Como escolher a pós-graduação certa para você

Escolher a pós-graduação certa pode ser motivo de dúvidas e incertezas para muitas pessoas. Se você é uma delas, relaxe: isso é normal. É um passo importante em sua carreira profissional, e por isso, é natural que você sinta um pouco de insegurança ou que queira pensar nisso com cuidado.

O primeiro passo para escolher a pós-graduação ideal para as suas necessidades é justamente o que você está fazendo neste momento: procurar informações.

Pesquise, leia muito, converse com outros profissionais e, principalmente, com pessoas que fazem ou já fizeram a pós-graduação que você gostaria de cursar.

A seguir, apresento alguns pontos importantes para ajudar na sua escolha.

metas para escolher a pós-graduação

Determine seus objetivos profissionais antes de escolher a pós-graduação

Com tantas opções e ofertas de cursos de pós-graduação, com o investimento em marketing que muitas instituições de ensino realizam, e com a competitividade acirrada do mercado de trabalho, não é muito difícil encontrar atualmente uma pessoa que diga algo como “fiz uma pós-graduação que não me serviu para nada“.

Você provavelmente deve conhecer alguém assim.

Para evitar esse tipo de frustração, antes de escolher uma pós-graduação é preciso determinar com clareza quais são os seus objetivos profissionais.

No livro Alice’s Adventures in Wonderland, de Lewis Carroll, o Gato de Cheshire dá um importante conselho à Alice:

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

E é exatamente isso!

Um mestrado acadêmico irá ajudar em sua carreira na área de vendas tanto quanto um curso de natação.

Uma pós-graduação deve ser vista como algo absolutamente necessário em sua carreira profissional para atingir uma meta pré-definida. Deve ser uma escolha consciente e muito ponderada. Não adianta cursar uma pós-graduação e apenas após a sua conclusão começar a se preocupar com o que irá fazer na vida.

Cada curso de pós-graduação é destinado a um objetivo específico e, por isso, é preciso primeiro decidir quais são os seus objetivos profissionais para conseguir realizar a escolha do curso de pós-graduação a partir deles.

Você gostaria de ser aprovado em concurso público para professor universitário? Sente-se realizado em uma sala de aula? Gostaria de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias? Gostaria de trabalhar com vendas? Com consultoria? Ou com liderança de equipes?

Aquelas discussões sobre “pra quê serve a pós-graduação” ou então os depoimentos do tipo “fiz pós-graduação e não me serviu pra nada“, na grande maioria dos casos, são originados por pessoas que não souberam escolher o curso de pós-graduação mais apropriado para o seu perfil ou para suas aspirações profissionais.

O curso certo, realizado no momento certo, planejado de forma a atingir um objetivo profissional, com certeza tem tudo para alavancar a sua carreira.

escolher a pós-graduação lato sensu

Quando escolher a pós-graduação lato sensu

Os cursos de pós-graduação lato sensu assumem a função de educação continuada, com objetivos profissionalizantes de aprofundar seus conhecimentos, aperfeiçoar a competência teórico-prática da área de formação e atender às demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho.

A expressão em latim “lato sensu” significa “em sentido amplo” e, como o próprio nome sugere, os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados a vários tipos de carreiras, e englobam desde cursos de especialização até os MBAs (Master in Business Administration) e masters. Sua aplicação é mais prática, voltada para o mercado de trabalho corporativo.

A exigência mínima para ingresso é a apresentação do diploma do curso de superior, mas também pode ser solicitada entrevista ou análise do currículo, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital de cada curso.

A duração mínima é de 360 horas, não podendo ser computados nesse tempo itens como estudo individual ou trabalhos em grupo, sem assistência docente, ou o tempo reservado para elaboração do trabalho de conclusão de curso ou monografia. Vale lembrar que a duração poderá ser maior, de acordo com o projeto pedagógico do curso.

Esse tipo de especialização só pode ser oferecido por instituições de ensino superior credenciadas e em suas áreas de competência, experiência e capacidade instalada.

Atualmente, nos processos seletivos para empresas multinacionais de grande porte, raramente aparecem candidatos que não tenham continuado os estudos depois da graduação. Com a profusão de cursos e a crescente exigência por qualificação do mercado de trabalho, esses títulos de especialização passaram a ser apenas mais um ingrediente na equação.

Diante disso, além de ter feito a especialização, as empresas procuram avaliar a habilidade de colocar em prática o conhecimento obtido nas aulas. Assim, os recrutadores questionam de que maneira a pessoa aplicou o conhecimento adquirido na pós-graduação, e pedem exemplos concretos desta aplicação.

escolher a pós-graduação stricto sensu

Quando escolher a pós-graduação stricto sensu

Os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos fazem parte da pós-graduação stricto sensu (“em sentido restrito“, em latim). São “restritos” para quem quer seguir a carreira docente e/ou de pesquisador.

O candidato a uma dessas modalidades também precisa ter um diploma de curso superior (como todo curso de pós-graduação), atender às exigências do edital de seleção da instituição de ensino desejada e ser aprovado em um processo seletivo que inclui desde a análise do histórico escolar até a avaliação do projeto de pesquisa que o aluno pretende desenvolver ao longo do curso.

Nos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, o profissional irá adquirir conhecimentos e fundamentação teórica para desempenhar funções como professor universitário e/ou pesquisador, e aprofundar seus conhecimentos na área de atuação escolhida.

O mestrado profissional, apesar de também ser uma pós-graduação stricto sensu, não se restringe apenas ao ambiente da universidade, tendo como objetivo atender às demandas de profissionais e de instituições que precisam conhecer teorias, ferramentas e métodos científicos para aplicações no ambiente do trabalho.

Assim, é possível usar essa formação tanto para o ambiente corporativo, com enfoque mais prático, como para seguir a carreira como professor ou pesquisador.

Quando comparado com o mestrado acadêmico, em relação ao conteúdo das aulas, é possível dizer que o mestrado profissional se atém menos às teses e mais às consequências e casos reais, com argumentos empíricos norteando as discussões nos grupos de trabalho.

O mestrado profissional tem sido muito procurado por profissionais que estão prestes a assumir (ou já ocupam) uma posição no mercado de trabalho, sendo mais recomendado para aqueles que tem entre três a cinco anos de carreira. A vantagem de já possuir alguma experiência é a de que, nesses casos, o profissional já vem com problemas reais e utiliza o curso para solucioná-los.

escolher a pós-graduação a distancia

Quando escolher a pós-graduação a distância

Várias instituições oferecem cursos de especialização a distância. Esta pode ser uma boa oportunidade para realizar um curso de pós-graduação em uma instituição bem conceituada, a um preço mais acessível que os cursos presenciais.

Outra grande vantagem dos cursos a distância são os horários flexíveis, que possibilitam estudar sem ter que deixar o emprego ou comprometer a rotina de trabalho.

No dia-a-dia, o aluno dos cursos de especialização a distância estuda por meio de ambientes virtuais oferecidos pelas instituições de ensino. O material geralmente é multimídia, ou seja, composto por textos, vídeos e áudios, dependendo da instituição e do curso.

Os cursos também precisam contar com tutores, que são professores que ficam à disposição para tirar dúvidas dos alunos. Há cursos baseados em telessalas, com realização de transmissão de imagem via satélite, enquanto outros cursos têm todo o material pronto e o aluno progride conforme a velocidade que lhe convier.

Os cursos de especialização oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Porém não pense que um curso a distância é mais fácil que um curso presencial, pois com certeza não é! Toda essa flexibilidade de horário irá exigir de você muita disciplina e organização para assistir as aulas dentro dos prazos estipulados e realizar as atividades necessárias para cada etapa. Assim, a organização e o planejamento são peças-chave para o aproveitamento desse tipo de modalidade.

Ao escolher uma pós-graduação a distância é importante reservar um tempo para interagir nos Fóruns com os seus colegas de curso e aproveitar os encontros presenciais para estreitar essa relação. Afinal, o aumento da sua rede de contatos profissionais (networking) e a troca de experiência entre os profissionais que fazem o curso estão entre os aspectos mais positivos em fazer uma pós-graduação lato sensu.

escolher a pós-graduação

Como escolher a instituição

Na hora de escolher um curso de pós-graduação, muitos profissionais ficam em dúvida se a “fama” da instituição deve ser levada em conta na tomada de decisão. Esse é um assunto muito polêmico, tanto quanto a questão sobre escolher entre universidades públicas ou privadas.

Se você tiver condições de entrar em uma universidade renomada, ótimo! Grandes centros de excelência provavelmente irão lhe proporcionar maiores oportunidades, além de geralmente possuírem melhor infraestrutura, corpo docente qualificado e maiores recursos financeiros. Seu certificado poderá ter um “peso” maior pelo fato de já ser uma universidade conhecida quando estiver em um processo de seleção.

Antes de se matricular em um curso, procure conhecer melhor a instituição, sua infraestrutura, seus pontos fortes e suas limitações. Converse com profissionais que atualmente cursam uma pós-graduação na instituição para ter uma boa noção do que lhe espera.

Leve em consideração também suas limitações financeiras, se existe necessidade de trabalhar ou de ficar próximo da sua família. Não adianta escolher um centro de excelência distante se você terá sérias limitações para aproveitar as oportunidades que ele oferece.

Se possível, tente escolher um curso de pós-graduação em uma instituição diferente da sua graduação; ou instituições diferentes para o mestrado e doutorado.

Quando ficamos muito tempo em uma instituição, a tendência é de se acomodar, de criar uma “zona de conforto”. Em uma instituição nova, ao contrário, surge a necessidade de conquistar o reconhecimento, de mostrar para que veio, o que acaba por se tornar uma motivação extra para continuar estudando após a graduação.

Em outra instituição você terá a oportunidade de conhecer novas ideias, opiniões e pontos de vista diferentes daqueles da sua graduação. O amadurecimento profissional é maior, tornando-se mais crítico em relação aos temas de seu interesse. E, de quebra, ainda aprende novos procedimentos, protocolos e métodos. Existe a possibilidade ainda da troca, implementações de ideias das instituições de onde veio e que deram certo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza uma avaliação trienal dos programas de pós-graduação stricto sensu, e atribui notas que variam entre 3 a 5 para programas que possuem apenas o mestrado e entre 3 a 7 para aqueles que possuem mestrado e doutorado.

Os programas com nota igual ou superior a 3 são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) a emitir diplomas com validade nacional.

Apesar de existirem questionamentos pertinentes sobre os critérios utilizados pela Capes para realizar a avaliação dos Programas de pós-graduação stricto sensu, este ainda é um bom ponto de partida para a escolha de um curso de mestrado ou de doutorado.

Para os cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) não há uma avaliação oficial de cursos, apenas de instituições – no site do MEC é possível consultar se a instituição escolhida está cadastrada e habilitada.

Nesse caso, além de procurar saber a percepção do mercado sobre a instituição, é possível consultar associações específicas, como a Anpad (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), que criou o Sistema de Acreditação Anpad (SAA) para avaliar a área de Administração e Negócios.

Outros órgãos de classe costumam apresentar cursos recomendados, como é o caso da OAB para os cursos de direito.

escolher a pós-graduação

Posso escolher uma pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?

Existe uma confusão muito grande sobre a possibilidade de cursar uma pós-graduação em uma área diferente da graduação. De acordo com a legislação brasileira, a exigência para ser admitido em um curso de pós-graduação é ser portador de diploma de graduação, independentemente da área.

Ou seja, apesar de cada instituição de ensino possuir autonomia para criar seus próprios critérios de seleção, se você for aceito pela instituição, nada lhe impende de mudar de área na pós-graduação.

A principal questão aqui, então, não é se você pode, mas sim o PORQUÊ você quer escolher uma pós-graduação em uma área diferente da graduação. Lembra do conselho do Gato de Cheshire?

Para atuar profissionalmente em determinada área é preciso ter o registro em seu respectivo conselho de classe, que irá solicitar a graduação naquela área.

Assim, para atuar como advogado é preciso ter registro na OAB, que será concedido apenas aos bacharéis em Direito aprovados no Exame da OAB; para atuar como Engenheiro Civil é preciso ter registro no CREA, que será concedido apenas aos bacharéis em Engenheira Civil, e assim por diante.

Em relação ao ensino fundamental e ensino médio, segundo o MEC, “os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar”. Isso significa que arquitetos, administradores, engenheiros e outros profissionais que pretendem dar aulas precisam fazer um curso de licenciatura. Para esses profissionais, a solução é fazer a licenciatura em universidades que ofereçam o curso separadamente, como algumas instituições federais ou particulares.

Se o que você quer é mudar de área de atuação ou adquirir novas competências profissionais, você precisa de um novo curso de graduação, e não de uma pós-graduação.

Mas então quando seria interessante escolher um curso de pós-graduação em uma área diferente da graduação?

Quando o curso de pós-graduação em outra área for importante para você ter um diferencial na sua profissão ou para desempenhar com maior competência as atribuições habilitadas pelo seu curso de graduação. Por exemplo, se os conhecimentos de uma especialização em Direito Tributário serão importantes para que você desempenhe suas funções como contabilista, vá em frente!

Dentro dessa lógica, a pós-graduação ideal é justamente aquela que complementa a visão generalista do profissional com conhecimentos técnicos, ou vice-e-versa.

Entretanto, se o seu objetivo profissional é ser aprovado em um concurso público para o cargo de docente ou de pesquisador, tome muito cuidado ao escolher um mestrado ou um doutorado em uma área diferente da sua graduação.

Apesar do lindo discurso sobre interdisciplinaridade, é muito comum em editais de concursos públicos a exigência de graduação, mestrado e doutorado em uma mesma área muito específica. Desta forma, a realização de um mestrado ou doutorado em áreas diferentes, ou em uma área diferente da graduação, pode limitar suas possibilidades de participação em concursos públicos.

escolher a pós-graduação

Recapitulando

Se você chegou até esse ponto do artigo, parabéns! Foco e leitura de textos longos fazem parte do cotidiano na pós-graduação.

Abaixo, coloco o passo-a-passo resumido para você escolher um curso de pós-graduação:

1. Determine quais são os seus objetivos profissionais e os motivos pelos quais você precisa fazer uma pós-graduação.

2. Discuta com outros profissionais as suas ambições e necessidades.

3. Converse com profissionais que fazem ou já fizerem o curso de pós-graduação do seu interesse.

4. Escolha o tipo de pós-graduação (lato ou stricto sensu) mais adequado para os seus objetivos profissionais.

5. Lembre-se que uma pós-graduação não deve ser encarada como um meio para mudar sua área de atuação, mas sim um complemento para ela.

6. Faça uma avaliação das suas limitações financeiras, geográficas, familiares e profissionais.

7. Procure conhecer os pontos fortes e as limitações do curso de pós-graduação e da instituição que você escolheu.

8. Escolha a instituição e o curso que lhe proporcione o melhor crescimento profissional, tendo em vista as metas que você traçou e as limitações que você possui.

Assim, o sucesso em uma pós-graduação irá depender dos seus objetivos profissionais; da instituição e do curso escolhido (professores qualificados, infraestrutura, grade curricular); da sua disposição, dedicação e envolvimento; e da turma com a qual você vai estudar, não só porque aumentar seu network é importante, mas porque é com as trocas de experiências que os conteúdos se cristalizam sob a forma de conhecimento.

By |2018-12-06T01:56:15+00:0006-10-2015|primeiros passos|60 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

60 Comments

  1. Luís Otávio 06.10.15 at 16:31 - Reply

    clap clap clap [aplaudindo de pé]

  2. Letícia 06.10.15 at 16:33 - Reply

    Vai para os meus Favoritos!

  3. Paulo Henirque 06.10.15 at 16:34 - Reply

    Informações como essas são ”escondidas”, pelo menos foi pra mim.

    Ótimo post.

  4. Roney 06.10.15 at 17:20 - Reply

    Perfeito!

  5. Josué Santos 07.10.15 at 02:07 - Reply

    Excelente Publicação , me ajudou muito.

  6. Joel Costa 13.10.15 at 13:55 - Reply

    Parabéns pela publicação. Dicas como essas são fundamentais para iluminar os caminhos de estudantes, que acabam de sair da graduação ou que estão saindo, e que querem fazer uma pós-graduação. Muito Obrigado

  7. Erivaldo Ribeiro 16.10.15 at 12:43 - Reply

    Muito bom!

  8. carlos 22.10.15 at 07:19 - Reply

    Sou formado em administração de empresas e gostaria de investir em meu currículo, estava pensando em fazer a pós graduação em adm de empresas da FGV, mas estou com medo que eu acabe vendo mais do mesmo nesta pós. Será que eu faço a pós ou seria mais interessante um MBA mais focado em alguma área da administração?

  9. Aona 01.11.15 at 22:29 - Reply

    Eu fiz direito e tenho carteira da OAB, mas gostaria de dar aulas, porém mestrado é muito caro, está fora das minhas possibilidades, então gostaria de saber qual pós graduação me permitiriam dar aulas.?
    Obrigada!!

  10. Leonardo Capato 05.11.15 at 12:40 - Reply

    Simplesmente completo! Todas as minhas duvidas tiradas em um lugar só! Parabéns!

  11. Bruna 09.11.15 at 15:49 - Reply

    Muito bom!

  12. Priscila 20.01.16 at 08:42 - Reply

    Quem faz o curso Tecnólogo em Processos Gerenciais pode fazer a Pós em que área?

    • Flávio 11.04.16 at 17:36 - Reply

      Qualquer área!

  13. Claudia 23.01.16 at 19:06 - Reply

    Excelente Post, o posgraduando.com como um todo, está me ajudando muito! Grata pelo ótimo contéudo

  14. Paula 02.02.16 at 16:07 - Reply

    Ótimo texto e blog ! Parabéns !

  15. Luciene 26.02.16 at 16:19 - Reply

    Sou estudante de Pedagogia, mas atualmente atuo na área fiscal, tendo uma ampla experiência em SPED´S, manifesto destinatário NFC-e, NF-e etc. Gostaria de orientação a respeito de Pós na área fiscal

  16. Jonathan Castro 23.04.16 at 13:01 - Reply

    Ola! Estou com uma grande duvida. Sou recem formado em Administração de Empresas e Gostaria de uma pos graduação em Gestao financeira e investimentos. Alem disso, penso no futuro buscar um mestrado professional.
    Porém estou com grande duvida SE inicio uma especialização ou um MBA. Tendo em vista que ja tenho emprego estabelecimento e que a oferta de cursos MBA é bem maior do que a de especialização, Na area q pretendo., qual serio o melhor para o meu perfil??

    ABC.

  17. Paulo 06.05.16 at 09:21 - Reply

    Obrigado! São informações que estava procurando!

  18. Cesar Ferla 06.06.16 at 17:30 - Reply

    Com licenciatura em história posso fazer pós Stricto sensu certo?

  19. Adriana Santos 29.06.16 at 20:12 - Reply

    Boa noite! Estou me formando em direito( estou terminando), mas gostaria de dar aula para a educação infantil. O que fazer? posso fazer uma pós para dar aulas para o fundamental I?

    • Ana 19.07.16 at 14:35 - Reply

      Adriana Santos você tem que ter a Graduação em Pedagogia.

  20. Saullo 28.07.16 at 23:17 - Reply

    Oi fiz letras(licenciatura) mas gosto muito do lado jornalístico. Posso fazer uma pós em jornalismo e atuar na área?
    Parabéns pelo post estou aprendendo muito.

  21. Vanessa 31.07.16 at 11:13 - Reply

    Muito bom o texto!! Me ajudou!

  22. Mário 04.08.16 at 15:36 - Reply

    Virei leitor assíduo.
    Muito bom..

  23. LUCIANA 06.10.16 at 21:43 - Reply

    Eu fiz Tecnólogia em Segurança do trabalho posso fazer uma pós na área da educação?

  24. Rafael 18.12.16 at 13:51 - Reply

    Boa tarde, sou licenciado em química. Caso eu curse um mestrado em produção vegetal, por exemplo, eu estaria habilitado para alguns concursos?
    Sendo que, em alguns eu observo que especificam as graduações e por fim abrem para “demais cursos afins”.
    Como saber se a química seria área afim, no caso da produção vegetal? Se o tipo de pesquisa que desenvolvi na graduação envolvesse a química e algo próximo a produção vegetal, isso serviria de argumento para me habilitar como graduado em “área afim”?

    Obrigado!

  25. Eliezer Costa de Souza Junior 05.01.17 at 00:36 - Reply

    A pergunta pode parecer repetitiva mas, além da possibilidade de fazer uma pós em engenharia de produção, sendo eu formado em Administração de empresas, isso seria bom no seu entendimento como especialista nesses assuntosites?

    Obrigado.

  26. Nany 17.01.17 at 12:51 - Reply

    Grata pelo ótimo conteúdo…obrigada!

  27. Márcio Rocha 25.01.17 at 19:43 - Reply

    Ótimo !
    Tenho mais de 65 anos,trabalhei na área técnica e a menos de 1 ano trabalho e busco oportunidades como professor de ensino básico , PEB – Apoio ,
    condição que me preparei em função das vicissitudes. Portanto, entendo que se você estiver preparado ou se preparando, a oportunidade aparece.
    Procuro sempre desenvolver estas questões com meus filhos,neto e com os que me cercam.
    Obrigado pelos esclarecimentos..

  28. Tarcísio Gomes 14.02.17 at 14:40 - Reply

    Excelente artigo! Parabéns mesmo! Sou bacharel em Ciências Náuticas. Trabalho embarcado numa escala de 28×28 dias. Queria encontrar maneiras de fazer o dinheiro trabalhar para mim. Não sei se faço uma nova graduação à distância em Administração (para montar o próprio negócio e ser empresário) ou se faço logo uma especialização. O artigo me esclareceu bastante e agora posso refletir melhor. Muito obrigado!

  29. Cristiane 22.02.17 at 22:51 - Reply

    Acabei de terminar a faculdade e estava bem perdida após ler este texto consegui ter uma direção. Excelente, obrigada.

  30. ROSE SHEILA 27.02.17 at 23:56 - Reply

    Olá, eu terminei recente a graduação, fiz o curso de licenciatura em ciências biológicas, mas eu trabalho há uns 13 anos em laboratório de análises clinicas, faço de tudo, desde a coleta até o preparo dos exames. Tenho também o curso de auxiliar e técnico em enfermagem, mas queria fazer uma pós voltada pro meu trabalho atual e não pra área da educação a qual eu fiz a licenciatura. isso será possível? qual pós eu poderia fazer?

  31. Vanilce Favacho 12.03.17 at 20:39 - Reply

    Excelente!

  32. Adriana 08.04.17 at 08:45 - Reply

    Posso estar me formando em ADM e me especializando em psicologia??

    • Luis 09.08.18 at 14:42 - Reply

      So se existir uma lato sensu de psicologia da administraçao

  33. Vanessa 10.04.17 at 23:50 - Reply

    Primeiramente obrigada por compartilhar conhecimento !
    Me formei em Bacharelado em Serviço Social e estou na segunda graduação em Licenciatura em História, alguém poderia me indicar uma pós-graduação que poderá abranger as duas áreas ?
    caso isso for possível claro.
    Obrigada

  34. Tania 18.04.17 at 20:05 - Reply

    Gostei muito da explicação, eu preciso saber se alguém poderia me indicar uma pós-graduação lato ou stricto sensu em Serviço Social em Petrolina, pois já tenho Licenciatura em História e que me especializar em Serviço Social, uma vez que existe projeto onde estou engajada que a possibilidades para a área.

  35. Zidevania 23.04.17 at 13:50 - Reply

    Muito bom o texto adorei, estava pensando em fazer uma pós um pouco deiferente acredito eu da área que fiz minha graduação,pois me?formei em pedagogia e queria fazer a pós em Educação ambiental mas o texto me fez pensar mas?um pouco.

  36. Kledja 20.06.17 at 15:40 - Reply

    Sou graduada em Pedagogia, posso ensinar no ensino fundamental 1.
    Se eu fizer uma pós graduação em Metodologia do Ensino de Artes posso ser professora do Ensino fundamental 2 e Ensino médio? Por favor me responda

  37. Rafaela Cidade 11.09.17 at 20:17 - Reply

    Boa noite!
    Gostaria de um auxílio na escolha de uma boa universidade para fazer a minha pós.
    No final deste semestre, concluo minha graduação em Engenharia Civil. Atualmente, trabalho na área bancária e pretendo cursar um MBA em finanças, controladoria e auditoria, a fim de galgar um plano de carreira na minha atual instituição de trabalho.
    No entanto, apesar de inúmeras pesquisas, não consegui encontrar universidades conceituadas na região da Bahia/Espírito Santo/ Minas Gerais para este curso de pós graduação.
    Por gentileza, solicito auxílio e indicação de universidades com a característica em questão.

    Desde já, agradeço o empenho e dedicação.
    Aguardo retorno. (Se possível, por email)

  38. Maria Alice 22.09.17 at 00:02 - Reply

    olá, boa noite!

    Muito bom, me ajudou demais.

  39. Maria Alice 22.09.17 at 00:03 - Reply

    Boa noite, se você puder enviar para o meu e-mail, agradeço.

  40. Rosemeire de Souza Silva 26.09.17 at 15:46 - Reply

    Boa Tarde!

    Sou graduada em Serviço Social e fazendo pós graduação em Gestão de Projetos Sociais, ao concluir a pós vou poder ensinar, como por exemplo da aula no curso de graduação de Serviço Social?

    Muito Grata,

    Rosemeire de S. Silva

  41. Rosemeire de Souza Silva 26.09.17 at 15:47 - Reply

    Gostei muito das informações, me foi de grande valia.

  42. Francisco Alves 30.09.17 at 22:16 - Reply

    Excelente artigo, parabéns.

  43. Hilton sampaio 28.10.17 at 16:48 - Reply

    Sou bacharel em teologia, e psicanalista e terapeuta floral, è o que tenho como formação, mais gostaria de uma pós graduação em neuropsicopedagogia ou psicopedagogia.
    Caberia? Ou teria que fazer uma graduação?
    Meu nome e Hilton Sampaio
    Obrigado!

  44. Rafael 30.10.17 at 13:00 - Reply

    Muito bom,parabens

  45. tarcisio 10.11.17 at 13:49 - Reply

    Gostei muito do artigo!!!

  46. Valquiria Pereira 15.11.17 at 18:29 - Reply

    Grata pela a ajuda.
    Quando comecei a ler esta publicação estava perdida sem saber que Pós Graduação fazer, ao final da leitura já havia escolhido e já me inscrevi em um curso. Muito obrigada.

    • Pós-Graduando 04.12.17 at 14:42 - Reply

      Oi Valquíria!
      Nós que agradecemos pelo seu comentário.
      Faz todo o nosso trabalho voluntário valer a pena!

  47. marcos vinicius 22.11.17 at 20:21 - Reply

    sou licenciado em pedagogia, porem quero ser professor de história.
    uma pós graduação em metodologia do ensino de história me habilitará para o ensino fun.II e médio?

  48. Vanderlei 18.01.18 at 20:48 - Reply

    Perfeito este post, com ele pude ter um direcionamento importante para minhas futuras escolhas, grato!

  49. José Wellington dos Santos lima 17.03.18 at 16:46 - Reply

    Boa tarde!

    Ótimo!!!

  50. luciane silva 19.04.18 at 17:23 - Reply

    adorei ótimo tirei todas minha duvidas

  51. Antonia 11.07.18 at 09:33 - Reply

    Parabéns pelo texto. Me ajudou muito.🙌👏👏👏Obrigada

  52. Liege 17.07.18 at 00:13 - Reply

    Olá queria tirar uma dúvida onde encontro falando sobre oa cursos de origem e os cursos equivalentes na complementação pedagógica…Ex: sou formada em adm posso fazer complementação pedagógica em (matemática, filosofia, sociologia)
    Ex: sou formada em engenharia química posso fazer complementação em…
    Queria uma lista, preferencialmente de uma fonte confiável…
    Obrigada

  53. Erick Cunha 21.08.18 at 15:59 - Reply

    Me ajudou pra caramba. Muito Obrigado. E Deus abençoe!

  54. Erick Cunha 21.08.18 at 15:59 - Reply

    Muito bom, me ajudou pra caramba. Muito Obrigado. E Deus abençoe!

  55. Giselandia 25.08.18 at 21:17 - Reply

    Estou. Fazendo bacharel em administração. E gostaria de um curso técnico ligado a segurança ou saude.
    E uma pós em gestão de pessoas.
    Será que devo fazer um curso técnico em segurança do trabalho.

Leave A Comment