• Dez dicas para superar o bloqueio criativo

Dez dicas para superar o bloqueio criativo

Tem dias que você sente sua mente pesada, cansada e incapaz de ter uma boa ideia. As vezes o corpo também fica cansado e cheio de tensão… Geralmente esses dias acontecem perto de uma entrega de algo importante.

#chegajunto! Você não está sozinho, amigo!

Nesses momentos é natural que tenhamos pouca (ou nenhuma) paciência para esperar as ideias fluírem… E tal como o tempo de bloqueio criativo varia de pessoa para pessoa, o caminho mais breve para atravessar essa fase (sim ela passa!) é pessoal.

Mas posso dar umas dicas…

1) Relaxar é preciso…. todos os dias!
Ansiedade só atrapalha! então, a minha experiência para evitar bloqueios criativos é me permitir relaxar! E tornar esse momento de descanso diário, como comer e tomar banho. Ai você diz: – descansar a mente e o corpo todos os dias… como se eu não tenho tempo?

2) O tempo é o que a gente faz com ele.
Acredite, você merece 30-40 minutos do seu dia para dedicar a desobstrução das ideias e descanso mental. Como for melhor pra você, mas de preferência longe do computador, pra não lembrar do trabalho. E da TV também… Mesmo se eles te relaxam de algum modo, os dois são ansiogênicos….

3) Saturou? Muda!
Eu pratico a seguinte coisa: saturou? Muda! Coloco tênis e saio para andar pelo meu bairro, vou à minha prática religiosa, faço um exercício de Yoga, ligo o som numa musica que eu gosto muito e danço… Enfim, depois tomo um bom banho e tento mais um pouco. Geralmente funciona bem.

4) Varie o ambiente de trabalho.
Outra coisa que me ajuda quando estou escrevendo é frequentar ambientes diferentes. Exemplo, vou a biblioteca um dia, sempre ajuda ver alguém trabalhando! É como pertencer a um grupo, e eu me empolgo ao ver o outras pessoas focadas. Ou então vou a uma cafeteria tranquila; levo os fones de ouvido e escrevo um pouco lá. Ou ainda levo um artigo impresso pra ler numa praça, numa sombra bem bacana. Mas aí cuidado com as formigas. =]

5) Medite.
Depois que comecei a praticar meditação, consigo me concentrar muito mais e focar minha atenção com mais facilidade. Sugiro fortemente; siga a tradição que mais lhe deixar confortável (budista e cristã são as que eu gosto mais). 10 minutinhos podem ser milagrosos!

6) Pratique exercícios.
Parece clichê e o tempo é curto, eu sei! Mas a endorfina fará por você mais do que você imagina! Dizem que depois de 3 meses fazendo uma atividade com regularidade e com um horário definido seu corpo te ajudará a manter a disciplina. Não custa tentar!

7) Tenha vida social.
Acredite é possível! Nesses momentos evite falar da sua tese/dissertação/artigo/etc. Seus amigos e família te ajudarão se você pedir. Divirta-se e seja feliz. Isso também te dará mais endorfina!

8) tenha um caderno de anotações.
Quando estamos focados, as ideias aparecem quando menos esperamos. É bom estar precavido! Eu gosto muito do estilo moleskine papel branco sem linhas. Desenhos e rabiscos ajudam no brainstorm também.

9) Mantenha-se criativo.
Estimule sua criatividade com filmes, livros (não acadêmicos), revistas, jornal, visita a museus, exposições. Veja coisas bonitas e construtivas, colabore com o seu cérebro! E na dúvida volte ao item 3!

10) Peça ajuda.
Tem sempre um amigo da sua área, colaborador de trabalho, companheiro(a) gentil, familiar legal, orientador presente, IC ávido de informação. Dê seu material para ele ler, mesmo que esteja incompleto. Ele te ajudará com lacunas e opiniões. Mas saiba acolhe-las, ok?!

Essas dicas foram construídas com muitas conversas com amigos e familiares que passaram ou não pela pós-graduação. A eles serei sempre grata!

E você, tem alguma dicazinha ai pra mim?!

By |2013-07-28T01:59:35+00:0028-07-2013|guia|24 Comments

About the Author:

Bióloga pernambucana e doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais (UFC). Escreve crônicas "desde que se entende por gente" para registrar e refletir sobre o universo ao seu redor. Aprecia os pequenos prazeres da vida e é uma otimista incorrigível.

24 Comments

  1. Esse seu artigo me ajudou muito, assim como as dicas por e-mail que você me enviou anteriormente, obrigada! Segui algumas dicas, como tentar a meditação, ter o bloquinho de anotações e mudar o local de trabalho, e não é que funcionou? Você escreve muito bem, a leitura é divertida e consegues prender a atenção! Muito bom fazer parte desse grupo contigo, e de novo, muito obrigada! 🙂

    • Raiana Lira Cabral 29.07.13 at 09:27 - Reply

      Muito grata gente!! fico feliz demais em ajudar!! é um desafio contante, mas ai temos umas pistas sobre como melhorar. Estamos juntos nessa aventura. rs. Thiago! grata pelas dicas! essa lista pode ser bem maior!
      Abraços e saudações!

  2. Muito bom seu texto, Raiana! Tenho certeza de que voltarei a ele algumas vezes =)
    Quanto à dica 4, uma vez li que recomendam mudar o ambiente de estudo/escrita inclusive porque nos ajuda a lembrar melhor do que lemos, como se fosse uma “memória fotográfica” associada ao local.
    Ótimas dicas, adorei!

  3. Olá, Raiana! Excelentes dicas, obrigado pela contribuição.
    Gosto especialmente da 06 e 08. Praticar uma atividade física ajuda muito! Frequentar academia é bom porque te permite relaxar o corpo e colocar seu foco noutro aspecto da sua pessoa. É preciso cuidar do corpo para ter uma vida intelectual saudável. Já praticar esportes, jogos, ajuda demais a abstrair, pensar em outras coisas, conversar com pessoas sobre temas distantes do nosso métier. Já o caderno de anotação é uma ótima opção! Escrever coisas aleatórias, jogar ideias, dá muito certo!
    Às vezes também crio laços imaginários entre meus materiais, o que ajuda a visualizar os temas e fazer as ideias fluírem. Coloco todos os textos, livros, artigos… espalhados no chão da sala, lado a lado, e olhando para todos imagino-os como um grande livro, que está fora de ordem. Daí, crio um laço, uma relação entre eles, que vira uma ordem de leitura na construção de uma ideia. Costuma funcionar também!
    Um abraço e obrigado pelas dicas!

  4. Muito legal, Raiana! Infelizmente, o famoso bloqueio criativo sempre aparece, mais cedo ou mais tarde. A saída é não se desesperar!! Quando ele acontece, eu vou dar uma corrida, ouvindo algum podcast e tento não dar muita bola. Mas o duro é quando os prazos estão em cima. Nessas horas é mais complicado segurar a tensão. Já vou por em prática várias das suas dicas, muito boas mesmo.

  5. Nossa Raiana, muito bom!!! A dica da biblioteca sempre funciona comigo, ver outras pessoas concentradas me ajuda muito na minha concentração também!! Agora vou tentar seguir outros pontos do texto também!! Abraço!

  6. Raiana, adorei o seu texto, dicas muito úteis, colocadas de um jeito leve e descontraído. Já estava pensando em aderir à meditação e retomar a atividade física, vou procurar pôr em prática! Abraço!

  7. Super prático e aplicável teu material, Raiana. Uma das atividades que eu considero importantes, além de todas as ótimas que tu elencaste, é criarmos tempo para aprender alguma coisa nova que, de vez em quando, nos tire da ideia de que vivemos somente para o trabalho. Isto é saudável para a gente e para quem está em volta. Um artesanato, um trabalho voluntário, por exemplo, exercem efeitos mágicos no humor, no relacionamento e na criatividade. Obrigada por dividir tuas dicas com a gente.

    • Raiana Lira Cabral 31.07.13 at 21:24 - Reply

      Muito verdade Teresa! também gosto de aprender sempre coisas novas e fazer atividades muito distantes da universidade… sigamos em frente! que bom que gostou das dicas! grata pelas suas também… Abraços!

  8. Daniel Angrimani 30.07.13 at 19:54 - Reply

    Oi Raiana! Muito legal o seu texto! Dicas muito interessantes e importantes! Então aqui vai a minha dica: Quando eu to com bloqueio criativo eu entro no site do posgraduando.com

    =P

    PS: Ficou mto boa a foto!

    • Raiana Lira Cabral 31.07.13 at 21:26 - Reply

      Opa Daniel! o posgraduando.com ajuda mesmo! hehehe já deve conhecer o phdcomic.com,né? certamente doses de endorfina!

      ps: tô fera, tu visse?! Graças a sua paciência tb!!

  9. Bárbara 17.10.13 at 13:30 - Reply

    seu blog já está nos meus favoritos!
    Acabei de conhecer e já li váriso posts.
    Estou adorando as dicas.

    Estou querendo escrever um artigo ainda durante minha graduação,
    mas ainda não tenho tema, não sei por onde começar, só algo bastante geral, bastante mesmo.
    Vc teria algumas dicas?

  10. Lívia 09.11.13 at 19:38 - Reply

    One moment meditation no youtube

  11. Pedro 09.11.13 at 20:34 - Reply

    Só eu nunca tive esse negócio de bloqueio criativo ?

  12. Ricardo 10.11.13 at 08:19 - Reply

    E sexo, nada?

  13. LUIZA SANTOS 28.12.13 at 16:00 - Reply

    Adorei as dicas, elas sem duvidas são muito valiosas, principalmente para aqueles profissionais e estudantes que buscam inspiração para iniciar a escrita de um artigo cientifico.
    posso dizer que atualmente estou no meio deste processo de construção.

  14. Gaby 16.01.14 at 12:00 - Reply

    Raiana, q vontade de te dar um abraço e um beijo!!! Dicas maravilhosas p um momento master blaster ultra super (e outros milhões de superlativos!!) crítico!! Fim do mestrado, perto da defesa, prazo esgotando, orientador viajando p pós doc… Desespero mode on!
    Brigadaço!!!
    ;***

  15. Bruno Maneschy 05.03.14 at 10:07 - Reply

    Muito bom, estou passando por um processo de bloqueio criativo a uma semana, neste período não conseguir criar nada, estou muito preocupado, vou seguir os conselhos descritos acima.

    Parabéns pelo artigo.

  16. Matt 24.03.14 at 08:15 - Reply

    Obrigado pelo post. Vou seguir esses passos ai
    bjs

  17. Priscilla 28.04.14 at 15:26 - Reply

    Excelente, leio sempre suas dicas e me ajudam, mas estou escrevendo minha tese e estou com muita dificuldade de concentração nela. Me sinto muito culpada, pois parece preguiça, daí prefiro cuidar da casa e dos filhos, me parecem ótimas desculpas…mas e a tese?! Tenho que terminar, fora os artigos!! Mas vamos lá, obrigada.

  18. Ludimila 06.11.14 at 17:16 - Reply

    Raiana, gostei muito de seu texto. Ótimas dicas. Na verdade meu bloqueio não é criativo, mas acho que suas dicas se aplicam da mesma forma. Estudo para concursos públicos e já tem alguns meses que eu simplesmente não rendo mais nos estudos. Bloqueei (acho que por conta de uma reprovação meio traumática). Pretendo adotar especialmente suas dicas de meditação, mudança de lugar de estudos e exercício físico. Muitas pessoas falam sobre meditação, que ajuda muito, mas eu nunca tentei. Peguei os links que você compartilhou em resposta a um dos comentários e vou ler a respeito. Obrigada!

  19. Angela 24.05.16 at 15:14 - Reply

    Muito legal as dicas neste momento bloqueio total da dissertação!! hehehe
    Abraços

Leave A Comment