Como preencher o Currículo Lattes – Rede de Colaboração

Preencher o Currículo Lattes não é propriamente uma tarefa divertida, e consome uma quantidade de tempo considerável dos pós-graduandos e estudantes do ensino superior em geral. Muita gente, inclusive, atribui ao Lattes a alcunha de “Orkut dos nerds”.

O fato é que não existe um manual sobre o preenchimento do Lattes, de forma que a coisa funciona mais ou menos como o conhecimento indígena, transmitido apenas oralmente. Ou você conhece alguém que sabe ou ficará com a dúvida.

Desde que comecei o site recebi vários pedidos de tutoriais sobre o preenchimento do Lattes, com destaque para o @cardososampaio, que me solicitou isso há muito tempo atrás. E bota muito tempo atrás nisso. Pois bem, resolvi iniciar uma série de tutoriais sobre o Lattes e neste primeiro irei descrever sobre um recurso do Lattes que permite, ao mesmo tempo, formar uma rede de colaboração e exportar sua produção para outros currículos.

Os usuários mais atentos do Lattes com certeza já observaram que recentemente apareceu ao lado do nome um ícone intitulado “Rede de Colaboração”, como destacado na figura abaixo:

Ao clicar neste ícone, será possível visualizar graficamente a rede de co-autores que já trabalharam em conjunto com o pesquisador em questão em co-autoria com artigos, resumos e outras produções científicas.

Para entender como o processo funciona, será necessário primeiro entrar no Currículo Lattes Web, que é a página de atualização on-line do Lattes.  Vá à página da Plataforma Lattes e clique “Atualizar currículo”. Informe seu CPF e a senha cadastrada. No rodapé da página principal existe um conjunto de ícones e, dentre eles, um ícone intitulado “Dicionário de autores”, destacado na figura a seguir:

Ao clicar nesse ícone aparecerá na sua página uma lista com os co-autores referenciados no seu currículo.

Para que estes co-autores apareçam na sua rede de colaboração você precisa apenas permitir que eles importem informações sobre as produções científicas em comum no seu currículo. E isso é feito da seguinte forma: primeiro clique no nome do pesquisador que você quer incluir na sua rede.

Em seguida, autorize o autor a importar produções do seu currículo selecionando a caixa de opções destaca na figura e clique em “Ok” na janela de confirmação que aparecerá.

Na próxima etapa aparecerá uma janela de confirmação. Caso o nome do colaborar apareça na lista é só clicar em seu nome para selecioná-lo. Caso contrário, busque o nome correto pelo nome ou CPF no mecanismo de busca localizado no item 2.

Agora é só clicar em salvar. Note que os autores autorizados aparecem com o símbolo do Lattes na frente do nome. Serão estes pesquisadores autorizados a importar informações sobre produção do seu currículo que aparecerão na sua rede de colaboração descrita no início deste tutorial.

Para que a atualização tenha efeito, após repetir o procedimento para cada co-autor que desejar incluir na sua rede de colaboração, é necessário enviar os dados ao CNPq, como de costume. Aí não tem segredo: é só clicar no link destacado na figura:

Role a barra de navegação do currículo gerado até o final do mesmo, onde aparecerá uma caixa de opções que ao selecionar você declara que leu e concorda com os termos do Lattes e em seguida clique em enviar ao CNPq.

Esse tempo de 24 h para a publicação das alterações no currículo nem sempre é verdadeiro. Se demorar mais do que isso, não se assuste. Comigo, por exemplo, às vezes demora até três dias.

O bacana disso tudo que fizemos neste tutorial é que os co-autores autorizados por você não precisarão ter todo aquele trabalho de digitar os dados dos artigos, resumos e demais produções acadêmicas que vocês têm em comum.

Na página inicial de atualização do Lattes, é só clicar no ícone da ferramenta “Importar a produção de outro currículo” onde estará a lista dos co-autores que autorizaram a importar a produção em comum. Aí é só clicar no nome e correr para o abraço.

Se não tiver ninguém na sua lista ou se você gostaria que um colaborador permitisse que você importe os dados do currículo dele, basta solicitar aos seus co-autores que retribuam a gentileza e autorizem você a importar as informações, realizando os mesmos passos descritos desde o começo deste tutorial.

Espero ter contribuído. Em breve postarei mais dicas sobre o preenchimento do Lattes. Dúvidas e sugestões para os próximos tutoriais são muito bem-vindas.

Grande abraço a todos os pós-graduando e até a próxima.

By |2018-12-06T01:56:54+00:0030-08-2010|guia|68 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

68 Comments

  1. Alcione 30.08.10 at 08:25 - Reply

    Olha, acho que o Lattes já foi pior, na época em que a gente tinha que fazer o download do programa.
    Muito bom você nos prestar este serviço. Essa funcionalidade do Lattes mesmo eu não conhecia.
    Obrigada.

  2. Rafael Sampaio 30.08.10 at 13:52 - Reply

    Muito bom o texto. Realmente apanhei muito para descobrir isso e o tutorial é ótimo. Outros textos de dicas para o lattes são de bom tom. Obrigado pela citação! =)

  3. filicio 01.09.10 at 23:30 - Reply

    Muito bom! Parabéns!

  4. Flávio Costa 23.09.10 at 17:29 - Reply

    Parabéns pelo texto, eu não conhecia essa ferramenta, aliás, só conheço o básico do Lattes, se souber de mais um desses recursos, fique a vontade para publicar, vai nos ser muito útil.

  5. Carlos Henrique Fonseca 29.09.10 at 14:55 - Reply

    Bem legal! Outro dia encontrei um link com o modelo de preenchimento do lattes para a area de saúde. Gostei bastante:

  6. Jackeline 05.10.10 at 10:34 - Reply

    Oi Pessoal!
    Estou preenchendo um Lattes de Medicina e estou com várias dúvidas. Entrei em contato com o CNPQ e 1 vez eles não responderam e na outra, quando responderam, não ajudaram quase nada.
    Gostaria de saber se o lugar para cadastrar os cursos feitos durante a graduação é na formação complementar.E o que é curso de curta duração e extensão universitária? Eles me disseram que isso era a instituição da Pós que fez o curso que decidia, de acordo com a carga horária. Mas então, onde devem ser anexados os cursos feitos pela graduação???

    Alguém saberia me responder????
    Obrigada!

    • Paula Ugalde 25.05.12 at 04:41 - Reply

      Jackeline, já descobriu certo?! 😀 Independente de cursar cursos durante a graduação ou especialização, tudo que fornece apenas ‘certificado’ e não ‘diploma’ é formação complementar, pois não reconhece, não nos avaliza em nenhuma habilitação específica. Registra como educação complementar os feitos durante a graduação!  
      O que o CNPQ respondeu é que precisa verificar a designação da Instituição promotora do curso definiu, se curso de curta duração ou de extensão universitária e sim tem horas ‘x’ para a segunda categorização. Os certificados trazem isso.    

  7. physical therapist 21.11.10 at 21:02 - Reply

    nice post. thanks.

  8. Patricia 07.12.10 at 18:55 - Reply

    Ótima explicação sobre como ampliar a rede de colaboração, mas ficou uma dúvida: como faço para alterar os dados iniciais (que aparecem logo abaixo do nome do pesquisador), pois o meu está bem desatualizado. Alguém sabe???

    Grata, Patrícia.

    • Paula Ugalde 25.05.12 at 04:33 - Reply

      Patricia! Atualizou?! 😀 Precisa clicar abaixo do texto em ”Deseja personalizar este texto”, que abre o conteúdo para edição.

  9. Antenor Silva 24.03.11 at 22:37 - Reply

    Muito bom esse tutorial. Agradeço a sua funcionalidade. Felicidades.

  10. yane 04.04.11 at 06:47 - Reply

    como preencher o campo de produção bibliografica? e o que é: o Digital Object Identifier (DOI®) do artigo?

  11. Aislane Pinto 06.04.11 at 14:43 - Reply

    Adorei conhecer esse site. Estou começando agora a fazer o meu currículo lattes e essa matéria está me ajudando muito. Os meus sinceros agradecimentos a todos os colobadores do Pós-Graduando.

    Abraço,
    Aislane Pinto

  12. Samuel Barros 01.05.11 at 17:02 - Reply

    Obrigado. O tutorial é muito oportuno 🙂

  13. Bruno 15.09.11 at 22:04 - Reply

    Muito bom!! Obrigado!

  14. Silvia Valladao 17.09.11 at 21:31 - Reply

    Como faço para aparecer a bolinha nos meus orientados?

  15. Aline 29.09.11 at 19:20 - Reply

    Maravilhoso!!! Muito obrigada por essas informações! Vou repassá-las!

  16. carlo franzato 16.11.11 at 14:00 - Reply

    Ótimo o tutorial, mas não consegui ativar a minha rede.
    Eu e os meus colaboradores já ativamos a possibilidade de importar as produções dos nossos currículos, mas quando tentamos a importação se abre uma janela com escrito “nenhum registro cadastrado”, como a neste link: http://ajuda.cnpq.br/index.php/Importar_Produ%C3%A7%C3%B5es_de_outro_curr%C3%ADculo Pq?

  17. Fatima 04.05.12 at 10:34 - Reply

    O nome da minha mae é Maria de Lurdes Gonçalves Souza…quando vou preencher o nome da mae pede o primeiro e o ultimo de acordo com CPF aí, devo colocar apenas maria e no ultimo Sousa(COM S como está na declaração de IR dela) ?

  18. Juliana Gomes 09.05.12 at 22:34 - Reply

    Eu quero confessar que procurei no curriculo lattes o “Joao das Couves”

  19. Renato Fioravanti 24.05.12 at 20:20 - Reply

    muito bom valeu!!!   o/

  20. Rodrigo Rabelo 01.08.12 at 23:28 - Reply

    Gostaria de saber porque não consigo cadastrar meu nome nas produções
    que realizo, ele pede para incluir na lista de autores ai eu digito peço
    para incluir e ele informa que tenho que incluir na lista?

    • Rosa 09.08.12 at 19:02 - Reply

      Rodrigo, tenho o mesmo problema, alguém sabe como resolver?

  21. Athiza 27.11.12 at 19:38 - Reply

    Gostaria de saber onde coloco a monitoria voluntária das eleições de 2008 no currículo Lattes?

  22. Claudio Fernando 28.01.13 at 20:20 - Reply

    Nao consigo inserir o curso no qual e formei, neste caso ADM, impossível missão, alguém sabe como resolver isso?

  23. Nair 29.07.13 at 19:30 - Reply

    Tenho tido dificuldade para atualizar meu currículo. Ao tentar salvar o item incluído, sai uma mensagem de erro, dizendo que meu nome precisa estar incluido na lista de autores, o que já está feito. O mesmo acontece quando lanço projetos e outras atividades. O que faço para conseguir fazer essas atualizações?

    • Roberto 25.09.14 at 21:08 - Reply

      Eu estou com o mesmo problema, será que alguém pode me ajudar?

    • Joyce 29.05.17 at 12:05 - Reply

      Usar o navegador Mozilla Firefox para corrigir o ERRO: “ O seu nome deverá ser incluído na lista de autores.”

  24. Efigenia Rocha Ribeiro 02.10.13 at 18:50 - Reply

    Não consegui finalizar o meu curriculo. Ele não aceitou o titulo da minha monografia. tentei com o subtitulo e novamente não deu certo, apertava a tecla proximo e nada, o que posso fazer?

  25. AmandaBH 04.12.13 at 21:46 - Reply

    Gostaria de saber como colocar o nome do curso técnico/profissionalizante na área Formação acadêmica / titulação. No meu caso, é importante citar qual curso técnico eu fiz. Alguém pode me ajudar?

  26. Hugo 08.01.14 at 17:38 - Reply

    Tive o mesmo problema. Aparentemente foi resolvido saindo e entrando de novo na página.

  27. lidiane 24.03.14 at 16:14 - Reply

    digitei minha senha varias vezes errado com isso não consigo finalizar o curriculum fala para eu tentar mais tarde vc sabe me informar por quanto tempo posso tentar de novo, já faz 1 dia!

  28. Lilian 12.08.14 at 10:24 - Reply

    como fazer o link do número do lattes? Já tentei copiar link várias vezes e não consegui. Obrigada!

    • Olá, Lilian. Bem, quando você estiver “logada” no seu currículo, logo na primeira página, abaixo do seu nome haverá um espaço: Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/seunúmero. É só copiar este link e pronto. Caso não esteja dando certo, tente de outro computador, pois o problema pode ser no computador ou no navegador que você está utilizando.

  29. Angélica 14.08.14 at 10:21 - Reply

    Bom dia! Estou cadastrando meu currículo na plataforma lattes mas desde ontem não consigo finalizar o processo porque não estão aceitando o titulo da minha monografia. Alguém pode me ajudar? Preciso do currículo impresso para processo seletivo de mestrado…….URGENTE!!!!!!

    • Olá, Angélica! Você não consegue incluir o título da monografia ou você consegue incluir e não consegue salvar depois? Tente exportar o currículo para impressão (em .rtf), mesmo sem que as novas informações tenham sido salvas e atualizadas pelo sistema. Geralmente é possível imprimir o currículo com as últimas informações incluídas, sem precisar esperar as 24h de atualização do sistema. Espero que dê certo.

  30. Lila 07.09.14 at 11:06 - Reply

    Bom dia!

    Estou fazendo há alguns dias meu curriculo Lattes. Até alguns dias atrás conseguia enviar as atualizações ao CNPq. Mas há dois dias que cada vez que tento enviar as atualizações, tira erro na página e não consigo.
    Já tentei mudar de Mozila Firefox para Opera, google Chrome e Explorer, mas sempre tira o mesmo erro. Até tentei mudar de computador…e usar outros, mas acontece o mesmo problema.
    Como posso resolve-lo? Talvez seria melhor excluir o meu Cv e começar de zero novamente?
    Me ajude!!!!

    Obrigada!!!

  31. Alessandra Amaral da Silveira 27.09.14 at 18:34 - Reply

    Olá.
    Alguém saberia me dizer onde posso colocar as disciplinas que fiz como aluna especial?
    Desde já obrigada pela atenção.

  32. Léia 25.10.14 at 21:22 - Reply

    porque aparece um bando de numeros para determinados cursos? por exemplo Geografia; aparece um monte e eu já pesquisei e nao sei onde me encaixo e tenho medo de escolher o errado, tento escolher o curso para cadastrar, no caso geografia, mas nao sei qual deles, ja que nao sei o que esses numeros representam

  33. Luiza Faria Teixeira 08.01.15 at 09:59 - Reply

    Boa tarde, estou tenho dificuldade para atualizar meu currículo. Ao tentar salvar o item incluído, sai uma mensagem de erro, dizendo que meu nome precisa estar incluido na lista de autores, o que já está feito. O mesmo acontece quando lanço projetos e outras atividades. O que faço para conseguir fazer essas atualizações?

    • Joyce 29.05.17 at 12:05 - Reply

      Usar o navegador Mozilla Firefox para corrigir o ERRO: “ O seu nome deverá ser incluído na lista de autores.”

  34. Thiago N. Gomes 08.01.15 at 12:07 - Reply

    Eu sempre tive curiosidade com relação a essa bolinha amarela no currículo Lattes.
    Quando resolvi pesquisar sobre isso no Google fui direcionado a este link.
    Muito bom mesmo, meus parabéns!

  35. Thiago Tavares 07.02.15 at 19:16 - Reply

    Porque aparece um bando de números para determinados cursos? Por exemplo Educação Física; aparece um monte. Escolho o curso de Educação Física para cadastrar, mas não sei qual deles, já que não sei o que esses números representam!

    Obrigado!

    • luiz 16.07.18 at 15:19 - Reply

      estou com a mesma dúvida achou a solução?

  36. Maria Flor 16.04.15 at 13:02 - Reply

    PRECISO DE AJUDA URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    NÃO TINHA CADASTRO NO CURRÍCULO LATTES E PRECISEI FAZER AGORA AGORA EM VIRTUDE DE UMA SELEÇÃO. O FATO É QUE, NÃO CONSEGUI CONCLUIR O CADASTRO EM VIRTUDE DO TÍTULO DA MONOGRAFIA, SIMPLESMENTE NÃO ACEITAM, QUANDO VOU CONCLUIR AS ETAPAS APARECE A MENSAGEM “TÍTULO DA MONOGRAFIA”. COMO MINHA MONOGRAFIA FOI EM DUPLA E MINHA COLEGA JÁ TEM REGISTRO NO LATTES SERÁ QUE O PROBLEMA ESTÁ AÍ??????????? SE FOR O QUE POSSO FAZER, POR FAVOR PRECISO DE UMA LUZ URGENTE MEU POVO.

  37. Gabriela 19.04.15 at 17:59 - Reply

    Boa Noite!!! No ano em que me formei, não foi necessário monografia. Como coloco no Currículo lattes??

  38. Roberta 14.05.15 at 21:25 - Reply

    Boa noite! Não consigo preencher nada no lattes que cite meu nome como autor, eu coloco meu nome mais ao salvar dá a mensagem de erro “O seu nome deverá ser incluído na lista de autores.”, sendo que meu nome já está incluído. O que eu posso fazer para corrigir isso? Obrigada!

    • Josamar 30.10.15 at 15:55 - Reply

      oi você conseguiu corrigir o problema do erro: “O seu nome deverá ser incluído na lista de autores.”, sendo que seu nome já estaria incluído? estou com o mesmo problema. Obrigado.

      • Heloísa G. A. 28.12.15 at 12:16 - Reply

        Também estou com o mesmo problema. SOCORRO!

        • Guilherme Cassemiro 01.02.16 at 15:43 - Reply

          Você aperta em listar todos e seleciona o seu nome.

          • Poliana 13.03.17 at 11:03

            Obrigada!

          • Queila 18.04.17 at 17:43

            Guilhermeeeee, você salvou minha vida…já tinha feito e refeito e não estava conseguindo. Muito obrigada <3

          • Elier 29.06.17 at 10:38

            Obrigado, Certo!!

          • Juliana 29.09.18 at 09:43

            Muito obrigada! Estava com o mesmo problema e sua dica me salvou.

      • Eli 29.12.17 at 16:22 - Reply

        Tenho o mesmo problema e há muito tempo com somente uma publicação. recentemente escrevi pro pessoal do Lattes e a resposta deles foi:

        Prezado (a) Senhor (a) :

        Em atenção à sua mensagem, informamos que o currículo Lattes extrai as informações da publicação diretamente da base de dados do crossref, sendo assim, sugerimos que verifique como consta as informações na base de dados do crossref.

        Link de acesso ao site do crossref para consulta:

        http://www.crossref.org/

        ou seja, enetendi nada e não sei como resolver.
        se alguém souber….

    • Thiago Machado 21.11.16 at 22:20 - Reply

      Conseguiram responder o problema do nome do autor? Obrigado!

    • Joyce 29.05.17 at 12:06 - Reply

      Usar o navegador Mozilla Firefox para corrigir o ERRO: “ O seu nome deverá ser incluído na lista de autores.”

  39. Julieta 15.06.15 at 14:38 - Reply

    Como excluir um currículo lattes? Já virei o site e não acho. Se alguém puder me ajudar, ficarei agradecida.

  40. Esther 02.08.15 at 21:16 - Reply

    Pessoal do Posgraduando, tenho uma dúvida: qualquer tipo de curso pode ser acrescentado ao Lattes? exemplo: um curso online ligado a minha área de graudação com certificado, vale? ou só cursos ligados a universidades e instituições de ensino? Obrigada

  41. Ricardo 18.08.15 at 18:34 - Reply

    Pessoal, alguém sabe como excluir o Lattes? Essa informação não consta na net…

  42. Ellem 21.09.15 at 00:27 - Reply

    Alguém sabe como excluir o Lattes ? já procurei por todo canto e não acho essa informação

  43. karoline 19.10.15 at 14:27 - Reply

    Eu não consigo adicionar meus cursos por que os nomes são maiores do que o espaço fornecido, o que eu faço?

  44. Taís de Almeida 05.01.16 at 10:14 - Reply

    Olá! É possível mencionar no currículo lattes o auxílio técnico reconhecido na seção “acknowledgments” de um artigo?! Se sim, qual o campo adequado para isso?

    Grata!

  45. Kenia 05.01.16 at 12:06 - Reply

    Perdi meu email e minha senha por isso nãi consigo atualizar meu currículu lattes. O que fazer? Obrigada

  46. Gabriel Bonfim 03.05.16 at 17:45 - Reply

    Mesmo problema! Ao inserir o ISSN e realizar os devidos preenchimentos como título, ano, meio de divulgação, autores e quando clico em salvar ele emiti a seguinte mensagem: O seu nome deverá ser incluído na lista de autores. O que fazer?

  47. Liliane 30.08.16 at 10:36 - Reply

    Bom dia!gostaria de saber como faço para inserir um co autor na minha lista.Preciso inserí-lo como coordenador de um projeto mas ele não aparece na lista para que eu possa pedir para importar.Obrigada

  48. Cesar 17.11.17 at 12:01 - Reply

    Plataforma Lattes não atualiza meu currículo de forma nenhuma! Estou tentando faz cinco dias, já reenviei e nada! Será que o Brasil só volta a funcionar depois do carnaval? (hoje 17 nov. 2017)

  49. Julia 30.09.18 at 10:52 - Reply

    Bom dia, estou tentando finalizar alguns itens como participação de banca, organização de evento. Mas não estou conseguindo concluir, pois o site diz que eu tenho que colocar meu nome como autor, sendo eu eu coloco meu nome e da sempre o mesmo erro, o que eu faço?

Leave A Comment