Como consultar o Qualis da Capes

Você já ouviu falar do Qualis da Capes? Imagine uma situação em que seu orientador ordena pede que você submeta um artigo a uma revista A1. Ou ainda que você precise fazer um levantamento de artigos apenas em periódicos qualificados. Como fazer isso?

Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.

Para descobrir o estrato de um periódico, você deve acessar o Qualis da Capes, que agora é hospedado na Plataforma Sucupira. Clique no menu “Evento de Classificação”, localizado do lado esquerdo no alto da página e em seguida selecione a última classificação do Qualis Capes. Você verá que existem três possibilidades de busca:

1. Qualis da Capes por ISSN do Periódico

O ISSN (International Standart Serial Number) é um código de oito dígitos que tem como finalidade identificar e individualizar o título de uma publicação seriada em âmbito internacional. Se você tem o ISSN de um periódico em mãos, basta inserir o código do periódico na caixa de busca para saber qual a sua classificação.

2. Qualis da Capes por título do periódico

Caso você não tenha o ISSN, é possível consultar o estrato no Qualis da Capes por meio do título do periódico; a pesquisa também é possível caso você tenha apenas parte do nome. Clique na imagem abaixo para visualizar um exemplo de busca por título.

Notou alguma coisa estranha? Sim, é possível encontrar no Qualis da Capes diferentes avaliações para um mesmo periódico! O título do periódico é o mesmo, o ISSN também, mas há vários estratos diferentes…

E agora?

Não vale fazer “mamãe-mandou” ou achar que se a revista recebeu estrato A1 ou A2 em alguma área está tudo ok. Infelizmente A coisa não funciona assim. As diferentes avaliações expressam a pertinência do conteúdo do periódico para uma determinada área. Logo, é preciso levar em conta o conteúdo da quarta coluna, onde você pode visualizar a área de avaliação correspondente a cada estrato.

No exemplo acima, o periódico Ciência e Saúde Coletiva, na versão impressa, tem estrato A1 somente para a área do Direito. Se a sua área de pesquisa é a Filosofia, você deve considerar o estrato C, o que significa que a revista em questão não tem peso algum na sua área e você deve descartá-la.

Obs.: Mesmo dentro de uma mesma área um periódico pode receber diferentes avaliações nas versões impressa e on line. Fique atento!

3. Qualis da Capes por classificação/área de avaliação

Esse é o meu tipo preferido de busca. Os filtros restringem a busca dos periódicos de acordo com a área e o estrato escolhidos por você e os resultados aparecem em ordem alfabética por título.

Esse mecanismo é bem útil quando precisamos selecionar apenas os periódicos mais qualificados para nossas pesquisas. Além disso, reduz-se o risco de fazer uma consulta equivocada como citei no item anterior; como os resultados apontarão apenas os periódicos da área pesquisada, só é preciso ficar atento com relação às versões impressa e on line.

Para maiores informações sugiro a leitura de outros posts aqui no blog: Publicando I – meu “amigo Qualis Periódico! e A classificação dos artigos pelo Qualis da Capes.

By |2018-12-06T01:56:30+00:0019-10-2013|guia|23 Comments

About the Author:

Graduada em Psicologia pela PUC Campinas (2012), foi aluna de Iniciação Científica por dois anos. Atualmente cursa Mestrado em Psicologia pela PUC Campinas e faz formação em Psicologia Clínica Centrada na Pessoa.

23 Comments

  1. Joana 05.11.13 at 09:35 - Reply

    A data de publicação dos artigos deste site deveriam incluir a data da publicação

  2. Lillian Auguste 31.08.14 at 04:50 - Reply

    Obrigada pela ajuda. Voltarei a consultar suas dicas novamente, pois foram muito útris. Adorei seu estilo de escrita. Os tachados revelam o que vai na mente de cada orientando….

    • Que bom que o texto ajudou e que você gostou, Lilian. Obrigada! Volte sempre quiser e sugestões de temas são sempre bem-vindas 🙂

  3. Celestino Lima 31.08.14 at 12:50 - Reply

    o texto me foi muito útil, parabéns e obrigado!

  4. Artur Virginio 16.09.14 at 14:19 - Reply

    Olá Nadini, parabéns pelos esclarecimentos.

    Bom, eu tenho uma dúvida: É possível saber desde quando um periódico está submetido à avaliação da Qualis?

    Obrigado pela atenção.
    Artur Virginio

  5. Vanessa 06.11.14 at 17:27 - Reply

    Olá!

    Sabes me informar qual o critério de qualificação de periódicos de outros países? E sabes me dizer se eles contam pontos para as entrevistas?

    Obrigada!

  6. Josi 05.05.15 at 15:32 - Reply

    Aonde você faz a sua formação em ACP?

  7. Eduardo 08.06.15 at 13:39 - Reply

    Obrigado Nadini pela gentileza.

    Sucesso na vossa carreira.

    Eduardo.

  8. Laura Stahl 24.01.16 at 13:04 - Reply

    Olá, muito bom texto.
    Mas ainda tenho uma duvida. Eu tenho um periódico e o issn da revista em que foi publicado e quero saber qual a avaliação. orém ao colocar o ISSN apace as areas correspondentes e eu não sei qual área que este periodico específico foi publicado. Como faço para saber?

  9. Chin 10.03.16 at 12:25 - Reply

    O critério Qualis já está ficando muito pessoal, gerando rixa entre pesquisadores. Há algumas revistas da Elsevier, centenárias, com Fator de impacto beirando a 3,0 e está classificada como C (que de acordo com o texto é zero a esquerda)?. Por acaso o Brasil é melhor que todos os países do mundo? Eu acho que não. Há,certamente, alguma coisa errada. Provavelmente o pesquisador responsável pela classificação do Qualis submeteu um artigo p/ tal revista e em virtude do artigo não ser aceito, como forma de vingança, classifica a revista como C. Ao meu ver, o Qualis é desnecessário. É só seguir Fator de impacto e ponto final. P/ que ficar gastando tempo p/ inventar esse tal de qualis que o mundo ninguém conhece?

  10. V. Albuquerque Jr. 06.06.16 at 22:08 - Reply

    Rapaz… Não consigo consultar o nível do periódico nesse novo sistema.
    Antes era fácil, aparecia os dois pequenos retângulos, preenchíamos e… beleza.
    Agora simplesmente nada sei.

    • Karen Oliveira 18.01.17 at 11:34 - Reply

      Estou na mesma! Ano passado consegui (não sei como), agora todo canto que tento não dá em nada.

  11. Joelma Moraes 31.07.16 at 12:13 - Reply

    Olá!
    Parabéns pela humildade! É raro encontrar pessoas que compartilham seus saberes de modo a auxiliar o outro. Estou numa situação muito complicada. O meu orientador de tese de mestrado, estabeleceu o mapeamento de revistas para a publicação de dois artigos em cunho urgente. Confesso que a elaboração do artigo não é tão complicada assim, mas, o mapeamento desses periódicos estão me tirando o sossego, visto que não tenho experiencia com esse tipo de busca. Seus esclarecimentos me foram muito valiosos, mas, ainda estou com uma duvida enorme sobre o login e senha para adentrar a plataforma sucupira, bem como como encontrar o ISSN. Mas, vou seguir pesquisando.

  12. Inacio Yano 18.08.16 at 16:59 - Reply

    Olá, Nós estamos em Agosto/2016 e ainda não saiu o Qualis 2015, é isto mesmo?

  13. Aguinaldo 14.09.16 at 16:03 - Reply

    Já estamos em setembro de 2016 e nada de Qualis 2015. É, é isto mesmo!

  14. Luis 04.11.16 at 06:55 - Reply

    Já estamos em novembro de 2021 e nada de qualis 2015 rsrs

  15. PEDRA LÚCIA 17.02.17 at 17:40 - Reply

    COMO CONSULTAR O QUALIS. O CONTEÚDO ME AJUDOU.
    GRATA!

  16. Vinicius 28.04.17 at 22:14 - Reply

    Estou buscando uma revista, mas não encontro ela na base de dados do Qualis 2015 nem anos anteriores. Há artigo brasileiro publicado nessa revista. Porque não aparece o Qualis (Química) dessa revista?

  17. Nayra 09.12.17 at 16:26 - Reply

    Ótimo texto, Nadini! Foi de grande valia neste momento!

  18. AMÉLIA 09.12.17 at 20:49 - Reply

    ADOREI O TEXTO! BASTANTE EXPLICATIVO!!!

  19. Carlos 17.01.18 at 09:49 - Reply

    Texto bem esclarecedor. Apenas um detalhe ficou de fora. Hoje a CAPES utiliza oito níveis para avaliação: (A1,A2,B1,B2,B3,B4,B5,C). No início do post disseram que era apenas 7, pois esqueceram de listar o nível B1.

    Parabéns pelo post!

  20. Azevedo 14.06.18 at 03:23 - Reply

    Show! Obrigado. 🙂

Leave A Comment