Como escolher o melhor curso de pós-graduação para você

Quem não deseja se manter sempre atualizado e competitivo no mercado de trabalho? Com essa meta, muita gente conclui a graduação e logo parte para mais uma etapa de estudos, ingressando em uma especialização, mestrado ou doutorado.

Dessa maneira, os cursos de pós-graduação e MBA estão deixando de ser um diferencial no currículo e quase chegam a ser requisitos básicos para quem quer ficar à frente na competição por uma boa vaga. Tomada a decisão por uma pós, duas questões surgem diante do estudante: como escolher o curso mais adequado e como saber se a instituição desejada é confiável e de qualidade reconhecida?

PRIMEIROS PASSOS

O primeiro passo é saber qual o papel de um curso de pós-graduação dentro do momento particular do profissional. Investir em educação é sempre importante e uma especialização é uma eficaz fonte de qualificação e atualização, além de um excelente canal de networking. É preciso então avaliar o momento em que sua carreira se encontra e as suas pretensões.

A partir daí, é preciso procurar conhecer os cursos e investigar se eles irão aprimorar a forma como você desenvolve seu trabalho e como os conhecimentos adquiridos contribuirão para sua evolução profissional. Deve-se enxergar a escolha de um curso de pós-graduação como um investimento.

Um recém-formado que ainda não sabe com qual área se identifica, deve esperar para entender onde atuará melhor. Com um pouco de planejamento é possível escolher a área exata, no momento certo de sua carreira, com a reserva planejada de dinheiro.

LATO SENSU OU STRICTO SENSU

Os cursos de pós-graduação se dividem em lato sensu e stricto sensu. Os cursos de pós-graduação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado acadêmicos, possuem como foco o ensino e a pesquisa, por isso são procurados pelos profissionais que gostariam de seguir na vida acadêmica, como professores e/ou pesquisadores.

Já os cursos de pós-graduação lato sensu, como as especializações e MBAs, são voltadas para as necessidades do mercado, e servem como atualização e aprimoramento para quem quer seguir carreira em uma empresa, abrir um negócio ou atuar como consultor.

AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Escolhido o caminho certo, se a opção for pelo curso de mestrado ou doutorado (pós-graduação stricto sensu), o próximo passo é a consulta ao Ministério da Educação. A avaliação dos cursos de pós-graduação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos recebem notas de 1 a 7, sendo que de 1 a 2 são reprovados e notas 5, 6 e 7 indicam excelência. Se o programa for recomendado com boa nota, é passaporte para uma formação com qualidade e segurança.

Já se a escolha for pelo lato sensu (especalizações e MBAs) não há uma avaliação oficial de cursos, apenas de instituições – no site do MEC é possível consultar se a escola eleita está cadastrada e habilitada. Uma alternativa é a consulta a associações específicas, como a Assembleia da Anpad (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), que criou o Sistema de Acreditação Anpad (SAA) para avaliar a área de administração e negócios. Outros órgãos de classe costumam apresentar cursos recomendados, como é o caso da OAB para cursos de direito.

RELAÇÃO COM O MERCADO

Com o curso e a instituição em mente, o passo seguinte é fazer uma avaliação minuciosa em campo. É preciso analisar a escolha, levando em consideração a relação do curso com o mercado de trabalho, a adequação em relação à metodologia utilizada, a grade curricular e a qualidade do corpo docente.

Aproveite também para passar um pente-fino no Currículo Lattes dos professores. O Currículo Lattes é uma plataforma disponível na internet com informações sobre a produção acadêmica e as linhas de trabalho dos professores e pesquisadores brasileiros.

Além das consultas, na hora de escolher a instituição de ensino valem também visitas in loco e conversas. Vá até o local e, se possível, assista a uma aula como aluno ouvinte. Isso ajuda a conhecer as linhas de pesquisa e os professores. É válido também dar uma olhada na infraestrutura da escola. Converse com alunos e ex-alunos para obter informações sobre o curso e a forma de aprendizado.

O preço do programa também deve ser avaliado, mas cuidado para não se deixar levar pelo bolso. Alguns exigem um investimento mais alto, mas o custo-benefício muitas vezes vale a pena. Faça as contas e calcule se a especialização trará o impacto e o impulso desejado na carreira. Por fim, veja ainda as facilidades oferecidas, como localização, carga horária e flexibilidade nos horários de aulas.

consultar avaliação

CONSULTA À CAPES

No caso dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), a Capes oferece em sua página na internet uma relação com os cursos recomendados pelo órgão, ou seja, aqueles que obtiveram nota acima de 3 na avaliação trienal. A pesquisa pode ser realizada por diversas variáveis, como região ou área do conhecimento. Cursos com nota 1 e 2 não estão aptos a conceder títulos de mestre ou doutor, ou seja, não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Nota 3 indica curso com desempenho regular, 4 é bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas de mestrado. As notas 6 e 7 indicam programas de doutorado de alto padrão.
consultar avaliação
By |2018-12-06T01:56:28+00:0029-01-2014|primeiros passos|12 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

12 Comments

  1. Queila 12.12.14 at 10:50 - Reply

    Bom dia!

    Muito bom! Gostei pois me ajudou bastante em esclarecimento.
    Continue melhorando.
    Sucesso.

  2. Rose 07.01.15 at 11:43 - Reply

    Boa tarde, eu sou graduada em Tecnologia de Segurança do Trabalho, é viável fazer uma pós na área de meio ambiente? Hoje não me vejo atuando como Tecnóloga em segurança no trabalho. Quais as opções que eu teria para fazer uma pós e aproveitar o curso que escolhi?

  3. Elãnia Aparecida Moreira 19.02.15 at 10:50 - Reply

    Boa tarde, eu sou graduada em Tecnologia de Processos Gerenciais. Hoje não me vejo atuando como Tecnóloga em Processos Gerencias. Quais as opções que eu teria para fazer uma pós e aproveitar o curso que escolhi? Qual a Pós mais indicada na minha área? Hoje trabalho como assistente Administrativa em uma Distribuidora de conservas. Gosto muito da área de Tributação Fiscal…

  4. adriana 19.06.15 at 18:13 - Reply

    Olá, estou cursando Engenharia Ambiental, mas gosto muito de mar e litoral…será que casa uma pós em oceanografia com a graduação que faço atualmente? Grata.

  5. iane 24.02.16 at 14:44 - Reply

    Olá, faço licenciatura em informática e gostaria de saber quais as opcoes de pós posso fazer ?

  6. [email protected] 07.07.16 at 07:38 - Reply

    a pos graduação a distância da lfg tem sérios problemas quanto a organização e administração.
    Eles liberam os vídoes antes de completar um mês, muitas vezes liberam duas matárias em um único mês,
    sendo que cada matéria temos 36 horas.
    exigem que concluamos em tres meses, porêm não há tempo habil para ver já que liberam todo mês matérias noves e de dois em dois meses acham que devem liberar duas em vez de uma unica. o que acaba sempre sobrando uma após 4 meses.

    vejamos.
    em janeiro liberam duas
    em fevereiro uma
    e em março mais duas
    cada uma com 36 horas todas elas te mum tempo limite pra serem assistidas e feitas as provas.

    quando você entra com um pedido pra fazer a prova, eles recusam com base em um guia, que tem muitas páginas!
    mas não indica a página, nem dá gransdes explicações
    daí tu é obrigada a fazer um outro pedido
    e cada pedido eles cobram um valor!
    no segundo pedido o valor é maior .

  7. LUIZ HUMBERTO CANTALOGO 19.02.17 at 15:07 - Reply

    Excelente post para completementar e tirar algumas dúvidas que ainda tinha

  8. Janes Maurício izolan 21.05.17 at 16:28 - Reply

    Boa tarde sou graduado em administração qual pós posso cursar para estar mais competitivo no mercado de trabalho e para mudar de área qual pós eu poderia fazer para aproveitar o curso de administração

  9. priscila auzenete sena rodrigues 07.06.17 at 21:40 - Reply

    Olá! Sou graduada em Ciências Teológicas, posso fazer uma pós em engenharia social?
    Qual pós vcs me aconselham para fortalecer minha area para o mercado de trabalho..Aguardo resposta urgente.

  10. EDILENE 07.08.17 at 14:31 - Reply

    BOA TARDE! ME GRADUEI EM PEDAGOGIA , POSSO FAZER UMA POS GRADUAÇÃO EM GESTAO PUBLICA?

  11. Danielle de Carvalho 27.11.17 at 13:51 - Reply

    Boa tarde! Sou tecnóloga em Comércio Exterior. Quais recomendações de cursos de pós-graduação ou MBA me fariam?

  12. Pedro 03.10.18 at 17:39 - Reply

    Obrigado, ajudou muito!

Leave A Comment