• Como estudar para o ingresso no mestrado?

Como estudar para o ingresso no mestrado?

Decidi fazer o mestrado. E agora, como vou estudar para a prova de ingresso?

Essa pergunta se passa na cabeça de todo candidato a mestrado. Então eis aí a solução para seus problemas:

1. LEIA O EDITAL DO PROGRAMA DE MESTRADO PRETENDIDO

Parece até uma colocação idiota, mas a grande maioria tem preguiça de ler o edital para entender as regras do programa, e saber os temas a ser estudado, o tempo de realização de prova, entre outros. Todas essas informações são de suma importância para o candidato ao mestrado.

2. TENHA EM MÃOS TODOS OS TEMAS EXIGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Ter em mãos os temas, te dá uma visão geral sobre qual tipo de conhecimento precisa ter e como buscar o conhecimento que você ainda não tem.

3. SE POSSÍVEL TENHA TODOS OS LIVROS EXIGIDOS NO EDITAL

É muito importante você estudar pelos livros indicados no edital, pois eles não foram inseridos ali por acaso.

4. ESTABELEÇA PRIORIDADES

Com todos os tópicos que irá cair na prova de seleção e os livros separados, observe os temas que você não tenha conhecimento, os que você não lembra, e grife-os, para a próxima etapa.

5. ORGANIZE SEUS ESTUDOS

A partir dos tópicos grifados que você tem menor conhecimento, inicie seus estudos, sempre levando em consideração a temática dos temas. Por exemplo, se tenho que estudar temas de microbiologia, bioquímica e biologia celular, eu devo escolhe um para iniciar, e não estudar um pouco de cada.

6. NÃO DEIXE A PROCRASTINAÇÃO TE DOMINAR

Mas o que é procrastinação? É o adiamento de uma ação. Ou seja, se você já pode começar a estudar agora, termine de ler esse post e vá estudar!

7. SE DESLIGUE DO QUE POSSA TE DISTRAIR

Quando for estudar, se desligue de tudo o que possa te atrapalhar, como o Facebook ou seu programa de TV favorito. De preferência, estude em um local que não tenha nada que possa te atrapalhar.

8. DEFINA METAS

Para você não ser dominado pelas redes sociais, as baladas e nossa amiga procrastinação, defina metas semanais de estudo, como por exemplo, “tenho que ler três capítulos por semana“.

9. RELAXE

Não fique 24 horas por dia com a cara nos livros, dê uma relaxada, alongue-se, mas não por muito tempo, só uma horinha ou outra, não por uma semana.

10. USE A TÉCNICA PODOMORO DE PRODUTIVIDADE

Essa técnica foi escrita por Francesco Cirillo. Ele percebeu que toda vez que iniciava um atividade, vinha várias coisas pendentes em mente, então ele estabeleceu 25 minutos para fazer uma única coisa, por exemplo, ler um artigo. Então, em 25 minutos ele só fazia isso, sendo que durante esse tempo não se pode levantar e nem fazer algo que você tenha esquecido. Se você precisar fazer um telefonema importante, ir ao banheiro, beber água, deverá anotar em um papel, e poderá ser realizado somente após esses 25 minutos (é uma forma de não esquecer depois). Após esse tempo você pode descansar por cinco minutos e retornar para seu Podomoro (ciclo de 25 min.). Após 4 ciclos, você descansa por meia hora. Para saber mais sobre a Técnica Pomodoro, clique aqui.

Essas são dicas valiosas para você que, assim como eu, quer entrar no mestrado. Então coloque em prática tudo isso acima, e “bora estudar“!

Texto escrito por Rafaela Mª, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, e candidata ao mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo

By |2018-12-06T01:56:26+00:0017-03-2014|guia|11 Comments

About the Author:

O posgraduando.com é um espaço na internet para troca de experiências, opiniões, depoimentos, dicas, tutoriais, humor e debates saudáveis sobre o meio acadêmico. Para participar também, leia nossas instruções aos colaboradores.

11 Comments

  1. Juliana 18.03.14 at 09:25 - Reply

    Muito bom o post! Embora eu esteja me preparando para o doutorado, ele é muito válido também. Só, me desculpe, mas não concordo com o item 5. Claro, tem que haver uma organização, mas você estudar por tópicos pode fazer com que chegue no dia da prova sem ter tido tempo de estudar algum. Se fosse melhor os cursinhos preparatórios de concurso, por exemplo, também fariam isso. Além de ser pedagogicamente pior você separar por tópicos, você também pode incorrer no seguinte problema, tu separa uma semana para estudar equações de primeiro grau. Quando começa a estudar percebe que não lembra como fazer, sei lá, fazer raiz quadrada, tu vai ter que parar o que está fazendo, voltar a estudar raiz quadrada e depois voltar para equações. Foi um exemplo bem simples, mas normalmente é algo que te faz perder de 1h a 2h de estudos. Acontece que no final o que era para levar uma semana, fica em 10 dias. Consegui explicar? Hehehe…

  2. Rafaela Maria 26.03.14 at 21:16 - Reply

    Que bom que você gostou,fiquei feliz, e sobre o item 5, eu te entendo, é muita “ostentação” estudar um tópico de cada vez com o tempo que temos para estudar, mas no meu caso funciona bem porque eu sou um pouco distraída, então se eu estudar de tudo um pouco eu me perco hahahahahaha!!
    🙂

  3. José Neto 25.04.14 at 20:23 - Reply

    O que você considera exatamente “2. TENHA EM MÃOS TODOS OS TEMAS EXIGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA” ?

  4. Alfran 27.07.15 at 13:17 - Reply

    Meus Parabéns..Muito bom,o texto!!

  5. Willas Mar 07.12.15 at 09:58 - Reply

    Muito interessante, porém essa na verdade não é minha dúvida.

    Acabei de terminar o curso superior, e agora pretendo ingressar no mestrado. Estou totalmente perdido. Minhas dúvidas são:

    Como é o mestrado, é como um curso superior, tipo precisa ir as aulas e tals?
    Como faço para começar a fazer o mestrado, tenho que publicar artigos como muitos dizem, participar de algum evento, esperar uma instituição abrir vaga?

    Se alguém puder me esclarecer essas dúvidas, me mande no meu e-mail, por favor. Desde já agradeço!

  6. Nina Dias 20.04.16 at 10:51 - Reply

    Tenho as mesmas dúvidas do Willas.

  7. Roselys 30.10.16 at 09:23 - Reply

    Estou me preparando para a prova escrita do mestrado, mas o edital nw direciona nenhuma bibliografia, so sei q sera na area de educacao, td mt generalizado, nw tem um foco especifico e com certeza vai ser mt dificil….espero conseguir

    • Vivi 16.08.18 at 22:54 - Reply

      Oi… E aí? Conseguiu?
      Me dê dicas… Estou vivendo exatamente isso agora

  8. Ana 16.12.16 at 23:48 - Reply

    falta um mês e meio para a prova e tenho a sensação q não sei nada, e agora??
    Me ajudem por favor!!!!!

  9. Renato 17.01.17 at 13:06 - Reply

    Agradeço as dicas. Terminei o Ciências Biológicas pela São Judas e vi que você está pleiteando vagas no curso de Biotecnologia. Parabéns!!
    Se puder gostaria de algumas dicas e bibliografias para estudo pois me interesso muito por essa área. Outra dúvida é sobre pleitear vaga de pós-graduação em uma universidade pública sendo graduado em uma particular. Agradeço e desejo-lhe boa sorte!

  10. Beatriz 04.05.17 at 11:45 - Reply

    Você considera bom se preparar antes mesmo do lançamento do edital a partir da ultima bibliografia exigida?

Leave A Comment