Como elaborar um plano de ação para atingir seus objetivos

Uma grande dificuldade dos estudantes de pós-graduação está na falta de organização e gerenciamento das atividades. São tantas atividades e prazos que fica fácil se perder. Uma das competências que o aluno de pós graduação acaba desenvolvendo ou não, é a capacidade de auto organização. Se você já foi mordido pelo bichinho da procrastinação, sabe como é difícil criar uma rotina que faça seu trabalho render. A notícia ruim é que não existe mágica, mas você pode aprender algumas dicas que facilitam sua vida.

As To-Do Lists são muito úteis quando você registra tarefas como enviar um e-mail para seu orientador, fazer compras, pagar uma conta, etc. Note que todas estas atividades são bastante pontuais e relativamente simples. Basta olhar a lista que você saberá exatamente o que fazer. No entanto, para atividades mais complexas as To-Do Lists acabam sendo ineficazes e podem gerar ansiedade e frustração, pois você não consegue visualizar qual tarefa é mais urgente, quanto tempo cada uma demanda, etc.

O Plano de Ação, por sua vez, é mais indicado para tarefas de maior complexidade, que demandam mais tempo e estratégias para serem realizadas com sucesso. Mesmo aquele sonho/projeto grandioso que parece impossível ser realizado, pode ser dividido em tarefas menores, de menor complexidade. Cumprindo tarefa por tarefa, você atingirá seu objetivo.

Para elaborar um Plano de Ação, em primeiro lugar, você deve estabelecer qual é o seu objetivo No exemplo ilustrado abaixo estabeleci o objetivo de escrever um artigo científico. Logo depois, você parte para a primeira coluna e preenche o campo “o que vou fazer”. Você precisa pensar que atividades envolvem a confecção de um artigo. Qual é a primeira coisa que você precisa fazer? Assim como o objetivo principal, os itens dessa coluna devem ser escritos no infinitivo.
Em seguida, parta para a segunda coluna: vá até o seu cronograma, verifique quanto tempo dispõe e estipule uma data para iniciar essa primeira atividade, estipule também um prazo para executá-la.

Na terceira coluna registre em tópicos como você pretende atingir o objetivo correspondente a esta linha. Se não souber claramente a ordem das atividades, registre em tópicos tudo aquilo que você acredita que deve ser feito para realizar aquela tarefa; depois que fizer isso ficará mais fácil visualizar qual deve vir primeiro e o que deve vir na sequência.

Por último, pense no que pode dar errado, por exemplo, se você é viciado em Internet, pode perfeitamente deixar registrado que não ficará on line enquanto estiver realizando esta tarefa; outros exemplos estão no quadro.
Após completar a primeira linha, complete a segunda, terceira e assim por diante.
Recomendo o preenchimento deste quadro também para objetivos pessoais tanto de curto quanto de longo prazo =)

OBJETIVO: ESCREVER UM ARTIGO

O que vou fazerComeço e duração previstaComo vou fazer issoQue estratégias utilizar para não falhar
Redigir MétodoHoje/ até (10/07)
  • Apresentar o referencial teórico-metodológico
  • Citar os participantes
  • Descrever o procedimento
Verificar se os itens estão completos comparando com artigos de periódicos qualificados
Redigir os resultadosQuarta-feira / até 15/07
  • Analisar os resultados obtidos com a pesquisa
  • Elaborar a sequência em que os resultados serão apresentados
  • Reunir todos os dados da pesquisa
  • Revisar o texto
Redigir a discussão16/07…
  • Fazer leituras
  • Reler os resultados
  • Identificar os principais pontos a serem discutidos
  • Utilizar referências atuais
  • Não utilizar muitas citações diretas
  • Revisar
Redigir a introdução
  • Listar os conceitos fundamentais
Idem anterior
Verificar as referências e Adequar às normas da APA
Redigir Resumo, Abstract e Resumen
By |2018-12-06T01:56:40+00:0021-07-2013|guia|18 Comments

About the Author:

Graduada em Psicologia pela PUC Campinas (2012), foi aluna de Iniciação Científica por dois anos. Atualmente cursa Mestrado em Psicologia pela PUC Campinas e faz formação em Psicologia Clínica Centrada na Pessoa.

18 Comments

  1. David José 23.07.13 at 17:27 - Reply

    Muito bom, Nadini! Parabéns! 🙂

  2. Dayana 23.07.13 at 17:37 - Reply

    Vou fazer, é verdade. É melhor começar pelo método e logo pelos resultados, e depois começar a discussão dos resultados. É uma formula efetica

  3. Letícia 24.07.13 at 07:49 - Reply

    Interessantíssimo. Muito útil ao estudar e também ao estabelecer metas na nossa vida e correr atrás dos nossos objetivos. Parabéns!

  4. Obrigada, pessoal! Agora é só colocar os planos em prática =)

  5. Daiana couto 28.03.14 at 19:14 - Reply

    Muito bom, Nadine!!!
    Também sou psicóloga, faço mestrado em pediatria na Unicamp e adooooro o posgraduando!!! Percebo que geralmente as “listas de tarefas” são pouco específicas no que se refere aos prazos e detalharemos das tarefas. A sua estratégia tem clareza de objetivos e uma divisão equalizada das metas, parabéns!

  6. Volpatto 28.03.14 at 21:54 - Reply

    Tenho achado as postagens desse site muito boas! Muita coisa aqui pode ser útil! Parabéns por mais essa postagem de grande utilidade!

    • Sou suspeita, Volpatto, mas realmente o pós-graduando tem um acervo muito bom e útil. Obrigada por nos acompanhar!

  7. Luzia Aparecida Ferreira 08.12.14 at 14:39 - Reply

    Nadini muito didática e útil suas observações. Vou divulgar nas aulas de metodologia
    Grata

    • Oi, Luzia. Eu que agradeço o retorno e a divulgação. Espero que os alunos gostem e lhes seja útil. Um abraço.

  8. Mario Alfredo Mendonçs 30.12.14 at 09:06 - Reply

    Sou da Guiné-Bissau, licenciado em contabilidade e gestão, faço consultorias nas diferentes intituições nacionais e internacionais, pelo que elogio o seu trabalho, gostaria e trocar esperiências consigo, um abraço

  9. Augusto 04.03.15 at 22:29 - Reply

    Nadini, parabéns pela iniciativa! Acabo de voltar ao meio acadêmico (depois de 15 anos) e seu blog tem me ajudado muito. Obrigado!

    Augusto

  10. Ilzo 21.04.15 at 00:09 - Reply

    Adicionado aos favoritos!!

  11. Cristiano Carlos Cumbane 31.05.16 at 09:47 - Reply

    Boa tarde espero que esteja bem, gostei da ferramenta e peco ajuda na elaboracao do plano de accao para o desenvolvimento de recursos humanos de um distrito.

  12. Ismael Mbungululu 20.01.17 at 06:11 - Reply

    Chamou-me muita atenção e muito interesse.

Leave A Comment