anos cursando pedagogia por favor não da para ser menos duvidosos como posso me forma vamos aprender capoeira na Orla do bairro novo e que quando vocês viaja para a Europa vai saber fazer alguma coisa …..

  65. Marcia 22.01.14 at 11:58 - Reply

    Boa tarde
    Se puderes me ajudar!!! sou formada em administração de empresas, eu queria saber se posso fazer alguma pós na área da educação para ingressar como professora de alguma matéria específica?

  66. MARCO AURÉLIO 25.01.14 at 06:30 - Reply

    Bom dia!!
    Acabei de fazer um curso de graduação em GESTÃO AMBIENTAL, também sou formado em técnico em segurança do trabalho, com isso queria fazer uma pós em Eng. de Segurança, mesmo com todas as informações acima continuo em dúvida direta.
    Por favor?! Obrigado!

    • Pós-Graduando 03.07.14 at 13:30 - Reply

      Para ser Engenheiro em Segurança do Trabalho você precisa ter uma graduação em engenharia ou arquitetura. Simples assim.

  67. Jadson Martins Santos 26.01.14 at 21:44 - Reply

    Prezados senhores,

    sou tecnólogo em segurança do trabalho posso fazer uma pós graduação em segurança do trabalho?

    Grato

    Jadson

  68. Cláudio Gonçalves 27.01.14 at 12:39 - Reply

    Sou formado em História, pretendo fazer mestrado em direito constitucional. é possível?

  69. Ana Lúcia 28.01.14 at 21:13 - Reply

    Sou graduada em Física e gostaria de saber se poderei fazer pós em Química.

  70. Valéria 30.01.14 at 10:47 - Reply

    Sou Odontóloga,sou doutoranda em Engenharia de Materiais com a pesquisa na área em BIOMATERIAIS com aplicabilidade para odontologia e sinto muita dificuldade em concursos que aceitem essa” Multidisciplinaridade”…Estudamos e no final somos excluídos dos concursos

    • Melo 30.09.16 at 03:00 - Reply

      Isso porque essa sua multidisciplinaridade serve mais para você trabalhar com P&D do que para dar aulas, é bom lembrar que o principal foco das pós-graduações stricto sensu é formar pesquisadores, não professores.

  71. jader 30.01.14 at 16:47 - Reply

    Não. A Pós graduação não habilita a atuar em uma área. O que habilita é a sua graduação. Fazer uma pós em medicina desportiva não habilita a atuar como médico desportivo. Para você que é habilitado em Sistemas de Informação, uma pós em Preparação Física Personalizada não faria de você um especialista habilitado a atuar como profissional personal trainer. Essa pós serviria apenas como um “conhecimento a mais” que seria útil para, por exemplo, te dar subsídios para desenvolver sistemas voltados para academias ou treinamento personalizado.

  72. jader 30.01.14 at 16:51 - Reply

    Provavelmente poderia, já que essas atividades não parecem ser restritas a nenhuma área. Mas o melhor é você pesquisar o que o mercado está exigindo no currículo desse tipo de profissional. Dê uma olhada nos pré-requisitos em vagas de emprego.

  73. Erica 31.01.14 at 12:34 - Reply

    Tenho graduação em letras Português e Inglês, porém gosto muito do espanhol e tenho fluência . Tenho interesse em fazer uma Pós em tradução do espanhol, nesse caso, serei habilitado a dar aulas de espanhol ? Poderia dar aulas ? Ou somente a graduação em Língua espanhola me daria o direito de atuar como professora. Grata. Erica.

  74. Vanessa Vieira da Silva 02.02.14 at 21:25 - Reply

    Adianta eu fazer uma pos-graduaçao, sendo que nao tenho faculdade … especializaçao em algum curso ?

  75. vitor 03.02.14 at 04:00 - Reply

    Sou graduado em engenharia elétrica, posso fazer uma pós em fisica?

  76. emerson leandro 03.02.14 at 23:04 - Reply

    Estou me graduando em Pedagogia e queria saber se eu posso fazer pos graduaçao em INGLES e se fizer posso dar aulas para Ensino Medio e Fundamental II ou apenas Fundamental I?

    • Pós-Graduando 09.02.14 at 20:14 - Reply

      Apenas Fundamental I.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:16 - Reply

      Voce pode ter ou até gerenciar uma escola de idiomas, para dar aulas de Inglês no estado ou particulares vocÊ precisa do curso de LETRAS, como vocÊ é Pedagoga em 1 ou 2 anos você já se forma, compensa mais que a pós. A pós vai compensar se vocÊ quiser ser um tradutora, montar uma escola de idiomas, ser gerente, coordenadora, orientador de uma escola de idiomas, particular ou até pública mesmo.

  77. Marysthella 04.02.14 at 09:30 - Reply

    Bom dia!Faço graduação tecnológica em logística, prendendo fazer pós-graduação em engenharia de produção,quero saber se como essa pós posso exercer atividade de engenheira de produção?

    • Pós-Graduando 09.02.14 at 20:12 - Reply

      Não.

    • Phil 20.04.18 at 18:40 - Reply

      Sou formado em Logística, fazendo pós em Engenharia de Qualidade. Embora eu não possa atuar como “ENGENHEIRO” de Qualidade, posso atuar como gestor/gerente/coordenador/analista de qualidade e correlatas. No seu caso, você com pós em Eng. de Produção não pode atuar como Engenheira, mas sim como gestora/gerente/coordenadora/analista de produção/suprimentos e etc. No nosso caso, a pós serve para isso, complementação da formação, especialização no assnto, mas da mesma forma é bem útil e válido.

  78. Julia 04.02.14 at 20:53 - Reply

    Sou bacharel em Direito, tecnóloga em gestão ambiental e pós graduando Direito Ambiental, posso lecionar ? ( Ou ainda tenho de fazer alguma licenciatura para me habilitar a dar aulas? )

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:24 - Reply

      Os cursos de graduação que você possui não habilitam dar aulas no ensino fundamental e médio , porém como você tem uma formação rica vocÊ pode eliminar matérias e concluir uma licenciatura em 1 a 2 anos , quanto a dar aulas em escolas livres, cursos preparatórios, cursos técnicos, montar sua própria escola, cursos via Ead livres, etc, vocÊ pode desde já, aproveite, tem vários cursinhos da OAB procurando , várias escolas de cursos técnicos que adorariam ter você no corpo discente, daí vocÊ já começa na profissão e vai fazendo sua licenciatura e logo poderá atribuir aulas no estado e particular também, com sua pós ou mestrado poderá ser uma professora universitária. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  79. Fabrízio 07.02.14 at 17:20 - Reply

    Boa noite,

    Acabei de me formar em desenho industrial, mas quero trabalhar com meio ambiente, fauna… Estou muito interessado em fazer uma pós em biologia marinha e depois mestrado na área, mas não sei se vou ser aceito no mercado e no mestrado, já que minha graduação é diferente. Será que vale mais a pena fazer logo a faculdade de biologia?

    • Pós-Graduando 09.02.14 at 20:10 - Reply

      Sim, vale.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:31 - Reply

      VocÊ tem a formação perfeita para trabalhar em projetos gráficos para área de meio ambiente, paisagismo, maquetes computacionais, desenvolver mídias para novos empreendimentos, O desenho Industrial é um coringa, um diferencial poderoso que vocÊ possui , a Biologia marinha é uma paixão , um desejo pessoal e casa muito bem com o Desenho Industrial, principalmente se você colocar cartografia na jogada hein , domínio de projetos, programas, mapas, conhecimento biológico, uma formação interessante , o mestrado dependendo de onde for te aceitaria, se você escolher uma linha de atuação do curso e tiver um projeto que se encaixe nele, o metrado te aceitará sim , fazer uma licenciatura ou um bacharelo em Biologia seria uma ótima escolha. Que tal pensar em fazer a licenciatura em Biologia direto ? Lembrando que no curso de Biologia vocÊ verá pouco a Biologia Marinha que acaba sendo estuda mesmo só na pós, pense nisso , eu sugiro pra vocÊ se interessar por Cartografia, Geografia também iria enriquecer muito seu currículo. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

      • Maria 02.10.15 at 23:16 - Reply

        Oi Wander gostei da sua sugestão para a colega acima. Também sou bacharel em Desenho Industrial com duas pós lato sensu : uma em Moda e a outra em Docência no Ensino Superior. Eu já venho trabalhando na indústria e na docência do ensino superior. Estou pensando em cursar minha segunda graduação em licenciatura – Pedagogia. O que você me sugere ?

  80. Jéssica 09.02.14 at 19:55 - Reply

    Olá, estou me formando no curso Ciências Biológicas e gostaria de saber se quando terminar o curso eu poderei me especializar na área da medicina (como clínica geral ).

    • Pós-Graduando 09.02.14 at 20:08 - Reply

      Não.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:35 - Reply

      Fazer a pós em Clínica Geral não é possível, pois trata-se de especialidade médica, porém como Bióloga se o seu interesse for estudo de patologias, do organismo , da evolução humana, vocÊ se aproxima da Medicina , fazendo Biomedicina, seja uma pós ou uma segunda graduação , a parte de Biologia Molecular está em alta, além disso você pode ser uma geneticista, ou uma Bio tecnóloga área que estão em alta na Biologia, além disso se o seu foco for usar a Biologia para cuidar de pessoas, você pode pensar em atuar na Vigilânca Sanitária, na Vigilância Epidemiológica, em um Zoológico, Blaneário, Museu de espécies , ou seja sobra oportunidades. Um abraço! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

      • Samy 21.07.15 at 21:31 - Reply

        Mais se for em ciencias biologicas licenciatura. Pode fazer essas pós aí em bio medicina tmb?

  81. Sandra 10.02.14 at 09:13 - Reply

    Olá, sou formada em Direito porém desde que terminei meu curso só trabalho em áreas administrativas de universidades, tenho agora oportunidade em fazer uma pós por bolsa, tenho a opção de gestão pública, gestão estratégica de pessoas e gestão financeira, qual desses devo fazer?quero muito conselho estou super indecisa!!!!

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:41 - Reply

      Olha precisa pensar no que você quer de imediato , é dinheiro? é cultura ? é empreendedorismo? S e for dinheiro , parabéns, as 3 estão em alta , a Gestão Pública vai habilitar que vocÊ seja assessora de algum partido ou político no modo prático de dizer, ou mesmo ser uma política. A gestão de pessoas seria um trunfo , pois geralmente os Administradores que ficam com essa função, você seria pessoa ideal para reuniões com sindicatos, grupos de apoio e discussão, as empresas iriam absorver você rapidinho, Finanças e Direto são totalmente unidas, a Contabilidade é a prova disso , seria excelente uma pessoa com essa formação, arrumaria uma colocação rápido também,porém acho que o ambiente seria parecido com os que tem atuado. A mudança seria o gestão de Pessoas, a Financeira é um excelente caminho, a Gestão Pública pense! Você quer se envolver na política, se for sim, ótimo. A decisão precisa e nem tem como não ser sua, reflita! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  82. Leila 10.02.14 at 15:30 - Reply

    Olá, boa tarde! Gostaria da ajuda de vocês!

    Sou graduada em Turismo, Pós graduada em Gestão Estratégica com complementação pedagógica e estou cursando Ciências da Religião com docência. Posso lecionar Ensino Religioso em escolas particulares? E nas escolas públicas? Em ambas, posso lecionar em qual nível de ensino?
    Obrigada,

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:45 - Reply

      Sim, a Ciências das Religiões habilita você a dar aulas em escolas particulares e públicas, desde temas transversais, sociologia e se tiver a matéria de religiões mesmo. Vem cá, posso dar uma dica? VocÊ é formada em Turismo, já pensou em montar uma agÊncia que cria roteiros conforme acontecimentos religiosos? Incluir Igrejas, monumentos, caminhos percorridos , abra o olho hein, você tem um potencial e tanto e uma formação diferenciada. Não é todo profissional de turismo que sabe com precisão e mais detalhes a culturalização religiosa do local, misturas turismo e história é algo que rende bons lucros. O BRASIL é um país de muitas crenças, assim como a Argentina, o Chile, o México, pense nisso hein! Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  83. vanderleia 10.02.14 at 18:19 - Reply

    sou graduada em letras (português/inglês)me matriculei em uma pós graduação de psicopedagogia qual aerea posso atuar podem me ajudar? gosto do assunto ensino-aprendizagem e percebi que não só crianças tem dificuldades de aprendizagem mais adultos também principalmente em ambiente de trabalho .

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:49 - Reply

      Como psicopedagoga você fez um xeque-mate. Pode ajudar pessoas com dificuldade em falar em público, executivos com dificuldade em obter fluência no Inglês e Português. Como profissional da área você sabe o quanto é difícil ter um português de bom nível, ainda mais com a Internet, os gerúndios e as gírias de hoje em dia. Você será um Psico-Pedagoga especializada em transtornos de Comunicação , pode montar um assessoria e trabalhar para os mais variados tipos de profissionais, empresas, ser um tradutora, adaptador e etc. Boa sorte e muito sucesso. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  84. Priscilla 12.02.14 at 10:59 - Reply

    Sou graduada em Gestão da Qualidade e pós graduada em Engenharia Civil, se eu fizer uma graduação em Eng. Civil para obtenção do CREA eu consigo eliminar matérias? Uma vez que a grade da pós é “parecida” com a da graduação?

    • Pós-Graduando 12.02.14 at 11:10 - Reply

      Isso irá depender muito do regimento da faculdade, que varia de instituição para instituição.
      Mas de maneira geral, não costumam aceitar.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:52 - Reply

      Olha tem Universidades que ofertam algumas condições diferenciadas , a matéria de graduação serve para pós , uma carga horária muito grande numa pós, pode compensar algumas matérias , no fim e em pratos limpos, no geral a resposta é NÃO. A sua graduação de Qualidade pode ajudar a eliminar algumas matérias. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  85. CAS 12.02.14 at 20:37 - Reply

    sou cozinheira concursada, trabalho em um hospital e, recentemente graduei-me em pedagogia. Será que posso fazer uma especialização em nutrição CLINICA hospitalar?

    • Pós-Graduando 12.02.14 at 20:54 - Reply

      Pode.

    • wander luiz dos santos 18.05.14 at 11:55 - Reply

      Sim , mas isso não a torna Nutricionista e nem habilita vocÊ para elaborar e prescrever dietas. Pórem pela sua atuação e formação, vocÊ seria excelente na equipe multidisplinar de Educação Alimentar. Agora sejamos práticos, o que vocÊ quer é prescrever dietas, assumir tratamentos, cuidar da saúde dos pacientes, se for a resposta é graduar-se em Nutrição e realizar seu sonho. Wander Luiz dos Santos – Orientador Educacional

  86. leticia 12.02.14 at 21:14 - Reply

    tenho graduação em ciências biológicas com enfase em conservação da biodiversidade, gostaria de fazer uma pós em análises clinicas e montar meu próprio laboratório, isto é possível??

  87. Tônni Quenned de Sousa Feitosa 12.02.14 at 22:01 - Reply

    Olá! Sou Graduado em Ciências Naturais – Química. Posso fazer uma pós – graduação em Bioquímica?

  88. Tônni Quenned de Sousa Feitosa 14.02.14 at 09:36 - Reply

    Já que sou graduado em Ciências Naturais- Química, e posso fazer a especialização em bioquímica. Vou poder atuar como Bioquímico. Em laboratórios e farmácias?

  89. Angélica 14.02.14 at 13:10 - Reply

    Poderia informar a legislação do mec que autorizou essa questão, como você mencionou acima? Abraços.

  90. Nágila 16.02.14 at 22:30 - Reply

    Sou graduada em Psicologia (bacharelado) e pós-graduada em Acupuntura. Trabalho com Ensino Fundamental pela prefeitura mas o plano de carreira não me contempla por ser o meu curso bacharelado e só contemplar Licenciatura conforme o MEC. Minha duvida é: a pós-graduação lato sensu não me confere Licenciatura? Ainda terei que fazer uma Licenciatura?

  91. Halanna 19.02.14 at 10:30 - Reply

    Sou da área da saúde e fiz pós em Geomática em um programa Multidisciplinar. Minha dúvida é quanto aos editais de concurso, por exemplo: “Diploma de conclusão de curso de Mestrado, devidamente
    registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na área relacionada ao emprego pleiteado”. Por ser um mestrado Multidisciplinar subentende-se que seja de qq área, inclusive da minha? Posso entrar com recurso caso seja recusado?

  92. Alexa 19.02.14 at 15:00 - Reply

    Prezados, sou formada em direito, possuo carteira da OAB/RJ, gostaria de saber se posso fazer uma Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho e exercer tal profissão?

    • Pós-Graduando 03.07.14 at 13:39 - Reply

      Se você for aceito por uma instituição, pode fazer a pós-graduação, sim. Mas não poderá exercer essa profissão, pois só engenheiros e arquitetos podem.

  93. Danilo 20.02.14 at 21:49 - Reply

    Olá, sou formado em analise e desenvolvimento de sistemas, não pratiquei profissionalmente, mas sempre estive na Ti mas em outra área dentro dela que seria suporte a infra-estrutura e atualmente realizo atividade pouco significante com hardware, mais distante das duas atividades citadas, mas dentro da TI.
    Devido a falta de valor e vontade de acelerar algum crescimento profissional e alguma mudança, tenho pensado em opções nas seguintes opções:
    1 – realizar pós graduação, apesar de estar realizando uma atividade muito simples. Será que vale apena fazer, ainda mais se fugir um pouco da TI(parte mais técnica), como gerencia de projetos( eu preciso estar próximo da atividade ou praticando para conseguir empregabilidade), pois posso aplicar ou não na TI e se eu sair de TI não devo me importar tanto, o prazer também conta.
    2 – realizar um curso técnico em mecatrônica, foge do que realizo hoje mas tenho grande interesse.

    o que vai me dar rentabilidade imediata e empregabilidade, por que prazer posso ter nas duas mas também preciso de dinheiro..rs

    • Thiago Alves 15.05.15 at 09:14 - Reply

      Bom dia , Danilo.
      Sou da mesma área que ti. Sobre as opções apresentadas:
      1- Muitas pessoas formadas em cursos focados em computação não gostam ou não tem a aptidão para o desenvolvimento (programação), não seu o seu caso. E, por isso, procuram outras soluções. TI oferece um vasto campo de opções, e gestão de projetos é um caso interessante, pois, pode aplicar-se à outras áreas também.
      2- Mecatrônica é interessante, pois, há o tripé de três campos: eletrônica, mecânica e informática. Como você é formado, e deve ter uma base de programação, uma boa seria ver sobre arduino com foco em automação.
      Boa sorte em sua escolha.

  94. silvia 25.02.14 at 12:34 - Reply

    Olá boa tarde, estou terminando a graduação em serviço social,alem de atuar como assistente social, gostaria também de lecionar, que pós-graduação devo faze.
    por favor aguardo resposta

  95. Mario Martins 27.02.14 at 05:53 - Reply

    Bom dia! Parabéns pelo post! Surgiu uma dúvida com relação a pós graduação. Sou engenheiro de petróleo e pós-graduando em engenharia de segurança do trabalho. Gostaria de saber se eu fizer uma pós em engenharia ambiental eu estarei habilitado a exercer essa profissão e a prestar concurso para essa função!
    Procurei na net e não achei nada específico.
    Obrigado!

  96. Fernanda 28.02.14 at 07:59 - Reply

    Olá!
    Estou terminando a graduação em Ciências Sociais, quais os cursos de pós-graduação que posso fazer???

  97. solange m c domingos 05.03.14 at 20:45 - Reply

    a partir de qual período da graduaçao posso começar a pos graduação, tenho graduação em serviço social posso fazer a pos em técnico de segurança do trabalho? e enfermagem?? em qual are da saúde posso fazer a pos por favor me enviem resposta

    • Pós-Graduando 03.07.14 at 13:37 - Reply

      Você só pode fazer uma pós-graduação APÓS concluir a graduação. Se a instituição aceitar você antes, significa que ela está desrespeitando as exigências do MEC.
      Você pode fazer uma pós em segurança do trabalho ou em enfermagem, mas não poderá exercer estas atividades profissionais.

  98. Isaac 06.03.14 at 09:56 - Reply

    Tenho 43 anos estou querendo iniciar uma graduação ainda esse ano. Estou indeciso à respeito do curso, gostaria de fazer Engenharia Elétrica, pois gosto da área, porém devido a idade estou pensando em fazer Direito, pois acredito ser uma área, melhor de se começar uma carreira na idade que vou terminar a faculdade. Gostaria de uma orientação dos prós e dos contras das duas áreas para uma pessoa começando aos 50 anos.

  99. Luiz Ramos 06.03.14 at 10:25 - Reply

    Olá!
    Sou graduado em Serviço Social.
    Gostaria de saber se posso fazer uma pós graduação na área financeira e se haverá alguma objeção das instituições e empresas quanto à minha formação.

  100. Rodrigo Alves 13.03.14 at 12:00 - Reply

    olá!

    Sou Licenciado em computação, e gostaria de saber se fazendo uma pós graudação ou mestrado posso concorrer a um concurso de professor em uma universidade. Considerando duas possibilidades: fazer pós graduação/mestrado em computação, ou fazer pós graduação/mestrado em outra área. desde já agradeço as orientações! e parabens pelo site.

  101. fabio 13.03.14 at 21:34 - Reply

    Sou graduado em Segurança do Trabalho, posso fazer pós em Enfermagem do Trabalho ou Engenharia de Segurança do Trabalho ? Por favor responda o quanto antes. Desde já grato pela atenção !!!

  102. patricia 14.03.14 at 17:46 - Reply

    Olá, parabéns pelo artigo, percebi que há muitas pessoas em dúvidas em relação a graduação e pós ,, pensei que era a única , embora tenha lido o artigo e os comentários ainda tenho dúvidas e se puder ,gostaria de uma orientação , Fiz a besteira de fazer o curso de Técnologo em petroleo e gás , agora estou fazendo o curso tecnico em meio ambiente,sempre gostei da área ambiental, porém não sei qual pos graduação ou graduação , que seria melhor para atuar na área ambiental de forma atuante e nao burocrática. Obrigado!!!!

  103. Eduardo 14.03.14 at 20:59 - Reply

    Ola, tenho uma duvida, sou formado em administração de empresas, gostaria de me informar, se eu fazer uma pós graduação em ensino religioso, posso lecionar para o ensino fundamental?
    Abraço

  104. Roberta lemos 15.03.14 at 05:22 - Reply

    Bom dia me chamo Roberta e estou fazendo faculdade de administração, mais eu queria fazer uma pós em engenharia de produção pois elas se completam eu consigo exercer as duas profissões tendo uma pós em engenharia de produção?

    Obrigada pela atenção e tenha um bom dia!!!

    • Pós-Graduando 03.07.14 at 13:42 - Reply

      Você pode fazer a pós em engenharia de produção, mas poderá exercer apenas a profissão de gestor ambiental.
      Pós-Graduação não habilita engenheiros. Para ser engenheira você precisará de uma graduação em engenharia.

  105. jozy mendonça 16.03.14 at 22:00 - Reply

    estou com uma duvida terrível.sou graduanda do curso de tecnologia em gestão ambiental e gostaria de saber se posso fazer uma pós em engenharia de produção? e se sim, posso ter o titulo de engenheira?

    • Pós-Graduando 16.03.14 at 22:20 - Reply

      Você pode fazer a pós em engenharia de produção, mas não terá o título de engenheira.

  106. Thalita 17.03.14 at 19:43 - Reply

    Oi! Sou formada em pedagogia,mas gostaria de fazer pós em artes para dar aula de educação artística. Isso é possível ou tenho que fazer uma graduação?

  107. Diego Cesar Dutra de Souza 20.03.14 at 13:03 - Reply

    Ola! Tenho pós graduação em engenharia ambiental, e agora quero fazer graduação (bacharel), em engenharia ambiental, posso eliminar disciplinas?

  108. LEANDRO SCHMITZ 20.03.14 at 14:53 - Reply

    Boa tarde, fiz GESTÃO PÚBLICA e gostaria de saber que tipo de Pós Graduação posso fazer? Caso alguém saiba onde posso obter estas informações fico grato.

  109. Nayara 20.03.14 at 19:20 - Reply

    Olá…
    Sou graduada em Ciências Biológica, e estou pretendendo cursar doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental, que é um programa interdisciplinar… no entanto não ouço falar sobre concursos para esta formação, será que a interdisciplinariedade também está fora dos concursos para docentes universitários? Seria uma fria cursar esse tipo de doutorado?

  110. Michele Born 20.03.14 at 21:42 - Reply

    Boa Noite, sou graduada em Produção cultural, gostaria de dar aula de arte para o ensino fundamental, devo fazer uma pós graduação nessa área ou apenas docência do ensino fundamental? E para dar aula no ensino superior? O que seria melhor? Obrigada

  111. marcela 21.03.14 at 12:21 - Reply

    sou graduada em administracao de empresa e to pensando em fazer pos de engenharia de segurança do trabalho sera que pode?

    • Pós-Graduando 21.03.14 at 22:00 - Reply

      Pode fazer a pós, mas não poderá exercer a atividade como profissão.

  112. Dani 23.03.14 at 13:40 - Reply

    oi, sou graduada em Teologia (bacharelado), e curso livre de licenciatura em ciências da religião, poderia estar lecionando tanto para séries iniciais, fundamental ou médio, após faz uma pós graduação? Qual seria a pós?
    Grata.

  113. Thainá 25.03.14 at 00:56 - Reply

    Olá, pretendo fazer minha graduação em fisioterapia e a pós em gerontologia, quais opções vocês me aconselhariam para o doutorado ?

  114. Patty 26.03.14 at 09:46 - Reply

    Ola, sou formada em Engenharia de Petroleo, porem trabalho na area civil, e adoro o que faço, estou na duvida se faço uma pós graduação em engenharia de estrutura metalica ou faço uma eng civil. a pós me habilita a ter como Engenheira de estrutura?

  115. Erika 27.03.14 at 11:05 - Reply

    Olá!
    Sou formada em Gestão de Recursos Humanos(tecnólogo), porem trabalho na área financeira.Gostaria de saber se é possível fazer uma pós-graduação voltada para a área financeira, e se sim qual curso eu poderia fazer que não fugisse muito da minha área de graduação?
    Obrigada!

  116. Carla 29.03.14 at 10:10 - Reply

    Sou formada em licenciatura e bacharelado em Ciências biológicas, se eu fizer uma especialização em Educação infantil, posso dar aula para o ensino fundamental I ? Obrigada! 🙂

  117. Lúcia Ribeiro 02.04.14 at 09:45 - Reply

    Olá, sou graduada em Pedagogia e desejo fazer MBA em Gestão em Recursos Humanos, é possível?

  118. DENIS 02.04.14 at 19:32 - Reply

    Olá, sou graduado em Letras e tenho pós graduação em gestão ambiental. Com isso, eu posso trabalhar como gestor ambiental?

  119. Cássia Costa 08.04.14 at 11:11 - Reply

    Um professor já havia dito que se me graduasse em história e fizesse mestrado e doutorado em antropologia, o que eu planejava, não conseguiria lecionar em universidades públicas. Não acreditei muito na época, achei que ele queria me “amarrar” na história. Estava buscando essa informação a algum tempo. Obrigada por sanar a minha dúvida de vários meses!

  120. Edson da S. Bezerra 08.04.14 at 21:09 - Reply

    Exigir curso de pós específico em concurso público é jogo de cartas marcadas. Quando muito em um concurso público verdadeiramente democrático e isento de suspeitas pode-se exigir uma formação peculiar em determinada área, agora uma pós específica já é uma palhaçada!!!

    Então, se eu sou político, invento uma pós nova aqui em conchavo com meu amigo reitor de uma universidade chinfrim coloco toda a “parentaiada” para fazer – sem ser preciso estudar, é lógico – e “mexo os meus pauzinhos” para que o próximo concurso público exija essa pós específica, ai a galera vai passar automaticamente e sugar as tetas do governo para sempre….

  121. Jussilandes 09.04.14 at 02:39 - Reply

    Sou Contador e fiz pós-graduação em Gestão Pública. Que fazer para dar aula para o ensino médio e fundamental ?

  122. Junior Martins 13.04.14 at 18:36 - Reply

    sou graduado em pedagogia queria saber se podia fazer uma pós personal treine?

  123. Paulo Victor 14.04.14 at 10:24 - Reply

    Olá,curso engenharia de produção qual a melhor e mais conhecida pós que posso fazer, e quais áreas devo prosseguir ?

  124. Lillian Pena 15.04.14 at 10:01 - Reply

    Bom dia,
    Sou formada em Gestão Empresarial, só que o problema e que a maioria dos concursos são para a área de Administração, então, gostaria de saber e posso fazer inscrição em concursos na area de administração, sendo formada apenas em Gestão Empresarial.

    Obrigada.

  125. Roberto 18.04.14 at 13:05 - Reply

    Ola

    Sou Estrengeiro e tenho diploma de bacheler em engenharia, gostaria de saber sim posso registrar ese diploma em uma universidade do Brasil e depois tirar o CREA. como devo proceder?

    • Elaine 03.07.14 at 11:48 - Reply

      Bom dia! Você procurar um CREA e se informar em como registrar seu Diploma no Brasil e poder exercer a profissão legalmente. Serão exigidos alguns documentos, mas é possivel sim atuar.

  126. Vivian 21.04.14 at 12:25 - Reply

    Ola, estou estudando Educação Física (licenciatura) e gostaria muito de saber se posso fazer uma pós -graduação em PERSONAL TRAINING: ESTRUTURAÇÃO DO EXERCÍCIO PERSONALIZADO?

    Obrigada 🙂

  127. Raylson 23.04.14 at 10:30 - Reply

    Olá,
    Vou me graduar em Engenharia Ambiental e Sanitária, qual curso de pós-graduação devo fazer ?

  128. edsbz 23.04.14 at 15:55 - Reply

    Eu sou bacharel em teologia, e gostaria de saber se posso fazer pós em direito, ou em que área tenho possibilidade, de fazer uma pós e atuar ???

  129. Erick 24.04.14 at 08:48 - Reply

    Ola,
    Curso engenharia de produção mas pretendo fazer mestrado em engenharia química. Acredito eu, que as profissões têm muitos pontos em comum…o que difere é que enquanto uma trabalha de forma mais específica (processo de produção química) a outra trabalha de forma mais ampla. Após o mestrado, poderei exercer funções específicas de um engenheiro químico simultaneamente com as funções de um engenheiro de produção?

  130. CAty 24.04.14 at 19:14 - Reply

    Se eu me graduar em Letras Portugues/Inges com licenciatura, posso dar aula de ingles no fundamental I em escolas particulares?

  131. Elba Brito 07.05.14 at 06:41 - Reply

    ola
    eu sou licenciada em turismo, será que posso fazer o mestrado de literatura

  132. Elba Brito 07.05.14 at 06:45 - Reply

    Estou muito feliz, por encontrar esse site onde posso me esclarecer um pouco, tem momentos que a gente fica mesmo sem rumo.
    Muito obrigado pelo vosso trabalho.
    Saudaçoes

  133. Liliane 08.05.14 at 13:38 - Reply

    Sou formada em Letras, posso fazer pós na area administrativa?

  134. Carlos ricardo 08.05.14 at 14:33 - Reply

    sou tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas posso me especializar na área pedagógica

  135. Camila 10.05.14 at 11:24 - Reply

    Olá,
    Sou enfermeira possuo (Bacharelado e Licenciatura) assim como três pós-graduações Latu-Sensu.
    Estou iniciando uma pós-graduação Stricto Sensu na área de Ciências da Saúde (Nefrologia) pela FMUSP, apesar de não estar formada me preocupo com a inserção no mercado de trabalho por não possuir a graduação (medicina preferencialmente mas aceitam biólogos e biomédico) que usualmente vejo nos editais para professores de universidade publicas. Meu diploma provavelmente será obrigatoriamente restrito a carreira privada ?

  136. Ana Paula 12.05.14 at 15:10 - Reply

    Olá!

    Sou formada em Administração e pretendo cursar uma Pós em Marketing.
    Vou poder atuar como profissional de Mkt?

  137. Fabiana 24.05.14 at 18:03 - Reply

    Sou formada em Licenciatura em Ciencias biologicas, posso fazer uma pós em docencia na educaçao infantil para poder dar aulas para series iniciais? ou é preciso cursar pedagogia?

  138. Gregory 26.05.14 at 11:08 - Reply

    Eu quero fazer bacharelado em meteorologia eu posso fazer mestrado e doutorado em astronomia e depois trabalhar como astronomo?

  139. Bruno 27.05.14 at 10:10 - Reply

    Apenas uma pequena correção, para exercer a atividade de engenharia de segurança do trabalho a pessoa precisa ser graduada em qualquer curso de engenharia ou arquitetura e pós graduada em Engenharia de segurança do trabalho e o registro no CREA para essa atividade é requerida. O profissional fica com 2 atribuições, 1 referente à sua graduação (qualquer engenharia) e outra referente à engenharia de segurança do trabalho. No caso de arquitetos, o profissional tem um registro de arquiteto no CAU e um no CREA de Eng. de segurança.

    • Pós-Graduando 03.07.14 at 13:51 - Reply

      Não existe nenhuma correção a se fazer.
      Existem duas perguntas bem distintas: “Posso fazer um curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho” é uma e “Com uma Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho eu poderei exercer a profissão de engenheiro de segurança do trabalho” é outra.
      Na prática, qualquer um pode fazer a pós-graduação que quiser, basta ter um título de graduação qualquer e ser aceito por uma instituição. Então a reposta à primeira pergunta é “Pode sim”.
      Agora, para exercer a atividade de engenheiro de segurança do trabalho é preciso ser engenheiro ou arquiteto. Logo, a pessoa pode fazer a Pós-Graduação mas não poderá exercer a atividade como profissão.

  140. marcia 27.05.14 at 10:20 - Reply

    ‘sou formada no curso tecnólogo analista da informática, trabalho em uma escola na parte de suporte, estou pensando fazer um pos em orientação educacional isso me habilita fazer concurso como orientador educacional desde já agradeço’

  141. Ramon 27.05.14 at 21:27 - Reply

    Sou graduando em Ciência da Computação e tô cogitando fazer uma especialização em “Docência na Educação Superior”. Com isso, eu poderia lecionar em universidades particulares?

    Uma outra alternativa é um mestrado em estatística. Tenho medo de não deferirem pois não sou específico na área. O que acham?

  142. Betth 06.06.14 at 10:06 - Reply

    sou formanda em tecnológico em hotelaria, qual área de pós-graduação posso fazer

  143. Bruno 11.06.14 at 07:28 - Reply

    Excelente texto.

    Mas só para eu confirmar então. Eu sou Engenheiro de Computação e gostaria de fazer pós graduação em astrofísica. É possível por lei? (Estou limitado apenas pelo interesse da instituição em me aceitar?)

    Obrigado!

  144. Eder 15.06.14 at 21:00 - Reply

    Olá…..sou bacharel em direito e gostaria de fazer uma pós que me possibilitasse trabalhar como professor em universidades; o ponto é, não possuo OAB e gostaria de lecionar em áreas como sociologia ou filosofia do direito. Já morei mora do País por alguns anos e atualmente leciono inglês. Quais seriam as melhores opções pra mim

  145. Gleicy 18.06.14 at 14:12 - Reply

    boa tarde

    eu tenho uma duvida sou graduada em radiologia medica, posso atuar em hospitais clinicas, executando exames radiológicos como mamografia ressonância, tomografia etc. porém surgiram outras opurtunidades em minha vida que me chamou atenção em fazer pós em engenharia de segurança do trabalho. gostaria de saber se vou ter problemas em aprender as técnicas normas tudo que for ensinado no curso de pós sendo que fiz graduação em uma área totalmente diferente? tenho medo de me matricular no curso e quando estiver em aula o professor falar “isso vocês viram na faculdade”, gostaria de um conselho sobre isso, desde já agradeço, aguardo um retorno.

  146. cristina 02.07.14 at 11:12 - Reply

    boa tarde !
    sou formada em gestão de rh ,mas gostaria de dar continuidade nos meus estudos .
    estou pensando em fazer um bacharelado ou stricto sensu .
    se a caso for fazer bacharelado gostaria de saber quais cursos consigo eliminar matéria com a formação que já tenho ?
    o stricto sensu quais são os curso mais indicado para minha formação ?

  147. Elaine 03.07.14 at 11:59 - Reply

    Complementando meu Comentario anterior, está aqui a Norma do Confea Regulamentando a Eng de Segurança do Trabalho.
    So o inicio para você verificar:
    RESOLUÇÃO Nº 325, DE 27 NOV 1987

    “Dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho, e dá outras providências”.

    O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, usando das atribuições que lhe conferem a letra “f”, do artigo 27 da Lei n.º 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e o art. 4º do Decreto nº 92.530 de 09 de abril de 1966;

    CONSIDERANDO, que a Lei nº 7.410/85 veio excepcionar a legislação anterior que regulou os cursos de especialização e seus objetivos, tanto que o seu art. 6º revogou as disposições em contrário;

    CONSIDERANDO a aprovação, pelo Conselho Federal de Educação do currículo básico do curso de Engenheiro de Segurança do Trabalho – Parecer nº 19/87;

    CONSIDERANDO, ainda, que tal Parecer nº 19/87 é expresso em ressaltar “dever a Engenharia de Segurança do Trabalho voltar-se precipuamente para a proteção do trabalhador em todas as unidades laborais no que se refere a questões de segurança, inclusive higiene do trabalho, sem interferência específica nas competências legais e técnicas estabelecidas para as diversas modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia”;

    CONSIDERANDO, ainda, que o mesmo Parecer concluiu por fixar um currículo básico único e uniforme para a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, independentemente da modalidade do curso de graduação concluído pelos profissionais engenheiros e arquitetos;

    CONSIDERANDO que a Lei nº 7.410 faculta a todos os titulados como Engenheiro a faculdade de se habilitar como Engenheiros de Segurança de Trabalho, estando portanto, amparados inclusive os Engenheiros da área de Agronomia;

    CONSIDERANDO, por fim, a manifestação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, prevista no art. 4º do Decreto nº 92.530/86, pelo qual “a Engenharia de Segurança do Trabalho visa à prevenção de riscos nas atividades de trabalho com vistas à defesa da integridade da pessoa humana”.

    RESOLVE:

    Art. 1º – O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho é permitido, exclusivamente:

    I – ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização a nível de pós-graduação, em Engenharia de Segurança do Trabalho;
    II – ao portador de certificado de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário, pelo Ministério do Trabalho;
    III – ao possuidor de registro de Engenheiro de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho, dentro de 180 (cento de oitenta) dias da extinção do curso referido no item anterior.

    Art. 2º – Os Conselhos Regionais concederão o registro dos Engenheiros de Segurança do Trabalho procedendo à anotação nas carteiras profissionais já expedidas.

  148. Pós-Graduando 03.07.14 at 13:54 - Reply

    Em relação à Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, é importante ressaltar que qualquer um pode fazer a pós-graduação que quiser, basta ter um título de graduação qualquer e ser aceito por uma instituição. Agora, para exercer a atividade de engenheiro de segurança do trabalho é preciso ser engenheiro ou arquiteto. Ou seja, você pode fazer a Pós-Graduação, mas não poderá exercer a atividade como profissão.

  149. Douglas 03.07.14 at 16:06 - Reply

    Boa Tarde!
    Sou Formado em Ciências Contábeis, posso fazer uma Pós-Graduação em Bilogia e Química e exercer a função de Professor.

  150. Marcus Vinicius 03.07.14 at 17:10 - Reply

    Olá sou graduado em engenharia de petróleo e gás gostaria de fazer um pós graduação ou mestrado em engenharia civil apos essa graduação vou poder exercer a profissão de engenheiro civil? E se eu fizer em mecânica também poderia?

  151. Luis Marcos Leite 06.07.14 at 10:44 - Reply

    Parabéns pelo artigo. Bastante esclarecedor. Eu mesmo sou graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e resolvi fazer pós-graduação na área de educação (por motivo estratégico) e nada me impediu de ingressar no curso.

  152. Marcos 09.07.14 at 07:46 - Reply

    Bom Dia!!
    Sou Formado em Ciências Contábeis, posso fazer uma Pós – Graduação em Biologia e Química e sera que posso exercer o cargo de Professor na rede de Ensino?

  153. Gabriel Rocha 11.07.14 at 05:36 - Reply

    estou me formando em engenharia da computação, posso me tornar engenheiro de segurança do trabalho???

  154. Leandro 11.07.14 at 16:45 - Reply

    Pois é. Eu fiz ciências biológicas/LP e por amor ao tema iniciei um mestrado em educação. O problema é que venho falando com vários responsáveis por RH de instituições superiores públicas e privadas e acompanhando editais públicos. Bem me deparei com o seguinte problema. Em resumo praticamente nunca poderei dar aula na biologia pq não tenho mestrado na área. E nunca conseguirei dar aula na educação pq não sou formado na trinca tradicional (filosofia, pedagogia, história). Ou seja, estou num limbo acadêmico onde, se quiser continuar um doutorado na área terei de me graduar num dos três cursos citados e esquecer a biologia ou tentar mestrado na biologia e esquecer a educação.

    Quanto aos editais percebo que existe por parte das instituições uma ajuste para que uma pessoa específica seja aprovada, devido às exigências absurdas que vejo nos editais.

    Isso desestimula completamente a docência superior.

    Me sinto perdido. Sendo obrigado a ir pra um caminho distinto pra no futuro ter alguma segurança profissional e econômica.

  155. Fabio 15.07.14 at 07:25 - Reply

    Bom Dia !!
    Me disseram que se eu fizer uma pós eu Diploma de Graduação não terá mas validade só o Certificado da Pós isso e verdade!!

  156. Bianca 21.07.14 at 10:00 - Reply

    Bom dia, sou bacharel em Administração de Empresas, e gostaria de mudar de área, tenho vontade de lecionar. Entrei em contato com uma faculdade que me ofereceu o curso de pedagogia (licenciatura) em 18 meses. Realmente existe este tipo de aproveitamento? Ou tenho que fazer todo o curso de pedagogia?

  157. Gisela 21.07.14 at 10:44 - Reply

    Boa tarde,
    Sou graduada em Arquitetura e Urbanismo e trabalhei com paisagismo por 11 anos.Descontente com a rotina do trabalho(o campo se restringe a projetos para construtoras) e com intenção de talvez mudar de área pensei em investir em pós-graduação.Inicialmente queria fazer uma no exterior em Landscape Architecture, porém os valores são altíssimos e teria que estudar por tempo integral, o que impossibilitaria trabalhar para me sustentar. Venho pesquisando um curso que alie os 2 interesses:arquitetura e meio-ambiente, mas tenho dúvidas em relação à prática posterior.

  158. Ana 22.07.14 at 14:15 - Reply

    Boa tarde,
    Sou bacharel em Direito, fazendo pós em Gestão Escolar, posso ser diretora de escola? No caso escola infantil particular no Estado do Rio de Janeiro.

  159. Fabricio Souza 22.07.14 at 20:24 - Reply

    Olá, sou graduado em ciencias contabeis e tenho uma enorme duvida qual pós eu poderia fazer, não gostaria de fazer nada relacionada a finanças por ser já a área que eu trabalho e por meu curso já ter visto 80% das materias. Assim estava pensando em fazer uma pós em engenharia da qualidade, que é um curso que ajuda muito e capacita na melhoria dos processos ou até mesmo fazer uma nova graduação em engenharia da produção, que é um curso bem gerencial também… me ajude por favor. Muito obrigado!

  160. Larissa 22.07.14 at 20:48 - Reply

    Olá , sou graduada em Educação Física ( Licenciatura ) . Gostaria de saber , se posso fazer uma pós graduação em Paisagimos ? Ou acho mais vantagem fazer a faculdade

  161. Aline Fernandes 24.07.14 at 15:31 - Reply

    Boa Tarde!

    Sou Licenciada em Educação Física, cursando uma Pós em Pedagogia (EAD) consigo habilitação pra lecionar como Pedagoga? Ou somente com uma graduação em Pedagogia?
    Mesmo sabendo que são áreas da educação tenho essa dúvida, por que não queria dar aula de Educação Física, gostaria de lecionar como Professora de Educação Infantil.

  162. Lais 24.07.14 at 19:55 - Reply

    Olá,

    Faço administração mas tenho forte interesse de trabalhar com fonoaudiologia. Acredito que seja quase impossível conseguir fazer uma pós nessa área, mas existe a possibilidade ou é melhor que eu termine a graduação, já que falta apenas 1 ano, e comece a fazer a de fonoaudiologia? Eu realmente não gostaria de ter que fazer mais 4 anos de curso. Alguém saberia me informar?

    • Nathalia 25.07.18 at 10:26 - Reply

      Talvez a resposta venha tarde demais (ou não), mas como fonoaudióloga, eu te aconselho a fazer a graduação em fonoaudiologia, e assim que descobrires uma área de interesse, tenta focar nela na graduação, mas sem esquecer das outras.
      Digo isso, pois se te interessares por voz, por exemplo, já terás um diferencial na hora de trabalhar com esta área, que, neste caso em específico, carece de conteúdo na graduação. Já linguagem e audiologia, por exemplo, costumam ser bem enfatizadas durante o curso!
      Então, se estiveres fazendo, ou fores fazer, e gostares de uma área pouco abordada durante a graduação, já te agarra e pesquisa fora do que é ensinado em sala, procura professores da área, faça parte de projetos, enfim.
      Se não me engano, há mestrado em comunicação ou algo do tipo.

  163. leonardo 26.07.14 at 09:12 - Reply

    OLa….
    Sou graduado em Historia (licenciatura) mas gostaria de dar aula tambem de Sociologia e Filosofia. como faço? Tenho que fazer essas duas faculdades tambem ou posso fazer Pos?

    Grato!!

  164. Nelson Alves 27.07.14 at 14:42 - Reply

    Sou formado em Ciencias Economicas, possuo licenciatura em Matemática e Pos em Psciomotricidade .Após ficar desempregado , ingressei na area técnica de saúde e hoje sou além de Massoterapeuta , profissional de Acupuntura. Posso fazer um mestrado na area de saúde?

  165. July 28.07.14 at 22:02 - Reply

    Boa noite, sou graduada em Análise de Sistemas. Posso fazer uma pós em Gestão de Pessoas pois não quero na área de TI, ou qual seria a mais indicada? Obrigada.

  166. Clayton 31.07.14 at 15:15 - Reply

    Sou formado Tecnólogo em gestão da Qualidade, posso fazer Mestrado em Administração?
    Os dois cursos são voltados a área de negócios, minha dúvida é se logo após a formação de um curso tecnólogo, posso em seguida já fazer o Mestrado?

  167. Fabio Eduardo 01.08.14 at 14:44 - Reply

    Boa tarde!

    Sou formado em Reações Internacionais e no meu curso havia as matéria de História e Inglês e gostaria de dar aula em escola pública através de concurso.

    É possível ou tenho que fazer alguma pós em Pedagogia?

  168. Jose Ribeiro Neto 03.08.14 at 00:26 - Reply

    Sou bacharel em teologia licenciado em historia e uma graduacao de lingua inglesa pela wizard .Se eu fizer uma pos em lingua inglesa pos prestar concurso para lecionar no ensino medio e fundamental. Me responda por favor!

  169. Monique 05.08.14 at 21:38 - Reply

    Ola, Sou Bacharel em Direito , trabalho a 5 anos na area de design de interiores comprovados em carteira,e fiz 6 meses de curso tecnico em design de interiores, possuo inclusive o registro profissional da ABD, posso fazer pos graduação em Design de Interiores?

  170. Ana Paula 05.08.14 at 21:52 - Reply

    Eu curso Pedagogia, mas pretendo um dia dar aulas no ensino superior . Qual pós graduação ou especialização devo fazer?

  171. Lauro 06.08.14 at 16:57 - Reply

    Sou bacharel e Mestre em Ciência da Computação. Atualmente faço doutorado também em Ciência da Computação. Futuramente, tenho vontade fazer uma pós-graduação em filosofia, na área de metafísica, ou em Ciências da Religião. Alguém saberia me dizer se, para fazer uma pós-graduação em uma dessas duas áreas, preciso ser graduado antes?

    Qualquer resposta seria bem-vinda.

  172. simone 11.08.14 at 14:00 - Reply

    Olá sou bacharel em nutrição…tenho dúvidas em qual pós-graduação seria bom para evitar transtorno!!!! alguém pode de ajudar? metodologia do ensino superior seria ideal? ou ciências sociais….talvez psicologia?

  173. simone 11.08.14 at 14:08 - Reply

    Olá sou bacharel em nutrição…tenho dúvidas em qual pós-graduação poderia fazer!!!! não quero transtorno!! alguém pode me ajudar? tenho esses em mente metodologia do ensino superior e psicologia ou ciências sociais.

  174. João 16.08.14 at 11:59 - Reply

    Olá pessoal! Uma dúvida, sou formado em marketing, fiz o curso por gostar da área de comunicação, más meu grande sonho e educação física, se eu fizer uma pós graduação em ed. física posso dar aulas ou trabalhar ná área?

  175. Mariana 19.08.14 at 02:18 - Reply

    Tenho uma dúvida. Faço licenciatura em ciências biológicas,qual pós devo fazer para dar aula de Ensino religioso em escolas públicas (pós em Ensino religioso, ciência da religião… ou nenhuma, isso é possíve ou nãol)?

  176. luana vanessa 25.08.14 at 12:14 - Reply

    Olá, tire minha duvida por favor, estou cursando Tecnologia de Alimentos, pretendo fazer minha Pós Graduaçao em Nutricao, caso eu realmente faça a Pós em Nutricao poderei atuar como nutricionista?

  177. ana 25.08.14 at 12:59 - Reply

    Sou dentista e gostaria de fazer mestrado em filosofia. Posso dar aula de filosofia em universidade e/ou escolas? Caso contrario, existe uma graducao mais curta para quem já tem o 3. grau completo em outra area? E existe formas alternativas de ingresso na faculdade sem ter que fazer enem?

  178. Eva 27.08.14 at 23:14 - Reply

    Boa noite tenho uma grande duvida sou bacharel em Direito, e gostaria de fazer pós em psicologia isso é possível? Tenho um objetivo de ser consultora matrimonial posso fazer a pós e ter meu escritório? Agradeço a atenção

  179. conceicao 29.08.14 at 19:25 - Reply

    Quem tem graduacao em processos gerencias qual e melhor pos para arranjar emprego rapido…obrigada

  180. Vanderlúcio V. Andrade 03.09.14 at 15:36 - Reply

    Olá?! Gostaria de saber quais as instituições oferecem o doutorado em sociologia e também ciências políticas. Desejo saber também se as mesmas permitem a defesa de tese de doutorado sem ter cursado o mestrado. Serei grato a quem puder me responder…

  181. nathalia 04.09.14 at 11:36 - Reply

    Boa tarde…

    Estou terminando o tecnólogo em RH, e estou me apaixonando por nutrição…
    Posso fazer uma pós em nutrição, é o mercado de trabalho como seria no meu caso???

    Tenho muitas duvidas sobre isso…
    Desde já obriga,
    NATHÁLIA BARBOSA

  182. Dan Medeiros 04.09.14 at 14:57 - Reply

    A pós graduação em Segurança do Trabalho, são de 320 horas, gostaria de saber, por quê o Tecnólogo em Segurança do Trabalho é discriminado, pois o mesmo estudou 3.717 horas, o que o engenheiro pós graduado em Segurança do Trabalho, sabe mais que o Tecnólogo?, respeito a graduação do mesmo, mas a pós é opcional.

    • gustavo 28.01.15 at 10:56 - Reply

      Oq sabemos mais q vc , tudo somos engenheiros . leia a lei , o tecnologo nao pode fazer nada , ate o tecnico pode mais .

      • Alr 22.07.15 at 23:07 - Reply

        Ao menos na teoria.

    • engenheiro 28.01.15 at 12:04 - Reply

      E de impressionar oq fala uma pessoa sem cultura , perguntar oq um engenheiro q estuda 5 anos “cálculo , programação, resistencia de materiais , sabe mais q um tecnologo em segurança do trabalho , chega a ser piada , veja o meu caso : sou engenheiro de produção , pos graduado em engenharia de segurança do trabalho, pos em gestão de pessoas , mestrando em engenharia de petróleo,falo inglês fluente , acho q tenho mais bagagem q um tecnolo, ou vc acha q não…

  183. carolina 04.09.14 at 17:46 - Reply

    boa noite sou graduada em serviço social mas quero lecionar como prof de historia.
    surge a duvida,eu posso fazer uma pos graduação em historia ou sou obrigada a fazer outra graduação em historia?

  184. Isabella 05.09.14 at 08:45 - Reply

    Olá, estou fazendo licenciatura em Biologia… quero trabalhar como paisagista! Como preceder?
    Não acho no RJ pós em paisagismo, apenas cursos livres!

  185. lana 05.09.14 at 19:11 - Reply

    sou graduada em turismo estou querendo fazer uma pós em pericia ambiental sera que vai ser valido para mim?

  186. Letícia 08.09.14 at 18:38 - Reply

    Sou geógrafa. Se eu fizer mestrado em engenharia ambiental poderei assinar como engenheira?

  187. Daniele 08.09.14 at 21:36 - Reply

    Sou formada em nutrição (me formei em 2006) nunca atuei na área, dia 15 começo técnico em Logística no Senac pelo sisutec, quero fazer pós em logística, já posso dar inicio a minha pós ou ainda é preferível que eu faça uma graduação na área?

  188. mestrados 09.09.14 at 10:55 - Reply

    obrigado por esta publicação!!

  189. Mailanne 17.09.14 at 14:48 - Reply

    Sou formada em Licenciatura em Geografia. Posso fazer uma pós em Psicopedagogia e atuar como tal?

  190. Guilherme 17.09.14 at 15:09 - Reply

    Boa tarde, sou graduado em Turismo e Hotelaria e gostaria de fazer uma pós graduação em educação física e gostaria de saber se é possível eu apos a pós posso atuar no ramo ???
    Obrigado desde já

  191. ANTONIO OLIVEIRA 18.09.14 at 15:20 - Reply

    Sou estudante de Pedagogia, mas queria lecionar no ensino fundamental maior e ensino médio. Então é, eu posso fazer alguma especialização que possibilite eu lecionar nesses níveis de ensino?

  192. Lia 25.09.14 at 16:18 - Reply

    Gostaria de saber se uma especialização (pós-graduação) é aproveitada para quem tem curso técnico, ou é apenas para quem tem graduação?

  193. LEILA 25.09.14 at 21:13 - Reply

    FIZ GESTÃO EM RH. GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO EM HISTORIA E SE ISSO ME DA O DIREITO DE LICENCIAR. OBRIGADO

  194. Mauro Marcio Silva 26.09.14 at 14:34 - Reply

    Por favor quem tem uma Licenciatura curta de Ciências, se fizer uma pós graduação em biologia ou ciências biológicas pode lecionar
    em que nível.

  195. Amanda 29.09.14 at 00:10 - Reply

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de resposta. Estou no 1° semestre da graduação de Pedagogia e faço também técnico em nutrição, são duas áreas que gosto e estou conciliando os dois, mas pretendo seguir com a profissão de pedagogia na educação infantil. Acredito que quando eu me formar em pedagogia e for lecionar, com as minhas aulas vou transmitir meus conhecimentos para os meus alunos sobre alimentação saudável, mas não somente isso. E o que mais os conhecimentos de nutrição podem contribuir e auxiliar para minha formação em pedagogia? E qual pós graduação eu poderia fazer?

  196. Adriana 29.09.14 at 19:35 - Reply

    Sou formada em licenciatura em física e trabalho como consultora de serviços financeiros (sim! eu nunca fiz uma faculdade de econômia e cai de paraquedas nessa profissão). Há tempos venho pensando na possibilidade de trabalhar com produtos: inteligencia de mercado, vendas, marketing, entre outros. Gostaria de saber se nesse caso, uma pós graduação em marketing me ajudaria mais do que uma graduação em marketing.

  197. Eliane de Souza Oliveira Barros 30.09.14 at 11:51 - Reply

    Me formei em Tecnólogo Ambiental. Nunca exerci. E descobri anos mais tarde que amo trabalhar com crianças. Quero fazer Pedagogia não para dar aulas, mas para trabalhar em abrigos e acompanhá-las de perto. Posso eliminar alguma matéria do curso anterior? Como saber?

  198. Fabio Barbosa 30.09.14 at 23:53 - Reply

    Sou formado em Administração de Empresas, Técnico em manutenção de computadores e redes, Faço especialização em MSCE Microsoft e Graduação em Redes , atuo na empresaa 10 anos e atualmente como supervisor de T.I, a minha dúvida e se continuo a graduação de redes ou se faço uma pós-graduação em Projetos ou MBA em segurança da informação.

    Preciso de um Help!!!!!

  199. Gregory 04.10.14 at 22:43 - Reply

    Eu posso entrar com ação na justiça pra conseguir se inscrever no concurso da área da pós, sendo a graduação depois a pós numa área diferente.

  200. Elaine Ramos 12.10.14 at 21:46 - Reply

    Olá, estou no terceiro período de engenharia civil, mas estou na dúvida se continuo ou vou para produção, alguém poderia me ajudar? Tenho até o outro período para trocar. Desde já agradeço.

  201. Elaine 13.10.14 at 20:22 - Reply

    Olá tenho uma dúvida tó fazendo graduação de nutrição quando terminar o curso pretendendo fazer Fisioterapia pode?

  202. LIA 16.10.14 at 16:40 - Reply

    sou formada em adm,posso fazer uma pessoas na área de rh ,gestão de pessoas e serviço social?Poderia me orientar referente especificando a minha formação as áreas mencionadas?

  203. Ke 29.10.14 at 18:40 - Reply

    Faço faculdade de logística,posso fazer uma pós de pedagogia? e estarei apta a dar aula? só com a pós?

    • Jessica 01.11.14 at 12:34 - Reply

      Não, terá que fazer uma licenciatura

  204. Wellisson 31.10.14 at 23:14 - Reply

    Boa noite a todos!

    Estou cursando licenciatura em Ciências biológicas. Gostaria de ser informado, se ao terminar o curso, além de poder dar aula ao ensino fundamental e ensino médio, se eu fizer um pós por exemplo em Bioquímica, poderei atuar também como o tal?

  205. Karine 03.11.14 at 13:24 - Reply

    Oi!
    Eu sou pedagoga e se eu fizer uma pós na área de história eu vou poder dar aula?

  206. Wagner 11.11.14 at 09:55 - Reply

    Alguém pode me ajudar? Sou bacharel com licenciatura plena em filosofia. Pretendo fazer mestrado em desenvolvimento social. Mas penso ser rejeitado em algum concurso. No meu caso há impedimentos legais quanto a equivalência?

  207. Fabriciana 19.11.14 at 16:33 - Reply

    Olá!
    Estou cursando licenciatura em educação fisica e gostaria de saber se tem alguma pós na minha área que posso fazer antes de concluir a graduação, ainda tenho 1 semestre mais gostaria de começar a pós agora já que a pôs é em torno de 18 meses, assim terminaria a graduação e pouco tempo depois a pós.

  208. Fabriciana 19.11.14 at 16:36 - Reply

    Olá!
    Estou cursando licenciatura em educação fisica e gostaria de saber se tem alguma pós na minha área que posso fazer antes de concluir a graduação, ainda tenho 1 semestre mais gostaria de começar a pós agora já que a pôs é em torno de 18 meses, assim terminaria a graduação e pouco tempo depois a pós!

  209. Reginaldo 20.11.14 at 09:44 - Reply

    Eu sou formado em matemática,se eu fizer uma pós graduação em automação e controle processos industriais.eu posso lecionar em cursinhos,universidades e curso técnico.com a matéria especifica da pós?
    porque não tenho interesse em ensinar matemática e sim matérias na área de elétrica e automação.

  210. Sol 21.11.14 at 00:24 - Reply

    Eu tenho uma dúvida! Até pouco tempo atrás para ser arqueólogo no Brasil, era preciso ter uma graduação em história ou geografia e depois fazer a pós-graduação em arqueologia. Porém, nos últimos tempos começaram a surgir graduações em arqueologia. E agora como fica?

    • Dejair 03.01.16 at 01:38 - Reply

      Uma profissão só começa a ser privativa de uma categoria quando ela é regulamentada por lei. A profissão de arqueólogo ainda não é regulamentada, nesse caso continua a mesma coisa, entretanto, se ela for regulamentada será privativa dos formados em curso de Arqueologia, mas sempre que uma lei é aprovada geralmente uma das possibilidades que ela abre pra atuar na área até a data da homologação é a experiência no ramo, geralmente de 3 anos. Pesquise sobre o projeto de lei 1119/2015, esse projeto regulamenta a profissão e dita as regras a quem atua na área.

  211. Dominik 04.12.14 at 09:52 - Reply

    Estou me graduando em Logística pela Anhanguera posso dar sequencia em MBA eliminando matérias parecidas ou iguais em geral as MBAS são pagas!

  212. Caroline 04.12.14 at 20:11 - Reply

    Alguém com conhecimento pode me ajudar? Sou formada em Serviço Social e tenho interesse em lecionar na Eucação Infantil. Prestei vestibular para pedagoria e fui aprovada, mas antes de fazer a matrícula veio a dúvida. Se eu fizer pós graduação em Docência, Ensino Infantil, passo a ser habilitada para lecionar? Estou pesquisando muito e encontrei isso no site do MEC: “Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).”. Daí ficou a dúvida, se a pós nao servir, qual é o curso de complementação pedagógica que preciso fazer? Aguardo retorno.

  213. Tatiana 06.12.14 at 18:51 - Reply

    Boa noite. Sou graduada e Odontologia e atualmente curso mestrado em Biologia Celular. Tive uma orientação deficiente e isso tem me motivado a mudar de orientador e de universidade. Entretanto, o novo orientador que escolhi está inserido na Faculdade de Farmácia. Sua linha de pesquisa é relacionada a que desenvolvo, mas o que me preocupa é a limitação de atuação profissional que essa escolha poderia me trazer. Seria melhor continuar com o orientador relapso e ter maior leque de atuação profissional ou mudar para um orientador mais presente, porém restringindo minha futura atuação profissional? Agradeço a todas opiniões que quiserem compartilhar comigo. Abraço!

  214. Nilda 08.12.14 at 13:07 - Reply

    Sou formada em Serviço Social, gostaria de fazer pós em Psicopedagogia, poderei atuar na área? ou é restrito somente a graduados em Pedagogia e Psicologia?

    desde já agradeço…

  215. Homero Mckinley 13.12.14 at 20:21 - Reply

    Prezado amigo, solicito um conselho: sou formado em engenharia mecânica mas nunca exerci a mesma fui incluído na aérea de TI a 28anos, no momento curso uma Pós em Governança de TI e pretendo fazer mestrado em seguida. Eu lhe pergunto: seria interessante eu fazer licenciatura em computação para firmar a base ou seguiria logo para o mestrado. Pretendo atuar na área de Consultoria, Auditoria e lecionar quem sabe, para faculdades na área de TI, o que me aconselharia ? Att.

  216. Kamila 17.12.14 at 15:03 - Reply

    Sou graduada em Direito e gostaria de fazer pós em música.Sendo assim posso dar aulas de música ?

  217. Marcell de Oliveira 23.12.14 at 05:10 - Reply

    Sou graduado em Tecnologia em Redes de Computadores, mas gosto muito de estudar história. E, recentemente, surgiu uma pós-graduação de História do Brasil aqui na minha cidade. Será que posso?

  218. Vanessa 27.12.14 at 10:19 - Reply

    Boa tarde!

    É possível uma pessoa com graduação em Direito, se intitular terapeuta de casal e família após fazer curso de especialização em terapia cognitiva-comportamental?
    Ficarei muito grata se me responderem!

  219. Jaciene 03.01.15 at 16:32 - Reply

    Boa noite,

    Sou Bacharel em Administração e quero fazer licenciatura em História. Além de lecionar em quais outras áreas eu posso atuar?
    Gostaria muito de uma resposta. Obrigada

  220. Duda 13.01.15 at 12:14 - Reply

    Se eu for formada em engenharia civil,posso fazer uma pos graduacao em arquitetura,e trabalhar no desenho e nos calculos do projeto?

  221. jair junior 14.01.15 at 14:59 - Reply

    estou cursando engenharia civil,

    depois de formado preciso fazer uma pós-graduação na área de educação para poder dar aula a nível de ensino médio ou técnico ????
    se eu preciso qual pós-graduação é mais indicada ???

  222. Marcelo 19.01.15 at 19:43 - Reply

    Fiz curso d engenharia da computaçao, mas nao eistem vagas, porem gostaria de atuar com sistemas de potencia e geraçao de energia se fizer uma pos nesta area, sendo engenheiro da computaçao posso atuar na area e assinar projetos da area de eletrica em potencia?

  223. Jéssyca Caroline Sampaio Silva 22.01.15 at 10:29 - Reply

    Quero fazer tecnologia em Gestão da Produção Industrial,posso fazer pós em Superior tecnológico em Gestão da Produção Industrial ou pós em Superior tecnológico em Engenharia da Produção?

  224. Alessandro Almeida Oliveira 22.01.15 at 19:38 - Reply

    Sol Bacharel em Gestão Ambiental quero fazer uma pós graduação em Química ou física e se posso lecionar? Ou em quais áreas posso atua!!Obrigado.

  225. Tatiana 27.01.15 at 17:12 - Reply

    Faço curso superior Tecnológico em Design de interiores, qual seria a pós-graduação mais indicada?

  226. Cida 28.01.15 at 15:20 - Reply

    Sou licenciada em geografia, estou fazendo pós em engenharia ambiental, a geografia e a engenharia ambiental são áreas afins…ou eu deveria fazer alguma pós que tenha o enunciado do tipo: educação ambiental….

    • Dejair 30.12.15 at 01:14 - Reply

      Geografia e Engenharia Ambiental são áreas afins mas com naturezas diferentes, nesse caso se você fosse Geógrafa (Bacharel) essa pós seria muito boa, visto que a Petrobrás no último concurso abriu vaga pra Engenheiro de Meio Ambiente aos graduados em Engenharia Ambiental ou qualquer área que comprovasse as atribuições de Engenheiro Ambiental, os Biólogos conseguiram e os Geógrafos por fazerem parte do CREA também conseguiria pelo principio de Isonomia, entretanto você é licenciada, nesse caso a sua pós não adiciona muita coisa a não ser a nível de conhecimento, educação ambiental seria mais afim no caso da sua licenciatura. Espero ter ajudado.

  227. Alex 30.01.15 at 08:52 - Reply

    Olá, sou formado em Engenharia Ambiental, seria possivel fazer uma pós Graduação em Agronomia? Já que os conselhos do Eng. Ambiental e do Agrônomo são os mesmo (CREA)

  228. Maurício nobre 03.02.15 at 19:59 - Reply

    Sou formado em gestão ambiental e estou fazendo especialização em engenharia de segurança do trabalho e posso registrar a minha especialização no mesmo órgão de classe da minha graduação e por isso posso exercer a profissão de engenheiro de segurança do trabalho sem problema ?!

    • gustavo 06.02.15 at 19:47 - Reply

      Vo tentar te tirar essa duvida , para ser eng. De segurança do trabalho , tem q ser :engenheiro de todas as especialidades, inclusive agrônomos e arquitetos e só,o resto dos graduados de outras áreas de formação nao poderão atuar como engenheiro de segurança do trabalho Nunca.

    • gustavo 07.02.15 at 13:47 - Reply

      Vo tentar te tirar essa duvida , para ser eng. De segurança do trabalho , tem q ser :engenheiro de todas as especialidades, inclusive agrônomos e arquitetos e só,o resto dos graduados de outras áreas de formação nao poderão atuar como engenheiro de segurança do trabalho .!!!

  229. Patrícia 04.02.15 at 17:40 - Reply

    Olá, sou formada em Física Bacharel, seria viável fazer uma pós graduação em especialização em didática do ensino superior, para poder lecionar( escolas publicas e privadas), ou tenho que cursar licenciatura do curso de Física.

    • Rose 10.02.15 at 23:15 - Reply

      Vc terá que cursar uma licenciatura em física, terá direito de eliminar algumas disciplinas e pode terminar um curso em 1 ano ou 1 ano e meio.

    • wander luiz dos santos 12.02.15 at 15:50 - Reply

      Como BACHAREL EM FÍSICA você ATRIBUIR aulas no ENSINO MÉDIO, o problema é que BACHARÉIS são os últimos em atribuir e acabam ficando só com as vagas que sobram, ou as vagas de Substitutos.
      Lembrando que a ATRIBUIÇÃO PROVISÓRIA, aquele concurso que dura 1 ano de contrato, sim ela permite que BACHARÉIS atribuam aulas no ENSINO MÉDIO, porém o fato é que você sempre ficará por último nas atribuições.
      Já os concursos públicos, aqueles onde você disputa cargos permanentes para ser PROFESSOR EFETIVO, limitam a concorrência aos LICENCIADOS, com a seguinte ressalva. Se o seu curso de BACHARELO tiver uma CARGA HORÁRIA DE FÍSICA EQUIVALENTE as LICENCIATURAS, eles podem deferir seu pedido para participar.
      Em seu caso, por querer LECIONAR no ENSINO MÉDIO pode cursar FÍSICA – LICENCIATURA, ou MATEMÁTICA LICENCIATURA, ou ainda PEDAGOGIA para BACHARÉIS que pode durar menos tempo, em média 1 há 2 anos.
      Caso você faça a PEDAGOGIA para BACHARÉIS, poderá concorrer vagas no Ensino Fundamental também.
      Lembrando que somente a PEDAGOGIA – LICENCIATURA PLENA habilita para SÉRIES INICIAIS, atualmente o curso é ofertado em 3 há 4 anos.
      Porém, um FÍSICO que fez PEDAGOGIA para BACHAREL pode concorrer vagas de DIRETOR de escola, COORDENADOR, ORIENTADOR VOCACIONAL e afins.E CASO QUEIRA, pode montar escola, pode ser coordenador de curso e tudo mais.

  230. Deborah 06.02.15 at 21:51 - Reply

    Sou formada em Engenharia Elétrica e estou cursando a pós em Engenharia de Segurança do Trabalho posso ser contratada como Engenheira de Segurança do Trabalho para trabalhar em uma empresa mesmo ainda não ter concluído o curso.

  231. Ronaldo 09.02.15 at 06:12 - Reply

    Sou engenheiro de automação e controle, com pós em segurança do trabalho. Tem alguma pós que me habilite pra engenharia civil?

  232. Daiane 09.02.15 at 11:12 - Reply

    Olá. Preciso de ajuda para uma dúvida. Me formei em História (licenciatura) em 2011, fiz uma pós graduação lato sensu em Artes na Educação no ano de 2012. E iniciei paralelo a minha primeira graduação uma segunda licenciatura em Pedagogia, q conclui em 2013. Minha pós tem validade por que foi realizada após o termino de minha primeira faculdade. o que ocorreu foi o seguinte, passei em um concurso publico para professora de artes (o edital habilitava quem tivesse graduação de pedagogia somada a pós graduação lato senso na área de artes), eu possuo o que foi pedido para poder assumir, porém minha pós foi realizada antes da segunda graduação, isso implicaria em algo? Sendo que no edital nada é citado a esse respeito no que diz respeito a datas ou ordem das formações exigidas. Aguardo Resposta. muito obrigada desde ja…

  233. Juliana 10.02.15 at 16:23 - Reply

    Olá, sou recém graduada em Psicologia, mas, tenho interesse na atuação em Relações Públicas e Marketing, deveria ingressar em outra faculdade, ou uma pós nas áreas citadas teria relação com a minha graduação?
    Desde já agradeço.

  234. Sy 11.02.15 at 19:29 - Reply

    Sou formada em ADM se me registrar no CRA posso assinar como Responsável Técnica em uma empresa da área da saúde? Estou iniciando no MBA em gestão hospitalar para me aperfeiçoar.

  235. claudia 12.02.15 at 09:15 - Reply

    oi sou formada em matematica fiz licenciatura e pensei em fazer pos em quimica de 360 hrs para poder lecionar sera que consigo dar aulas so com a pos

  236. Bárbara 13.02.15 at 12:58 - Reply

    Sou graduada em Administração de Empresas mas sempre fui apaixonada por crianças e gostaria de ter feito Pedagogia. Não estou feliz na minha área, tem algum curso que eu possa fazer onde me capacite trabalhar em escolas?

  237. Vagner 13.02.15 at 22:02 - Reply

    Oii, pretendo fazer fisioterapia e me especializar em bioquímica e abrir um laboratório de exames patológicos, será que pode?

  238. Camila 17.02.15 at 18:42 - Reply

    Olá ! Sou formada em Pedagogia e estou começando uma pós graduação em Educação Física Escolar, posso pegar aulas de educação física? Ou precisaria ser graduada em educação física?

  239. Geovanne 19.02.15 at 21:26 - Reply

    Ciências Humanas
    Curso de Licenciatura com duração de 4 anos, com habilitação em Sociologia. Durante os três primeiros anos, o aluno deverá cursar disciplinas da Geografia, Filosofia, Fundamentos da Educação, História e Sociologia. O último ano, irá privilegiar a formação em Sociologia. Esse curso é da UFMA aqui da minha cidade,minha pergunta é: Se eu fizer esse curso posso fazer uma Pós-Graduação em História ou Geografia e lecionar essas matérias citadas,já que na grade do curso elas serão estudadas?

    • andriele 30.04.15 at 05:31 - Reply

      Não, pois sua habilitação é em Sociologia (agora para lecionar no ensino superior são outros 500) .
      Curso ciências sociais licenciatura, logo só posso lecionar Ciências Sociais

  240. Paulo Jose Lima 21.02.15 at 15:41 - Reply

    BOA TARDE! SOU TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ESTOU FAZENDO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, EU POSSO FAZER UMA PÓS- GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO?
    FICO NO AGUARDO!
    ATT:. PAULO JOSE LIMA – TST

    • andriele 30.04.15 at 05:32 - Reply

      pode fazer na área que quiser (especialização)

  241. Patrícia 24.02.15 at 19:29 - Reply

    Faço Superior de RH, mais gostaria de fazer pós de Psicologia Organizacional será que pode?

  242. marcos 03.03.15 at 08:52 - Reply

    muito esclarecedor , lembrando que a dúvida de um pode ser a resposta de outro , e como foi a palavra chave da maioria dos comentários é preciso deixar uma ressalva : só pode exercer a profissão de ENGENHEIRO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUEM FOR GRADUADO EM QUALQUER UMA DAS ENGENHARIAS OU ARQUITETO .

  243. Patrícia 03.03.15 at 19:23 - Reply

    Faço o Curso de Gestão de Recursos humanos, gostaria de saber se posso fazer especialização em Psicologia Organizacional?

  244. Elias Alvarenga 04.03.15 at 08:35 - Reply

    Olá Adorei o blog !

    Eu estou me formando em administração, seria uma excelente escolha fazer pós graduação em Engenharia de Produção?

  245. Laylla 06.03.15 at 11:38 - Reply

    Olá. tudo bom? Sou Graduada em Administração há dois anos, tenho o meu próprio negocio, mas sinto que estou parada no tempo e gostaria de me especializar. Estou pensando em fazer uma pós na área de Docência do Ensino Superior, só que tenho algumas duvidas como por exemplo: Posso lecionar todas as matérias do Curso? Posso estar dando aula para ensino fundamental? Consigo ingressar em uma faculdade só com essa pós ou preciso estar fazendo uma outra especialização? Obrigado e Aguardo o retorno.

    • andriele 30.04.15 at 05:34 - Reply

      Pode sim lecionar no ensino superior em instituições privadas, que não prezam muito pela titulação do prof 🙂

  246. Yaline 11.03.15 at 09:22 - Reply

    bom dia, Sou formada em Turismo e gostaria de fazer pos graduação em Avaliação e Intervenção Em Fisioterapia Neurofuncional? Obrigada

  247. Rodrigo 16.03.15 at 05:31 - Reply

    Sou formado em Jornalismo, posso fazer uma PÓS em Ciência Política?

    • andriele 30.04.15 at 05:35 - Reply

      Claro que sim, mas você continuará sendo um jornalista.

  248. Willyngton Assis 17.03.15 at 00:41 - Reply

    Ola! se eu fizer um curso de direito posso atuar em qualquer area? por exemplo ,entrar pra policia federal? ou eu tenho que informar na faculdade a area que eu quero? eu penso que o curso de direito é so 1, e nao preciso informar a faculdade qual area vou atuar! espero resposta. muita duvidas.:/

    • andriele 30.04.15 at 05:37 - Reply

      Se o concurso não tiver titulação expressa, sim. Você não vai querer concorrer a uma vaga de administrador sendo formado em direito, né?
      Mas primeiro conclua a graduação e depois rale muito para passar em um concurso federal.

  249. Carla 21.03.15 at 07:50 - Reply

    Oiiii, sou licenciada em biologia marinha e agora estou pensando em fazer um mestrado em gestão ou contabilidade. Será que posso? Me ajudem por favor!

  250. Aline 26.03.15 at 08:19 - Reply

    Bom dia! Adorei o blog e especificamente o tema abordado! Parabéns!
    Sou formada em Gestão de Recursos Humanos e gostaria muito de começar a lecionar nesta área, gostaria de saber se posso fazer uma Pós em gestão de pessoas ou outra área, ou se necessariamente precisarei fazer licenciatura por ser um curso tecnólogo. Poderia me esclarecer?

    Desde já, obrigada e ficarei no aguardo

    • andriele 30.04.15 at 05:39 - Reply

      Para lecionar em escolar vc tem que ter uma licenciatura, independente da pós…
      Para o ensino superior não é necessário licenciatura, mas para entrar em uma IF vc precisa de titulação, mestrado, doutorado…

  251. André 27.03.15 at 20:58 - Reply

    Se eu me formar em direito,posso fazer pós em medicina?

    • andriele 30.04.15 at 05:41 - Reply

      Pode tudo, mas vc será sempre um advogado ou bacharel em direito.
      Ps.: tente algo como psicologia forense (coisa mais proxima entre direito e “saúde”)

  252. GUS 28.03.15 at 06:43 - Reply

    eu sou formado em adm de empresas já, e gostaria de entrar em uma universidade de direito, mas já me formei desde 2002, gostaria se saber se algumas matérias que tive na minha universidade de adm de empresas pose ser aproveitada, ou o tempo de formado já está muio longo.

    as matérias que tive e que também tem em direito foram as seguintes

    FILOSOFIA
    SOCIOLOGIA
    DIREITO CIVIL
    DIREITO CONSTIUCIONAL
    DIREITO DO TRABALHO
    DIREITO TIBUTÁRIO

    • andriele 30.04.15 at 05:43 - Reply

      Depende… talvez sociologia e filosofia, as outras depende muito, mas é quase certo que não e além do mais,estas disciplinas são base para outras, aconselho a cursar todas jurídicas.

  253. GUS 28.03.15 at 06:45 - Reply

    esqueci9 de acresenctar INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

  254. jamyne vanderlei lima da silva 28.03.15 at 17:36 - Reply

    sou graduada em serviço social mas depois que comecei a dar aulas a educaçao infantil descobrie que e a minha area posso ensinar tipo fazer docencia para educaçao infantil

  255. Eliane 31.03.15 at 11:48 - Reply

    Olá! Faço Pedagogia, mas não tenho intenção de lecionar para educação infantil, gostaria de lecionar a disciplina de Biologia, minha dúvida é, faço uma pós graduação em Biologia ou uma segunda licenciatura?

    • andriele 30.04.15 at 05:46 - Reply

      JÁ pede reingresso logo para biologia licenciatura, aproveitado as disciplinas da pedagogia. Só pode lecionar ser for licenciada em biologia.
      Mas nada impede que vc faça as duas graduações.

  256. Lucy Ribeiro 31.03.15 at 13:17 - Reply

    Boa tarde, estou iniciando o curso Superior Tecnólogo em Segurança do Trabalho , qual curso posso fazer uma pós aproveitando o conteúdo do que estou cursando?

    • Paulo 27.05.15 at 10:27 - Reply

      SGI – Sistemas de Gestão Integrados, é a melhor forma de aumentar sua empregabilidade já que o Tecnólogo em Segurança não faz parte do SESMT da empresa

  257. CAITANO 13.04.15 at 09:57 - Reply

    Olá, eu já tenho graduação em matemática e pretendo fazer graduação em física, porém eu queria saber se posso fazer mestrado em matemática fazendo graduação em física!?

    • joao 06.05.15 at 20:36 - Reply

      Claro que pode, eu faço isso (em universidade federal)!! Na verdade, o único possível impedimento é o tempo disponível.

  258. karolainy 16.04.15 at 16:45 - Reply

    olá, esse ano termino minha faculdade de direito mas quero trabalhar na área administrativa. Posso fazer uma pós graduação? Qual seria?

  259. Admr 19.04.15 at 01:58 - Reply

    Olá, Estou me cursando engenharia de pesca e gostaria de saber se posso me especializar em algum desses cursos, Engenharia de Petróleo, Engenharia naval,Engenharia Industrial, Engenharia Econômica, Engenharia de energia e sustentabilidade, engenharia de agrimensura e cartográfica,engenharia biomédica, engenharia civil ou engenharia de materiais?

    • joao 06.05.15 at 20:33 - Reply

      Prezado, note que essa pergunta já foi respondida no texto.Você pode se especializar desde que respeite as regras do programa que pretende ingressar. Além disso, você precisa saber qual o objetivo de querer ser especialista em uma dessas áreas que citou, pois na maioria dos casos não ganhará a habilitação de outros engenheiros.

  260. Maria Costa 21.04.15 at 20:18 - Reply

    Boa noite, sou graduada em Turismo posso faze a Pós em Gestão de empresas e negocios.

  261. Maria Costa 21.04.15 at 20:19 - Reply

    Boa noite,

    Sou graduada em Turismo, trabalho na área financeira devo fazer a Pós em Gestão de empresas e negócios?

  262. AC 05.05.15 at 00:25 - Reply

    Por gentileza,

    Me graduei em Direito e pretendo fazer Mestrado em Políticas Públicas. Minha DÚVIDA é: esse mestrado contará como título em concursos da área jurídica, como tribunais e etc?

    Grata, desde já.

    • Thiago Alves 15.05.15 at 09:19 - Reply

      Bom dia,
      Já prestei alguns concursos, e sei o seguinte. Sim, contará como título, mas, há um nível de pontuação entre títulos sobre a função prescrita no concurso ou não.

  263. Adriano 06.05.15 at 21:07 - Reply

    Olá sou tecnólogo em construção civil posso fazer pós em engenharia de segurança do trabalho?

    • Paulo 27.05.15 at 10:15 - Reply

      Não, somente Engenheiros e Arquitetos, conforme resolução do Confea

  264. Ana Paula 07.05.15 at 22:59 - Reply

    Oi! Sou formada em Licenciatura Química e fiz pós em ensino de Ciências e Biologia, posso atuar como professora de Ciências???
    Já dou aulas particulares de Ciências. Se eu fizer um concurso para professor de Ciências e passar, tem como eu conseguir a vaga???

    Att,

    Ana

  265. Evane Barros 08.05.15 at 16:07 - Reply

    Olá,boa tarde !
    Sou graduada ( curso técnico em secretaria escolar ) ,gostaria de saber qual área posso fazer uma pós .

    • Thiago Alves 15.05.15 at 09:23 - Reply

      Bom dia Evane,

      Se for tecnólogo, sim. Técnico, não.

  266. Aurora 08.05.15 at 19:57 - Reply

    Olá, tenho diploma C2 de espanhol (nível superior) do Instituto Cervantes, eu conseguiria me formar em Letras apenas fazendo as matérias de licenciatura? pós graduação posso fazer?

  267. Bruno 12.05.15 at 09:08 - Reply

    Sou formado em Engenharia Civil, posso exercer ou trabalhar na área de TI ou Engenharia em software? è preciso ter um diploma de pós graduação na área pretendida para trabalhar em TI?

  268. Bruna 12.05.15 at 22:14 - Reply

    ola…estou cursando bacharelado em teologia, e gostaria de atuar em instituições como (postos de saúde) fazendo um trabalho de terapia ou ajuda psicológica a pessoas
    , será que posso me especializar nesse tipo de atendimento? e que graduação posso fazer ? obrigada.

  269. Jéssica 19.05.15 at 15:37 - Reply

    Boa tarde!

    Sou graduada em Geografia Bacharelado, sou credenciada junto ao CREA, gostaria
    de saber se posso cursar uma pós em Engenharia de Segurança do Trabalho e atuar tal.

    Obrigada!

    • Dejair 30.12.15 at 00:53 - Reply

      Não, entretanto, por medidas judiciais alguns geógrafos conseguiram anotar em sua carteira o título de Engenharia de Segurança do Trabalho. Segundo os processos os magistrados consideraram o artigo 35 do decreto 23.569/33 onde antigamente o título de Engenheiro geógrafo e geógrafo era a mesma coisa, com advento da Lei 6664/79 os geógrafos começaram a serem registrado somente por esse normativo, portanto, até poderá ter o título e atuar mas vai ter muita dor de cabeça com o CREA, até porque a câmara responsável pra dar parecer em casos de geógrafos são coordenadas por engenheiros civis ou agrimensores devido a falta de defesa dos próprios geógrafos, a graduação em arquitetura ou qualquer engenharia é o caminho sem essa “dor de cabeça”. Espero ter ajudado.

  270. JESSICA 21.05.15 at 10:29 - Reply

    Bom dia. Sou graduada em Serviço Social e gostaria de fazer pós na área de RH e Gestão empresarial. Neste caso, minha intenção é ampliar minha área pois infelizmente Serviço Social pra mim o mercado não está sendo fácil. Quero área de gestão.

  271. JOSE ROBERTO 23.05.15 at 01:35 - Reply

    Sou Formado em Tecnologia em Gestão Ambiental e pretendo fazer Pos em Engenharia de Segurança do Trabalho será consigo exercer as atribuições, registro no CREA e Mte depois formadas na especialização? Aguardo.

    • Paulo 18.09.15 at 15:02 - Reply

      Não, o Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho tem como pré requisito a graduação em engenharia ou arquitetura. O que você pode fazer é engenharia ambiental, onde aproveitaria as matérias já cursadas e se qualificaria para fazer a pós em EST

  272. Tatiana 23.05.15 at 11:54 - Reply

    Ola…fiz o curso normal que me habilita lecionar, porém resolvi fazer minha graduação em direito, mas pretendo continuar trabalhando na área da educação e estou fazendo uma pós em supervisão e gestão escolar…minha dúvida é se poderei trabalhar como supervisora mesmo não sendo graduada em pedagogia
    já que posso lecionar por causa do curso normal.

    • Alr 22.07.15 at 23:12 - Reply

      Minha duvida tbm. Conseguiu obter sua resposta?

  273. Concurseira 25.05.15 at 13:31 - Reply

    Boa tarde. Sou formada em Ciências Econômicas mas não tenho nenhuma experiência como economista, atuei no Sistema financeiro, mas somente na área Comercial. Atualmente estou estudando pra concurso na área bancária, mas como ainda não tive êxito, gostaria de abrir meu leque de opções . Pensei em fazer uma outra faculdade, ou uma Pós, mas em que área poderia atuar? Gestão Ambiental, eu poderia atuar como gestor sendo economista? Não gosto de Economia e gostaria de mudar de área, é possível? Me mande por favor outras áres que eu possa atuar. Obrigada

  274. Juliana 25.05.15 at 15:03 - Reply

    Olá, estou terminando a graduação em Licenciatura em Química, estou pensando em fazer mestrado em Oceanografia Química ou Geoquímica, a pergunta é… Com o curso de Licenciatura em Química poderei fazer o Mestrado nessa área e trabalhar em Campo e fazer Pesquisa?

  275. Fernanda 25.05.15 at 15:07 - Reply

    Oi, sou graduada em Gestão de Recursos Humanos, qual a área de Especialização que posso fazer? Pensei em Fazer na área de Gestão Empresarial.

  276. bianca 26.05.15 at 15:07 - Reply

    sou graduada em letras mas nao gosto dessa area no entanto nao quero fazer outra faculdade . gostaria apenas de concluir com uma pós que me desse oportunidade de sair dessa area . alguem me da uma luz ! obrigada!

  277. Tiago Nogueira Vilela 30.05.15 at 17:09 - Reply

    Olá, sou formado em bacharelado em administração e estou fazendo uma pós graduação em administração, porém me identifiquei demais com a ciencias contabeis, e pretendo dar aula de contabilidade em universidades o que voce me aconselha a fazer.

  278. PAULO ROBERTO 01.06.15 at 08:22 - Reply

    bom dia
    tenho 40 anos de experiencia na área industrial de usinagens e 58 anos de idade.
    Tenho formação de Senai industrial , técnico em mecânica e cursoscorrelatos de usinagem cad/cam , experiencia em gestão de projetos e supervisão de produção.
    estou me formando em administração de empresas e ao mesmo tempo , ficando desempregado , pois a empresa (como a maioria da área industrial) , tem limites de idade.gostaria de uma dica sobre uma qualificação de pós graduação , que me permita atuar por mais alguns anos no mercado de trabalho.
    gostaria de ouvir a opinião de algumas pessoas sobre o caso.
    obrigado.

  279. Gabriela 01.06.15 at 18:00 - Reply

    Sou formada em licenciatura em ciências biológicas estava a fim de fazer pós em psicopedagogia institucional e clinica ou pericia e auditoria ambiental, porem estou na dúvida em qual das duas fazer . Gostaria de saber qual das duas melhor me colocaria no mercado de trabalho já que dar aula não é meu foco principal.

    Dúvidas :

    1- se eu fizer psicopedagogia eu poderia trabalhar como um ”pedagogo” na parte de orientação no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar?
    2- Se a escolha for a pós em pericia e auditoria ambiental, eu já estaria apta para escrever laudos e assinar apos a conclusão da mesma ,ou ainda assim precisaria ter a credencial do cnbio de bacharel na área de biologia ?

  280. Mailda Oliveira 04.06.15 at 06:33 - Reply

    Olá! Sou pedagoga é gostaria de saber se posso fazer especialização em assistente social ou alguma coisa parecida?

  281. antonio carlos 10.06.15 at 12:33 - Reply

    sou foramdo em ciência contábeis gostaria de saber se tem alguma pos na área de saúde que eu possa fazer.pois tb sou técnico de enfermagem em uma prefeitura municiapal e por causa do plano de cargos e salario gostaria de fazer algo na área de saúde para aumentar meu slario.

  282. Selma 11.06.15 at 07:01 - Reply

    Bom dia
    Sou formada em Licenciatura em Química, de acordo com a LDB, quais as disciplinas posso ministrar aulas???

  283. 14.06.15 at 11:13 - Reply

    SOU PEDAGOGA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER UMA PÓS EM ENFERMAGEM?

  284. francy 18.06.15 at 19:52 - Reply

    ola… sou formada em historia bacharelado porem gostaria de dar aulas…por essa razão gostaria de saber se tem alguma pós graduação que me dê suporte para lecionar…obrigada!!!

  285. Michele 23.06.15 at 14:35 - Reply

    tenho curso superior tecnológico de gestor ambiental, se eu fizer uma pós em geografia posso lecionar?

    • Dejair 30.12.15 at 01:06 - Reply

      Não, pra lecionar Geografia você precisaria da Licenciatura Plena.

  286. Jonas Luan 26.06.15 at 13:25 - Reply

    Sou Formado em Engenharia Energia renovaveis, queria saber quais áreas posso se especializar? Se posso fazer uma pos graduação em outra engenharia ?
    Agradeço desde já! Boa tarde

  287. Jonas Luan 26.06.15 at 14:51 - Reply

    Boa tarde. Sou formado em Engenharia Energia renovavel , queria saber se posso faze uma especialização em outra áreas, tais como Elétrica, ou mecânica e segurança do trabalho ? Preciso muito saber

    • Batista 03.11.15 at 13:39 - Reply

      em segurança do trabalho, acredito que sim, mas em outras áreas da engenharia vai precisar fazer a graduação e atribuir a função junto ao CREA

  288. Amanda 29.06.15 at 13:29 - Reply

    Boa tarde
    Sou graduada em Educação Física-bacharelado e licenciatura. Tenho mestrado e doutorado na área de Ciências Biológicas (Fisiologia). No entanto estou com dificuldades para me enquadrar em alguns editais de concurso para professor universitário. Por exemplo, posso concorrer a uma vaga que exige: Graduação em ciências biológicas ou áreas afins e doutorado em fisiologia? Até onde sei o curso de Educação Física pertence a área de conhecimento da Ciências Biológicas e da Saúde. Mas sempre fico na dúvida com o “…..áreas afins”. Obrigada

  289. André 04.07.15 at 20:29 - Reply

    Sou graduado em engenharia civil. Estou pensando em fazer mestrado na área de Educação. Isto me habilita a lecionar? Matemática, física, química em escolas de nível fundamental e médio?

    • Paulo 18.09.15 at 14:55 - Reply

      Uma pós graduação em pedagogia já te habilita a lecionar essas matérias em nível fundamental, médio e graduação, além de matérias especificas para cursos de graduação e técnicos.

  290. wanderson barbosa de souza 05.07.15 at 14:01 - Reply

    BOA tarde. gostaria de saber, eu tenho um doutorado em teologia, e também sou graduado em psicologia e direito, neste caso eu posso fazer um doutorado em direito ou psicologia sem precisar passar pelos mestrados em direito ou psicologia

  291. charlene 05.07.15 at 17:55 - Reply

    Boa noite, sou técnica de enfermagem e fiz graduação em tecnólogo de turismo e hotelaria, atuo na área de saúde há 16 anos, gostaria de saber se posso fazer pos em CTI, já q trabalho no setor de pacts graves.

  292. marcy 09.07.15 at 11:17 - Reply

    olá quero muito fazer adm mas amo direito posso fazer uma pos em ciências jurídicas apos o termino de adm?

    • Paulo 18.09.15 at 14:50 - Reply

      Pode, mas não poderá atuar como Advogado, o melhor seria cursar direito e fazer uma pós em ADM

  293. Julia 12.07.15 at 02:57 - Reply

    Oi, estou cursando ciências sociais.
    Posso fazer mestrado em antropologia e em linguística e atuar como antropóloga e linguista?

  294. Guilherme Henrique 15.07.15 at 08:13 - Reply

    Bom dia!

    Estou cursando Engenharia de Produção.

    Posso fazer uma pós voltada para Engenharia de Software?

  295. Mariana 17.07.15 at 10:04 - Reply

    Oi!
    Estou com uma dúvida enorme. Sou formada em agronomia, mas nunca exerci minha profissão por interferência do destino e por não ser a profissão certa escolhida. Hoje trabalho em empresa da família, mas tenho muita vontade, um sonho, de abrir uma instituição para crianças até 11 anos, com atividades lúdicas, com oficinas de culinária, arte, música etc, trabalhando com arte terapia e desenvolvimento emocional e social das crianças. Gostaria de uma solução para o curso que devo fazer, pois não seria uma escola com ensino pedagógico. Poderia fazer apenas cursos como educação infantil e arte terapia?

  296. jaciara arruda 21.07.15 at 12:18 - Reply

    Posso fazer pós-graduação na área financeira, se minha graduação é em Serviço Social?
    E qual as áreas de finanças?

  297. Alr 22.07.15 at 23:16 - Reply

    Sou bacharel em Adm. Se eu fizer gestao escolar completa, posso assinar como orientadora ped ou educacional?

  298. Francilene 25.07.15 at 18:33 - Reply

    Sou Pedagoga e gostaria de fazer pós em Comunicação Publica para poder atuar como Relações Publicas em um cargo politico.
    Posso atuar legalmente nesta área, a nivel de especialização e/ou MBA?

  299. Fernanda 30.07.15 at 22:35 - Reply

    Boaa noite nobres colegas!
    Sou graduada licenciada em matemática, mas gostaria imensamente de fugir das salas de aula. Existe alguma pós que me possibilidade isto?! E com bom mercado de trabalho???

  300. Iv 05.08.15 at 10:02 - Reply

    Sou formada em artes, mas tenho interesse em desenvolver uma pesquisa sobre psicologia na arte.
    Posso fazer mestrado na área de psicologia?

  301. patricia 05.08.15 at 19:13 - Reply

    ola boa noite para todos . estou com muitas duvidas ,vou começar o curso de licenciatura em pedagogia, porem nao queria dar aula no fundamental 1
    quero dar aula do 5 ano ao 9 e no ensino medio. tenho que fazer uma pos quais materia posso dar aula com o certificado em pedagogia

  302. Bruno 12.08.15 at 11:47 - Reply

    Olá boa tarde. Sou formado em Agronomia e gostaria de fazer uma pós graduação em Administração, Finanças e Marketing. Será que posso fazer essa pós graduação?

  303. Karla 14.08.15 at 08:02 - Reply

    Sou graduada em gestão ambiental,tenho pós em auditoria ambiental, se eu fizer outra pós na àrea de supervisão escolar posso exercer essa função? Obg.

  304. Bruno 21.08.15 at 10:20 - Reply

    Bom dia, estou fazendo graduação em Administração, e tenho grande interesse na área de Ciências Sociais. Poderia fazer um mestrado em Ciências Sociais, após minha graduação em ADM? E outra questão, este mestrado me habilitaria a lecionar a Ciência Social, em colégios? Agradeço.

  305. Raquel 27.08.15 at 12:59 - Reply

    Ola!

    Faço graduação em Gestão de Segurança e termino esse ano.
    Eu gostaria de saber se posso fazer Psicologia Forense? Posso fazer qualquer área que envolva psicologia?

    Grata.

  306. Balde 29.08.15 at 12:10 - Reply

    Sou licenciado na filosofia islâmica, será que posso fazer mestrado na política internacional ?

  307. Larissa 31.08.15 at 09:03 - Reply

    Estou cursando lincenciatura em educação física, se eu fizer pós-graduação em artes visuais eu posso lencionar artes em sala de aula? (onde eu moro não tem licenciara em artes visuais).
    Obrigada!

    • Pedro 11.01.18 at 20:36 - Reply

      Era mais fácil vc ter feito licen. em pedagogia e depois a pós em artes visuais…
      Outra questão, há uma discussão a respeito dessas pós graduações em áreas que não são da graduação de formação do profissional.
      Uma vez que, a maioria dos cursos de pós não dão base consistente alguma, provocando a desqualificação da disciplina.
      Portanto, escolha bem o curso e faça uma pós que de sequencia a ela, pois a função da pós e levar a especialização e melhoria de sua capacidade profissional.

  308. Ronaldo 01.09.15 at 13:11 - Reply

    Olá! sou graduado em TADS ( Tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas ), posso fazer a pós em engenharia de produção?

    • Batista 03.11.15 at 13:33 - Reply

      é melhor vc ver no edital da faculdade que vc quer cursar, porem para exercer o cargo de engenheiro terá que fazer a graduação na área desejada.

  309. LAIANE 01.09.15 at 19:23 - Reply

    estou quase terminando meu curso de gestao ambiental(TECNOLOGO )posso fazer uma pos em ciencias biologica?LECIONAR?

  310. Helê 02.09.15 at 21:29 - Reply

    Olá, Fiz 2 bacharelados, Comunicação e Administração, fazendo uma pós em gestão escolar, poderei atuar como diretora é isto? Pensei tbm em pós em psicopedagogia…

  311. Aluisio 18.09.15 at 18:29 - Reply

    Eu mesmo sou zootecnista e faço mestrado em ciencias ambientais e da saude na PuCGo

  312. Laís 21.09.15 at 23:22 - Reply

    Tenho duas graduações Gerontologia e Direito e mestrado em Gerontologia stricto sensu logo posso dar aula em Direito. Estou correta?

  313. ROGERIO CABRAL DE SOUZA 26.09.15 at 12:47 - Reply

    Sou formado em pedagogia tenho especialização em Gestão Publica e trabalho como professor na rede publica de ensino será que vou conseguir minha progressão pela minha especialização ?

  314. Tatiana 29.09.15 at 17:44 - Reply

    Sou formada e administração posso fazer pós em psicopedagogia a atuar na area?

  315. Monica 02.10.15 at 07:59 - Reply

    Sou formada em Serviço Social, mas estou sem trabalhar na área muito tempo. Mas gostaria de retomar aos conhecimentos e de preferência na área da educação. Gostaria de saber qual curso poderei cursar. Me ajuda. Depois de formada trabalhei sempre no meu próprio comércio.

  316. Maria Josiane de Avila 02.10.15 at 09:52 - Reply

    Gostaria de saber se posso fazer pós e atuar na área de dança, estou me formando me pedagogia, é possível? Obrigada se pode me responde por email.

  317. andreia rubia 06.10.15 at 11:09 - Reply

    gostaria de fazer mestrado e doutorado em uma area de enfermagem que a psicologia da certo, pois sou psicologa . posso?

  318. Marina Cabral 06.10.15 at 14:25 - Reply

    Boa tarde! Gente sou formada pelo curso superior de tecnologia em hotelaria pelo IFCE de Fortaleza, gostaria de saber se eu fizer pós graduação em letras eu posso dar aula em escolas

  319. Odivandro Freitas 13.10.15 at 09:01 - Reply

    Gostei muito do Blog!
    Sou Bacharel em Turismo, Pós Graduado em Ensino Religioso, Gostaria muito de Saber, se posso lecionar apenas Ensino Religioso, ou se alguma outra disciplina? em sala de aula!

  320. Zélia 19.10.15 at 09:12 - Reply

    Estou me formando em licenciatura em Biologia e gostaria de fazer uma pós a fim de facilitar uma possível aprovação em concurso público. Estou em dúvida entre: docência no ensino de ciências (ênfase em física, quimica e biologia) e educação ambiental. O que acham?

  321. Rian Vitor 22.10.15 at 09:59 - Reply

    Um mestrado em engenharia civil ou engenharia química acrescentaria em que aspecto para um engenheiro ambiental e sanitarista?

  322. keity 26.10.15 at 11:57 - Reply

    boa tarde..
    Estou fazendo uma graduação em gestão de pessoas 2 anos ,qual a pós graduação eu posso fazer????

  323. Behrami 27.10.15 at 10:08 - Reply

    Olá, sou licenciado em geografia, se eu fizer pós no mesmo, poderei ter direito ao Crea? Visto que o bacharel tem direito.

    • Batista 03.11.15 at 13:29 - Reply

      o CREA é só para quem é formado nos cursos de graduação de engenharia reconhecidos pelo MEC

      • Dejair 30.12.15 at 01:01 - Reply

        Batista o CREA não registra somente Engenheiros, mas também Geólogos, GEÓGRAFOS, Meteorologista, além de Técnicos e Tecnólogos dessas respectivas áreas. Respondendo Behrami é o seguinte, no Brasil geógrafo é somente Bacharel em Geografia, nesse caso a pós não o habilitaria, entretanto, a Lei 7399/85 “ampliou” esse rol e pela Lei se você for licenciado mas tiver mestrado E doutorado em Geografia poderá solicitar o registo de Geógrafo no Crea de seu estado. OBS: Os geógrafos estão se organizando pra tirar essa possibilidade e ficar somente para o Bacharel. Espero ter ajudado.

  324. Roberta 27.10.15 at 14:05 - Reply

    Com relação a concurso de professor universitário. Depende do Edital, na minha área por exemplo (Paleonto) existem biólogos Paleontólogos e Geólogos Paleontólogos. No geral as universidades tem deixado em aberto a graduação e estreitado nas pós e linha de pesquisa. Mas existem as que fecham na exigência da graduação em geologia e isso costuma ser problemático, existem pessoas entrando na justiça contra tais editais….

  325. Poliana 28.10.15 at 12:43 - Reply

    Meu esposo faz administração, mas deseja se especializar em uma pós graduação de engenharia de produção.
    Esse curso terá validade? Ele poderá atuar na área de engenharia de produção?

    • Batista 03.11.15 at 13:28 - Reply

      não, só se ele fizer a graduação do curso e registrar-se no CREA do seu estado.

  326. Vilma M. Rose 04.11.15 at 16:58 - Reply

    Sou graduada em quimica com licenciatura, posso fazer pos graduação quimica industrial para atuar em laboratório/indístria?

  327. Wilson 16.11.15 at 08:45 - Reply

    Bom dia!!!
    Quem faz 2 anos de Gestão de Marketing, pode ampliar fazendo pós-graduação em quais áreas???
    Posso exercer essa função em qual área do Marketing???
    Obrigado desde já pela resposta.

  328. Fernanda 20.11.15 at 13:17 - Reply

    Olá!
    Me formei em comunicação e farei um mestrado em artes (área de concentração: cinema e vídeo). Será que terei problemas pra dar aulas depois? Penso que comunicação e artes são áreas afins.

    • Marcos 15.01.16 at 10:58 - Reply

      Depende,

      Em universidades particulares? Não.
      Em universidades públicas? Provavelmente. visto que os concursos requerem uma formação de cabo a rabo (graduação, mestrado e doutorado na mesma área).

    • Pedro 11.01.18 at 20:44 - Reply

      Não vejo problema, uma vez que uma das linguagens da arte é o Áudio visual, que está atrelada a comunicação ( cinema, vídeo, fotografia)….porém, sugiro que faça uma licenciatura curta em artes. Ou uma em pedagogia acrescida de pós-graduação em arte.

  329. FRANK 21.11.15 at 16:11 - Reply

    Sou Licenciado pleno em Matemática e gostaria de saber se com a Especialização: Informática e Comunicação na Educação poderei atuar legalmente como Professor de Informática?

  330. Kaique 22.11.15 at 18:34 - Reply

    eu sou formado em pedagogia e pós graduado em historia e geografia e gostaria de saber se eu posso prestar concurso para professor do estado.

    • Dejair 30.12.15 at 01:38 - Reply

      Geralmente os concursos pedem Licenciatura Plena na área específica, no entanto há editais flexíveis onde pedagogos com complementação em outras áreas podem atuar na cadeira pleiteada, depende muito de edital para edital, mas o que mais acontece é a exigência da licenciatura específica, não sei se o PARFOR possibilita pedagogos terem a segunda licenciatura, nesse caso recomendo você observar os editais de chamada do PARFOR e ter formação na geografia ou história em menos tempo. Espero ter ajudado.

  331. Junior 27.11.15 at 12:49 - Reply

    Sou formado Tecnólogo em automação industrial.
    Posso fazer uma pos. graduação em ELÉTRICA COM ÊNFASE EM SISTEMAS.
    E depois disso posso assinar projetos como engenheiro?

  332. Ana claudia n 13.12.15 at 17:06 - Reply

    boa tarde uma vez licenciada em pedagogia posso fazer uma pós graduação em serviço social qual habilitação terei com fazendo esta pós , desde já agradeço

  333. Mateus Tainor 24.12.15 at 11:11 - Reply

    Eu sou graduando em Licenciatura em Educação do Campo e pretendo fazer meu mestrado em outra área e fora do país, sera que existe um meio legal para isso ou melhor sera que eu posso?

  334. Márcio 01.01.16 at 12:47 - Reply

    Bom dia,

    Formado em Licenciatura artes visuais, sendo músico prático nível médio pode dar aulas de música em escolas ?

    Abs,

    • Pedro 11.01.18 at 20:50 - Reply

      Sim, claro!

      A música é uma das linguagens da arte.
      Você poderá lecionar tanto em arte quanto em música;
      Porém, será necessário que faça uma pós graduação em música, caso não tenha certificação na área.

  335. Beatriz 01.01.16 at 14:24 - Reply

    Boa tarde! Estou me formando em Administração, posso fazer minha pós em governança de TI?

  336. Talita 21.01.16 at 20:25 - Reply

    Olá, boa noite! Gostaria de saber sua opinião. Cursei tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos mas tenho interesse em fazer Pós graduação em Administração Geral. O curso que melhor se encaixa na graduação seria Administração em Recursos Humanos mas eu acredito que o primeiro “abre” uma gama maior de possibilidades de atuação no mercado do que o último e a grade curricular muda apenas em algumas matérias…

  337. Romilda Souza 23.01.16 at 18:57 - Reply

    Boa tarde, gostaria de uma resposta mais objetiva ao meu caso. Sou formada em Ciências Biológicas, porem não atua na área. Hoje eu trabalha no setor de RH de uma empresa e estou amando a área, tanto que já tive vontade de fazer outra graduação, mas agora nesta área em que atuo. conversando com um amigo ele me disso que posso fazer uma pós graduação na área de RH, ao invés de gastar mais dois ou três anos em outra graduação. Isso é possível? existe algum impedimento? essa pós graduação seria bem aceita, por exemplo, se eu fizer um concurso na área de RH?

  338. Kleber 04.02.16 at 07:29 - Reply

    Olá,

    tenho uma dúvida….
    Se eu começar o curso de Pós-Graduação, consigo eliminar as matérias da Graduação.
    Na verdade tenho 3 matérias da Graduação para eliminar, as mesmas matérias estão na grade da Pós.
    Fazendo estas matérias na Pós, é possivel eliminar na graduação?

  339. Estela Araujo 25.02.16 at 11:45 - Reply

    Olá, tenho uma duvida especifica, sou graduada em Produção Multimídia (graduação tecnológica), atualmente curso um técnico jurídico e gostaria de realizar uma pós na na área de Marketing e Design Digital, com o intuito de realizar o Marketing Jurídico na plataforma mobile, levando em consideração o interesse tanto na parte de criação de conteúdo, como em projeto, pesquisa, analise de mercado. Porem verifiquei que além das documentações de graduação, geralmente as instituições de ensino pedem para que se comprove atuação na área, o que no caso ainda não possui, minha solicitação de cursar uma especialização pode ser indeferida por conta desta falta de experiência em carteira de trabalho?

  340. Rosana de Paula 29.02.16 at 09:49 - Reply

    Bom dia prezados,
    Sou graduada em tecnólogo superior em gestão de recursos humanos, posso fazer uma pós graduação em psicologia organizacional?? Fazendo esse cursos de pós poderei atuar na area de RH e executando tbm as tarefas de psicologia organizacional, essa pós agrega valor a minha graduação de rh??? Estou com essa dúvida crucial me ajudem, desde já agradeço os esclarecimentos.

  341. Gessica 04.03.16 at 23:03 - Reply

    Sou graduada em Serviço Social e Pós em Docência do Ensino Superior, ainda assim não sou apta em dá aulas no ensino médio?
    Eu fiz um concurso do REDA, no primeiro edital dizia que poderia bachareis e licenciatura, ao longo dos tramites do concurso fizeram uma reitificação que dizia só licenciatura plena para a capital de salvador e região metropolitana. Sendo que sou de Gentio do Ouro bahia e fico no interior!
    Logo após fizeram um comunicado que na falta de professores licenciados, bachareis poderiam assumir, no nucleo da DIREC DE IRECÊ, nós chamaram para posse e quando já estavamos em sala de aula, fui impedida de dá aula.
    Devo recorrer?
    A justiça me guarda?

  342. Ana Paula 11.03.16 at 20:31 - Reply

    Sou técnica em Redes de Computadores e quero fazer uma graduacão em adm, depois da graduacão concluida, posso fazer uma pós-graduacão voltada pra Redes ?

  343. Marivaldo Holanda Montenegro 12.03.16 at 22:38 - Reply

    Estou me formando em licenciatura em Geografia, se fosse o caso, faria uma pós-graduação em Geologia, mas como não existe a possibilidade, que é exigida por lei, seguirei o padrão que, como um mestrado em Geografia, um bacharelado e o registro no CREA.

  344. Rita 14.03.16 at 16:18 - Reply

    Boa tarde,

    Sou graduada em letras com inglês, mas trabalho como assessora adminstrativa de Desembargador, e gostaria de fazer uma pós em Direito Civil e processual Civil, com objetivo de obter melhores conhecimentos acerca do assunto, é viável? posso trabalhar como assessora jurídica?

  345. Thaís 17.03.16 at 11:14 - Reply

    Sou graduada em Gestão da Tecnologia da Informação, gosto bastante da área de Recursos Humanos.
    Como a minha área é administrativa, seria interessante eu fazer MBA em RH?
    Será que seria fácil a minha aceitação para atuar na área de RH?

  346. Ari 18.03.16 at 02:40 - Reply

    Sou formada em Administração. Posso fazer uma pós em Direito Administrativo?

  347. EVARISTO FILHO 18.03.16 at 09:43 - Reply

    Estou concluindo Licenciatura em Letras/ESPANHOL ,porem eu tenho muito vontade de ensinar BIOLOGIA, qual seria a orientação? Fazendo uma habilitação no ensino de biologia estaria apto a ensinar BIOLOGIA no ensino médio??? Ou teria que fazer uma licenciatura em ciências biológicas?

    P.s. Sou bacharel em Administração.

  348. levi campelo 24.03.16 at 15:22 - Reply

    sou recem formado em administracao e tecnico em macanica de aviacao, o crea pode validar meu curso como pos graduacao?

    • Pós-Graduando 26.03.16 at 12:25 - Reply

      Não, um curso técnico ou de graduação é diferente de um curso de pós-graduação.
      Além disso, quem valida títulos de pós-graduação é o MEC, e não os conselhos.

  349. Junior 28.03.16 at 12:37 - Reply

    Fomei em engenharia florestal, gostaria de saber se eu poderia fazer pós graduação em arquitetura e urbanismo ou em urbanismo?

    • Pós-Graduando 28.03.16 at 12:52 - Reply

      Pode sim.
      Qualquer um com uma graduação pode fazer qualquer pós-graduação, em qualquer área, desde que seja aceito pela instituição.
      Entretanto, você poderá exercer apenas atividades de engenheiro florestal ou que não necessitem de curso superior.
      Atividades atribuídas à arquitetura e urbanismo só podem ser realizadas por profissionais com curso de GRADUAÇÃO nessa área.
      Ok?

      • Junior 28.04.16 at 12:10 - Reply

        Vlw. Mas aí então nem adianta fazer! rsrs melhor fazer uma graduação mesmo.

  350. EVARISTO FILHO 29.03.16 at 08:02 - Reply

    sou graduando em licenciatura em espanhol, Fazendo uma habilitação no ensino de biologia estaria apto a ensinar biologia no ensino médio??? Ou teria que fazer uma licenciatura em ciências biológicas?

  351. Alan 29.03.16 at 17:51 - Reply

    Boa tarde. Curso Tecnologia em Gestão Ambiental, alguém sabe me informar em quais pós graduações eu poderia fazer após o termino do meu curso?

  352. Magnus Rodrigues 29.03.16 at 19:42 - Reply

    Boa noite
    Meu nome é Magnus Rodrigues, sou licenciado em História e gostaria de um esclarecimento sobre a possibilidade de fazer uma pós graduação em docência do ensino superior em Lato Sensu. Existe alguma proibição na aceitação do título em concursos públicos na área de educação?

  353. André Corrêa 30.03.16 at 11:54 - Reply

    OLá, sou Licenciado em Educação Física, queria fazer uma pós na área de treinamento será que posso?

  354. elaine 15.04.16 at 14:10 - Reply

    sou formada engenheira civil, posso fazer uma pós graduação em finanças e atua na área.

  355. Murilo Coelho 20.04.16 at 15:00 - Reply

    Olá, sou graduado em Administração pela Anhanguera. Posso fazer uma pós graduação de publicidade e propaganda?

  356. thyago 25.04.16 at 16:02 - Reply

    Sou graduado em Odontologia , posso fazer uma pós de Gestão Hospitalar ?

  357. Pimentel 27.04.16 at 21:30 - Reply

    Sou Engenheiro de Telecomunicações. E tenho pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação. Eu estou habilitado para exercer um concurso público que pede graduação na área de informática ou sistemas de informação?

  358. Raymundo 30.04.16 at 02:36 - Reply

    Sou licenciado em Matemática e agora estou querendo fazer uma pós lato sensu(ou até mesmo stricto sensu) em engenharia de software (ou sistema de informação) porque acredito ser possível concorrer em concursos para a área de TI, em faculdades/universidades, if’s, colégio técnico(que não if’s mas que são do Estado), entre outros órgãos do governo (federal/Estadual/municipal), já que vi muitos editais citarem algo como “ou pós na área indicada e que seja reconhecido pelo MEC”. Estou certo quanto a essas informações, poderei mesmo fazer o que descrevi?

  359. Ribeiro 01.05.16 at 11:45 - Reply

    Estou fazendo graduação em Engenharia Agronômica, posso fazer pós-graduação e/ou mestrado em Biologia Marinha?

    • Pós-Graduando 01.05.16 at 19:41 - Reply

      E você gostaria de trabalhar fazendo o quê?

      • Raymundo 06.05.16 at 00:41 - Reply

        Sou licenciado em Matemática e agora estou querendo fazer uma pós lato sensu(ou até mesmo stricto sensu) em engenharia de software (ou sistema de informação) porque acredito ser possível concorrer em concursos para a área de TI, em faculdades/universidades, if’s, colégio técnico(que não if’s mas que são do Estado), entre outros órgãos do governo (federal/Estadual/municipal), já que vi muitos editais citarem algo como “ou pós na área indicada e que seja reconhecido pelo MEC”. Estou certo quanto a essas informações, poderei mesmo fazer o que descrevi?

        • Pós-Graduando 07.05.16 at 09:42 - Reply

          Se o concurso não exigir graduação em área afim, ou se exigir apenas nível superior, independentemente da formação, ok.
          Mas dê uma boa pesquisada nos editais de concursos já realizados e que sejam similares aos que você gostaria de concorrer.
          Faça um levantamento bem representativo antes de optar pela pós.
          Porque se a exigência comum dos editais for “graduação na área”, você seria eliminado do processo seletivo, mesmo com a pós.

          • Raymundo 15.05.16 at 17:44

            Sim, verdade, não sendo exigido e sim qualquer graduação, tudo bem, bem como se for exigido graduação e não necessariamente a pós. Como eu disse, alguns colocam em área afim ou com pós na área da vaga. Mas, muito obrigado pela atenção. Farei a pesquisa, como sugeriu. Abraço!

  360. Patricia Nascimento 05.05.16 at 14:02 - Reply

    Olá, sou formada em nível superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, técnico em meio ambiente e técnico em segurança do trabalho. Gosto muito da área ambiental e segurança do trabalho e sistemas de gestão e implementação das iso’s. Atualmente atuo na área de higiene ocupacional. Tenho um sonho paralelo de cursar biologia , a qual estou cursando. Porém estou com muitas dúvidas em qual pós graduação cursar? Me ajuda?

  361. suelen 05.05.16 at 17:32 - Reply

    Olá. eu sou tecnóloga em design de moda, gostaria de saber se bosso fazer pós graduação em história do brasil para dar aulas na rede pública?

  362. alfredo 12.05.16 at 10:51 - Reply

    Ola pessoal, sou licenciado em sociologia e pretendo fazer pós-graduação em administração de empresa ou gestão de empresa. é possível eu trabalhar como administrador ou gestor? por favor me ajudem a definir um dos dois ou indicar um outro que se enquadra com a sociologia.

    obrigado

  363. IGO 20.05.16 at 19:21 - Reply

    Estou formando em Arquitetura e Urbanismo, pretendo fazer outra graduação nos EUA. Gostaria de saber se posso usar meu currículo acadêmica de Arquitetura para entrar em outro curso de area diferente.

  364. Diego Cipriano 25.05.16 at 10:10 - Reply

    Sou graduado em historia bacharelado, posso fazer uma segunda LICENCIATURA EM Pedagogia ou Filosofia? Ou teria que ter uma licenciatura anterior?]
    Abraços!

  365. Bruno 26.05.16 at 02:39 - Reply

    Olá, sou Tecnólogo em Gestão Ambiental. Será que existe a possibilidade de fazer pós que me habilite a dar aulas?
    Será que vale a pena fazer Docência do Ensino Superior com essa formação?

    Desde já, agradeço.

  366. Emanuely Sabrina Felicio Lopes 21.06.16 at 09:58 - Reply

    Oi bom dia, sou graduação em serviço social , e estou pensando em fazer uma pó-graduação em ciências biológica (Microbiologia) pois já tem uma curso de auxiliar de laboratório,e trabalho em um laboratória de empresa frigorifica, se possível responder estarei esperando. Obrigada,

  367. Márcio 24.06.16 at 14:09 - Reply

    Boa tarde! Curso atualmente Bacharelado em Gestão Ambiental e já cursei diversas disciplinas de Administração (Gostei bastante). Seria uma boa escolha uma pós-graduação em Administração?

    Desde já obrigado.

  368. Cynthia 01.07.16 at 22:22 - Reply

    Uma pessoa formada em nutrição pode fazer pós graduação em psicopedagogia e atauar como psicopedagoga?

  369. GABRIEL 06.07.16 at 02:49 - Reply

    Sou recém formado em Gestão de Recursos Humanos e tenho interesse em fazer pós em psicologia ou engenharia. é plausível?
    já possuo registro no CREA por trabalhar como técnico em telecomunicações (fiz ensino médio técnico e exerço a função há 8 anos já).
    o que seria mais indicado agora que passarei a ter 2 registros?

  370. Maria 10.07.16 at 09:52 - Reply

    Bom Dia, sou formada em administração , tenho pretensão de ingressar no mestrado em engenharia de software,
    é possível ?

  371. Ivan Pinheiro 12.07.16 at 23:05 - Reply

    Sou Graduado em Tecnologia em Sistemas Eletrônicos e sou Pós-Graduado em Engenharia de Software, posso fazer concurso público para Analista de Sistemas?

  372. Jessica 14.07.16 at 11:07 - Reply

    Sou formada em administração, eu posso fazer pós graduação em engenharia de software ou gestão de projetos seria o ideal?

  373. cremilda balduino da silva 19.07.16 at 19:30 - Reply

    Estou graduando em pedagogia, gostaria de saber qual área de beleza e saúde que eu posso fazer uma pós graduação para exercer esta função?

  374. EUNICE ALVES DA SILVA 22.07.16 at 20:08 - Reply

    Me ajude. Tenho curso superior em pedagogia e fiz pós em biblioteconomia, gostaria de saber se posso concorrer a um concurso que exijge curso superior em biblioteconomia? atuar em biblioteca de uma faculdade?

  375. Wilson Filho 29.07.16 at 19:18 - Reply

    Sou formado em Sistemas de Informação e verifiquei em vários editais de concursos públicos que a exigência para o cargo de analista de TI é ser formado em Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência da Computação. Ou então, ter qualquer graduação com uma pós graduação na área de TI. Se fosse pra eu voltar no tempo e fazer a graduação, faria administração e depois uma pós na área de TI.

  376. Elaine 30.07.16 at 17:30 - Reply

    Sou formada m Administração e quero mudar rapidamente de área como auxiliar de classe ou professora infantil..Posso fazer uma pós em educação infantil direto??

  377. Cláudio Henrique 07.08.16 at 17:24 - Reply

    Quero fazer Graduação em engenharia de Produção, posso fazer engenharia agronômica?
    E atuar em ambas áreas?

  378. Te 09.08.16 at 16:46 - Reply

    Boa tarde

    Sou formada como Tecnóloga em Design de Interiores há 13 anos. Graduada em Administração Geral e Marketing há cinco anos para ampliar meus fundamentos profissionais. No entanto penso em pós graduação na minha área tecnóloga (DI) pois minha fase atual de trabalho me pede atualizações e especializações das quais não me sinto fortemente alicerçada. O quanto a pós nessa área que me hoje é tecnóloga vai me possibilitar liberdade de autorias de projetos (assinaturas de alterações arquitetônicas ou pequenas reformas não estruturais e estruturais, responsabilidade técnica, etc)?

  379. monique 10.08.16 at 22:30 - Reply

    estou terminando a faculdade de pedagogia, posso fazer pós-graduação em história da arte ou algo relacionado a arte (sem ser educação artística)? gosto de arte, mas ganhei a bolsa pra pedagogia e não quis perder essa oportunidade, que acabei gostando.

  380. Enygson Silva 15.08.16 at 00:48 - Reply

    Bom dia.
    Estou me formando em Engenharia de Produção e pretendo fazer um mestrado em engenharia elétrica. poderei atuar como engenheiro eletricista?

  381. Julia 17.08.16 at 14:21 - Reply

    Sou Medica Veterinária, posso fazer uma pos graduação em Gestão ambiental e trabalhar em empresa nessa área?!

  382. Jakeline 24.08.16 at 11:22 - Reply

    Bom dia! Sou Graduada em Letras Português/ Inglês, Licenciada em Pedagogia, Possuo Pós em Formação de Professores para o Ensino Superior e Pós em Psico Pedagogia. Posso Fazer uma Pós na área do Direito Civil e Processual Civil e Lecionar no Ensino Superior nessas áreas?

  383. Jefferson 29.08.16 at 16:42 - Reply

    Boa tarde,
    sou graduado em GESTÃO HOSPITALAR e gostaria de saber quais PÓS posso fazer em cima da minha graduação tecnológica????

  384. manoel filho 03.09.16 at 16:16 - Reply

    muito bom então. eu sou formado em filosofia (licenciatura), mas pretendo ingressar na área de letras. sendo assim, eu posso cursar um mestrado em letras? obrigado.

  385. LUCIENE SANTOS 05.09.16 at 17:16 - Reply

    sou formada em administração,posso fazer serviço social

  386. Guilherme 20.09.16 at 20:02 - Reply

    Quem se forma em administração pode trabalhar na área de psicologia clínica? por exemplo, fazer uma pós relacionado á psicologia? ou depois de terminado o curso de administração, eu tenho que fazer graduação em psicologia, pra depois me especializar na área clínica, para terapias, etc… ?

  387. Adriano Ferreira 22.09.16 at 11:21 - Reply

    Eu estou em um dilema.
    Sou formado em biologia, sou professor, e estou cursando Mestrado em Biodiversidade Tropical. Até aí, tudo bem.
    O problema, e que eu vim aprender a gostar muito de filosofia justamente agora, identificando-me bastante com a área.
    O que faço para poder atuar como filósofo ou ao menos, prof. de filosofia?

  388. Marcos 23.09.16 at 00:44 - Reply

    Sou formado em Medicina Veterinária, posso fazer pós-graduação em cirurgia plástica para começar atender o bicho gente?
    Se já sei diagnosticar tudo em quem só late e mia, imagina atendendo quem fala o que sente.

    Meu irmão é formado em design e está fazendo pós em odontologia e já está tirando dente por aí no centro.

    • João Santos 02.10.16 at 02:19 - Reply

      Alguém mais leu isso aí ?????

    • Aparecido Silva 20.08.17 at 15:04 - Reply

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só me fez rir

  389. Sarah 28.09.16 at 13:00 - Reply

    Sou graduanda em Comunicação Social- Habilitação em Publicidade e Propaganda. Posso fazer uma Pós graduação em Designer de interiores?

  390. Débora 13.10.16 at 11:32 - Reply

    Ola, bom dia. Eu sou formada em Secretariado Executivo Bilíngue, trabalhei sempre como Secretariado, atualmente como assistente executive em um dp. Juridico ( mais parte adm). Eu tenho mt interesse em atuar na area de RH e nunca consegui entrar como assistente em um departamento de RH. Gostaria de saber se faço uma graduação ou cursos, ou se parto para uma pós em RH? Meu medo posteriormente é eu não consegui entrar na area e a pós não server para nada em minha carreira.

  391. Karina 14.10.16 at 15:58 - Reply

    sou graduada em pedagogia, posso fazer pós graduação em educação física ou personal trainer?

  392. Denis R M Lamperein 17.10.16 at 03:49 - Reply

    Bom dia !

    Eu tenho uma dúvida estou me formando em Tecnologia em Logística, para que eu tenha um curso superior. Mas pretendo cursar uma Pós graduação de especialização em Engenharia de Inspeção de Equipamentos e Materiais. Pois sou Inspetor de Equipamentos e atuo naárea e a graduação que escolhi é uma das áreas tecnológicas afins desse curso de especialização. A minha dúvida é sou Técnico em Mecânica com CREA. Quando eu terminar a especialização poderei dar entrada no CREA, pois eu já tenho o registro no órgão ?

  393. Denis R M Lamperein 17.10.16 at 04:32 - Reply

    Bom dia ! Eu sou Graduando em Tecnologia em Logística e estou com algumas dúvidas. Quando eu terminar a graduação eu quero fazer uma Pós graduação em Especialização e Engenharia de Inspeção de Equipamentos e Materiais, já que o curso Tecnológico em nível superior me habilita a cursar essa Pós em especialização. Eu sou Inspetor de Equipamentos e tenho um CREA, a minha dúvida é se como sou portador do CREA eu posso exercer a função de Engenheiro e dar a entrada no Título de engenheiro quando eu terminar a especialização.

  394. Karla Ziniz 16.11.16 at 10:39 - Reply

    sou formada em pedagogia e estou fazendo pós graduação em biblioteconomia, visto que estou trabalhando em biblioteca. Gostaria de saber se a profissão de bibliotecário seria como a do demógrafo? será que posso fazer concurso para bibliotecária?

  395. Ednaldo Cruz 05.12.16 at 09:02 - Reply

    Eu tenho outra dúvida, se eu sou tecnólogo em Eletrotécnica, e fiz uma especialização em uma área da eletrotécnica, eu poderia presta para uma vaga em um edital de concurso publica para engenheiro eletricista/elétrico?

  396. CARLOS EDUARDO BIANCHINI 05.12.16 at 20:15 - Reply

    Boa noite!
    sou formado em técnico em automobilística e já exerci a função de técnico em inspeção veicular no passado, assinando o C.S.V. “Certificado de Segurança Veicular”, hoje sou formado em Engenharia Civil, pretendo fazer uma Pós em Engenharia Automotiva, para assinar o mesmo laudo como engenheiro responsável.
    É possível?
    Sei que hoje apenas engenheiros Mecânicos, Elétricos e até de processo de produção podem assinar e nenhum deles tem nenhuma matéria de automobilística ou emissão e controle de gases.
    eu fazendo a pós que tem essas matérias, como controle de emissões e segurança veicular, me dará o direito de trabalhar nesses OIC E OIA “Organismo de Inspeção Creditado e Acreditados” do inmetro?

  397. FERNANDO 13.12.16 at 18:45 - Reply

    Olá galera, sou formado em jornalismo posso fazer mestrado em historia ?, espero resposta urgente, grato.

  398. Helison 14.12.16 at 19:04 - Reply

    Boa noite.

    Sou licenciado e técnico em eletrotécnica, atuo na área técnica mas pretendo aproveitar a graduação para me pós-graduar em engenharia elétrica, posso atuar na área?

  399. russo 15.12.16 at 19:47 - Reply

    Depende qual a licenciatura que voce fez ?

  400. ademir gomes ferraz 10.01.17 at 18:43 - Reply

    Creio que falta abordar uma questão. Por exemplos: Quais atividades, exceto ensino, um pós-graduado em Direito, sem ser Bacharel, pode exercer?

  401. Greyci 21.01.17 at 10:39 - Reply

    Pessoal, bom dia!!
    Poderiam me ajudar? Quero muito fazer logística, porém só tem o tecnólogo e eu queria fazer alguma faculdade antes e depois uma pós voltada a logística, porém não sei quais as faculdades que seriam voltadas a logística.

  402. Luci Barreto 31.01.17 at 14:36 - Reply

    Boa Tarde

    gostaria de tirar uma duvida acabei de fazer TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS posso fazer pós em alguma área para dar aula?

  403. Gabriella 12.02.17 at 19:32 - Reply

    Olá!! Curso pedagogia, mas percebi que prefiro a psicologia, e gostaria muito de atuar em psicologia judiciária, o que devo fazer agira, estou no semestre de pedagogia. Pode me ajudar?

  404. Janekelly Santos 13.02.17 at 10:29 - Reply

    Olá. Bom Dia.
    Sou graduada em Licenciatura Plena em História. E minha especialização é voltada para a História do Brasil. Caso eu venha a cursar o mestrado em Ciências Socias, posso concorrer para ensinar nas licenciaturas de História ou nos cursos de Ciências Socias?

  405. vicente precioso 22.02.17 at 07:53 - Reply

    ola, sou pedagogo, tecnico em segurança do trabalho, posso dar aulas no curso técnico em segurança com a pedagogia?

  406. paulo roberto gomes nunes 04.03.17 at 18:50 - Reply

    Boa Tarde! A pós graduação escolhida ela pode ser aproveitada em grade de outra graduação. Sou formado em filosofia e fiz pós graduação DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO e mais uma pós DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Fazendo graduação em Direito e valido esta matéria na minha grade. Ou tenho que cursa esta matéria de novo? Desde já grato!

  407. Fabio Luis Kersten 16.03.17 at 10:39 - Reply

    Bom dia! Eu fiz um curso de tecnologo em segurança do trabalho. Posso fazer uma Pós Graduação? Em quais ares posso fazer?

  408. Miguel villanueva 19.03.17 at 13:20 - Reply

    Olá, sou formado em Logística, agora pretendo fazer uma pós em espanhol, pois sou nativo desta lingua.
    Pergunta:onde seria minha área de atuação?

  409. Emerson 29.03.17 at 09:04 - Reply

    Parabéns, gostei da publicação. Mas eu ainda tenho uma pequena duvida. Eu sou formado em Engenharia civil, se eu fizer uma pós em Engenharia Mecanica, eu poderei atuar na área?

  410. Rafael 31.03.17 at 11:50 - Reply

    Se eu não posso atuar na área nem que seja de uma forma limitada então de que me serve a pós? Eu hein!

    • Pós-Graduando 01.04.17 at 09:34 - Reply

      Em resumo, para se especializar em uma área da profissão que você escolheu na graduação e/ou para se capacitar como pesquisador ou professor universitário.

  411. Lopes 08.04.17 at 05:29 - Reply

    Olá bom dia. Sou formado em Sistemas de Informação e gostaria de cursar pós em finanças aplicadas pelo PUC minas, gostaria de saber se com essa pós eu posso trabalhar na área financeira de uma empresa ou tenho que tenho que fazer uma graduação tecnóloga em gestão financeira.

  412. Mariana 09.04.17 at 22:52 - Reply

    Olá, estou cursando a graduação de Saúde Pública na USP e minha dúvida é no que eu posso me especializar ou seja, no que eu posso fazer uma pós graduação?
    Obrigada!!

  413. Nayara 20.04.17 at 12:10 - Reply

    Bom dia!
    Sou graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel) posso fazer pós em pedagogia ou educação infantil?
    Obrigada!

  414. Celo 01.05.17 at 18:39 - Reply

    Olá, Tecnólogo pode dar aulas em cursos técnicos? Ou existe alguma exigência específica? Obrigado.

  415. Nelson Guerrato 31.05.17 at 19:53 - Reply

    Sou graduado Quimica bacharelado e licenciuatura plena (Quimica ensino medio com habilitação em ciencias fisicas e biologicas, Gostaria de saber se poderia mediante concurso publico candidatar-me a professor de Ciencias biologicas para 5º ao 9ª periodos -> ensino fundamental e Matematica para o ensino fundamental , ou supletivo.
    Atenciosdamente

  416. MANOEL FILHO 09.06.17 at 17:33 - Reply

    Olá, sou formado em Filosofia, mas gosto de matemática . Então posso fazer uma especialização no ensino da matemática que posso lecionar onde for aceito sem problemas? Obrigado.

  417. gilson luiz custodio da silva 17.06.17 at 21:39 - Reply

    Estou me formando em tecnologo em analise e desenvolvimento de sistemas porem gostaria de fazer uma pos graduação em engenharia de telecomunicações, depois posso atuar como engenheiro em telecomunicações e registrar no crea como engenheiro

    • Sergio 20.06.17 at 14:14 - Reply

      Não, o CREA só lhe dará o registro se vc fizer a graduação em Engenharia de telecomunicações, elétrica ou afins.

  418. Rafael 05.07.17 at 11:45 - Reply

    Sou Graduando em Física – Licenciatura, minha dúvida é se poderei tentar mestrado em astrofísica sem nenhum complemento adc (peguei só eletivas ligadas ao meu futuro mestrado)

  419. Bruno Leandro Martins 14.07.17 at 00:50 - Reply

    Sou formado em Administração de empresas com pos gradução em MBA em Gestão estratégica de Negócios e Logística integrada , quero fazr um técnico em enfermagem para mudar para área de saúde e uma pos ,pensei em direito, admnistração hospitalar ou indicaria qual pos ?

  420. stephany 18.07.17 at 21:23 - Reply

    Sou graduada com Licenciatura em Artes Cênicas, posso fazer pós graduação em Letras e Pedagogia? Podendo assim dar aulas na rede pública?

  421. cristiane 24.07.17 at 08:56 - Reply

    Ola,,Bom dia,,,faço pedagogia e gostaria de fazer uma pós em Farmacia, digo não necessariamente em Farmacia e sim numa aera clinica,,é possível.?

  422. Patricia Castro 27.07.17 at 16:10 - Reply

    Olá! Por favor gostaria de saber o que tenho que fazer para ter Licenciatura em Artes, sou bacharel em Serviço Social; Obrigada!

  423. Mariana 29.07.17 at 22:42 - Reply

    Boa noite! Possuo graduação em Direito. Mas descobri que gostaria de dar aula, mas não na área do direito. Gostaria de dar aula de história. Posso fazer uma pós graduação em história e com essa pós, posso lecionar em escola de ensino médio e fundamental? Ou preciso fazer uma nova faculdade e começar do zero? Obrigada

  424. Letícia 05.08.17 at 13:47 - Reply

    Faço engenharia ambiental e gostaria de saber se posso fazer pós em engenharia civil?

  425. Annne 06.08.17 at 19:11 - Reply

    Sou Licenciada em Ciências da Natureza, e atualmente sou mestranda em Bioquímica, porém, também estou afim de fazer uma especialização, gostaria de dicas sobre o que poderia fazer. Desde já agradeço

  426. Aparecido Silva 20.08.17 at 14:58 - Reply

    Meu Deus!!!!!!!!
    Ao ler a matéria e os comentários minha cabeça deu um grande nó!

    Ano que vem pretendo cursar alguma Engenharia mesmo assim posso fazer uma pós em outra área de atuação?!

    Alguém pode me explicar por favor.

  427. Baetriz 21.08.17 at 10:21 - Reply

    OI
    Sou formada em Licenciatura em Biologia…quis pos posso fazer???
    Estou com muita duvida.

  428. José Romão 27.08.17 at 00:50 - Reply

    Excelente explicação! Obrigado pelos esclarecimentos. Sou formado em teologia, mas estou fazendo pós em tradução (lato sensu – inglês português). Isso apenas para dar um “up” em meu currículo em meu setor de trabalho, já que eu não tenho formação na área. Mas vejo que, a não ser para lecionar por aí, ganhando uns trocos a mais, e para dar uma moral em meu currículo, não serve lá para muita coisa. Mas também vale o conhecimento adquirido e serve como experiência.

  429. Paulo Garcia 28.08.17 at 15:49 - Reply

    Resumindo, se você é formado em qualquer área ( vide algumas formações que tem especificações por lei) você pode fazer pós graduação (lato sensu ou stricto sensu) em qualquer área, porém só poderá exercer a função da sua graduação (assinar como tal), a pós graduação se for no mesmo campo de atuação irá servir para aprofundar seu conhecimento na área ou caso você queira dar aulas em faculdades particulares (para dar aulas em faculdades particulares, na teoria você pode ser graduado e pós graduado em áreas distintas que não terá problemas) e no caso de faculdades federais ( concursos) você deverá seguir o edital e é bem possível que graduação e pós graduação em áreas distintas acarretará em problemas.

    • rafaela 02.09.17 at 17:55 - Reply

      Sou graduada em odontologia e faço mestrado em engenharia biomedica, tendo como linha de pesquisa tratamentos bucais com laser terapia. Fiquei confusa na hora de iniciar o mestrado nessa área porém, hoje em dia entendo como conhecimento agregado.

  430. Hel Lacerda 05.09.17 at 10:06 - Reply

    Bom dia!
    Sou graduado em Arquitetura e Urbanismo, e gostaria de saber se fazendo uma pos graduação em Engenharia de Produção eu poderia exercer a profissão ou teria que ser formado necessariamente em uma area de engenharia.. Aguardo resposta. Obrigado desde ja!

  431. Rafael 07.09.17 at 19:07 - Reply

    Muito legal o texto, parabéns.

  432. Fernanda Saldanha Soares 08.09.17 at 17:23 - Reply

    Oi pessoal!

    Sou bióloga bacharel e mestre em Fisiologia. Queria fazer Dr. em Farmacologia, mas estou com medo de não me encaixar nos editais para Universidades federais, por não ser farmacêutica. Procurei editais de biólogos doutores em Farmacologia e o único que achei foi um da minha própria universidade. Como não tenho doutorado ainda, não pude fazer.
    Vocês acham melhor fazer um Dr em Ciências da Saúde? Ou devo fazer na Farmacologia mesmo? Estou com medo de ficar desempregada depois, por não seguir o padrão. FIco bem confusa, porque Farmacologia é uma subárea da Bio. Por favor, me ajudem! Amo farmaco, mas preciso pensar no futuro!

  433. Sheila 10.09.17 at 12:24 - Reply

    Sou formada em gestão de recursos humanos e atualmente curso pedagogia. Gostaria de saber se eu posso transformar a formação de rh em pos quando me forma em pedagogia?

  434. rafael 11.09.17 at 11:51 - Reply

    Tenho uma duvida, quando o concurso publico fala que precisa de “graduação x” e “mestrado y”, isso significa que tenho que ter a graduação E o mestrado na área, ou que eu preciso ter a graduação OU o mestrado na área?

  435. Ana 11.09.17 at 22:20 - Reply

    Olá! Sou formada em RH será que posso fazer pós de psicologia social, isso agregaria na minha profissão?
    Muito obrigada!

  436. DAYANA 18.09.17 at 12:24 - Reply

    Gostaria de saber, se existe alguma pós-graduação, que poderia ser utilizada tanto para um concurso da área de Administração de Empresas, quanto para a area de Informatica, quando ocorre da pessoa possuir as duas graduações, será que existe essa pós que pode ser utilizada tanto para um quanto para o outro concurso???

  437. YALINE 18.09.17 at 21:52 - Reply

    OLÁ,
    SOU GRADUADA EM TURISMO, ESTOU COM UMA DÚVIDA NÃO SEI SE CABE, MAS POSSO FAZER PÓS NA ÁREA DA DANÇA, UMA VEZ QUE TRABALHO COM ANIMAÇÕES, ENTRETENIMENTO E AULAS DE DANÇA?
    O TÉCNICO EM DANÇA “CONTA” PARA PÓS?

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
    SOU GRATA

  438. Rafael Silva 20.09.17 at 09:54 - Reply

    Bom dia, sou formado em Ciências Contábeis! Posso fazer uma pós em direito tributário e assinar pelo processo?

  439. FERNANDA 26.09.17 at 15:11 - Reply

    BOA TARDE!

    SOU GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL PELA FAAP, COM ÊNFASE EM PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING…UMA AMIGA ME DISSE QUE SE EU FIZER UMA PÓS-GARDUAÇÃO EM PSICOLOGIA PODEREI CLINICAR! ISSO PROCEDE?

    DE QUALQUER FORMA JÁ PRESTEI VESTIBULAR PARA PSICOLOGIA, ÁREA NA QUAL QUERO ATUAR.

    AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  440. Diogo 27.09.17 at 10:01 - Reply

    Tenho um da dúvida que ainda não foi respondida no tópico e nem nos comentários subsequentes. Dentro de uma mesma área é posso mudar de ramo de especialização? Por exemplo atualmente sou mestre em química analítica e queria mudar o ramo de especialização para o doutorado indo no sentido da físico-química. Há impedimentos em editais de concurso a nível federal?

  441. Ademilson torres santana 07.10.17 at 19:24 - Reply

    Olá Boa noite eu sou tecnologo de segurança do trabalho eu posso fazer uma pós em matemática e da aula

  442. Ademilson torres santana 07.10.17 at 19:28 - Reply

    Sou tecnólogo de segurança do trabalho quais são as pós graduação que eu posso fazer e trabalhar

  443. William Silva 22.10.17 at 00:10 - Reply

    Olá acabo de me formar no curso superior tecnológico em fotografia, pretendo agora estudar filosofia ou o estudo sobre estética da filosofia, poderei lecionar depois? Aguardo resposta, obrigado.

  444. Isabella 28.11.17 at 09:03 - Reply

    Sou Arquiteta e tenho a curiosidade de saber sobre o curso de pós graduação em Engenharia de Produção. Quais as atribuições após ter feito a pós graduação na área de produção eu terei adquirindo essa especialização?

  445. Alessandra farias da silva 05.01.18 at 10:40 - Reply

    Tenho uma dúvida vou fz curso técnico em nutrição. Caso após curso técnico eu queira me torna bacharelado em nutrição e possível? Como faço? Teria q cursa os 4 anos de nutrição ou o técnico elimina matérias

  446. Pedro Paulo 11.01.18 at 21:04 - Reply

    Ficam as dicas…

    1- Se você quer fazer uma pós graduação “lato sensu”, escolha uma que esteja relacionada a sua graduação;

    2- Se você já está no patamar “Stricto-sensu” (mestrado ou doutorado) meus parabéns, mas busque o caminho certo para não ter que fazer outro. Digo isso, pois na docência por exemplo, para evitar transtornos, você deve buscar fazer na área da educação, seja lá qual for a tese ou a base de sua defesa, não poderá deixar de ter uma ligação na educação. Assim como nas demais áreas.

    Lembre-se, “Escolher um caminho é difícil, trilhá-lo errado é pior ainda”

    Abç

  447. Lili 19.01.18 at 11:48 - Reply

    Bom dia! sou formada em Gestão Financeira,posso fazer Pós em Departamento Pessoal ou RH?

  448. joao 26.01.18 at 22:05 - Reply

    Tenho graduação em engenharia ambiental. existe alguma pos graduaçao em ciencias contabeis para poder eu mesmo ser contador de minha empresa?

  449. Acilon 31.01.18 at 19:05 - Reply

    Boa Noite
    Sou formado em administração, mas gosto da área de psicologia, que pós nessa área eu poderia fazer para trabalhar, de preferência como autônomo.
    Obrigado

  450. Leonardo 06.02.18 at 16:35 - Reply

    Boa Tarde. Sou formado em Engenharia de Software, posso realizar pós graduação em Engenharia de Segurança do trabalho?

  451. MARCOS ADRIANO DE SOUSA ADRIANO 07.02.18 at 10:01 - Reply

    Bom dia, Sou Bacharel em Teologia pela PUC, foram três anos de Teologia e dois de Filosofia, qual a melhor prós graduação para poder da aula no ensino Médio e Superior?

  452. Marcielen 26.02.18 at 13:49 - Reply

    Olá estou com uma dúvida em relação a minha pós graduação. …tipo sou graduada em Licenciatura de matematica e fisica no entanto posso fazer uma pós em gestao ambiental?

  453. Priscila 27.02.18 at 11:13 - Reply

    Sou Bacharel em Química, gostaria de fazer uma pós em Finanças. Poderei atuar nesta área?

  454. Andressa Ribeiro 21.03.18 at 12:13 - Reply

    Sou graduada em Engenharia Química pela Unicamp e tenho mestrado em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ e adoro a parte de Fluidodinâmica Térmica Computacional (uma área que abrange tanto a Mecânica quanto a Química). Quero fazer doutorado e meu objetivo é lecionar em universidades públicas exatamente nestes tipos de disciplina.
    Essa linha de pesquisa costuma estar mais na Eng Mecânica, mas o fato da minha graduação ser em Eng Química pode me atrapalhar nos concursos?

  455. cláudio de Resende Balbino 02.04.18 at 14:36 - Reply

    Sou graduado em Engenharia Mecânica, eu posso fazer uma pós-graduação em engenharia ambiental, que ela me dá a certificação em engenheiro ambiental?

  456. Carlos Roberto Silva 05.04.18 at 11:44 - Reply

    Sou tecnólogo em Logística, gostaria de fazer uma pós em segurança do trabalho.
    com uma pós graduação em segurança do trabalho posso trabalhar como técnico em segurança do trabalho ?

  457. Marcelo Tavares 07.04.18 at 23:45 - Reply

    _Sou graduado em GESTÃO PUBLICA (TECNOLOGO) mas estou namorando uma PÓS GRAD em DIREITO PENAL (lato sensu), será que isso pode me beneficiar realmente na prática? Terei algum aproveitamento real ou será apenas mais uma TITULAÇÃO (especialista em direito penal) sem aplicabilidade alguma na minha area de GESTÃO PUBLICA??? Por favor me ajudem nesse dilema… Grato: Marcelo Tavares (Belém do Pará)

  458. Tatiane 17.04.18 at 01:18 - Reply

    Boa noite. Sou graduada em Pedagogia, porem nunca atuei na área, pois antes de ir pra faculdade eu fiz o curso técnico de estradas (construção civil) no CEFET/ RJ. Quando entrei para faculdade não consegui emprego. Após quase2 anos e meio de curso, consegui meu primeiro emprego como técnica. E lá se foram 12 anos de experiência. Hoje trabalho com Planejamento e controle de obras civil. Estou no 6º período de Engenharia Civil (que parece q falta uma eternidade para terminar). Se eu quiser fazer uma pós graduação de Gerenciamento de Projetos, eu poderia fazer?? Pq antes de iniciar a faculdade isso me veio a mente várias vezes, mas desisti e comecei a cursar a Engenharia. Mas hoje me arrependo, pq nunca termino.. Antes tivesse iniciado a Pós gradução, porem ficava na dúvida pq minha formação era em Pedagogia….

    Minha dúvida é: Eu poderia ter iniciado a pós graduação em gerenciamento de projetos, mesmo sendo formada em Pedagogia, mas com experiência na área de planejamento devido a minha formação técnica???

    • sergio silva 16.06.18 at 15:00 - Reply

      vc pode sim cursar uma pos em Gerenciamento de projeto porque JÁ tem um nivel superior completo em Pedagogia…

  459. Juliete Muller Silva 02.05.18 at 13:57 - Reply

    Fiz licenciatura em pedagogia e estou cursando pós graduação em metodologia de ensino de língua portuguesa, essa pós graduação me habita a dar aulas em ensino fundamental II e ensino médio? Essa pós me habita fazer concurso para professor de língua portuguesa ?

  460. William 09.05.18 at 23:09 - Reply

    Um bacharel em engenharia elétrica pode fazer mestrado em astronomia?

    • sergio silva 16.06.18 at 14:58 - Reply

      sim pode fazer..vc pode fazer um mestrado até em Literatura portuguesa

  461. Dani 10.05.18 at 18:20 - Reply

    Tenho licenciatura em Letras e pós graduação em Linguística e Produção textual, estou terminando Pedagogia para licenciados, a minha pós também servirá para o curso de pedagogia?

    • SERGIO ROBERTO DA SILVA 16.06.18 at 14:57 - Reply

      Dani eu entendo que NAO. As matérias da pós graduação não podem ser utilizadas na graduação. São níveis diferentes e o nível maior não substitui o nível menor

  462. Diego 19.06.18 at 17:08 - Reply

    Tenho uma dúvida, sou formado em designer gráfica, gostaria de concorrer a cargos em concursos públicos na área de administração, se eu fizer uma pos na área estou capacitado para isso?

    • Nathalia 25.07.18 at 10:34 - Reply

      Eu acredito que não…
      A não ser que seja um cargo administrativo de nível médio, ou um superior, com essa função, mas sem requisito de formação específica, o que é mais difícil de acontecer!

  463. Henrique Farias 06.08.18 at 23:00 - Reply

    Boa noite!

    Sou graduado em Administração de Empresas. Posso fazer uma Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e ser registrado no CREA, exercer a atividade de Engenheiro Ambientalista, prestar concursos públicos para o cargo de Engenheiro Ambientalista, mesmo tendo apenas a Pós-Graduação na área, vindo de outro curso?

    Obrigado!

  464. Francisco Henrique Melo Farias 06.08.18 at 23:03 - Reply

    Sou formado em administração de empresas. Posso cursar Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico, cadastrar-me no CREA, exercer a atividade de engenheiro ambientalista, prestar concurso para engenheiro ambientalista?

  465. Gustavo Almeida 07.08.18 at 19:45 - Reply

    Gostaria de saber se para trabalhar no mercado financeiro, seja em consultorias, corretoras, bancos entre outros existe uma graduação específica para isso. Vou me formar em breve em Engenharia Civil e gostaria de trabalhar nessa área e obviamente estudar para isso. Porém, não sei se é necessária uma graduação, seja em Economia, Administração ou outra semelhante. Se fosse possível gostaria de fazer uma pós-graduação na área, por exemplo.

  466. ANA CLAUDIA CONRADO 08.08.18 at 23:27 - Reply

    Boa noite!!! Sou bacharel e Serviço Social e estou cursando licenciatura em artes visuais!!! Comecei uma pos- graduação em arte e educação, a qual vou terminar antes da graduaçao em artes visuais!!! Sera que me certificado de pos graduação será aceito por eu ter terminado antes da ´graduaçao????

  467. Karine 14.08.18 at 15:39 - Reply

    Olá!
    Sou graduada em Letras/Inglês (licenciatura) mas quero atuar na área de psicopedagogia em uma escola particular.
    Posso fazer uma pós em psicopedagogia ou preciso fazer uma graduação em pedagogia antes?

  468. EDILEUZA LAZARA DE SOUZA ROSSONI 15.08.18 at 11:59 - Reply

    boa tarde sou tecnóloga em Gestão Pulica posso me especializar em qual área? Se eu fizer uma pós em ADM posso atuar na área?

  469. schirley souza 21.08.18 at 13:03 - Reply

    Sou formada em pedagogia e tenho pós em letramento e alfabetização .
    a duvida é posso fazer varias pós se eu quiser na mesma área ou em outra como por exemplo Assistente Social ou educador social.

  470. Rita de Cássia Fernandes do Amaral 01.09.18 at 18:01 - Reply

    Sou formada em Administração, já trabalhei na área, mas depois fiz concurso público para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde trabalhei durante 13 anos. Acabei de me aposentar e gostaria de saber se posso fazer uma pós em Direito Administrativo para fins de lecionar. Obrigada!

  471. Duze Cristina Serafin 14.09.18 at 12:56 - Reply

    Olá, tenho formação em Tecnologia em Gestão Ambiental, possuo registro no CREA com esse titulo. Pretendo fazer uma pós em segurança do trabalho, é possível ter o CREA para esta especialização?
    Não quero de engenheiro, mas sim, a especialização na área e poder assinar laudos, permissões de trabalho onde os engenheiros também assinam. Até porque também tenho formação superior e entendo que com a especialização na área, minha capacitação na área de segurança será a mesma de um engenheiro com especialização na área de segurança, a grade curricular é a mesma.

  472. Fabiana Camargo 24.09.18 at 22:19 - Reply

    Boa noite Wander, sou bacharel em Desenho Industrial e gostaria de saber se é válido fazer uma pós em Psicopedagogia.
    Gostaria de atuar na educação inclusiva por meio da arte lúdica nos anos iniciais.
    Você saberia me dizer se seria aceita?
    Agradeço desde já.

  473. Leda Correia 18.10.18 at 18:53 - Reply

    Olá sou formada em administração de empresa e gostaria muito de fazer pós em engenharia de segurança. Minha dúvida é, ao concluir a pós posso exercer a profissão de engenheiro de segurança?

Leave A Comment