Reajuste das bolsas de mestrado e doutorado da Capes e do CNPq será depositado em agosto

Os presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, ocorrido em maio deste ano, o reajuste nos valores das bolsas de mestrado e doutorado, que estavam congelados desde junho de 2008.

Com o reajuste, programado para o dia 1º de julho de 2012, a bolsa de mestrado passará a ser depositada com o valor de R$ 1.350,00 e a bolsa de doutorado passará para R$ 2.000,00. A Capes e o CNPq assumiram ainda o compromisso de realizar um novo reajuste no início de 2013, com a inclusão destes recursos no orçamento do ano que vem.

Algumas bolsas de pós-graduação deste mês foram depositadas hoje (04/07/2012) e outras serão depositadas amanhã, todas sem o tão aguardado reajuste nos valores, fato que decepcionou muitos estudantes que já contavam com o aumento das bolsas neste mês de julho.

Entramos em contato com a Capes e a informação fornecida pela agência de fomento é que “As bolsas da Capes passam a ser reajustadas a partir deste mês de julho. Como o pagamento é efetuado referente ao mês anterior, os créditos com os devidos aumentos serão feitos no mês de agosto“.

Estudantes de Pós-Graduação no exterior provavelmente receberão o reajuste também. Apesar de não ser clara sobre o assunto, a Capes informou que “os reajustes serão nas seguintes modalidades: mestrado e doutorado, pós-doutorado e de iniciação científica, tecnológica e à docência“. E, ao que tudo indica, não haverá diferenças entre as bolsas no país e no exterior.

Outra dúvida pertinente em relação ao aumento nos valores das bolsas de Pós-Graduação é quanto aos bolsistas do Reuni. Perguntada se os bolsistas do REUNI também seriam contemplados com o reajuste, a Capes respondeu que “das modalidades informadas acima, a Capes é responsável pelo pagamento de pós-doutorado no REUNI“. Os recursos do REUNI são originários da SESu/MEC, que ainda não se pronunciou sobre o reajuste nos valores das bolsas.

By |2018-12-06T01:56:45+00:0004-07-2012|notícias|50 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

50 Comments

  1. Renato Gama 04.07.12 at 15:58 - Reply

    Eu sou bolsista de Doutorado Pleno no Exterior.

    Eu já vi o documento de envio das mensalidades referentes aos meses de Julho/Agosto/Setembro e não constava nenhum reajuste.

    Espero que nós sejamos contemplados também!

  2. Bia 04.07.12 at 16:01 - Reply

    E ninguém esclarece a vida dos bolsistas do REUNI!

    • posgraduando 04.07.12 at 16:13 - Reply

      É porque os recursos do REUNI não são da Capes ou do CNPq, e sim da SESu/MEC, que ainda não se posicionou sobre o reajuste. Acreditamos que se a SESu fosse acompanhar a Capes e o CNPq, já teria se pronunciado…

      Até o momento, o reajuste está confirmado apenas para as bolsas REUNI de pós-doutorado, que recebem os recursos da Capes.

      • Fmansilla 03.08.12 at 13:51 - Reply

         Bom, eu sou bolsista de pós-doutorado Capes/REUNI e a minha bolsa já foi paga, mas sem o aumento. Não tô entendendo pra quem, afinal, vai esse aumento.
        Algum bolsista de mestrado e/ou doutorado aí já recebeu a bolsa com reajuste?

  3. AnaJ 04.07.12 at 16:02 - Reply

    No meu caso que defendo minha dissertação em 31/07 ainda recebo a bolsa COM o ajuste em agosto, que é quando completam 24 meses de meu ingresso?

  4. Bruno 04.07.12 at 16:50 - Reply

    E mais uma injustiça com o bolsista REUNI. Que além de trabalhar como uma camelo para o governo brasileiro, fazendo muitas vezes o trabalho de professor, ainda tem que ficar sem o reajuste.

    • Priscila_jacob1 04.07.12 at 20:09 - Reply

      Falou tudo! O governo nos impõe uma obrigação que é do professor em melhorar a evasão dos cursos ameaçando perder a bolsa caso não trabalhe e ainda não temo reajuste! trabalho escravo o nome disso! 

  5. Pedro Fernandes 04.07.12 at 17:02 - Reply

    Palhaçada heim!
     

  6. Anderson 04.07.12 at 17:19 - Reply

    Cara isso é um absurdo! Nós bolsistas REUNI temos que desenvolver atividades durante o semestre nas universidades, dar aulas (doutorandos) e monitorias (mestrandos), enquanto os bolsistas CAPES ficam só na pesquisa. E não teremos aumento!? Isso é uma palhaçada!

    • Bolsista_CAPES 04.07.12 at 18:35 - Reply

      “enquanto os bolsistas CAPES ficam só na pesquisa”
      só no seu mundinho!

      • Trinitycatchu 05.07.12 at 10:59 - Reply

        Já fui bolsista CAPES e hj sou REUNI. Bolsa CAPES é o paraíso amigo! Se vc faz mais do que pesquisa tá sendo explorado! Bolsa REUNI é o inferno! Não aguento mais assistir aula da graduação, dar tutoria p um monte de aluno q não quer nada, elaborar e corrigir tarefa de alunos, além de correr atrás de aluno indígena que sempre diz que a disciplina não é sua prioridade! Troca de bolsa comigo!

    • Concordo plenamente! Trabalhamos pra caramba enão teremos reajuste … ah é demaisssssssssssssssss! Isso é uma vergonha

    • Bolsista_Capes 05.07.12 at 10:03 - Reply

      “Só na pesquisa”? Por favor meu caro, sem ofender, mas vc deve estar vivendo em outro mundo!!!! Nós bolsistas capes também temos muitas obrigações e metas a cumprir e, mesmo que ficássemos “só” na pesquisa, isso não te daria o direito de falar assim! Se quer cobrar aumento da sua bolsa use argumentos plausíveis e não tente fazer comparações idiotas!!!

  7. Daniel 04.07.12 at 17:21 - Reply

    Doutorado sanduíche também será reajustado?

  8. Sillva_marcia 04.07.12 at 17:29 - Reply

    Esse aumento vale para bolsista FAPEMIG?

    • posgraduando 04.07.12 at 17:42 - Reply

      Não, Silvia. Apenas para bolsas da Capes e do CNPq.
      As instituições estaduais, como Fapeam, Fapema, Fapepi, Fapergs, Fapes, Fapesb, Fapespa, Fapitec, Fundect, Fapemig, Facepe, Fapemat, etc, terão que decidir se irão alinhar-se aos valores da Capes e do CNPq ou não.Cada agência tem autonomia para decidir se irá reajustar e, caso positivo, quando ocorrerá esse reajuste.

    • Vanderlei de souza 04.07.12 at 21:57 - Reply

      Fapemig já confirmou o reajuste há três semanas atrás. É só consultar pela internet!

  9. Matheus R Chinaglia 04.07.12 at 17:51 - Reply

    Prezados moderadores do Posgraduando.com, vocês poderiam nos auxiliar a fazer uma petição ao SESu/MEC em nome dos bolsistas REUNI requerendo a equiparação das bolsas REUNI as CAFES e CNPq. Passar algum tipo de baixo assinado e enviar para eles.

    • posgraduando 04.07.12 at 19:12 - Reply

      Matheus,

      Primeiro seria interessante tentar entrar em contato com a SESu/MEC e verificar se já não existe um planejamento a esse respeito.

      Mas caso seja necessário fazer uma petição/abaixo assinado, é só criar uma que nós ajudamos a divulgar.

      Abraço e inté.

    • Me disponho a ajudar, acho ótima a ideia Matheus.

  10. anonimo 04.07.12 at 18:20 - Reply

    Nossa, que bom!! tenho bolsa CNPq, já não tinha mais esperanças de aumentar a bolsa este ano… por mais que seja relativamente pouco, temos que agradecer!!

  11. Valter 04.07.12 at 20:18 - Reply

    O fato que isso é apenas um jogo de palavras… brincadeira de mau gosto com aqueles que promovem o crescimento do país através da ciência e tecnologia. L A M E N T Á V E L

  12. Anderson H F F Leao 04.07.12 at 20:30 - Reply

    Gente,

    Recebo esta notícia com um grande espanto! Acreditava que as bolsas
    REUNI eram fornecidas com recursos da CAPES, e portanto estaria
    contemplada no reajuste. É um absurdo não sermos contemplados, inclusive
    pela carga de atividades extra que devemos cumprir! Precisamos
    confirmar de imediato esta informação e, sendo este o caso, nos
    mobilizarmos o quanto antes!

    Alguém conhece o e-mail da Sesu?

    Abs!

    • Flávia Passos 11.07.12 at 15:33 - Reply

      Andeson, tb estou triste com essa notícia,,,,,gostaria de saber tb, o telefone do portal do SESU/MEC é 0800-616161. Qualquer ´notícia nos deixe informados.

      Flávia

  13. Rodrigo Mello 05.07.12 at 15:26 - Reply

    Ao que parece, o governo brinca conosco: Anuncia o reajuste para julho e depois, interpretando o que disse, informa o reajuste somente para agosto. Divide pós-graduandos entre REUNI’s e não REUNI’S. Agracia uns, despreza outros. Tudo isto em uma semana onde o ministro do planejamento em reunião na FIESP anuncia que caso o governo acate os 10% do PIB para a educação, o país quebrará! Pois bem, ao que tudo indica, ao menos nas pastas de planejamento e fazenda, entre Petistas e Tucanos, ficamos nós com o ornitorrinco Petucano!    

  14. Nádia 05.07.12 at 18:04 - Reply

    Essa história de REUNI é uma grande falta de respeito. 
    Saiu uma notícia de que REUNI não iria subir, sob alegação de que a bolsa vem por editais anuais e que só tria reajuste no ano que vem. Agora a alegação é de que o dinheiro vem do SESu/MEC. 

    Essa história está virando uma piada. Depois que saiu a notícia do reajuste, ninguém fez mais nada, como se 10% fosse bom, fosse suficiente. Quase não vi bolsista REUNI reclamando que não vai ganhar reajuste, parece que tá todo mundo conformado já. 
    Poxa, bolsista REUNI tem mais obrigações a cumprir com a graduação do que as outras modalidades e não pode ter vínculo empregatício, pra pelo menos melhorar o vale-coxinha que ganha. 

    Isso é descaso completo com educação, ciência e tecnologia. E ainda voltam a opinião pública contra nós, que pensa que a gente “ganha pra estudar”.

    • Flávia Passos 11.07.12 at 16:47 - Reply

      Segundo o ministério da educação, as bolsas Capes/Reuni são concedidas pela Capes, contudo a responsabilidade é da Secretaria de Educação Superior (SESU). Para mais esclarecimento, é preciso que entre em contato diretamente com a área responsável através do número (61) 2022 – 8150.

  15. Cesar_m_rios 06.07.12 at 15:36 - Reply

    Eu achava que BOLSA, diferente de salário, era um recurso para ser usado no mês do recebimento, para realização da pesquisa, e não um pagamento REFERENTE ao serviço realizado no mês anterior. Então, se é REFERENTE ao mês anterior, se eu defender TESE no final de um mês, vou RECEBER minha bolsa no começo do outro mês, mesmo não sendo mais Doutorando??????????????????????????

    • Carlos 09.07.12 at 22:02 - Reply

      Sim, se você defender depois da ordem de pagamento da bolsa ter sido enviada.
      Não, se você defender antes disso. Normalmente a bolsa é cortada no dia em que você defende.
      Porém, o que creio que aconteça é que a ordem de pagamento do mês atual seja enviada no início do mês seguinte. O melhor a fazer é programar a defesa para assim que sair a bolsa!

  16. Tiago Lima 06.07.12 at 19:13 - Reply

    É absurdo que o reajuste não seja dado as bolsas REUNI (mestrado e doutorado). Embora a CAPES afirme que as bolsas reuni sejam pagas pela SESu/MEC, ao procurar pelo pagamento no portal da transparência, aparece a CAPES como órgão responsável, do mesmo modo como aparece para os colegas que recebem DS, como pode ser visto abaixo.Órgão Superior: 26000 – MINISTERIO DA EDUCACAO Órgão / Entidade Vinculada: 26291 – FUND.COORD.DE APERF.DE PESSOAL NIVEL SUPERIOR Unidade Gestora Emitente: 154003 – FUND.COORD.DE APERF.DE PESSOAL NIVEL SUPERIOR Gestão: 15279 – FUND.COORD.DE APERF.DE PESSOAL NIVEL SUPERIOR

  17. Valmarchiori 10.07.12 at 09:01 - Reply

    Val Marchiori

     Meus queridos – bolsa pra mim é Prada!

  18. Jo 18.07.12 at 16:44 - Reply

    Caros de Pós-graduando, as pessoan que tem bolsa de projeto também fazem parte do reajuste ? Obrigado.

  19. Juan 27.07.12 at 17:26 - Reply

    E a CNPq sanduiche no exterior, SWE?? Pelo menos aqui na California, $1.300 USD não da para muito

  20. Marta 30.07.12 at 12:42 - Reply

    Palhaçada é essa de bolsista REUNI ficar de fora do reajuste??? Precisamos tomar alguma providência!! Trabalhamos em dobro e ainda receber menos??!?!!! Nao existe isso … 

  21. Adriana Dias 03.08.12 at 09:14 - Reply

    alguem ai ja recebeu bolsa da capes esse mês?

  22. Pluniton 07.08.12 at 12:09 - Reply

    Recebi, 1350 certinho, to feliz, só espero que não esqueçam do que prometeram pro ano que vem.

    • Camila 23.11.12 at 17:50 - Reply

      Pluniton, estou na disputa por uma bolsa capes em 2013. Gostaria de saber se, desses 1350, preciso pagar a mensalidade ou ele vem para auxílio de outras despesas, como aluguel, transporte, livros… Obrigada.

  23. Dini 08.08.12 at 12:15 - Reply

    CONFIRMAÇÃO DE AUMENTO PARA A BOLSA CAPES – REUNI.

    Pessoal, a notícia vem o Fórum de Pós da UFPR
    Quem confirma isso?

    Continuemos com a luta pelas melhorias dos pós-graduandos. Organize a caravana em sua universidade:

     

    “Recebemos hoje uma ótima notícia: As bolsas Reuni e Capes, terão aumento de 10%, e este valor já estará disponível para o mês de agosto!
    Isso significa que conseguiremos realizar nossos estudos com melhores condições e que os próximos estudantes que ingressarem nos programas de mestrado e doutorado, também contarão com essa ajuda! Sabemos que ainda é um valor pequeno, pois havíamos pedido um aumento de 40%, mesmo assim, se constitui como fruto de uma luta conjunta e articulada com o movimento nacional.
    Além disso, recebemos outra boa notícia! Nossas outras pautas, foram encaminhadas para o pró-reitor e serão debatidas na negociação em conjunto com os alunos do comando de negociação! Isto é, as demais pautas pleiteadas através do Fórum de Pós-graduandos, serão negociadas e poderão ser aceitas nesse embate. Agora é cruzar os dedos e esperar a resposta da negociação! Seguimos atentos a mais informações, e agradecemos a todos que fizeram parte e apoiaram esta luta!”

  24. Juliana 14.08.12 at 21:23 - Reply

    Olá. Minha bolsa é Capes/Fapergs e pelo edital 75% do valor da bolsa é pago pela Capes e 25% pela Fapergs. O caso é que nós bolsistas capes/fapergs não recebemos o tal reajuste e ao entrar em contato com a fapergs fomos comunicados que eles nem sabiam desse reajuste.
    A pergunta é se Capes reajustou os valores de suas bolsas isso indica que ela repassou esse reajuste a fapergs ou não?
    Obrigada

  25. Renata Costa 10.09.12 at 21:37 - Reply

    Che, sou pós-doutorando no exterior e recebi um “a mais” agora em setembro (o trimestral entrou em julho). Minha bolsa é de janeiro/2012 a dezembro/2012. Será que já é por conta do reajuste, contanto os meses de agosto e setembro (já que em outubro entra a última trimestral)? Entraram US$1600, sendo que até então a bolsa era de US$2100. Espero que seja o tão sonhado reajuste pois este valor, aqui em Boston, fica com a água no pescoço 😛
    Abraços!
    Marcelo G.

  26. Marcelo F. C. Gomes 10.09.12 at 21:39 - Reply

    Só pra esclarecer: fiz um comentário a pouco sobre um extra recebido agora em setembro mas me parece que foi enviado com o usuário da minha esposa, Renata. Abraços.

  27. Felipesse 12.09.12 at 10:49 - Reply

    Sou bolsista de mestrado da FACEPE (Pernambuco) e recebi R$1525,00
    Aumento de 27%. Demorou u mês a mais para eles decidirem mas decidiram. Bom demais

  28. Althiéris 23.11.12 at 19:06 - Reply

    Ah, sou bolsista CAPES.

  29. Gislaine Folha 30.12.12 at 11:40 - Reply

    Agora vamos ver quando virá o restante do reajuste que falta… deixaram em aberto para o início de 2013, será em janeiro, fevereiro, março, abril, ou em…?!

    • Ana Paula Casagrande Cichowicz 08.01.13 at 22:08 - Reply

      Alguém tem notícias de como está o processo de aumento prometido para o começo deste ano? 

  30. Pedro Hollanda 07.01.13 at 19:45 - Reply

    Alguma notícia do novo reajuste prometido para o início de 2013??

    • Paula Degani 17.01.13 at 13:08 - Reply

      Também estou querendo saber, porque até agora não saiu nenhuma notícia..

  31. E o reajuste prometido para início de 2013? Verdade ou mais uma promessa? Sabem de algo?

  32. Daniela Carlessi 06.09.13 at 09:55 - Reply

    Bom dia,

    O empregador pode aumentar a bolsa de mestrado e doutorado, ou precisa necessariamente efetuar o pagamento da bolsa?

    Fico no aguardo.
    Obrigada !

    Daniela Carlessi

Leave A Comment