• aulas

Uma pós-graduação irá me habilitar a dar aulas?

O Brasil ainda é um país carente de professores, especialmente na educação básica. Diante disso, é comum ainda encontrarmos pessoas com formação em uma determinada área como responsáveis por disciplinas em outra área, pessoas que não são licenciadas dando aula e várias outras irregularidades que também refletem nos diversos problemas educacionais que enfrentamos.

A partir dos dados do censo escolar de 2013, é possível observar que, naquela época, mais da metade dos professores em exercício na educação básica não possuíam graduação ou atuavam em áreas diferentes das licenciaturas em que se formaram. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) o índice chegava a 67,5%, e no ensino médio a 51,7%.

Perante esses dados, o governo lançou alguns programas de incentivo à formação docente, para que todos os professores estejam de acordo com as legislações educacionais vigentes no país, tais como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, mas que, na prática, pouco alteraram esse cenário.

Se você pretende trabalhar como professor, é importante conhecer as leis que regulamentam a educação no Brasil, apesar de instituições e regiões não as seguirem tão à risca assim. É sempre bom ter em mente que em casos de concursos públicos, os que possuem a formação de acordo com a lei sempre vão ter preferência em assumir o cargo.

Vamos então apontar os caminhos exigidos pelo MEC, mas nem sempre cumpridos, para se tornar um professor.

De acordo com a legislação vigente, a exigência quanto ao grau de educação acadêmica para a formação de um professor varia de acordo com a área pretendida.

Mas antes de discutirmos as formações, vamos entender primeiro como é o nosso sistema de ensino.

A atual estrutura do sistema de ensino brasileiro compõe-se de ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano), fundamental II (sexto ao nono ano), ensino médio (três anos ou quatro anos no caso de ensino técnico profissionalizante) e ensino superior (bacharelados, cursos tecnológicos, licenciaturas e cursos sequenciais).

O que dizem as leis educacionais sobre a formação de professores

LEI Nº 12.014, de 6 de Agosto de 2009 para a educação básica:

“Art. 61.  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Parágrafo único.  A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;

II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.”

LEI Nº 12.796, de 4 de Abril de 2013.

“Art. 62 – A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.”

Resolução nº 2 de 1o de julho de 2015.

Art. 9º Os cursos de formação inicial para os profissionais do magistério para a educação básica, em nível superior, compreendem:

I – cursos de graduação de licenciatura;

II – cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados;

III – cursos de segunda licenciatura

LEI Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.

“Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I – produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

II – um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

III – um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

Que formação eu preciso ter para dar aulas?

De modo simples isso significa que para ser professor de ensino primário, ou seja, para o exercício da docência no ensino fundamental I, a legislação exige a formação em Pedagogia.

O curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura, que dura em média três anos e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano).

Além de lecionar no ensino fundamental, o pedagogo pode também trabalhar com educação infantil (creches e pré-escolas), supervisionar e coordenar atividades escolares, orientar educacionalmente alunos e dirigir escolas (essas funções de gestão em geral exigem também no mínimo uma especialização).

Para ser professor de ensino de fundamental II (5º ao 9º ano) e ensino médio é exigido o curso de licenciatura na área de formação especifica, por exemplo: Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas.

As licenciaturas são cursos superiores de graduação e têm a duração média de 3 a 4 anos. Quem opta pela licenciatura tem a carga horária de disciplinas divididas em específicas (da área escolhida) e pedagógicas (didática, políticas educacionais e outras bases importantes sobre educação). É um curso onde já se sai habilitado a assumir aulas.

Para ser professor de ensino técnico é necessário o diploma de um curso de graduação (licenciatura ou bacharelado, dependendo da disciplina) e em alguns casos requer também, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização).

Para ser professor universitário é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor em universidades públicas. Para professores substitutos/interinos, entretanto, são aceitos na maioria das universidades apenas o título de graduação.

No caso dos professores universitários, a pós-graduação stricto sensu exigida é, em geral, em uma área específica da formação inicial, não obrigatoriamente em educação.

Os cursos de bacharelados e tecnológicos não habilitam o profissional a lecionar. Para atuar como docente, faz-se necessário um curso de complementação pedagógica para que possa assumir o ensino fundamental e médio.

É importante destacar que a área de atuação de um profissional é determinada na graduação. Uma pós-graduação não irá habilitar alguém a exercer funções que necessitam de habilitação adquirida em cursos de graduação.

Uma especialização na área dará maior compreensão do conteúdo ou do processo de ensinar, e isso poderá ser aplicado em qualquer atividade que não exija um diploma de graduação diferente do seu, pois essa pós-graduação não substituirá um diploma de graduação, caso seu interesse seja trocar de área de atuação. Isso se deve, sobretudo, ao fato da especialização enfocar apenas aspectos específicos da área profissional em questão.

Até porque, para o MEC, pós-graduações, especializações e outras formações após a graduação são consideradas como formação continuada. Essa formação é importante e reconhecida (por bonificações), mas não substitui a formação básica exigida por lei.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que uma pós-graduação pode (ou não) ajudar na sua carreira, leia também os posts “Como escolher a pós-graduação certa para você” e “Sou graduado em uma área, posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente?“.

By |2018-12-06T01:56:14+00:0023-03-2016|primeiros passos|180 Comments

About the Author:

Autora dos blogs Ponto Didática e Ponto Biologia, é graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais e mestre em Ciências (ênfase em Ensino de Biologia) pela Universidade de São Paulo.

180 Comments

  1. Toscano 23.03.16 at 12:49 - Reply

    Muito bom Teresa,
    Bastante esclarecedor.

  2. Rafa Vieira 23.03.16 at 13:17 - Reply

    Muito interessante!
    Há uma questão muito recorrente a respeito do papel do licenciado e do bacharel, por exemplo, na área da química (em que eu sou formado). Esse debate fica no âmbito de que o licenciado NAO DEVERIA ir trabalhar na indústria por conta de sua formação pedagógica! Mas tem profissionais licenciados que trabalham (e muito bem, diga-se de passagem) em diferentes tipos de indústrias.
    Isso me parece aceitável, um licenciado na indústria (porque ao longo do curso, este aluno tem contato com diferentes laboratórios, iniciação científica) então sabe fazer uma análise, sabe trabalhar no laboratório!
    Porém, tenho notado que os bacharéis (independente da área) tem feito mestrado e doutorado e dado aulas no ensino superior! Mas o bacharel jamais entra em sala de aula, não tem conhecimento sobre práticas pedagógicas, e na pós-graduação, é simplesmente um aprofundamento em uma única área.
    Não sei, talvez alguns valores devam ser pensados! Se há muitos bachareis querendo dar aula, deveriam ter disciplinas obrigatórias que contemplassem uma formação pedagógica mais efetiva! Isso evitaria, com certeza, termos aulas com engenheiros, farmacêuticos, bachareis, sem saberem nada a respeito do processo pedagógico, sem terem uma noção mais ampla das metodologias de ensino e métodos avaliativos…

    • Isso obrigaria os bacharéis que não querem definitivamente darem aula (eu) a estudarem coisas que não precisam. Isso é muito desagradável e digo até ultrajante! Esse semestre vou ter que fazer uma matéria de educação mesmo fazendo bacharelado. Isso não faz o menor sentido.

      Se você quer preparação de licenciatura pros futuros professores doutores, então que se ofereça durante a pós e cobre durante o processo seletivo.

    • Rafa Vieira 24.03.16 at 01:21 - Reply

      Eu concordo com você! Que dentro da pós-graduação tivesse esse preparo pedagógico mais direcionado! Certeza!

    • William Mochel 24.03.16 at 08:11 - Reply

      Rafa Vieira, concordo plenamente com sua ponderação… Eu, particularmente, fiz questão de fazer as duas disciplinas disponíveis no meu PPG sobre didática…acho que me ajudou bastante…

    • Ricardo Ribeiro 30.01.17 at 17:15 - Reply

      Didática costuma ser um dom, existem engenheiros com didáticas superiores a muitos que tem licenciatura. O professor tem que ter no mínimo umas três ou quatro maneiras de explicar um mesmo conteúdo. Acho que tem muita matéria na licenciatura para encher linguiça, menos filosofia e mais prática e mostrar para o aluno o real uso da matéria explicada. O resto é mi mi mi.

      • Handre 22.07.17 at 00:17 - Reply

        Filosofia é a base da educação, não se pode querer criar robôs que repliquem o que estudaram no curso, mas que questionem e instiguem a questionar. Concordo contigo referente a dom de ensino, mas se não houver um padrão de exigência não há como filtrar os que não sabem nada sobre ensinar dos que tem potencial de ser.

      • Anderson 16.07.18 at 08:26 - Reply

        Você falou uma grande besteira quando disse que deve haver “menos Filosofia” no ensino. Quando se trata de relacionar-se com o ser humano -sobretudo em sua orientação educacional- faz-se necessário aprender humanidades. Valores morais, éticos, formulação e concatenação das ideias para desenvolvimento humano etc. são elementos fundamentais na prática docente. Do contrário, forma-se repetidores de conteúdos práticos não preparados para lidar com o ser humano, que, por si só, já é complexo em suas relações.
        Não julgue mal aquilo que não lhe apetece, isso é falácia! Não é porque nunca gostei de Química que irei desvalorizá-la ou achá-la menos útil. Ela tem sua importância e aplicabilidade. O fato de eu não gostar, não me dá o direito de julgá-la inútil. Isso é o ápice da ignorância humana (denegrir o que não se pode entender ou gostar).
        Abraços!

    • Gustavo 18.09.18 at 13:11 - Reply

      Aí entra outra questão, se as pessoas fazem licenciatura é porque querem dar aula, certo? Então pra quê procurar emprego nas indústrias? Necessidade ou ganância salarial, tanto faz.
      Os licenciados ocupam cargos que deveriam ser de bacharéis e infelizmente os bacharéis acabam tendo que recuar e fazer pós graduações para compensar e conseguir trabalho. Sou biólogo e vejo muito isso.
      Muitos licenciados ocupando cargos de bacharéis e os bacharéis tendo que entrar na área do ensino por falta de opção, já que ninguém quer ser professor, não há reconhecimento e remuneração adequada.
      Na graduação, via muitos alunos da licenciatura desesperados para entrar em laboratórios para fazer iniciação científica por causa de bolsa e ocupando vagas de bacharelandos, já os bacharelandos que interessavam pelo ensino não tinham a mesma oportunidade, tinham todas as portas fechadas pelos tutores e laboratórios de ensino, eram totalmente rechaçados. Não sei até onde uma formação em licenciatura qualifica um professor, sou bacharel, amo ensinar e sei que minhas aulas são melhores do que de muitos licenciados.
      A má qualidade do ensino superior se dá porque o governo obriga pesquisadores que NÃO GOSTAM e não tem vocação para ensinar a darem aula, a pesquisa científica do país é feita pelo corpo docente das universidades, não há centros de pesquisa suficiente, faltam investimentos, os pesquisadores são reféns das salas de aula para poderem fazer suas pesquisas científicas.
      A situação é muito mais delicada do que parece!

  3. Cristiane Colodel 23.03.16 at 17:39 - Reply

    Sou licenciada em Química e faço PG em Bioquímica. Fico muito chateada quando vejo meus colegas da pós – bacharéis em Química ou Biologia, biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas etc – dizendo que se não conseguirem nenhum bom emprego depois que concluírem a pós, vão dar aula em escolas particulares ou por PSS. Pouca gente opta pela licenciatura na graduação, já que as licenciaturas não têm o status de outros cursos considerados melhores, mas depois acreditam que são aptos a ensinar, mesmo não tendo a mínima formação pedagógica e não sabendo nada sobre o processo de ensino-aprendizagem.

    • Handre 22.07.17 at 00:13 - Reply

      Concordo que o termo “se nada der certo vou dar aula” é um tanto absurdo, mas o que vejo de gente dizendo que vai estudar qualquer licenciatura porque é mais fácil só pra arranjar um emprego num colégio, é preocupante, pois creio que dar aula não significa decorar o básico para replicar, mas alguém que gosta muito do que estuda e pretende passar o conhecimento adiante. Essa educação básica está ruim do jeito que está porque o professor faz um curso qualquer que o habilite a dar aula, fazem concurso público e os alunos que se lasquem…

      • Juliano 04.10.17 at 23:28 - Reply

        e quando o professor é inovador, comprometido e exigente, acaba sendo boicotado pelos alunos, já que eles querem ficar o turno inteiro no celular

    • Daniel 27.09.17 at 00:54 - Reply

      Mas o problema nesse caso, não são os bacharéis, e sim, nosso país! Você já se perguntou o porquê do pessoal dessa área não querer dar aula? Simplesmente porque ganha-se uma miséria, é uma coisa tão grotesca que só cego não vê. E o problema vai mais além, quando você menciona áreas como: química, física, biologia… Vou lhe relatar o meu caso: Eu fazia química estava no 3 ano, simplesmente desisti de continuar a faculdade, por conta de um simples motivo… Não conseguia emprego decente! É muito bonito o pessoal do MEC dizer que tais áreas tem carência no país e tudo mais, só que esses cretinos não falam é que o mercado é cheio de cartel, o pessoal monta um nicho especifico de um ou outro profissional e sai metendo gente com técnico, o técnico cumpre a mesma função que um graduado e ganha bem menos, para o empresário é excelente! Você dirá – Não é bem assim, porque o graduado tem um conhecimento muito mais aprofundado! – O que é uma verdade, sem dúvida! Só que isso para pesquisa, não para função de receita de bolo. E mesmo assim, ele tem um graduado responsável fazendo seu papel. Se fosse um país que a pesquisa fosse levada a sério seria excelente, mas o que ocorre é nicho bem pequeno de atuação. O pessoal se vê com uma mão na frente e outra atrás, o que acontece é o sujeito ou ir dar aula, ou então fazer algo que não tem nada a ver com a área, exemplo, trabalhar em um banco e ser químico. É a realidade, conheci vários, além do meu próprio caso.

  4. Gabriel Cesário 23.03.16 at 20:50 - Reply

    Não, pra dar aulas tem que ter talento e vocação.

    • Cristiane Colodel 23.03.16 at 23:26 - Reply

      E formação apropriada.

    • Pandinha Fkc 10.04.16 at 01:13 - Reply

      Talento, vocação e domínio didático. Uma coisa é você saber para você outra é você saber fazer o outro aprender o que você tem para ensinar.

      • Ricardo Ribeiro 30.01.17 at 17:19 - Reply

        Pandinha falou tudo e mais um pouco , parabéns. Não adianta ter licenciatura sem ter essas prerrogativas citadas por você. “Talento, domínio da matéria, vocação e domínio didático” independente de ser bacharelado ou licenciado.

  5. Guilherme Tavares 23.03.16 at 21:43 - Reply

    Eu sou Bacharel em Engenharia e faço mestrado para me tornar Professor. Sei que não tenho a formação de um licenciado, por isso dentro da minha pós busco fazer disciplinas nas áreas de educação, didática, docência no ensino superior e, além disso, dou aulas como Voluntário em uma Universidade para garantir experiência. Tive péssimos professores na graduação, não quero ser um professor ruim para meus futuros alunos.

  6. Rafaela 24.03.16 at 10:31 - Reply

    Olá.
    alguma indicação de um bom curso de complementação pedagógica, preferencialmente a distância?

    • BRUNA PATRICIA 28.12.17 at 14:17 - Reply

      UAB UNB

  7. Por isso , eu sou super feliz de ter estudado em um faculdade de formação de professores ;UERJ FFP .

  8. Agnaldo Brum 24.03.16 at 19:51 - Reply

    Ótima matéria…

  9. Eudes Henrique 25.03.16 at 20:58 - Reply

    Teresa Nunes, muito obrigado por ter levantado esses pontos tão presentes em nosso sistema de ensino. As verdades ditas em seu texto são frequentes uma vez que convivo com profissionais que dão aulas de outras disciplinas (Matemática, Português, inglês…) que diferem de suas áreas de formação.

    E outra coisa, eu estava morrendo de saudade das postagens desse blog.

    Apreendi muito com esse “blog” durante o tempo que fiz meu mestrado. Atualmente estou me esforçando para ingressa em um Doutorado.

    Textos tão bons quanto o seu Teresa, elevam o “nível” de interesse dos estudantes, que por vezes não obtém informações na academia.

    preciso escrever um artigo para o “blog”, pois, sei que estou em falta… Em breve que sabe…

    obrigadoooooo!!!!!

  10. Anderson 02.04.16 at 07:53 - Reply

    Olá?
    Não é um comentário mais sim uma dúvida que ainda tenho…
    Sou formado em fisioterapia e gostaria de ser professor em Biologia.
    Posso fazer uma pós-graduação lato sensu em biologia (270 horas-aulas) e química (120 horas-aulas) mais 120 horas de metodologia, perfazendo um total de 510 horas-aulas e ministrar aula de biologia no ensino fundamental ou médio?
    Obrigado!

    • LUCIANA 21.06.17 at 02:15 - Reply

      Oi Anderson tudo bem? Acho sua área muito bonita, pois vc assim como os professores ajuda as pessoas. O ideal seria vc fazer um complemento para dar aula em Universidade sobre fisioterapia não? Porque biologia são quatro anos estudando não só o corpo humano, mas também todas as plantas, todos os animais, e muito, muito mais. Tudo bem que Fisioterapia tem biologia mas biologia não tem fisioterapia.

  11. Issinho Alves 11.04.16 at 14:08 - Reply

    Gostaria também ????

  12. Também gostaria, por favor.

  13. Eric 17.04.16 at 12:52 - Reply

    De maneira geral não vejo problema nessa legislação. Porém os institutos federais geralmente restringem suas vagas para licenciados (nas áreas de química, física, biologia, …) e geralmente não exigem especialização ou algo do tipo.

    Não teria, também, ensino no nível técnico, e assim, term que exigir que tenham no mínimo uma especialização? Vi muitos concursos de IFs que exigem apenas licenciatura em biologia, física, … e que iriam dar aulas também em ensino técnico (como geralmente diz nos editais).

    Por que proibir bacharel (em biologia, física, química, …) em institutos federais? Vi alguns (poucos) em biologia, química e física que abriam também para bacharel desde que, se aprovado, fizesse um curso de complementação pedagógica quando ofertado.

  14. Olívia 24.04.16 at 21:29 - Reply

    Sou pedagoga, ou seja, já tenho licenciatura para atuar como professora da educação básica e fundamental. Se fizer uma especialização em teatro, poderia por exemplo, prestar concurso público para atuar como professora de teatro?

  15. Michel Reis 25.04.16 at 17:31 - Reply

    Pessoal quero fazer minha pós em programação de sistema porém na cidade que moro só tem em uma faculdade e é uma fortuna então pensei em antes fazer segurança da informação será que fica muito distante de planejamento de sistema será que tá muito fora?

  16. Vanderlei 30.05.16 at 12:06 - Reply

    Olá, sou graduado tecnólogo em mecânica e estou fazendo pós em formação de docentes para ensino técnico. Gostaria de saber se consigo ingressar na carreira de professor para lecionar no ensino técnico.
    Obrigado

  17. ADILSON SOUZA 11.07.16 at 17:57 - Reply

    Olá sou formado em ADM de Empresas (04 anos) e depois fiz uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios.
    Na Pós tivemos uma matéria chamada “DIDÁTICA DE ENSINO SUPERIOR” onde vários amigos meus ingressaram como professores em faculdades Particulares.

    Sei que posso lecionar como PROFESSOR EVENTUAL na rede publica, devido a carga horário em Matematica.

    Gostaria de saber se posso dar aulas no EJA?

    • gisely 01.08.17 at 21:34 - Reply

      boa noite, vc pode fazer a pós em docência do ensino superior.

  18. kika 12.07.16 at 14:58 - Reply

    Olá sou formada em Serviço Social, mas arrependi e quero ser Pedagoga. Se eu fizer uma pós em Pedagogia eu poderei atuar como tal?

  19. Robert 18.07.16 at 17:14 - Reply

    gente me ajudem !!! rsrs sou formado em Geografia ( licenciatura ) a 13 anos leciono em escolas estaduais , mas agora estou pretendendo fazer uma pós graduação em Antropologia , minha dúvida é será que depois que eu fizer essa pós eu consigo dar aulas em faculdades/ cursinho de vestibular ….etc de antropologia??

  20. Felipe 19.07.16 at 01:54 - Reply

    sou formando em Ciências Sociais(Licenciatura e Bacharelado).Se eu fizer especialização em história ou filosofia, eu posso ministrar aulas nessas áreas ?

    • Natale 24.08.16 at 20:04 - Reply

      Felipe, você já pode ministrar aulas de História e Geografia no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental, mesmo somente com a graduação. Vide Parecer CNE/CEB nº 9/2005, aprovado em 9 de junho de 2005: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb009_05.pdf

    • gisely 01.08.17 at 21:35 - Reply

      boa noite, sim, a sua licenciatura te permite fazer pós graduação em outras áreas e lecionar nelas

  21. Mariane Ferreira 13.08.16 at 00:19 - Reply

    Sou Sou bacharel em direito e gostaria de fazer uma complementação pedagógica pra dar aula, mas não sei em quais disciplinas poderei atuar.

    • Veronica 12.09.16 at 20:45 - Reply

      Olá Mariane, gostaria de saber se conseguiu esclarecer essa dúvida?
      Tenho a mesma pretenção Q vc, Bacharel em Direito e quero lecionar. Bj

      • gisely 01.08.17 at 21:37 - Reply

        é preciso primeiramente fazer uma análise do seu histórico superior, para depois dizer se vc está habilitado ao programa R2.

      • Maria 16.02.18 at 14:46 - Reply

        aguardadando a resposta da pergunta da Mariane e da Veronica. Tenho a mesma dúvida!

    • gisely 01.08.17 at 21:37 - Reply

      é preciso primeiramente fazer uma análise do seu histórico superior, para depois dizer se vc está habilitado ao programa R2.

  22. KESIA 15.08.16 at 14:08 - Reply

    Tenho graduação em pedagogia, tecnologia em gestão ambiental, técnico em florestas. Gostaria de dar aula em universidade, mas quando fui escolher uma pós graduação, não achei que iria me dar mais qualificação, acabei optando por uma segunda licenciatura em ciências biológicas. Os critérios que me chamaram atenção foram a grade curricular, carga horária e o diploma. Segunda licenciatura, pode ser considerado especialização no contexto das minhas formação? Seria melhor no meu caso, fazer pós , mestrado ou doutorado, qual delas atenderia minha vontade de imediato?

    • KESIA 15.08.16 at 14:10 - Reply

      formações

  23. David 18.08.16 at 09:49 - Reply

    Olá a todos!

    Sou graduado Engenharia de Produção, posso dar aulas de matemática ou física no ensino fundamental ou médio? Eu li várias matérias mas ainda não está claro, umas dizem que sim outras não rs.

    Obrigado a quem responder!

    • Tatiana 24.08.16 at 17:25 - Reply

      Boa tarde.
      Também estou na msm dúvida!
      Sou graduada como bacharel em análise de sistemas, gostaria de ministrar aulas em matemática.
      Realmente não ficou claro.

      Grata

    • Ricardo Ribeiro 30.01.17 at 17:28 - Reply

      Sim , você vai tira o CAT (Certificado de Avaliação de Título) É só você levar o seu certificado juntamente com seu histórico da sua graduação na Secretaria de Estado de Educação,no CAT vai contar a expressão AUTORIZAÇÃO PARA LECIONAR A TÍTULO PRECÁRIO no segundo grau .depois você se inscreve pelo site do seu estado e aguarda as vagas. Fica tranquilo que sempre sobram vagas. Os licenciados e concursados vão ter prioridade na escala de posição tendo o direito de escolher o horário e a escola, mas sempre sobra vagas de matemática e Física. Fica tranquilo e corre atrás que dá certo.

  24. Talita 31.08.16 at 18:01 - Reply

    Olá, Boa noite,
    Sou graduada em Pedagogia, entretanto deixei a pedagogia de lado, sou formada em serviço social, atualmente atuo na referida área, gostaria de voltar a lecionar, mas agora no Ensino Médio, será que poderia apenas fazer um curso de extensão ?

  25. Luiz Lana 13.10.16 at 11:07 - Reply

    Estou com uma dúvida, eu estou terminando a Faculdade de Administração, eu posso dar aula em ETEC de Administração. Porque eu li o texto e estava escrito que em alguns casos pede-se a Pós graduação.

  26. Silvania Barcellos 01.11.16 at 10:10 - Reply

    Apoiado

  27. Helio Junior 29.11.16 at 10:50 - Reply

    Bom dia Daniel.Antes de mais nada gostaria de dizer que sei que este espaço tem um objetivo específico, mas se for possível solicito que publiquem este comentário. Quem discordar fique a vontade para fazer isso, porém minha intenção é boa e solidária ao colega em dificuldade: Você citou várias passagens da bíblia na sua preleção. Tem certeza que você não crê? Ao citar, você esta de uma certa forma constatando que essas passagens citadas se materializam na prática. Algumas palavras para você, de alguém que se solidariza, e que espero sirvam para seu consolo: Se essas partes da bíblia estão comprovadas empiricamente na sua vida, que falam das misérias de viver neste mundo decaído, e que desde que se tem conhecimento do homem como tal essas coisas acontecem, existe então a probabilidade de que muitas outras (ou todas) também são verdade. O problema é que o Deus da bíblia não pode ser conhecido por comprovação científica ou empírica, embora existam evidencias. Quem disse para você que o mundo acadêmico era feito de pessoas perfeitas? No entanto você quis acreditar nisso, porém foi vão. Se muitas coisas que a Bíblia diz só aconteceram depois da nossa morte, e que ela mesmo diz que só é possível crer sem ver, pois muito do que esta escrito só acontecerá na vida após a morte, um conselho: O mau existe, e pode ser visto, porque significa ausência do bem. O bem existe segundo a Bíblia, mas só pode ser alcançado pela fé. “mais bem aventurado aquele que creu sem ver…”. Bom acho que é isso. Agradeço por este espaço de expressão de ideias e espero que tem sido útil e consolador.

  28. Larissa 09.01.17 at 21:22 - Reply

    Tenho uma dúvida sou licenciada em Filosofia, fazendo uma PG em educação infantil e os ano s inicias posso dar aula para crianças?

    • gisely 01.08.17 at 21:41 - Reply

      não, vc precisa de uma complementação pedagógica em pedagogia

  29. Marcelo Roberto 17.01.17 at 10:29 - Reply

    Caros colegas hoje atuo como professor de escola pública após de ser dispensado na empresa que trabalhei por 30 anos, devido minha idade precisei agilizar uma nova estratégia para manter meus rendimentos, sou bacharel em economia ministro aulas de matemática nas escolas mas fiz uma extensão que se chama R2/15 que complementa a parte pedagógica, quanto a parte pedagógica citada pelos colegas tenho certeza que ela é fundamental para a graduação independente se a pessoa vai dar aula ou não, pois, nos ensina a lidar com pessoas e suas diversidades no atual panorama sócio-econômico. Hoje estou fazendo uma pós graduação (lato sensu) para ingressar no mundo das Faculdades. Boa sorte a todos e obrigado.

  30. MURILO MENDES MACIEL 18.01.17 at 13:08 - Reply

    Tenho uma dúvida estou cursando Licenciatura em História; se fizer uma PG em Metodologia de ensino de História e Geografia poderei dar aula nas duas disciplinas?

    • gisely 01.08.17 at 21:42 - Reply

      sim poderá, tenho essas pós ead credenciadas ao MEC.

  31. Carolina 26.01.17 at 19:34 - Reply

    Alguém me tire uma dúvida que ainda não ficou 100% esclarecida por favor: se eu fizer letras, posso dar aula para a pré escola (1°, 2° e 3° período), ou somente a partir do fundamental? A pedagogia me possibilita até o 5° ano, mas gostaria de me especializar em letras e ter a escolha de dar aula para o pré também. Obrigada.

    • Rachel 30.03.17 at 17:59 - Reply

      A graduação plena em Letras te habilita a lecionar do 6º ao 9º anos e Ensino Médio apenas. Para os anos iniciais é necessário formação em Pedagogia (ou Normal Superior) ou a complementação depois que já tiver seu diploma em Letras (como portador de diploma).

      • Thayná 06.01.18 at 19:52 - Reply

        Rachel! Essa complementação ou norma superior é feito na faculdade mesmo? Como consigo realizá-la?

  32. Débora 03.02.17 at 19:12 - Reply

    Sou graduada em historia com licenciatura plena, se eu fizer uma pós
    em educação infantil ou educação especial algo relacionado a educação básica
    posso dar aula nessa área, para a primeira etapa do fundamental ? lembrando não tenho magistério

    • gisely 01.08.17 at 21:43 - Reply

      não poderá, vc deve fazer a complementação pedagógica em pedagogia 1 ano de curso credenciada ao mec.

  33. Veliania 05.02.17 at 15:24 - Reply

    Amei o seu blog parabéns! Sou graduada em pedagogia e não atuante na área, terminei há 14 anos , quero fazer uma pôs graduação, sou muito insegura para mim expressar, tenho vontade de trabalhar com educação infantil e jovens e adultos. será que a pôs graduação em didática irá mim ajudar?

  34. Elizete Aparecida de Assis Ribas 25.02.17 at 14:49 - Reply

    Sou licenciada em Pedagogia,com habilitação em orientação educacional e magistério das Matérias Pedagógicas no ensino Médio, com especialização em Educação Especial,Gestão Pedagógica e Politicas para uma educação Inclusiva, em nível de especialização Lato Sensu,especialização em Psicopedagogia na área de Ciências Humanas em nível Lato Sensu, especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional em nível Lato Sensu e atualmente estou concluindo meu TCC em Neuropsicologia. Trabalho atualmente na área da Educação Especial, sou professora há 27 anos. e também tento tenho dúvidas se poderia dar aulas em cursos de Pós-graduação ou ate formação de professores em escolas Públicas, Particulares que seja a noite ou aos sábados.Aguardo indicações e convites.

    • Ana 01.03.17 at 22:02 - Reply

      Eu sonho em fazer pedagogia ou letras, to indo mais pra pedagogia mas não queria ficar limitada a dar aulas em ensino fundamental. A senhora sabe se existe alguma especialização que eu posso dar aulas de português pra ensino médio ?

  35. Leandro Santana 01.03.17 at 02:21 - Reply

    Bom dia !
    Sou bacharel em Humanidades e gostaria de fazer uma pós-graduação em Gestão Pública, contudo possuo a seguinte dúvida:
    Essa pós me habilita a dar aulas em Faculdades ou eu precisaria fazer Docência no Ensino Superior? Abaixo ementa do curso:

    Formação docente para a diversidade
    Múltiplas competências para os profissionais da educação
    Legislação Educacional
    Metodologia da pesquisa e do trabalho científico
    Gestão de Políticas Públicas
    Pensamento Político Brasileiro
    Contabilidade Pública
    Fundamentos da Ciência Política
    Gestão para parcerias público-privadas
    Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
    TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

    Grato,

  36. Tânia 05.03.17 at 22:18 - Reply

    Olá tenho uma dúvida! Sou formada em Bacharelado em Administração Pública. Curso de 4 anos concluído! Eu posso dar aula? Tem alguma matéria em específico? Obrigada.

  37. Fael Eoi 07.03.17 at 22:19 - Reply

    Parabéns pelo blog… realmente bastante esclarecedor…

  38. Valdiandra Michelin 12.03.17 at 21:57 - Reply

    Olá! Sou pedagoga! Cursei algumas disciplinas de Psicopedagogia em uma determinada Universidade, porém, por alguns motivos pessoais não concluí. Segundo o currículo da Instituição faltaram somente duas cadeiras. Posso terminar em outra instituição???

  39. luiz carlos marendaz 27.03.17 at 12:42 - Reply

    Sou graduado em letras ( língua portuguesa/literatura) com licenciatura plena, se eu fizer uma pós
    em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS relacionado a educação básica
    poderei ministrar aulas nessa área, para a primeira etapa do fundamental ? lembrando não possuo formação em magistério.

    Obrigado!

  40. Zilanda Lourenço 27.03.17 at 14:29 - Reply

    Alguém pode me ajudar? Uma pessoa com licenciatura em Educação Física realizando uma Pós-Graduação em Musicalização,pode dar aulas de múcica em escolas públicas e particulares?

    • gilberto luiz meleiro 22.06.17 at 13:30 - Reply

      Também preciso saber! Sou formado em Administração, é bacharelado, porém sempre fui músico. Com uma pós, eu posso dar aulas de música nas escolas?

  41. José Roberto 03.04.17 at 08:07 - Reply

    Sou Tecnólogo em Sistemas para Internet, gostaria de fazer um curso que me habilitasse a dar aulas, teria alguma PósGraduação ou Comlementação pedagógica para a área de Informática?

  42. victor 10.04.17 at 14:00 - Reply

    eu por exemplo vol fazer ciencias Biologia e Quimica ou seja uma lincenciatura dupla… mais meu sonho nao é dar aula no ensino medio e sim em uma universidade.é claro que tudo com pos graduaçao… muitos me disseram haaa vai ser professor em escola e so..

  43. Edmilson Aleluia 27.04.17 at 10:25 - Reply

    sou formado em Engenharia mecânica e gostaria de saber o que mais preciso para dar aulas.

  44. Marcia 30.04.17 at 19:31 - Reply

    Sou formada em enfermagem com pós graduação em docencia para o ensino tecnico de enfermagem, oque faço para dar aulas para o ensino médio?

  45. Mari Medeiros 03.05.17 at 10:04 - Reply

    Oi sou pedagoga, mas gostaria de dar aulas de português, se eu fizer uma pós em língua portuguesa, estarei habilitada a lecionar no ensino fundamental e médio ? Alguém me esclareça está dúvida ?

  46. Alcione de Moura 05.05.17 at 11:26 - Reply

    Estou terminando a faculdade esse ano,de Pedagogia Licenciatura. Mas gostaria de saber se o meu curso poderei dar aula para o EJA alfabetização.

  47. Karina 06.06.17 at 22:07 - Reply

    Eu sou do tipo de pessoa que não se prende a rótulos e títulos, portanto, para mim não é questão de ser licenciado e bacharelado e sim de ter competência para tal “ato de educar”. Vamos lah galera, existem licenciados que não possuem didática e bacharéis que a possuem e vice-versa também…e ai? Acredito que mais do que um título, é preciso que o profissional tenha autoconhecimento para escolher a atuação de acordo com suas aptidões…eu não teria problema algum em ter aulas com um engenheiro (e já tive), desde que ele saiba a arte de educar, de saber ser professor…tive um professor engenheiro que dava um show em qualquer outro professor que fosse licenciado…ele não era…tinha mestrado e doutorado…mas não tinha licenciatura.

    Eu penso que é mais uma questão de esteriótipo e rótulos do que qualquer outra coisa.

  48. Isael Lustosa 08.06.17 at 16:30 - Reply

    Tenho uma dúvida e até agora não consegui descobrir estou me terminando a licenciatura em matematica e já estou visando a pós sei que poderei dar aulas pra fundamental e médio estou querendo fazer um pós (METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E FÍSICA) após fazer essa pós poderei dar aulas de física também? Ou não? Tanto no curso de licenciatura e na pós tem muita física desde já obrigado a quem puder me responder

  49. ELIANE CRISTINA ESTEVÃO 18.06.17 at 20:07 - Reply

    Sou graduada em administração,se eu fizer extensão que se chama R2/15 vou poder dar aulas em ensino fundamental e médio ?

  50. Júlio César 29.06.17 at 21:25 - Reply

    Sou formado em gestão de recursos humanos tive boa base em matemática e tenho o CAT para lecionar. Eu fazendo a formação pedagógica de docente em matemática eu fico habilitado? Legalmente dentro da lei.

  51. Heraldo 10.08.17 at 23:33 - Reply

    Boa noite, irei começar o curso de Bacharel em Turismo! Gostatia de saber o que preciso fazer para dá aula no ensino médio! Obrigado

  52. Jhonas 16.08.17 at 19:20 - Reply

    Não, minha professora tem até doutorado e ta foda

  53. Karina 18.08.17 at 01:46 - Reply

    Gostaria de algumas informações, tenho graduação em enfermagem (bacharel), gostaria de dar aula para educação infantil (anos iniciais),
    tenho que fazer outra graduação em pedagogia ?
    ou tem algum complemento em menos tempo para atuar na área?

  54. Erika 21.08.17 at 22:21 - Reply

    Sou graduada em Turismo há 10 anos. Me formei em magistério ano passado e já atuo na área de EI. Minha dúvida é, se posso fazer complementação pedagógica ao invés de cursar os 4 anos de licenciatura?

  55. Babi 23.08.17 at 20:41 - Reply

    Gostei muito da materia!! Me ajudou muito!!

  56. Maria do Carmo Marques de Freias 24.08.17 at 16:15 - Reply

    Fiz Pedagogia na Educação Infantil e de 1ª à 4ª series. Gostaria de trabalhar com matemática no Ensino Fundamental II e Ensino Médio
    quais matérias preciso fazer para ter este acesso? Não sou funcionário público trabalho pelo Município, consigo cursar através do MEC?
    Aguardo retorno.

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 13:57 - Reply

      Olá Maria do Carmo!
      No seu caso é necessária uma segunda graduação.

  57. Lília Inês Ribeiro Martínez silva 28.08.17 at 16:03 - Reply

    Sou formada em pedagogia em orientação Educacional.Tenho que fazer uma complementação. E que complementação é essa? Estudei por 3 anos. fiz magisterio e depois pedagogia.

  58. paulo 29.08.17 at 14:03 - Reply

    Olá!! Tenho especialização e Mestrado. Uma faculdade particular exigiu o curso de docência para aceitar-me como professor.
    Preciso fazer curso de docência para dar aulas em faculdade? O mestrado já não me gabarita a isso?

    • Lucas 19.10.17 at 22:07 - Reply

      acredito que um curso de complementação pedagódica (conforme este artigo) seja necessário.

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 14:03 - Reply

      Olá Paulo!
      Embora o Mestrado, em geral, forme pesquisadores é a titulação mínima aceita para dar aulas no ensino superior.
      Pedir curso de docência me parece um critério específico desta faculdade.

  59. airton aguiar 04.09.17 at 09:10 - Reply

    ola amigos tenho uma faculdade de teologia,fiz tambem a integralização de mais um ano somando 4 anos,quero fazer uma pós,o que poderia ser útil na área do ensino,se alguem puder me ajudar agradeço..absssss

  60. Dayany 21.09.17 at 02:53 - Reply

    olá pessoal! Sou bacharel em farmácia tenho mestrado e doutorado. Seique posso dar aula com o cat no ensino público técnico como segunda prioridade. Para ser primeira prioridade é necessário licenciatura ou bacharel com formação pedagógica docente. Quando fazemos o doutorado temos o pad programa de aperfeiçoamento didático durante um ano., isso não habilitaria essa formação pedagógica para ser primeira prioridade?

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 14:09 - Reply

      Olá Dayany!
      Não, porque o programa de aperfeiçoamento didático é voltado para o ensino superior, não conta para o ensino básico, ou técnico no caso.

  61. Willes pereira lima 30.09.17 at 03:07 - Reply

    Olá sou formado em engenharia de produção gostaria de dar aula de fisica e quimica, antes de fazer engenharia de produção diz três anos de engenharia quimica mas optei por produção e vi muito sobre as matérias citadas e hoje tirei minha dúvidas a maioria dos professores de ensino médio so sabem encher linguiça principalmente em fisica e quimica e matemática cheguei no superior leigo nas mesma,teve que pagar professor particular para aprender matérias que deveria ter visto no insino média.hoje penso muito gostaria de indicar aquilo que não mim passarão para que essa jovens não venho acarretar oque eu passei.

  62. Eder 02.10.17 at 14:30 - Reply

    Olá pessoal! ME AJUDEM! srss
    Sou formado como Técnico em Radiologia, amo repassar meu oque sei para o próximo, pretendo iniciar o (CST) Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, sera que com essas 2 formações é possivel dar aulas para Escolas Técnicas?? ou ainda como 3* opção teria que fazer essa habilitação pedagógica?

    PS: vejo alguns professores meus só com o tecnólogo em radiologia(superior) dando aulas, em as vezes ate 2 escolas.

    Abraços!

  63. André Carvalho 16.10.17 at 22:02 - Reply

    Olá Teresa! Tenho duas dúvida, e agradeceria muito se pudesse me ajudar. Entendi pelos seus posts que a lei não é seguida à risca aqui no Brasil. Mas vamos supor, para responder às perguntas abaixo, que a lei fosse britanicamente seguida aqui, rs. Daí, pergunto:

    1) Uma pessoa graduada em Licenciatura em Biologia pode, legalmente, dar aulas de Física? Vamos supor que ela “entende” o conteúdo. Ela pode, legalmente falando? Se não, quais dispositivos legais a impedem de realizar tal feita?

    2) Uma pessoa graduada em Licenciatura em Biologia, e também graduada num Bacharelado em Física pode, legalmente, dar aulas de Física? Se não, quais dispositivos legais a impedem de realizar tal feita?

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 13:48 - Reply

      Olá André!
      Um graduado em biologia não pode dar aulas de físicas porque não tem habilitação para isso. A menos que seja um curso de Ciências Naturais com habilitação em Física. O que você citou de “entender” sobre o assunto, é o tal notório saber que deu o que falar na reforma do ensino médio. E ele só é válido em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes. Em ensino básico, não.
      Agora uma pessoa graduada em física pode dar aulas de física no ensino básico, desde que tenha licenciatura ou, como no caso que você situou, faça complementação pedagógica.

  64. Sandra keim 26.10.17 at 00:56 - Reply

    Sou graduada em Gestão de Turismo, posso fazer uma pôs em hotelaria?

    • Carol 27.12.17 at 22:42 - Reply

      kkkk, voce so pode é tá de brincadeira né..Loooooooooogico que pode!!!por ser áreas afins, acredito que pode. Se a faculdade que voce consultou disse que pode, faça logo sua matricula!

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 13:34 - Reply

      Olá Sandra!
      Pode sim. Inclusive tem programas de pós graduação em Turismo, Hotelaria e Eventos.

  65. [email protected] 06.12.17 at 13:16 - Reply

    BOA TARDE A TODOS . ESTOU COM DUVIDAS. SOU BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA. TEM FACULDADES QUE DIZ QUE POSSO E TEM ALGUMAS QUE DIZ QUE NÃO. TO PERDIDA. ´POR FAVOR ME AJUDEM. GRATA
    CRISTIANE

    • Carol 27.12.17 at 22:41 - Reply

      por ser áreas afins, acredito que pode. Se a faculdade que voce consultou disse que pode, faça logo sua matricula!

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 13:30 - Reply

      Olá Cris!
      Tecnicamente pode. Algumas universidades ofertam a formação pedagógica para bacharéis de quaisquer áreas.
      A questão que você precisa pensar é: aonde você vai trabalhar?
      Na maioria dos concursos públicos a preferência é de quem tem formação na área. E a complementação pedagógica NÃO substitui a graduação na área.

  66. Silmara 21.12.17 at 22:09 - Reply

    Tenho formação em magistério(antigo normal que se fazia junto com o Ensino Médio), sou graduada em Ciências com habilitação em Biologia e Pedagogia com habilitação em Administração escolar e Supervisão escolar e gostaria de saber se eu fazendo uma pós em Educação infantil e séries iniciais poderei dar aulas nessas fases já que o magistério não é mais utilizado em concursos e sim a Pedagogia.

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 08:32 - Reply

      Olá Silmara!
      Veja se não dá para pedir apostilamento de diploma.
      Você pode se informar a respeito aqui e aqui.
      Se você fez esse curso de pedagogia antes da LDB provavelmente dará para fazer e assim estar habilitada para dar aulas no ensino infantil.

  67. Carol 27.12.17 at 22:33 - Reply

    sou da área da engenharia de Meio Ambiente. Fiz uma Especialização nessa área, e também um Mestrado. Quero fazer uma prova de concurso para professor de séries iniciais a fim de trabalhar as questões ambientais para os pequenos (claro, seguindo a matriz), mas tenho receio de ser desclassificada por conta de eu não ter formação na área de “Normal Superior ou Pedagogia”. O que voce me orientaria? Desde já agradeço.

    • Teresa Nunes 28.12.17 at 08:18 - Reply

      Olá Carol!
      Realmente seria pouco provável a aprovação em concurso, principalmente se for concurso público.
      A complementação pedagógica não substitui a formação inicial da graduação. Ela apenas complementa a questão didática/educacional da disciplina de formação.

  68. Sebastião 28.12.17 at 21:20 - Reply

    Olá Carol!
    Sou Licenciado e Bacharelado em Geografia e estou pretendendo fazer um Mestrado e ser professor universitário.
    Neste caso, pergunto: só poderei lecionar em faculdades e universidades que tiverem curso de Geografia?
    Se eu fizer um mestrado na área pedagógica poderei lecionar em cursos de licenciatura também?
    Sou de São Paulo e pretendo me mudar para o interior, portanto, se nesta cidade não tiver cursos universitários de Geografia ficaria sem trabalho. Tem como fechar esta conta?
    Grato.

    • Teresa Nunes 12.01.18 at 20:55 - Reply

      Olá Sebastião!

      Você poderá lecionar apenas nos cursos de geografia (bacharel e licenciatura). Eventualmente em faculdade particular pode ser que você consiga alguma outra disciplina da educação.

  69. Michela 11.01.18 at 10:35 - Reply

    Ola sou graduada em enfermagem, gostaria de saber se posso fazer uma pós em Educação Infantil para dar aulas?

    • Teresa Nunes 12.01.18 at 20:57 - Reply

      Olá Michela!
      Para das aulas no ensino infantil é necessário a graduação em pedagogia.

  70. Karol 20.01.18 at 08:38 - Reply

    Ola. Sou formada em pedagogia, e estava pensando em fazer uma pós em Ensino da Lingua Inglesa. Isso me habilitaria a dar aulas de inglês? E Poderia me inscrever em concursos públicos para professor de inglês? Ou essa pós apenas me habilitaria ao planejamento das aulas junto à escola?Sou autodidata na lingua inglesa, portanto não possuo certificação na mesma. Desde já agradeço.

    • Teresa Nunes 20.01.18 at 20:59 - Reply

      Olá Karol!
      Poderia te habilitar dar aulas de inglês para crianças, talvez. A pós graduação não substitui a formação específica da graduação, apenas a complementa. Portanto, em concursos públicos para professores de inglês é exigido a formação específica (graduação) em Letras – Inglês.

  71. Eduardo 22.01.18 at 13:45 - Reply

    Sou Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Fiz minha pós em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Essa especialização me credencia a dar aulas em faculdades e cursos técnicos?

  72. Mateus 03.02.18 at 21:16 - Reply

    Olá. Parabéns pelo texto esclarecedor. Tenho uma dúvida um pouco urgente Carol; trabalho como contratado em uma escola estadual na área de Humanas (me formei em História). Meus períodos sempre são divididos com outra colega formada em Pedagogia (também contratada) nas disciplinas de Humanas. A preferência não seria minha já que Pedagogia só pode dar aulas ao Médio se faltar professores da área??

    • Teresa Nunes 04.02.18 at 08:25 - Reply

      Olá Mateus!
      Ela tem outra formação? Complementação pedagógica? Especialização? Pós? Vocês tem contrato na mesma categoria?
      Não sei qual a sua região, mas no estado de São Paulo, a atribuição de aulas em escolas publicas considera tempo de atuação também como critério de classificação. Ela provavelmente tem algum fator (começou a dar aulas em uma época bem para trás das regras atuais, é categoria estável, tem outra formação, etc) que dá essas aulas a ela. A priori atualmente, quem é formado em história tem prioridade nas aulas de história (considerando a categoria e pontos) e pedagogia tem prioridade para o ensino infantil.

  73. francisco alberto gomes de alm 04.02.18 at 19:29 - Reply

    Concordo com alguns comentários.Sou licenciado em História e nunca pensei nessa de quando me formar quero pura e simplesmente trabalhar ministrando aulas! Pensei que quando me formasse surgiriam oportunidades para pesquisador e outros cargos sem desprezar é claro a profissão de professor e Historiador.
    Enganei-me redondamente,nunca consegui nada em colégios e muito menos oportunidades como pesquisador de alguma Empresa pública.
    Partir para a área financeira e administrativa onde trabalhei até conseguir a aposentadoria.Sempre tive cargos de confiança e de status superior.Por várias vezes fui diretor de Empresas,gerente,analista financeiro e auditor.Não chorei porque não me deram oportunidade para lecionar e olha que eu adorava dar aulas.Tudo que consegui com a minha experiência de professor foi dar aulas para cursos preparatórios por dois anos para vestibular mas com uma desvantagem,geralmente no final do ano uma semana após o vestibular quase todos nós professores éramos dispensados ficando desempregados.Para não passar mais por esse constrangimento,resolvi partir para outra área e graças a Deus sempre fui um ótimo profissional na profissão que adotei e que me proporcionou o pão de cada dia.
    O profissional do ensino é tão desprestigiado que nem carteira de professor tem.Eu tive o privilégio de receber minha carteira de professor mas um ano depois o Ministério da Educação acabou com esse documento.Não sei como está sendo hoje e nem procuro saber pois abracei outra profissão, Administrador de Empresas,Logística e hoje faço Direito para enriquecer ainda mais meu currículo e minha vida profissional além de ter minha micro empresa de comércio e prestação de serviços.
    Um abraço aos profissionais que aqui deixaram seus comentários.

  74. Valeria 06.02.18 at 19:27 - Reply

    Ola pode me ajudar? Tenho licenciatura plena em historia e gostaria de fazer pós em educação especial(ou libras). Poderei dar aula para que publico com essa formação? Qual seria o “mercado” com essas duas titulações?

  75. Maria 16.02.18 at 15:12 - Reply

    Olá sou formada em Direito. A pergunta que tenho é: o que eu preciso fazer para poder dar aulas para crianças? Como ja tenho uma graduação o que tenho que fazer? Li isso tudo e não entendi, se tenho que fazer uma segunda graduação? pos graduaçao? Complementação? Qual seria o caminho mais curto se eu quisesse dar aulas para crianças? e também se eu quisesse dar aulas para o ensino fundamental e médio por exemplo de ingles. Eu não quero dar aulas em faculdades que fique claro! Portanto quem realmente souber me esclareça…as duas perguntas> Aulas para crianças ou aulas para o ensino médio e fundamental de ingles’Obrigada

    • Teresa Nunes 16.02.18 at 18:15 - Reply

      Olá Maria!
      Vamos lá, a complementação pedagógica funciona para pessoas que já são bacharéis em sua área específica e querem dar aula e, portanto, precisam ter a licenciatura. Por exemplo, sou bacharel em biologia e para dar aulas de biologia preciso da licenciatura, então faço a complementação pedagógica.
      A pós graduação em geral te habilita dar aulas no ensino superior, seguindo a sua área de formação específica, que é definida pela graduação.
      No seu caso, você cita três áreas diferentes, e portanto, exigem formações diferentes. Para dar aulas para crianças é necessário a graduação em Pedagogia. Para dar aulas de inglês no ensino fundamental e médio é necessário graduação em Letras/Inglês. Não existe uma formação universal que te habilite mudar de área dessa forma. O máximo que dá para fazer é pedir análise de currículo em relação a grade curricular para ver se dá para eliminar disciplinas da nova graduação.

  76. Mônica Valéria 26.02.18 at 17:11 - Reply

    Olá! Sou formada em Ciências Econômicas, tenho pós-graduação em Docência Superior. Gostaria de saber o q preciso fazer para conseguir dar aulas em faculdades ou universidade?. E p os concursos públicos na área de educação?

  77. ingrid schafer 28.02.18 at 10:44 - Reply

    sou formada em engenharia ambiental e gostariaa de dar aula para o ensino média, oque devo fazer qual pos graduação oria me habilitar para dar aula

  78. ELAINE APARECIDA LINO TOMAZ DELOGO _ 04.03.18 at 22:13 - Reply

    Estou terminando minha pós graduação e gostaria muito de dar aula para faculdades e ensinar com mais técnicas o que realmente acontece dentro das indústrias para que os alunos estejam mais preparados para o futuro.

  79. Maria Regina de Oliveira Probo 09.03.18 at 12:49 - Reply

    Tenho um amigo formado em Biomedicina. Ele pode dar aulas de educação física de 6 ao 9 ano?

  80. Francis Daniele 13.03.18 at 12:57 - Reply

    olá bom dia, queria tirar um dúvida.
    Minha irmã tem formação em Antropologia (Bacharel), fez duas especialização 1º. História e Geografia, e a 2º Educação Indígena
    Minha pergunta é: com essas formação ela está apta a lecionar: história, geografia ou até sociologia?
    por favor me esclareça essa dúvida!!!!!!

    • Teresa Nunes 16.03.18 at 19:16 - Reply

      Olá Francis!
      Geralmente a formação em antropologia possibilita a atuação como docente do ensino superior em disciplinas relacionadas a área. Ou em institutos de pesquisa (como o IBGE, por exemplo), ONGs e fundações (como a Funai), que vão de encontro as especializações que ela fez. No ensino básico desconheço a possibilidade de atuação.

  81. Ronaldo C. Lopes 16.03.18 at 16:40 - Reply

    Ola, Tereza, tudo bem? Gostaria de saber se com bacharel em teologia poderia dar aulas de ensino religioso, ou se teria que fazer pedagogia? Se for o casa qual a área que poderia atuar como professor? Obrigado!

    • Teresa Nunes 16.03.18 at 19:08 - Reply

      Olá Ronaldo!
      Em geral é aceito o bacharel em teologia como professor de ensino religioso sim.
      Você pode investir em pós graduações voltadas ao ensino religioso (Não é uma formação obrigatória para atuar no ensino básico, mas importante no ensino superior).

  82. Ronaldo C. Lopes 17.03.18 at 09:22 - Reply

    Obrigado pela orientação!

  83. Ronaldo C. Lopes 17.03.18 at 09:41 - Reply

    Teresa,obrigado pela orientação! Por favor, śo mais duas perguntas. Estou pretendendo fazer pós em Filosofia e Sociologia. Estaria ligado também em ensino religioso? me ajudaria?.

    • Teresa Nunes 17.03.18 at 20:30 - Reply

      Oi Ronaldo, de certa forma existe relação entre as três coisas, mas pensando que você gostaria de dar aulas de ensino religioso acredito que seria mais apropriado por exemplo as pós-graduações lato sensu em Filosofia, Sociologia e religião ou ensino religioso (depende da instituição) e caso você pense na pós-graduação stricto sensu creio que o mais apropriado seja Ciências da Religião, que abrange essas três áreas: filosofia, sociologia e religião.

  84. helena 29.03.18 at 18:24 - Reply

    uma duvida , quem é licenciada em historia e já é professora nessa mesma área, e se fizer mestrado na área de educação ( com ênfase em ensino básico, ) essa titulação é válida pra essa licenciatura.?

  85. Rossana 30.03.18 at 19:04 - Reply

    Oi! Tenho uma dúvida!
    Meu caso é o seguinte: acabei de me formar em Bacharelado em Agronomia (que é uma engenharia), e agora estou começando um curso de Licenciatura em Pedagogia. Sei que licenciatura é para dar aulas até o fundamental I, mas com esses dois cursos eu poderia dar aula em ensino fundamental II e médio ?
    Por exemplo, por ser engenharia, eu poderia dar aulas de matemática em ensino médio, já que vou ser formada em uma licenciatura ?

    • Teresa Nunes 30.03.18 at 20:24 - Reply

      Olá Rossana!
      A graduação em Pedagogia te habilita a dar aulas no ensino infantil, apenas.
      Com a graduação em Agronomia você pode dar aulas em cursos técnicos (por exemplo técnico agrícola).
      Você só poderia dar aulas para o ensino fundamental (PEB II) e ensino médio se não houvesse nenhum professor de formação específica, e em casos emergenciais.
      Fora isso, para dar aulas de matemática (por exemplo) no ensino fundamental (PEB II) e ensino médio é necessário a licenciatura em matemática.

  86. Romeu Silva 31.03.18 at 17:41 - Reply

    Oi, tenho uma dúvida! sou formado em biblioteconomia, posso dar aulas de humanidades no ensino médio?

  87. Vitória Elizabeth Valdivino 05.04.18 at 14:00 - Reply

    Olá, tenho dúvida sobre onde consta legalmente essa informação: Para ser professor universitário é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor em universidades públicas. Para professores substitutos/interinos, entretanto, são aceitos na maioria das universidades apenas o título de graduação.

  88. Douglas felix 09.04.18 at 09:16 - Reply

    Sou fornado em tecnologo em segurança publica e estou fazendo PG em docencia do ensino superior, oq preciso para dar aula em faculdades ???

    • Teresa Nunes 09.04.18 at 10:55 - Reply

      Olá Douglas,
      Pós-graduação latu sensu? A especialização já te permite dar aulas em universidades particulares. Para universidades públicas, é necessário no mínimo mestrado. Lembrando que, você poderá atuar na docência referente a sua formação, segurança pública.

  89. Lua 10.04.18 at 16:32 - Reply

    Olá, possuo Licenciatura Plena em Artes Cênicas e infelizmente não consigo me manter no mestrado porq as bolsas foram cortadas.
    Tenho muita vontade de dar aula em IES particlar e queria saber se eu fizer uma pós em Ensino Superior eu estou habilitada e posso concorrer?
    Nesse país de hoje ou a gente se endivida pra continuar estudando ou a gente se conforma! :/ Agradeço quem puder me responder;

    • Teresa Nunes 10.04.18 at 20:01 - Reply

      Olá Lua,
      Sim, você pode tentar IES particular com a pós graduação lato sensu (especialização). O curso não precisa ser necessariamente de docência no ensino superior, pode ser na sua área também. Boa sorte!!

  90. Gabriel 10.05.18 at 12:50 - Reply

    Oi Teresa. Li o post e os comentários, gostaria de ter certeza apenas:
    Sou graduando de Ciência Ambiental – Bacharel, e gostaria de dar aula para o primeiro segmento do Fundamental.
    A minha única possibilidade seria uma segunda graduação em Pedagogia? Ou posso fazer uma licenciatura em Geografia, por exemplo, e depois fazer uma complementação em pedagogia?

    Obrigado

    • Teresa Nunes 10.05.18 at 22:43 - Reply

      Olá Gabriel,
      Qual a disciplina você gostaria de lecionar no ensino fundamental?
      Se a intenção é trabalhar com o público infantil o indicado é a pedagogia. Se pretende também de 6° ao 9° ano seria a licenciatura da disciplina que se pretende.
      A complementação pedagógica serve apenas quando você é bacharel em uma área e quer dar aulas da mesma área para o ensino básico.

  91. ELANE 17.05.18 at 13:56 - Reply

    sou graduada em pedagogia e quero muito dar aula de ensino religioso,com a pós posso dar aula de ensino religioso qual me habilita
    ELANE

    • Teresa Nunes 17.05.18 at 17:59 - Reply

      Olá Elane,
      Seria possível dar aula de ensino religioso para o ensino infantil.
      Para o ensino fundamental é preciso verificar a legislação vigente no seu estado. Como ainda são poucas as licenciaturas para ensino religioso cada região tem seus critérios para contratação.

  92. glauco bueno 24.05.18 at 15:09 - Reply

    Sou graduado em biologia bacharelado e estou fazendo pós graduação em educação com ênfase no ensino fundamental II e ensino médio, essa pós me habilita a dar aula no ensino fundamental e médio ou teria q fazer complementação em licenciatura?

    • Teresa Nunes 24.05.18 at 18:38 - Reply

      Olá Glauco,
      Em geral para concursos públicos é necessário a licenciatura. No estado (de sp pelo menos) você pode se inscrever para a atribuição, mas acaba ficado com o que sobra (e nem sempre sobra), já que só é chamado depois dos candidatos com licenciatura. Fora isso, algumas particulares contratam (se não for mestrado ou doutorado).

  93. Gabriel San Martin 02.06.18 at 03:34 - Reply

    Olá. Gostaria de saber se, caso eu faça a minha graduação em Filosofia, poderei, posteriormente, caso eu faça um mestrado/doutorado na área de, por exemplo, Direito, lecionar no ensino superior dando aula deste último.

    Esclarecendo, fazendo a minha graduação em filosofia e pegando, depois, um mestrado, por exemplo, em Direito Civil, poderei lecionar em faculdades dando aula de Direito Civil?

    • Teresa Nunes 04.06.18 at 16:13 - Reply

      Olá Gabriel,
      Em universidades particulares talvez. Em concursos para universidade públicas geralmente já está descrito no edital a área de formação. A preferência é sempre de quem ter formação na área. Por exemplo, graduação em direito e pós-graduação em direito civil.

  94. Aline 30.06.18 at 18:20 - Reply

    Olá. Meu nome é Aline, sou bcharel em farmácia. Tenho uma pós latu sensu em farmacologia clínica e um mestrado em genética.

    Ouvi dizer que quem possui mestrado está apto para lecionar tanto no ensino fundamental e médio quanto no ensino superior.

    Li várias vezes o trecho do post que fala do Art. 61 da Lei n° 12.014 mas continuo com dúvidas.

    Por gentileza, você sabe se existe alguma legislação que explique isso claramente?Tenho receio de fazer concurso público para lecionar no ensino fundamental e médio e depois eu não poder assumir a vaga caso seja aprovada no cetame, obrigada.

    Por favor me ajude! Há muito tempo convivo com essa dúvida.

    • Teresa Nunes 30.06.18 at 20:43 - Reply

      Olá Aline,
      Mestrado habilita para ensino superior. Para ensino básico (fundamental e médio) é necessário licenciatura.

  95. maria fernanda louzada 30.06.18 at 18:57 - Reply

    sou formada em comunicação social, e gostaria de fazer uma pós-graduação em filosofia (lato sensu), isso me habilitaria a dar aula em filosofia?

  96. MARCOS SILVEIRA MACHADO 08.07.18 at 17:06 - Reply

    Olá, Teresa!
    Sou Bacharel em Direito e estou fazendo Pós em Logística e Supply Chain.
    Essa pos me daria condições de lecionar em Logística, já que engloba normas de direito ambiental, etc?
    Grato, Marcos Machado.

    • Teresa Nunes 08.07.18 at 20:09 - Reply

      Olá Marcos,
      Em instituição particular pode ser que você consiga. Em instituições públicas, é necessário o curso de logística (tecnólogo).
      Não é porque o curso tem uma área correlata com a sua área de formação que elas são a mesma coisa. As habilitações ainda são diferentes.

  97. charles 31.07.18 at 17:30 - Reply

    olá,estou cursando magistério e administração,após o magisterio irei cursar tecnico em contabilidade, entao daqui 3 anos e meio estarei formado em: magistério, tecnico em contabilidade e administração ,se der ainda pretendo fazer curso do senac de fotografia,enfim ,qual mestrado e doutorado melhor se encaixaria com minhas formações e em que areas e profissões poderia atuar ?…obrigado pela atenção,aguardo retorno,boa tarde ;

    • Teresa Nunes 01.08.18 at 10:43 - Reply

      Olá Charles,
      Depende do que você pretende atuar. Para que você quer um mestrado e doutorado? É isso que precisa pensar para encontrar o mais apropriado. De todas essas que você disse apenas contabilidade e administração são áreas correlatas que poderiam ser contempladas por uma única área de pós-graduação.

  98. Gracilene 17.08.18 at 11:21 - Reply

    Bom dia.

    Sou Bacharel em Engenharia de Produção e estou com algumas dúvidas. Qual o curso que posso fazer para ser professor de Ensino Fundamental e/ou Médio? Só a Complementação pedagógica ja habilita?

    • Teresa Nunes 17.08.18 at 13:52 - Reply

      Olá Gracilene,
      Complementação pedagógica na área pretendida ou segunda graduação.

  99. Luiz 20.08.18 at 18:50 - Reply

    Boa noite. tenho umas dúvidas a respeito de cargos acumulados, professor de letras informática etc concursado/sem concurso e bacharel em Direito inscrito na OAB pode advogar simultaneamente ?, concursado/sem concurso em TI ou áreas correlatas e bacharel em Direito inscrito na OAB pode advogar simultaneamente?

    • Teresa Nunes 20.08.18 at 20:07 - Reply

      Olá Luiz,
      Desde que tenha a formação/habilitação necessária e não seja contratado em regime de dedicação exclusiva, pode.

  100. Renan 22.08.18 at 00:40 - Reply

    Ola bom dia! Sou graduado em ciências naturais (habilidades para o ensino fundamental 6o ao 9o ano)
    pra eu dar aulas de biologia no ensino médio, posso fazer qualquer tipo de especialização na área da biologia ?

    obrigado

    • Teresa Nunes 22.08.18 at 10:48 - Reply

      Olá Renan,
      Pode também fazer complementação em ciências biológicas, ou uma segunda graduação.

  101. Rafaella 22.08.18 at 13:22 - Reply

    Olá meu no me è Rafaella tenho bacharelado em Turismo se eu fizer uma pós graduação em Interprete de libras posso dar aulas para surdos e mudos ou tenho que fazer uma licenciatura em libras proimeiro?

    • Teresa Nunes 22.08.18 at 15:54 - Reply

      Olá Rafaela,
      Para ensino básico publico é recomendado a segunda graduação.

  102. Quécia 25.08.18 at 18:05 - Reply

    Sou graduada em Pedagogia e terminei o mestrado, posso dar aula no Fundamental II?

    • Teresa Nunes 25.08.18 at 21:37 - Reply

      Olá Quécia,
      No ensino básico, pode dar aula somente no ensino infantil.

  103. Amanda 27.08.18 at 20:57 - Reply

    Ola tenho uma dúvida! Se eu cursar pedagogia, futuramente posso fazer mestrado para dar aula. Universidade?

  104. Márcia Maria de OLiveira 08.09.18 at 09:10 - Reply

    TENHO CURSO DE PEDAGOGIA E QUERO DAR AULA DE FISICA PARA ENSINO MÉDIO QUE TENHO QUE FAZER?

  105. EUZENIR 19.09.18 at 10:23 - Reply

    Bom dia!

    Sou Bacharel em Ciências contábeis, tenho sonho em dar aulas tanto ensino superior (contabilidade Basica) quanto ensino médio, diante disso faço as seguintes perguntas:

    O que você me indica fazer para dá aula em faculdades e no ensino médio?
    e qual matéria posso dar aulas no ensino médio? me falaram que só posso dá aulas de matemática.

    Agradeço desde já
    Euzenir

    • Teresa Nunes 19.09.18 at 12:20 - Reply

      Olá Euzenir,
      Para dar aulas no ensino básico você pode fazer complementação pedagógica em matemática (que é área correlata). Para dar aulas de outras disciplinas no ensino básico é indicado a segunda graduação.
      Para dar aulas em faculdades é necessário pós-graduação (especialização como requisito mínimo em faculdades particulares, mestrado/doutorado para instituições públicas).

  106. Mariana Morais 21.09.18 at 17:03 - Reply

    Olá, gostaria de saber se com o papel de aprovação da qualificação de mestrado (antes da defesa) eu posso pegar aula em faculdades.

    ATT
    Mariana

    • Teresa Nunes 22.09.18 at 14:01 - Reply

      Olá Mariana,
      Em faculdades particulares pode até ser aceito, em concursos não costuma ser válido. Não conta como diploma ou equivalente, só atesta que você está no meio do processo.

Leave A Comment