• Doutorado na Holanda: Por onde começar?

Doutorado na Holanda: Por onde começar?

Pensando em fazer um doutorado no exterior? As instituições de ensino superior e de pesquisa holandesas estão constantemente à procura de candidatos internacionais. Saiba onde encontrar vagas.

Estudantes brasileiros interessados em fazer doutorado (pleno ou sanduíche) ou pós-doutorado na Holanda contam com o apoio do Nuffic Neso Brazil, escritório oficial de representação do ensino superior holandês no Brasil, para encontrar oportunidades de pesquisa no país. A instituição reuniu no site www.nesobrazil.org/phd informações indispensáveis para quem quer seguir a área acadêmica nos Países Baixos.

Na Holanda, o doutorado não é considerado estudo, mas sim uma atividade de pesquisa profissional. Os doutorandos são, frequentemente, remunerados por seu trabalho. Os critérios de admissão para essas posições são rigorosos e exigem sólida formação e experiência na sua área de estudo, além de um mestrado reconhecido e proficiência em inglês.

Financiando seu doutorado
Existem três modos de financiar o seu doutorado na Holanda:
• Ser contratado como funcionário da instituição que está concedendo o doutorado;
• Obter uma bolsa, ou outro tipo de subsídio, através de uma instituição de apoio;
• Patrocínio de seu próprio empregador.

Visite www.nesobrazil.org/ensino-superior-holandes/degrees/phd/admissao-e-financiamento para obter informações sobre como funcionam cada uma das opções.

Como funciona o doutorado na Holanda pelo Ciência sem Fronteiras
O ciência sem fronteiras Holanda oferece 4 modalidades de bolsa:

Doutorado sanduíche I
Os doutorandos fazem a pesquisa em uma instituição holandesa e depois concluem sua tese no Brasil. O tempo de permanência no exterior deve ser previsto de modo a restarem no mínimo 6 meses no Brasil para a redação final e a defesa da tese.
Nessa modalidade, a bolsa de estudos é oferecida por um período de até 12 meses.

Doutorado sanduíche II
Os doutorandos desenvolvem a pesquisa em uma instituição holandesa e podem obter um diploma duplo. Para isso as universidades holandesas e brasileiras poderão criar um programa de dupla diplomação e o estudo deve ser realizado em ambos os países.
Nesse caso, a bolsa de estudos é oferecida por um período de até 24 meses

Full PhD
Os alunos fazem um doutorado integralmente na Holanda e obtêm o diploma da instituição holandesa.
As bolsas de estudo para essa modalidade são oferecidas por um período de até 48 meses.

Post-doc
Para pesquisadores que já possuem doutorado e desejam expandir seus estudos na Holanda.
Nessa modalidade, a bolsa é recebida por um período de até 24 meses.
Saiba como funciona o Ciência sem Fronteiras Holanda em cada uma dessas modalidades www.nesobrazil.org/csfdoutorado

Como encontrar as vagas
O Nuffic Neso Brazil criou um portal especialmente para o CsF onde divulga diversas vagas ofertadas pelas universidades holandesas . Os candidatos também podem criar sua própria página no site, com um resumo das suas ideias e informações de contato. Um mecanismo de busca permite que os pesquisadores holandeses interessados em recrutar parceiros no Brasil encontrem os perfis mais adequados aos requisitos da posição.
Acesse www.nesobrazil.org/csfdoutorado para informações.

Tire suas dúvidas
Nesta terça-feira (27/08), a partir das 12h30, uma palestra online será realizada para o esclarecimento de dúvidas sobre a participação holandesa no ciência sem fronteiras doutorado, além de informações gerais sobre as diversas formas de obter uma bolsa para conduzir sua pesquisa na Holanda.

Durante todo o evento haverá espaço para fazer perguntas diretamente à equipe do Nuffic Neso Brazil.

WebPalestra PhD e Post-Doc na Holanda
Para participar, basta acessar http://new.livestream.com/nufficnesobrazil/phd-postdoc
Data: 27/08/2013
Horário: 12h30

Para receber informações cadastre-se aqui

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
By |2018-12-06T01:56:35+00:0022-08-2013|notícias|3 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

3 Comments

  1. Gregory 05.07.14 at 22:40 - Reply

    Posso razer doutorado e pós doutorado na Holanda? Quais os locais que eu poderia estudar na Holanda?( no curso de astronomia/fisica)

    • Raiana Lira Cabral 06.07.14 at 08:32 - Reply

      Claro que você pode. Agora onde depende da sua linha de pesquisa e intenção de especialização. Comece a procurar por instituições que possuam o curso que você procura ou busque os pesquisadores holandeses que você costuma ler nos artigos da sua área. No nite do Nuffic há também algumas chamadas,dê uma olhada para ver se não se identifica.
      Boa sorte.

  2. San 15.07.14 at 14:02 - Reply

    Minha esposa vai fazer doutorado sanduíche na Holanda, nós somos casado legalmente no Brasil, eu quero ir junto com ela, a final ela passará 1 ano, vou financiar minha viagem. Vc sabe sobre visto de cônjuge?

Leave A Comment