A Pós-Graduação habilita a atuar em uma área diferente da Graduação?

Não sou formada em Pedagogia. Se eu fizer uma pós-graduação na área posso atuar como Pedagoga?

(…)

Sou graduando em administração. Posso fazer uma pós-graduação em psicologia?

(…)

Graduei-me em administração com ênfase em comércio exterior. Porém, quero saber se posso fazer algum curso de pós-graduação para atuar na área de educação física, ou até mesmo prestar concursos públicos na área de educação física“.

(…)

Existe ainda uma grande confusão sobre as finalidades e as habilitações dos cursos de graduação e pós-graduação. Em relação a pergunta-título deste texto, se “uma pós-graduação me habilita a atuar em uma área diferente da minha graduação“, a reposta curta seria “NÃO“.

A resposta longa exige que antes se tenha em mente alguns conceitos importantes:

Licenciatura: os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.

Bacharelado: o grau de bacharel ou o título específico referente à profissão habilitam o portador a exercer uma profissão de nível superior.

Pós-Graduação Lato sensu (especialização, MBA, etc): os cursos de aprimoramento ou especialização objetivam aprimorar, aperfeiçoar e melhorar conhecimentos e habilidades técnicas de trabalho em uma área específica do conhecimento. Ao final do curso o aluno receberá um certificado de conclusão e não um diploma.

Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado/doutorado): os cursos de mestrado e doutorado são voltados para a formação de professores universitários e pesquisadores, são dedicados à vida acadêmica e oferecem um aprofundamento intenso em determinado campo do saber. Ao final do curso o aluno obterá diploma.

A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO

O que determina a área de atuação é o curso de graduação/licenciatura. A pós-graduação não irá autorizar você a exercer funções ou profissões habilitadas através dos cursos de graduação.

Uma especialização na área de Pedagogia, por exemplo, dará a você maior compreensão do processo de ensino e aprendizagem, e esse conhecimento poderá ser aplicado em qualquer atividade que não exija um diploma em Pedagogia, mas não substitui um diploma de pedagogia caso o seu interesse seja trocar de área de atuação.

Isso se deve ao fato de que a especialização enfoca aspectos específicos da área profissional a que se destina, com maior profundidade, enquanto na graduação se procura dar uma formação ampla e completa.

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

A escolha por um curso de pós-graduação precisa fazer parte de uma estratégia traçada com o intuito de alcançar um objetivo profissional. Um curso de pós-graduação em psicologia pode ser interessante para um administrador se esse curso for ajudá-lo a desempenhar melhor suas funções como administrador. Uma pós-graduação em psicologia jamais possibilitará a um administrador abrir um consultório, por exemplo.

E mesmo que um curso de pós-graduação em uma área diferente seja interessante no desempenho das atividades na sua área de formação, é preciso ainda ser aceito pelos cursos de pós-graduação. Cursos de pós-graduação sctrito ou lato sensu de instituições sérias costumam selecionar candidatos com a área de formação específica daquele curso.

AS EXCEÇÕES

Algumas poucas pós-graduações habilitam os profissionais a atuarem em competências que não possuíam apenas com a graduação. Essa habilitação por um curso de pós-graduação geralmente acontece em duas situações: em cursos de graduação com formações muito semelhantes, que possuem apenas uma ou duas disciplinas diferentes que habilitam determinada função; ou em casos em que uma habilitação não está relacionada (ainda) especificamente a nenhum curso de graduação, ou seja, que ainda não seja atribuição de nenhuma profissão.

Se você gostaria de atuar como professor e ainda tem dúvidas sobre o que uma pós-graduação pode (ou não) ajudar na sua carreira, leia também o post “Uma pós-graduação irá me habilitar a dar aulas?” 😉

By |2018-12-06T01:56:44+00:0010-09-2012|primeiros passos|267 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

267 Comments

  1. Fernando Martines 10.09.12 at 12:18 - Reply

    Faltou menção aos Cursos Superiores de Tecnologia.
    Então, como ensino de nível superior (graduação), temos:

    – Cursos de Licenciatura;
    – Cursos de Barachelado; e
    – Cursos Tecnológicos.

    Att.

    • Kelly 10.09.12 at 21:54 - Reply

      Tb senti falta dos tecnólogos!

    • Alberto Campos 08.01.13 at 08:41 - Reply

      Tbm senti falta dos Cursos Tecnológicos

    • Flávia 10.11.15 at 13:51 - Reply

      Sou formada em Jornalismo. Se eu fizer pós graduação em Métodos do Ensino de Artes, posso dar aula de Artes ?

  2. Helo 10.09.12 at 13:01 - Reply

    Muito bom o artigo!

    No meu caso me formei em Nutrição mas não tenho afinidade com a área. Faço mestrado e pretendo ser professora em disciplinas do “ciclo básico” dos cursos de biológicas/saúde. Tenho buscado a mais ampla formação possível. Tenho consciência que alguns cursos apenas admitem profissionais da área. Mas já vi inúmeros casos em que os concursos não era tão fechados e até mesmo de não ter aparecido nenhum profissional da área especificada e daí escolheram um profissional de uma área “correlata”.
    Mas sem dúvidas tem conhecimentos que só a graduação fornece, não tem jeito.
    Muito bom o site, sempre visito!

  3. Raiza 10.09.12 at 18:04 - Reply

    Pra mim não vi nada neste artigo além do óbvio. Mas mesmo assim valeu pela iniciativa.

    • Pós-Graduando 26.07.13 at 11:50 - Reply

      Raiza,
      É que você não imagina a quantidade de e-mails que recebemos por dia com essa pergunta.
      Agora, ao invés de escrever uma resposta para cada um, apenas encaminhamos o link… ^^

      • John 06.10.16 at 19:34 - Reply

        Gostaria de saber se um mestrado em filosofia da arte me possibilita dar aulas de filosofia no ensino médio.

  4. Rodrigo 10.09.12 at 18:14 - Reply

    Só não concordei com os conceitos de Licenciatura e Bacharelado. Conheço licenciados e com doutorado concursado em universidade. Lecionando e pesquisando. Parabéns pelo artigo!!

  5. Raquel Costa 10.09.12 at 18:22 - Reply

    estou cursando Bacharelado em biologia, gostaria de saber se, eu fizer uma pós em ensino em biologia, posso ensinar como um licenciado? 

  6. ALBN 10.09.12 at 18:24 - Reply

    Boa esplanacao ..embora discorde que a pos-graduacao strictu sensu forme apenas pesquisadores e professores … Pois no meu caso, sou Zootecnista eu estou terminando o Mestrado em Ciencia Animal, e irei para o campo (abri mao por agora de seguir a carreira academica). Dependendo do perfil do seu orientador e da pesquisa ao qual voce realizou, pode muito bem, ser um bom profissional igual a um que fez MBA ou Lacto Sensu ou ate melhor … Eu digo perfil do orientador, pois tem alguns que dao certas responsabilidades e outros deixa o orientado a DEUS dara, e esta so preocupado se ele fez o experimento dele e soh … Alguns te dao a oportunidade de comandar experimentos, equipes, planejamento e estrategias de funcionamento do Laboratorio, evento ou do setor ao que ele e responsavel. A pesquisa e importante tb, no meu caso realizei em fazendas com alto nivel de tecnologia, e ela e totalmente aplicável a qualquer boa fazenda…

  7. Gabriel 10.09.12 at 19:20 - Reply

    Ótimo post. Muita gente de fato faz confusão com isso.

    Bom, eu fiz Licenciatura e Bacharelado em História e hoje estou no mestrado em Educação. Toda a minha trajetória foi no trabalho em pesquisa com Ensino de História, então sempre pensei que a escolha pelo mestrado (e, quem sabe no futuro, um doutorado) em Educação fosse a mais correta.

    Mas nunca pensei em fazer pós na área querendo ser ‘pedagogo’. É evidente que a construção da identidade profissional, onde os saberes são construídos de fato, é na graduação. Inclusive existem vários autores que afirmam isso e penso realmente ser a coisa certa. É na graduação onde o profissional se forma e a partir disso vai poder escolher o que gosta para exercício, que é muito diferente de uma pós, que é onde ele se qualifica e aprofunda em uma determinada área do conhecimento.

  8. LuisFelipeEsteves 10.09.12 at 19:40 - Reply

    Existe uma exceção. O curso de Especialização em Gestão Educacional, permite o profissional Licenciado ser um Orientador, Supervisor ou Inspetor Educacional.
    Ou seja, a pessoa pode ser Licenciada em Geografia, por exemplo, e após a conclusão do curso, ser um Supervisor de alguma Unidade Escolar.

    • marcelo 27.10.15 at 01:23 - Reply

      Luis, você poderia me indicar onde encontro essa prerrogativa. Obrigado

    • LIDIANE DINIZ 05.02.18 at 18:03 - Reply

      Sou Licenciada em Ciências Biológicas e gostaria de prestar concurso pra Supervisora Educacional. Mas alguns editais exigem Pedagogia. Com a minha licenciatura e minha especialização em supervisão teria chance de conseguir ser supervisora?

      • Rozalina 11.08.18 at 06:08 - Reply

        Bom dia! A legislação educacional brasileira possibilita que a pessoa que tenha qualquer licenciatura ao fazer uma pós-graduação em supervisão, orientação ou inspeção escolar se habilite para exercer estas funções e concorra a vaga em concursos públicos em igual condição com quem fez um curso de graduação em pedagogia.

  9. Davi Butturi Gomes 10.09.12 at 19:42 - Reply

    Se a finalidade da pós-graduação stricto sensu for, entretanto, realizar pesquisa na área do mestrado/doutorado diferente daquela cursada na graduação, a resposta seria “sim”.

  10. Dayane Ov 10.09.12 at 20:34 - Reply

    Participei de uma entrevista de emprego na qual a entrevistadora disse que era errado eu está fazendo Pós em Gestão de RH, pois não tem na haver com Pedagogia que o curso que sou formada.

  11. Gabriel 10.09.12 at 20:56 - Reply

    Rodrigo, mas o título de licenciado realmente só te habilita a ensinar no ensino básico. Para ir à Universidade, é preciso especialização, no mínimo. O que não te impede de ser licenciado (como eu, por exemplo) e fazer mestrado/doutorado e concursos para o ensino superior. Porém, a graduação, o título de licenciado não habilita a ensinar na Universidade.

  12. Wagner Macedo 10.09.12 at 21:58 - Reply

    Sou formado em Ciências habilitação em Biologia e tenho interesse em fazer mestrado em Educação. Se eu fizer poderei dar aulas na área de Educação no ensino superior? Todos os editais que vejo que pedem mestrado em Educação, mas pedem formação em pedagogia. 

  13. Kelly 10.09.12 at 22:00 - Reply

    Foi mais ou menos isso que vim procurar saber também!

  14. Amanda 11.09.12 at 01:32 - Reply

    Sou pedagoga e faço mestrado em Engenharia de Transportes. 

    • Artas 08.04.13 at 09:32 - Reply

      Amanda, você trabalha como engenheira? como se faz isso sem Crea?

      • Gutemberg 10.04.13 at 12:45 - Reply

        É possível sim. Tem um amigo meu que é formado em Física em fez em Transporte também pela UNB. Ele disse que era só para ter o título de Mestrado.

    • MAILSON 20.11.17 at 15:40 - Reply

      COMO ISSO É POSSIVEL? O ENSINO ESTA UMA DESORDEM

  15. Priscila Marinho 13.09.12 at 17:03 - Reply

    Eu tb queria saber disso. Fiz administração (bacharelado) e agora vou cursar pós em gestão de pessoas. Posso dar aulas nesta disciplina? 

  16. Fernando 15.09.12 at 06:22 - Reply

    Não. A licenciatura é requisito para ser professor na educação básica.

  17. Fábio Jr 27.09.12 at 12:56 - Reply

    Faço o curso de eng. de materiais, gostaria de fazer pós em eng. de petróleo e gás, nesse caso eu estarei habilitado à área?

  18. Dionisioalmorcc 03.11.12 at 10:36 - Reply

    BEM SENHORES ACHO QUE ESTAMOS FALANDO EM POS GRADUAÇÃO EM GERAL, SE BEM SEI, TECNOLOGOS SÃO VALIDOS COMO NIVEL SUPERIOR, LOGO ACEITAM POS GRADUAÇÃO ENTÃO E SO RELACIONAR COM O BACHARELADO.
     

  19. Alexande 28.11.12 at 16:24 - Reply

    Sou Graduando em Sistemas de Informação Bacharelado para dau aula pra superior é medio preciso fazer pós?

  20. Mariane Capelari 23.12.12 at 14:06 - Reply

    Olá, eu me chamos Mariane. Iniciei a graduação em engenharia de pesca este ano, mas antes de eu escolher este curso, sempre tive a certeza de que queria fazer administração, atuando na área de comércio exterior. Pensei o seguinte: Quando se trata de administrar algo, a pessoa deve conhecer bem o ramo do produto com que está trabalhando. Então resolvi primeiramente conhecer o ramo com o qual quero trabalhar, para administrá-lo. Por isto a escolha por engenharia de pesca. Agora aí está minha dúvida: Eu posso me formar em engenharia de pesca e fazer uma pós graduação em comércio exterior, já que dá para relacionar os dois ou depois que eu me formar eu preciso fazer outro vestibular para poder atuar nesta área?

  21. Edna Prado 12.01.13 at 22:11 - Reply

    fiz pedagogia e gostaria de saber se posso fazer a pós em letras 

    • Lu 10.02.15 at 09:56 - Reply

      Também tenho essa dúvida.
      Sendo licenciada em Pedagogia, fazendo uma pós de Língua Portuguesa ou em Metodologia da Língua Portuguesa; posso atuar licenciada nesta área também? Pois as grades são parecidas e à possibilidade de atuar como professora de Português?

  22. Nboret 21.01.13 at 18:04 - Reply

    Sou bacharel em direito, bacharel em ciencias contabeis, e passei num concurso de Inspeção Escolar, preciso me habilitar para ocupar o cargo.O que posso fazer em menos tempo possivel, para me habilitar nesta area? E possivel ,fazer algo?

    • LUCINEIDE 02.03.15 at 09:46 - Reply

      Bom dia
      Sou Graduada em administração de empresas, mas quero fazer uma pós para ser professora nas series iniciais de educação infantil, isso é possível.

      • Adriana Barcelos 24.09.15 at 13:00 - Reply

        Você pode fazer segunda graduação em Pedagogia em apenas 12 meses. Caso tenha interesse, lhe enviarei os detalhes do curso.

        • Elda Calra 23.10.15 at 14:09 - Reply

          E pode fazer apenas habilitação? No caso eu que já sou graduada em Administração e quero fazer pedagogia.

        • carolina 25.11.15 at 20:01 - Reply

          Boa noite.Se eu fizer pós em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, posso dar aulas para o infantil e fundamental 1?Vale ressaltar que possuo licenciatura em Letras.
          Como faço esta segunda graduação em pedagogia em 12 meses, Adriana Barcelos?

        • Flávia Soares 25.01.16 at 20:24 - Reply

          Olá!! Tenho licenciatura em geografia, seria possível fazer essa graduação em pedagogia também?

        • Flavia 13.02.16 at 22:34 - Reply

          Oi Adriana, como faço graduação em pedagogia em 12 meses? Vc poderia me passar detalhes?

        • Alessandra 02.03.16 at 18:43 - Reply

          Gostaria de saber tbm como faço pois me formei bacharel em teologia e quero dar aula pra infantil e fundamental1

          • renata 26.01.18 at 18:51

            Procura em sites de faculdades sobre “R2 em pedagogia” , Ou licenciamento para pedagogia. Ou ainda, segunda graduação em pedagogia.

        • claudia 01.05.16 at 16:49 - Reply

          ola Adriana, estou quase concluindo minha graduação em adminstração, porem quero tentar concurso publico a nivel estadual ou municipal para ser professora dos anos iniciais, minha duvida é; como não tenho licenciatura não posso lecionar, que curso seria este de 12 meses? com ele posso prestar concursos sem restrição? obrigado

        • Ana passos 05.07.16 at 00:05 - Reply

          Sim tenho interesse

        • Renata 19.07.16 at 00:17 - Reply

          Adriana gostaria de detalhes do curso, sou bacharel em adm tb

  23. Juliana Garcez 27.01.13 at 22:51 - Reply

    Um mestrado (scricto-sensu) em uma área distinta da qual foi cursada a graduação, como meio de validação e aceitação em concursos públicos específicos da área do pretendido mestrado, então né pensar, né?! 
    Resumindo meu drama: falta muito pouco para eu conseguir meu diploma na graduação em História, porém, tenho planos (ou tinha), para um futuro próximo fazer o mestrado na área de direito, e com isso me aventurar de cabeça nos concursos públicos da área jurídica!
    Plano falido? Sim ou claro? Ainda tenho dúvidas e esperança. Tenho que ser bacharel em direito para tentar algum concurso na área? Ou sendo graduada em história e com um mestrado em direito poderei participar desses processos de seleção pública???

  24. Lisi Vergues 30.01.13 at 21:50 - Reply

    Boa noite!
    Tenho Licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Ensino do Magistério nas series iniciais. No entanto minha pós graduação é em Educação Infantil e Anos Iniciais. Nesse caso
    posso atuar   na educação infantil? De certa forma concorrer por igual com pessoas que tenham o diploma com a habilitação em educação infantil?
    Estou com essa tremenda duvida e agradecida serei c receber essa resposta. 
    Att

  25. Monica Francisco 13.02.13 at 14:19 - Reply

    achei legal a iniciativa, embora não me respondesse a algumas questões que tenho dentro de mim, rs. Gosto do blog, muito divertido e instrutivo.

  26. marciele senhorinho de jesus 15.02.13 at 13:16 - Reply

    Dizem que quando estiver no 2ºano de pegagia agente pode fazer uma pos-graduação e trocar de area! gostararia de saber se isso é possivel e se for quais são essas pós que podem ser feita? obrigada pela atenção!.

  27. catarina taurisano 17.02.13 at 15:42 - Reply

    sou, formada em direito, pos graduada e graduando em pedagogia e mestrando em educação superior aonde poderia dar aula entao, no momento posso no ensino medio e superior
    aguardo informações
    [email protected]

  28. Julian Carryl 02.03.13 at 16:28 - Reply

    Os cursos de lato sensu possibilitam ao concludente, exercer a função docente em cursos de nível superior, uma vez que na estrutura curricular encontram-se as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior.

  29. Juliana Araujo 10.03.13 at 19:33 - Reply

    olá sou graduada em Licenciatura Plena em Matemática e tenho pós graduação em Educação Especial. Gostaria de saber se posso lecionar nas series iniciais ou ensino fundamental? E outra quem tem psicopedagogia pode trabalhar ou fazer concurso como professora nas series iniciais?

  30. Aliciane Maria Moura Santos 11.03.13 at 10:15 - Reply

    Mui esclarecedor! =D

  31. Erlon Cardoso 23.03.13 at 15:32 - Reply

    Resumidamente, o que habilita um profissional não é o curso – isso sim, o qualifica. O que habilita um motorista não é o curso de condução de automóveis – mais sim, a própria, carteira de habilitação. Prosseguindo com os exemplos, quem habilita um advogado ao exercício profissional – não é o curso de Bacharel em Direito; mais sim, a carteira da Ordem. Em resposta, a segunda questão que versa “Sou graduado em administração. Posso fazer uma pós-graduação em psicologia?”. De certa maneira, a pós-graduação desejada não existe. Existem sim, cursos de pós-graduação em psicologia organizacional, psicologia social, psicologia clínica, psicologia do esporte, entre outras. Então, com vênia constitucional “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Isto é, pode fazer qualquer pós-graduação cujo público-alvo seja os egressos de cursos superiores. Como exemplo, cito o “curso de pós-graduação em psicologia organizacional e do trabalho”. Que, pode! Lembrando, que não será um psicólogo, mais sim um especialista na área da Pós que realizou. Aliás, nem quem tiver, somente, o curso de psicologia -, ou outra graduação qualquer, não se encontrará habilitado ao exercício profissional, do contrário de posse do devido registro profissional. Para tanto, ofertado pelo respectivo Conselho de Classe. Reprisemos a introdução, quem habilita não é o curso – este, sim, o qualifica! Entretanto, há bastantes atividades que não requerem de habilitação profissional para o exercício, mais somente, da qualificação e/ou capacitação e, o meu artigo “Tecnólogo em Segurança do Trabalho: Anjos da Guarda Também – Legis Reflexões”, explica no caso dos tecnólogos. Por derradeiro,

    “Quem diz o que é, ou não é – são as normas e as leis, nós somente devemos conhecê-las e cumpri-las da melhor forma possível! (K-Zum/BA, 2013).”.

    Link do Artigo:

    http://www.webartigos.com/artigos/tecnologo-em-seguranca-do-trabalho-anjos-da-guarda-tambem-legis-reflexoes/91225/

  32. Berenice Zanelli 01.04.13 at 22:28 - Reply

    oi, primeiro obrigada pela materia, clareou um pouco… rs bem eu queria saber se eu fizer faculdade de pedagogia e pos em piscopedagogia eu posso trabalhar como piscopedagoga, ou se eu fizer a pós em serviço social posso cambar pra essa área. grata.

  33. Elloisy 14.04.13 at 10:20 - Reply

    Vou me graduar em economia, e pretendo fazer pós-graduaçao em relaçoes internacionais, Quero trablhar em empresas multi-nacionais, como curso de economia é mais abrangente optei por ele, e a pos-graduaçao em r.l pra poder atuar em empresas a nivel mundial, o que vocês acham? É uma boa ideia? Ou seria melhor fazer ao contrario, graduaçao em r.l, e pós em economia?

  34. Julyanne Karla 17.04.13 at 23:07 - Reply

    Olá! Sou graduada em gestão de recursos humanos. Posso fazer uma pós em saúde e segurança do trabalho?

  35. Mariangela 25.04.13 at 20:05 - Reply

    Sou graduada em pedagogia. Eu posso fazer uma pós em história e lecionar esta diciplina?

    • Ana 16.08.16 at 22:05 - Reply

      Olá. ..estou com essa dúvida . Sou graduada Em Licenciatura geografia e estou fazendo pos em artes. Eu vou poder lecionar artes ?

  36. Jéssica 26.04.13 at 12:42 - Reply

    Boa tarde! sou bacharel em Administração, posso fazer MBA em Ciências Atuariais, ou para isso teria que fazer graduação nesta área?

  37. Rafael Guimarães 19.05.13 at 16:26 - Reply

    Apesar da matéria ser clara, fiquei com uma dúvida.
    Hoje sou recém formado em administração, atuo na área de logística que não foi uma escolha minha entrar nessa área, já que as ocasiões me levaram para essa área, visto que comecei como estagiário de logística e acabei sendo efetivado nesta área. Pelo fato do meu curso ser generalista e abordar logistica, marketing, finanças, rh e etc, sei que de certa forma estou atuando na minha área de formação, porém durante a universidade eu me identifiquei com marketing, porém infelizmente não consegui um estágio na área quando cursava a faculdade para seguir tal carreira. Minha dúvida é a seguinte: se eu optar por uma pós graduação lato sensu em marketing estarei habilitado a atuar nesta área ou precisaria ter graduação em marketing para conseguir ingressar na área. E mais, fazendo essa pós em mkt, estaria sendo visto positivamente pelas organizações?

  38. ivson camara de andrade 29.05.13 at 14:29 - Reply

    Estou concluindo o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Qual a pos graduação que devo fazer para atuar como docente na área ambiental?

  39. Nilda Casaçola 22.06.13 at 19:27 - Reply

    Ola tudo bem? Gostaria de saber se eu tendo um diploma de uma pós graduação em urgencia e emergência poderei dar aula em um cursoos de aux. de Enfermagem? Gostaria de receber a resposta em meu email. Muito Obrigada. Boa noite.

  40. Dayane Lorena 03.07.13 at 16:17 - Reply

    Eu gostaria de saber…se eu fizer pedagogia e depois fizer biologia (bacharelado) eu poderia dar aula de biologia normalmente devido ao curso de pedagogia ou se eu teria que fazer licenciatura em biologia tbm!?

  41. Clever Guinter 05.07.13 at 18:05 - Reply

    Olá. Sou formado em Educação Física Licenciatura, e leciono em um colégio particular. Fazendo uma Pós Graduação em Treinamento e Preparação Física, posso trabalhar em academias e clubes e treinamento e preparação? Obrigado!

    • aguardo resposta 12.12.16 at 22:08 - Reply

      boa noite! sou graduado em licenciatura em educação física gostaria de saber se posso me pós graduar em psicopedagogia institucional

  42. Patrícia 26.07.13 at 10:54 - Reply

    Tenho uma dúvida!!!! Gostaria de uma resposta .

    Sou formada em pedagogia. Recebi uma oferta na escola particular em que trabalho de lecionar do 6ª ano ao 9º ano. Se fizer uma Pós TRABALHO DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA estarei habilitada para lecionar nesta área. Não quero causar nenhum constrangimento na escola.

  43. Érika 02.08.13 at 15:28 - Reply

    Olá! Sou graduada em Pedagogia com Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e gostaria de saber se eu fizer uma pós em Educação Física, saio habilitada a lecionar?
    Obrigada!

  44. Jaqueline 03.08.13 at 16:02 - Reply

    Fiz licenciatura em Letras e Literaturas logo depois pós em Psicopedagogia, posso dar aula para o primeiro segmento?

  45. Roberto 06.08.13 at 19:39 - Reply

    Pessoal, qualquer tipo de aula se for dentro da sua formação ou afins pode.
    Veja, um professor licenciado em matemática pode dar aula no curso superior desde que tenha mestrado na área ou em áreas afins. Quem tem bacharel pode dar aula ao ensino médio também, desde tenha a licença para dar aula, essa que pode ser conquistada em uma especializacao de licenciatura.
    Mas veja, as formações não podem ser distintas. Voçe tem formação em fisica e dar aula de psicologia.

  46. Cleberson Carlos 08.08.13 at 13:57 - Reply

    Tenho grandes ressalvas,

    Sou arqueólogo egresso, infelizmente existe muito mestre e doutor em arqueologia por aí dizendo que é arqueólogo.

  47. Elaine 09.08.13 at 08:31 - Reply

    Oii, Estou me formando no curso superior tecnólogo de RH, gostaria de saber si posse fazer pós em segurança no trabalho ao na área de segurança. Desde já agradeço!

  48. marcio 12.08.13 at 06:44 - Reply

    estou cursando ciências contábeis, se caso eu quiser dar aula para encino médio ou fundamental posso fazer pós em qual
    area?

  49. Alexandre 19.08.13 at 14:21 - Reply

    Boa tarde !
    Sou graduado em pedagogia, licenciatura plena, gostaria de lecionar Matemática. Nesse caso uma Pós-Graduação em Matemática me habilitaria ou, pelo menos, autorizaria???

  50. ANTONIA 24.08.13 at 19:44 - Reply

    fiz licenciatura plena como graduação posso fazer gestão escolar e continuar lecionando ou tenho que ir para uma supervisão de escola?

  51. Yara 27.08.13 at 11:18 - Reply

    Olá, adorei o site.. Gosto muito de Administração e Ciências Contábeis, Quero atuar nas duas áreas.. Qual graduação fazer primeiro? é necessário fazer as duas graduação para atuar nas duas áreas?

  52. Daniel 27.08.13 at 15:13 - Reply

    Estou fazendo graduação em Tecnologia em gestão ambiental, posso fazer uma pós graduação em Segurança do Trabalho?

  53. Patricia Soares 29.08.13 at 19:10 - Reply

    Tenho uma dúvida!!!! Gostaria de uma resposta .
    Sou formada em pedagogia. Recebi uma oferta na escola particular em que trabalho de lecionar do 6ª ano ao 9º ano. Se fizer uma Pós TRABALHO DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA estarei habilitada para lecionar nesta área. Não quero causar nenhum constrangimento na escola.

  54. Adrielma 04.09.13 at 10:42 - Reply

    Olá, sou licenciada em física, e pós graduada em matemática, gostaria de saber se posso lecionar a disciplina de matemática?

    • Leila 25.10.13 at 06:06 - Reply

      Tenho a mesma dúvida.

  55. Julio de Carvalho 06.09.13 at 07:24 - Reply

    Como faço para saber se a minha pós-graduação se encaixa na categoria de excessão?

  56. Maria oliveira 19.09.13 at 19:22 - Reply

    Sou graduada em gestão de recursos humanos, existe alguma pós graduacão que me permita lecionar?

    ficarei grata se alguém enviar a resposta via – e-mail…

  57. Adriana Martins 20.09.13 at 13:01 - Reply

    Boa tarde, tenho o curso de formação de professor, o qual me habilita a lecionar na educação infantil e ensino fundamental até o quinto ano.
    Me graduei em gestão de recursos humanos, mais estou lecionando, posso fazer a pós na área de educação, tipo educação especial?

    • Rosana Pacheco 19.10.15 at 17:52 - Reply

      ola Adriana;
      me formei em recursos humanos e estou pensando em comecar a lecionar você pode me ajudar a entender o melhor caminho

  58. Sebastião 06.10.13 at 18:02 - Reply

    Faço Física, no entanto estou me interessando por Matemática, como muitas cadeira de cálculo, queria saber se posso atuar como Matemático.

  59. luzia rodrigues do nascimento 26.10.13 at 22:51 - Reply

    estou finalizando uma graduação em pedagogia e pretendo fazer pós-graduação em psicologia social,em que exatamente posso trabalhar.Posso dar aula para ensino fundamental e médio

  60. ROSE 28.10.13 at 10:01 - Reply

    Olá, vou terminar o curso de bacharelado em História e gostaria de saber o que eu posso fazer para ser professora de nível superior, já que a maioria dos concurso pedem a licenciatura em História. Para obter essa licenciatura tenho que pagar as matérias pedagógicas (vai durar 2 anos na minha faculdade) e fazer outro TCC. O que eu faço?

  61. Bruna Kelly 28.10.13 at 20:34 - Reply

    Olá, estou concluindo a faculdade de Sistemas de informação, mais não me interesso na área. Porém fiz o curso porque gosto muito da área de exatas e não tive a oportunidade de cursar Matemática. Posso fazer pós graduação na área de matemática e seguir carreira como professora ?

  62. conde 04.11.13 at 13:53 - Reply

    bão… bom texto. uma pequena correção: a atuação na Educação Infantil é da alçada do curso de graduação em Pedagogia. Em teoria e no caso de concursos, nas séries iniciais do Ensino Fundamental a atuação também seria de egressos da Pedagogia; na prática, sou licenciado em Geografia e já dei aulas em extensão de jornada para as séries inicias do Fundamental em regime de ‘quebra-galho’…

    sou doutorando em Educação na UFMG e, tanto minhas disciplinas quanto meu plano de trabalho, não convergem em nada com as questões da Educação Infantil. minha Linha de Pesquisa é Política,
    Trabalho e Formação Humana.
    saludos, conde

  63. Cleidy 08.11.13 at 13:54 - Reply

    Bom, sou licenciada nas séries iniciais do ensino fundamental, pós-graduada em psicopedagogia. So presto concurso para ensino fundamenta menor, gostaria de ter habilitação para fundamental maior. Nesta minha linha de formação, qual o proximo degrau que eu devo cursar para habilita-me no ensino fundamental maior?
    qual área devo seguir em caso de mestrado?

  64. Thabatta 21.11.13 at 09:50 - Reply

    Olá.

    Sou formada em Comunicação Institucional (UTFPR).

    Tenho uma boa experiência na área administrativa, mas meu interesse sempre foi a contabilidade.

    Hoje, não estou disposta a pagar o valor de uma mensalidade de uma faculdade. Mas, na empresa em que trabalho, atuo no financeiro e sinto a necessidade de me aprimorar.

    Pensando assim, pesquisei pós na área contábil.
    Tem um curso que me agradou muito: Contabilidade e Finanças.

    Olhei a grade e tenho medo de não dar conta das matérias, devido a minha formação.

    Alguém sabe me dizer se terei muita dificuldade em assimilar (por causa da minha formação) e se os conteúdos são só para quem tem conhecimento na área.

  65. Cris 02.12.13 at 15:41 - Reply

    Olá, eu sou formada em Letras-Português/Literaturas, posso fazer uma pós em pedagogia e trabalhar tb como pedagoga ou para isso terei que fazer outra faculdade na área. Bjs

  66. Valdomiro 07.12.13 at 13:11 - Reply

    Oi. Editais de concursos publicos que especificam diplomas só de bacharelado, quem tem licenciatura plena, como por exemplo em biologia ficam impedidos de participar?

  67. Edmilson Tavares 31.12.13 at 14:30 - Reply

    Sou licenciado no curso de Biologia e pós graduado em Saúde Pública, ao prestar concurso público na área de licenciatura ( biologia ) caso seja aprovado,essa minha pós é vàlida para pontuação na prova de títulos ???

    Agradeço a atenção !

  68. Jaqueline Moura 25.01.14 at 10:24 - Reply

    Muito boa a matéria, mas gostaria de tirar uma dúvida. Sou formada em tecnologia em Gestão ambiental, mas sou professor II ( Curso Normal) e vi os Cursos de habilitação no ensino de Biologia e Química e Docência Superior. Gostaria de saber se alguma dessas pós me habilitaria á dar aulas para o ensino médio ou superior? Obrigada!!!

  69. Thálita 31.01.14 at 06:36 - Reply

    Acabei me formar em Administração. Agora vou fazer uma Pós em Administração Pública para aperfeiçoar meus conhecimentos sobre a área, a qual me dá um brilho nos olhos. Porém, ao buscar cursos de mestrados nessa área que eu gostei, somente encontro os relacionados à Ciências Sociais. Minha dúvida é: poderei amanhã ou depois, poderei dar aula para esta matéria ou atuar como cientista social?

    Obrigada!

  70. Diego 01.02.14 at 16:00 - Reply

    Sou formado em pedagogia, quero fazer uma pos em gestão de pessoas (recursos Humanos) sera que terei maior chance de trabalhar nesta área, ou seja, como um profissional de RH? Soube que existem profissionais formados em Pedagogia que trabalham em RH.

  71. Amanda 15.02.14 at 14:08 - Reply

    Sou bacharel em história, tenho mestrado e doutorado na área. Não fiz a licenciatura. Gostaria de saber se posso prestar um concurso para professora do ensino técnico, onde o edital pede licenciatura em história, com gratificação para quem tem mestrado ou doutorado. Algumas pessoas me disseram que o título de doutora anula o fato de eu não ser licenciada, mas não achei nenhuma resposta convincente até agora. Por favor, alguém pode me ajudar? Desde já agradeço.

  72. nayara 15.02.14 at 20:52 - Reply

    Olá, sou graduada em história pela UEG, e pós graduada em psicopedagogia, fui aprovada em um concurso pra pedagogia, e não pude assumir. o curso de psicopedagogia não deveria me dar suporte tendo eu uma licenciatura plena e uma pós graduação em áreas a fim ?

  73. Fabrício Lopes 16.02.14 at 19:07 - Reply

    Sou Bacharel em Administração de Empresas e gostaria de obter uma Licenciatura em Sociologia para lecionar no ensino médio. Que tipo de Complementação ou curso tenho que fazer para se habilitar nessa área? Uma pós graduação me habilita a lecionar? Obg

  74. Valeria 10.03.14 at 20:58 - Reply

    Sou Bacharel em letras com Licenciatura plena em Português e Literatura – Posso fazer um curso normal pós médio para dar aula para educação infantil.

  75. francisco 10.04.14 at 11:25 - Reply

    Olá ! Sou professor de física do ensino médio a 08 anos. Sou licenciado em ciências naturais com habilitação em física. Tenho Especialização lato sensu em ensino de física, tenho mestrado em física e faço doutorado em física. Minha pergunta é, posso fazer um concurso licenciatura em física já que sou licenciado com habilitação em física? Esse curso de ciências tem praticamente a mesma grade da licenciatura em física com diferença que tem algumas cadeiras de química e mais de algumas de matemática.
    Conheço pessoas com características semelhantes que fizeram e então quero tirar essa dúvida.

    Att

  76. Lali 11.04.14 at 08:47 - Reply

    Gostaria muito de saber se após graduado em algo, posso fazer outra graduação e outra pós?

  77. VILMA 19.04.14 at 19:02 - Reply

    sou graduada e marketing mais queria trabalhar com recrutamento posso fazer pós em RH alguém me ajuda por favor!

  78. alexandra 01.05.14 at 09:49 - Reply

    olá!tenho graduação em letras,pós em educação infantil e estou finalizando o curso de habilitação em pedagogia.Gostaria de saber se posso concorrer a vaga de concurso para educação infantil?
    agradeço desde já e aguardo sua resposta com urgência.

  79. Juliana 01.05.14 at 23:26 - Reply

    Eu sou estudante de administração bacharelado, gostaria de saber se apos a minha conclusão posso dar aula na área, de que exatamente poderia dar aula e quais graus de ensino poderia ensinar?

  80. ELISANGELA MAIA DE FARIA 20.05.14 at 14:55 - Reply

    Olá,,,sou graduada em Pedagogia,eu posso fazer pós graduação em Serviço Social?

  81. Wilker 03.06.14 at 21:30 - Reply

    Sou pedagogo gostaria de saber se o curso de especialização em coordenação pedagogica faz parte da area da pedagogia

  82. Marcela 06.06.14 at 10:12 - Reply

    Sou licenciada em Ciências Biológicas, estou concluindo Pós-Graduação em organização pedagógica da escola: supervisão escolar posso prestar concurso para supervisora escolar ? se sim onde posso encontrar embasamento legal?

  83. Morgam 08.06.14 at 01:08 - Reply

    Pessoas, admira-me muito tantas duvidas em relaçao a pós graduaçao que pode-se ou nao fazer. Voce está dentro de uma faculdade ou universidade, tem professores, orientadores e mais uma gama de recursos aos quais se pode recorrer. Galera, discussao desnecessária e informaçoes desencontradas. O mais certo é voce recorrer aos meios que estao disponiveis dentro do seu local de estudo e tirar as duvidas.

  84. carla 24.06.14 at 10:06 - Reply

    Sou formada em estética e cosmetologia,e estou cursando auditoria em saúde,quais obstáculos encontrarei para atuar com a auditoria?

  85. Daygaudio 25.06.14 at 09:28 - Reply

    Estou cursando tecnologo em tecnologia da informação ,posso fazer pós graduação para dar aula nessa area.

  86. Luis Marcos Leite 06.07.14 at 10:53 - Reply

    Daygaudio,

    Você é Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação? Também sou e havia decidido fazer pós-graduação na área de educação para até, se possível fosse, lecionar. Tem faculdade que não existe mestrado aqui na cidade onde moro, não sei se ocorre o mesmo na sua cidade. Entretanto, saiba que, nós tecnólogos estamos aguardando até hoje o Projeto de Lei 2245/07 que visa regulamentar a profissão do Tecnólogo, que no seu artigo 2º, inciso X, traz como uma das atividades do tecnólogo – “exercer o ensino, a pesquisa, a análise, a experimentação e o ensaio” e até hoje, nada.

  87. Maria Nunes 23.07.14 at 13:09 - Reply

    Sou formada em licenciatura em matemática.Atuo na área há 15 anos. posso fazer a pós-graduação em pedagogia,e atuar como pedagoga?

  88. Andrea 29.07.14 at 10:37 - Reply

    Bom dia! Adorei as informaçoes postadas, mas preciso de orientaçoes , fiz tecnologo em Gestao Financeira , quero dar aulas qual caminho ? para cursos tecnicos etc . (resposta por email)

  89. AANA 30.07.14 at 22:33 - Reply

    sou formada em serviço social, se eu fizer pos em metodologia de ensino em sociologia e filosofia eu posso dar aulas??

  90. Zoilson 12.08.14 at 18:26 - Reply

    Boa Noite! Gostaria de saber se possível alguma resposta. Por exemplo: Tenho formação em Bel em Teologia e Bel em Direito e Especialização em Docência do Ensino Superior. Se eu fizer um Mestrado em Teologia, e ministrar aulas em cursos de Direito, a instituição tem que me pagar como mestre?
    Outra pergunta: O titulo de mestrado acadêmico em Ensino ou Educação é titulo que serve como coringa em mais de um curso de graduação para receber salário como mestre?

    Obrigado!

  91. Dinah Pereira 15.08.14 at 13:50 - Reply

    Boa tarde! Sou graduada em Serviço Social fazem 1 ano e meio, terminei Pós Graduação em Gestão de Vigilância Sanitária. Pergunto: Tem como eu atuar dando aula em matérias aproximadas a graduação e a especialização?

  92. Sirlei Fontana Kautzmann 23.08.14 at 16:30 - Reply

    Olá! Sou graduada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Gostaria de saber se eu fizer mestrado em Psicologia Clinico posso atender na clinica como psicóloga? Obrigada!

  93. Isabela 27.08.14 at 08:10 - Reply

    Olá! Então fiquei em dúvida, tenho licenciatura plena em Letras – Inglês e Português, fiz uma pós que nada tem a ver com minha área de formação que é MBA em Gestão Empresarial, mas neste curso aprendi muito de administração de forma geral. A escolha dessa pós se deveu ao fato da minha experiência profissional ser na área administrativa, apesar de não gostar, no entanto não gosto de iniciar coisas e não terminar, então resolvi ir até o fim. Meu projeto de conclusão de curso foi relacionado a administração estratégica na educação, e fiz alguns cursos de extensão em supervisão pedagógica, legislação educacional e gestão escolar para adquirir uma maior bagagem sobre o que iria falar no meu projeto. Hoje sou frequentemente chamada para assumir cargos de coordenação pedagógica, mas não sou formada em pedagogia. Então fiquei na dúvida se seria válido eu fazer uma graduação em pedagogia ou se eu fizer pós em áreas de gestão educacional, orientação educacional, coordenação pedagógica ou até mesmo administração escolar se estarei apta a trabalhar nessa área da educação. Abs

  94. Joel Paulino 04.09.14 at 07:18 - Reply

    Após os 30 anos de idade cursei faculdade(tecnológico), em Logística em 2007, não consegui emprego na área devido falta de experiência, cursei Técnico em Segurança do Trabalho em 2012, também não consegui por não ter estagiado.
    hoje aos 45 anos trabalho como Vigilante Patrimonial, pretendo ainda atuar em uma das áreas mencionadas.
    Hoje penso em me preparar, me atualizar e dar aulas referente aos meus cursos.
    Qual o melhor caminho, é uma boa, já que pela idade, fica difícil a aceitação no mercado?

  95. Ma 07.09.14 at 12:11 - Reply

    Faço duas graduações, Letras e Filosofia e pretendo fazer um mestrado em filosofia da linguagem. Nesse caso, eu possuirei título de mestre em ambas graduações? Tipo, se eu for professor de português receberei como mestre também?

  96. Renato Santos 08.09.14 at 10:28 - Reply

    Bom dia !

    Estou cursando Administração e gostaria de saber se posso fazer pós na área de recursos humanos ou algo parecido.

  97. Janaina 21.09.14 at 21:20 - Reply

    Olá! Sou graduada em Educação Física Licenciatura e gostaria de saber se fazendo uma pós em pedagogia, poderei atuar em sala de aula como pedagoga, ministrando aulas para educação infantil?
    Desde já, agradeço.

  98. maria 25.09.14 at 21:56 - Reply

    sou formada em matemática licenciatura plena,fiz uma pós em orientação educacional gostaria de fazer uma pós em coordenação pedagógica e supervisão escolar e gostaria de saber se está pós me habilita a trabalhar como orientadora pedagógica pois não encontrei nenhuma pós como orientação pedagógica mudou a nomenclatura do curso

  99. Samuel Ferreira da Fonseca 26.09.14 at 15:41 - Reply

    Prezada Janaína,
    Acredito que não poderá atuar como Pedagoga. Entretanto, creio que poderá lecionar, pois, há uma crise muito grande na educação brasileira, temos professores de História lecionando Informática, Engenheiros Agrônomos dando aulas de Biologia sem jamais ter feito disciplinas como Didática ou Psicologia da Educação, isto é, no caso dos Engenheiros. Mesmo antes de você realizar sua especialização ou Mestrado em Pedagogia poderá lecionar sim, desde que retire seu CAT (Autorização para lecionar à título precário) na Superintendência de Educação de sua região. E como a educação está precária!!!! Não irei comentar aqui nada a respeito do desconhecimento da informática de nossos docentes da educação básica…

    Abraços,

    O Blog é interessantíssimo!

  100. Mauro Marcio Silva 26.09.14 at 19:07 - Reply

    POR FAVOR TENHO UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS RECONHECIDA PELO MEC 1992, SE EU CURSAR UMA PÓS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EU POSSO LECIONAR NO SEGUNDO E TERCEIRO GRAU

  101. Anna Paulla 07.10.14 at 11:51 - Reply

    FIZ A MINHA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E GOSTARIA DE FAZER A PÓS EM CIÊNCIAS JURÍDICAS SERÁ QUE É POSSÍVEL?

  102. Renata Oliveira 07.10.14 at 23:15 - Reply

    Boa noite, estou cursando gestão de rh. gostaria de saber se posso fazer pós graduação em gerenciamento escolar?

  103. Camila Rodrigues 09.10.14 at 12:14 - Reply

    Boa tarde !
    Estou cursando pedagogia. Iniciei pois tinha que fazer algum curso superior, e como este se enquadrou num valor que eu posso custear, ingressei. Porém estou trabalhando a quase um ano em comércio exterior. Mais tenho muitas despesas e não posso pagar a faculdade desta área. Ingressei num curso de inglês. A minha pergunta é, fazendo este curso de pedagogia, eu posso fazer pós graduação em quê nesta área de comércio exterior? Estou gostando muito desta a´rea, e estou produzindo bastante, porém não posso pagar uma faculdade cara pelo menos entre uns 2 anos.

  104. Daniele 14.10.14 at 14:05 - Reply

    Boa Tarde!
    Estou terminando minha faculdade á distancia em ciencias contabeis, pensei em fazer pos em educação infantil, será que poderei dar aulas na educação básica..?

  105. Regina 15.10.14 at 10:56 - Reply

    Me formei em Letras PORTUGUES/INGLES, e agora procuro fazer uma pós. Das opções que encontrei onde moro, estou na dúvida de qual ramo seguir : ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR , EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS. Qual você me aconselharia fazer nos dias de hoje?

  106. Gilmar 16.10.14 at 19:36 - Reply

    Sou bachael em Administração de Empresas e Pós-Graduado Lato Sensu em Administração Pública, posso lecionar? Sendo não, o que esta me faltando?

  107. Andrea 16.10.14 at 22:58 - Reply

    Boa noite! Sou graduada em Ciências Biológicas ( licenciatura). Estou no programa de mestrado profissional em gestão organizacional como aluna especial. Eu posso fazer esse tipo de mestrado? O que seria negativo para meu currículo? Att.

  108. Israel 22.10.14 at 14:46 - Reply

    Tenho a faculdade de Pedagogia, pós em Psicopedagogia e Docência em Ensino Superior. agora estou fazendo pós em Ensino de matemática, ai vem a pergunta poderei lecionar Matemática para a Educação Básica mesmo sem ter uma complementação em matemática ???

  109. Elizabeth 29.10.14 at 08:51 - Reply

    Sou formada em Ciências Contábeis, fiz pós-graduação em Auditoria e Análise de Balanço e atualmente faço Licenciatura em Letras – Port/Inglês, cujo curso é de 3 anos e meio. Fiquei sabendo que, quem já é graduado pode fazer essa licenciatura em apenas 1 ano para obter o certificado. Existe amparo legal para isso e onde posso procurar informação a respeito?

  110. Jacqueline 29.10.14 at 19:40 - Reply

    Terminei o curso em tecnólogo em sistema de informação, posso fazer pós em gestão de pessoas?

  111. grazi 07.11.14 at 10:27 - Reply

    sou formada em direito, e fiz minha pós em docência do ensino superior , gostaria de saber se com esta pós posso dar aulas de filosofia ou em outra area como não habilitada.

  112. Fernanda 19.11.14 at 15:20 - Reply

    Boa tarde,

    li o post, mas minha dúvida é um pouco diferente.
    Minha formação universitária é em Terapia Ocupacional, da área de saúde. Trabalho, porém, como professora de idiomas – tendo inclusive uma especialização lato sensu em docência da língua inglesa (cursos de idiomas são considerados “cursos livres” pelo MEC, então eu não preciso ter formação específica para fazer a especialização). Trabalho na área de docência há muito tempo e quero, no futuro, trabalhar com formação de professores. Para isso, penso em fazer um mestrado em Educação, Cultura e Identidade. Minha dúvida é: o fato de minha formação inicial não ser em Letras ou Pedagogia AUTOMATICAMENTE me impede de participar de um processo seletivo para mestrado, ou isso dependerá da qualidade do meu Lattes?

    Desde já, agradeço pela ajuda!

  113. JOSEANE 23.11.14 at 09:36 - Reply

    Sou graduanda em Ciências Sociais e gostaria de fazer mestrado em Direito ou Psicologia, é possível?

  114. Osvaldo Moraes dos Santos 23.11.14 at 22:55 - Reply

    Estou concluindo o Curso de Serviço Social. Sou formado em magistério nível médio. Qual a pós-graduação que devo fazer, já que sou professor nível I concursado?

  115. Giordana Barbosa Ferreira 24.11.14 at 10:54 - Reply

    Sou graduada em Letras, ao fazer uma pós – graduação em docência infantil e anos iniciais vou poder dar aulas para a educação infantil?

  116. Ana Ester Lopes 28.11.14 at 17:00 - Reply

    Sou pedagoga e leciono em educação infantil, gostaria de saber se fazendo pos graduação em educação e arte posso dar aulas de educação artistica nas series iniciais,

  117. Wellington Neto 08.12.14 at 13:05 - Reply

    Sou graduado em Letras Vernacúlas ao fazer uma pós graduação em Lingua Inglesa, vou poder dar aulas de Inglês? Sou instrutor de linguas em uma escola de idiomas, mas gostaria de ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio.

  118. Wellington Neto 08.12.14 at 13:10 - Reply

    Sou graduado em Letras / Português, e alguns anos venho ministrando aulas de inglês em cursos de línguas. Gostaria de saber se eu realizar uma pós-graduação em lingua inglesa , poderei e ministrar aulas no ensino Fundametal e Médio como professor de língua inglesa?

  119. Patrícia 10.12.14 at 08:08 - Reply

    Sou formada em administração mas quero fazer pós em educação especial e inclusiva para dar aula na APAE isso seria possível?

  120. Paulo 13.12.14 at 19:00 - Reply

    Sou Teológo.Pretendo fazer uma pós-graduação em filosofia:Pergunto posso dar aula?

  121. Gardenia 07.01.15 at 11:33 - Reply

    Olá.Sou enfermeira e passei em um concurso publico para professor de biologia.Posso assumir já que são duas áreas afins?
    Ficarei muito grata se puderes me responder tal questão.Obrigada.

  122. Mª Lucia Paz 13.01.15 at 20:43 - Reply

    sou formada em pedagogia,pretendo fazer pós graduação em AEE Atendimento Educacional Especializado 400h,posso fazer um concurso na area de educação especial?Com a pós terei habilitação para dar aulas para educação especial.Desde já agradeço.

  123. Caroline 03.02.15 at 14:31 - Reply

    Estou em duvida se faço Recursos humanos e uma pós de Psicologia ou Gestão financeira e uma pós de Psicologia , pois sua apaixonada por psicologia e queria englobar ela com outro curti ou RH ou financeiro …. Qual deveria fazer

  124. Deborah 04.02.15 at 09:41 - Reply

    Muito bom o artigo, esclareceu muitas dúvidas.
    Agora, uma outra dúvida permanece, no meu caso, graduação em pedagogia, eu posso fazer qualquer pós dentro da área de ensino, correto? Por exemplo, posso fazer uma pôs em psicologia, nutrição ou botânica, desde que voltado pra educação, é isso?

  125. Carla Ribeiro 14.02.15 at 12:35 - Reply

    Tenho Magistério,sou graduada em Letras e Pós-Graduação em Gestão e planejamento educacional,posso atuar no Ensino Fundamental Anos Iniciais ,os editais de alguns concursos não deixam claro,na minha concepção seria possível pois todos os cursos contemplam a educação.

  126. Gracenilda 14.03.15 at 11:03 - Reply

    Bom dia

    Sou graduada em Administração, gostaria de saber quais as pós-graduações que posso fazer para poder dar aula para o ensino fundamental e médio.

  127. Sheila 15.03.15 at 21:25 - Reply

    Olá,
    tenho graduação em enfermagem e fiz pós graduação em Saúde Pública em 2006 e esta pós não foi específica para a enfermagem, pois haviam engenheiros, dentista, médicos, farmacêuticos e outros na sala.
    Agora estou fazendo engenharia deve formar em 2019 e gostaria de saber se posso registra o título de sanitarista (saúde pública) no de engenheira?
    Abçs

  128. João Carlos 20.03.15 at 16:33 - Reply

    Boa tarde, Fui Atleta Profissional (Jogador de Futebol com carteira assinada)por 16 anos, após fiz um curso superior e me formei Tecnólogo em Processos Gerenciais, pela UNIASSELVI de SC. Tenho já a alguns anos uma escolinha de futebol para as categorias de base, gostaria de fazer uma pós graduação em Educação Física Escolar.Conhecimento e experiencia tenho bastante, mas não comprovadamente como professor. Pergunta: é possível fazer esta pós e se conseguirei dar aulas para o ensino médio estadual aqui no Paraná???

  129. Anielle 26.03.15 at 15:53 - Reply

    Olá! Eu tenho formação em Licenciatura de História, se eu fizer uma pós em Metodologia dos anos iniciais eu posso dar aula para o ensino fundamental 1?

  130. Lilian 03.04.15 at 21:47 - Reply

    Olá, fiz tecnologo em gestão publica, e estou fazendo pós em serviço social e projetos sociais…as materias são muito parecidas, e faço na mesma instituição onde fiz a graduação…pergunta: poderei atuar como assistente social em prefeituras ou outras áreas?

    • catia 19.10.15 at 19:17 - Reply

      infelizmente não, toda pós graduação deve ser obviamente a oportunidade para um bacharelado poder expandir e ampliar a formação já conquistada
      primeiramente temos que entender o que significa uma pós graduação
      vamos la então, uma pós graduação quer dizer
      obviamente que sua graduação deve casar ou seja conversar com sua pós graduação
      exemplo: uma assistente social formada como bacharel, deve sucessivamente ingressar em uma pós graduação que tenha junção a sua área tipo: gestão publica, gestão de pessoas, projetos e etc.
      ou seja não se pode por exemplo ter uma graduação na área de engenharia e simplesmente fazer uma pós na área de farmácia e achar que por isso poderá ser farmacêutica. entende
      a mesma coisa seria por exemplo: um bacharel formado na área de farmácia, fazer uma pós em engenharia e simplesmente achar que pode atuar como engenheiro.
      ou seja uma pós graduação é a continuação para ampliar mais conhecimento na área onde você já esta formado.
      claro que nada o impede de mesmo assim, alguém fazer uma pós diferente da sua graduação, apenas para conhecimento da área. mas o mesmo não poderá atuar como profissional.

      porque o próprio conselho e o MEC não aceitariam
      pois seria o mesmo que ser um medico, apenas com uma pós graduação..
      então para que não encontrem duvidas, sugiro que entre em contato, com seus respectivos conselhos para maiores esclarecimentos…

  131. MARNUCE 05.04.15 at 17:51 - Reply

    olá! gostaria de informações sobre a área da educação, Eu sou formada em Pedagogia, mas quero trabalhar no ensino médio, com arte ou história, se eu fizer uma pós graduação posso atuar nessas áreas?

  132. Luiz 27.04.15 at 19:04 - Reply

    tenho mestrado em ciências, sou graduado em psicologia, quais disciplinas que posso ministrar em cursos superiores, apenas as ligadas a psicologia ou outras, posso por exemplo dar aula de saúde coletiva. Grato.

  133. josy souza 30.04.15 at 12:44 - Reply

    muito bom esse blog, tirei todas minhas duvidas, parabens! vc me ajudou muito…..

  134. josy souza 30.04.15 at 12:47 - Reply

    sou graduada em Administração e quero fazer uma pós em ciencias juridica, onde posso trabalhar??? quais os orgao de exercicio?

  135. Alex 21.05.15 at 20:45 - Reply

    A pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho habilita atuar nessa área sendo um engenheiro mecânico por exemplo?

  136. Alessandro Castro 01.06.15 at 10:03 - Reply

    Bom dia

    Fiz uma graduação em teologia, pretendo dar continuidade nesta área fazendo mestrado (stricto), mas neste momento quero fazer uma especialização (Latu), como complementação deste curso para me habilitar em lecionar, porém estou indeciso em fazer esta especialização em filosofia ou pedagogia.

    Algum com conhecimento prático pode me auxiliar?

  137. Leonardo 01.06.15 at 19:38 - Reply

    Olá!
    Tenho uma dúvida referente a seguinte questão: sou graduado em matemática e tive física em minha grade, se eu fizer especialização em física poderei lecionar em alguma faculdade como professor desta área, ou apenas poderei atuar como professor de matemática?

  138. francy azevedo 04.06.15 at 13:03 - Reply

    sou formada em historia bacharelado, gostaria de saber se uma pos graduação me daria suporte pra dar aulas no ensino fundamental ou médio, ou que deve fazer pra mim poder dar aula?

  139. Delva Azevedo 09.06.15 at 22:07 - Reply

    Sou graduada em Pedagogia e gostaria de fazer um tecnólogo em processos químicos. esse tecnólogo juntamente com as disciplinas de licenciatura da pedagogia me permitem lecionar na área de química? se não, o que é necessário?

  140. Maiara 11.06.15 at 19:09 - Reply

    Quero fazer faculdade de sistemas de informação, depois posso fazer pós do que?

  141. Pablo Donascim Pereira 01.07.15 at 18:06 - Reply

    Segundo a explanação, qualquer Licenciatura tem muito mais a ver com outras Licenciaturas do que com o Bacharelado da própria área, ou seja, alguém que cursa Licenciatura em Química está muito mais próximo da Licenciatura em Matemática do que com Bacharelado em Química. Lembrando que há a Licenciatura normal e a Licenciatura Plena. Enfim, há vários pontos falhos nesse tal Parecer CNE/CP 28/2001, que determinou a competência do licenciado que, na minha simples opinião, é um grau bastante especíico da graduação, infelizmente.

  142. edna maria 03.07.15 at 12:06 - Reply

    eu fiz pedagogia e tecnico segurança..agora recentenemente fiz uma pos em espeacialização em engenharia de segurança do trabalho,,o que fazer,,como tirar meu crea,,

  143. Paulo canto 08.07.15 at 12:40 - Reply

    sou graduado em gestão pública e fiz minha pós em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável,(sou tecnologo).quais areas posso atuar no poder público ?

  144. flavia 16.07.15 at 16:06 - Reply

    Sou graduada em Pedagogia e estou cursando pós-graduação em gestão e organização da escolar, gostaria de saber se essa pós permite que eu faça concurso para supervisor escolar?

  145. Teixeira 27.07.15 at 11:44 - Reply

    Oi, eu estou num grande dilema. Sou graduada em Direito e atualmente exerço a profissão de advogada. Há um mês atrás me inscrevi no processo seletivo de MESTRADO EM GEOGRAFIA, pois o objeto da minha pesquisa era TERRITÓRIO INDÍGENA E POLITICAS PUBLICAS.Consegui chegar até a terceira fase do processo seletivo, sendo desclassificada na defesa oral. Bem, realmente eu não fui bem na defesa, preciso confessar. Na verdade, por mais que eu tenha estudado, senti-me preparada ao me deparar com uma banca composta por 06 doutores em Geografia, e o principal ponto, embora meu projeto tivesse recebido uma nota considerável (comparando a nota dos colegas geógrafos que concorriam comigo), no momento do confrontamento com a banca, meu curso de Direito (e a falta de experiência com pesquisas que demandem conhecimento sobre a Geografia) me levaram a desclassificação. Fui convidada por um professor (que não fazia parte do processo seletivo) a participar como aluna ouvinte de algumas disciplinas do Mestrado em Geografia com o objetivo de me preparar melhor para o ano que vem haja vista que meu projeto era interessante para ser reapresentado ano que vem. Mas, agora, lendo esta postagem, estou temendo uma nova reprovação. Na verdade eu não quero desistir do meu projeto, o estudo do território indígena como base da sua cultura e o dever estatal de contribuir com a defesa das “terras” é muito gratificante para mim. Será que vale a pena prosseguir? Será que é melhor eu partir para o Mestrado em Direito e/ou Educação e deixar de vez essa minha intenção? Nossa… essas perguntas não saem da minha cabeça.

  146. Mara 18.08.15 at 09:00 - Reply

    faço licenciatura em educação física, fazendo uma pós posso atuar na docência da educaçaõ infantil assim como o pedagogo?

  147. Mara 18.08.15 at 09:01 - Reply

    faço licenciatura em educação física, uma pós me habilita a atuar na docência da educaçaõ infantil assim como o pedagogo?

  148. Grasiela 27.08.15 at 10:48 - Reply

    Olá, ficou claro em seu artigo que em alguns casos é possível fazer pós-graduação em uma área diferente da graduação, e ter a possibilidade de atuar em tal área, gostaria de saber se minha graduação me Pedagogia e pós em Ed. Física, seria possível dar aula de Ed. Física?

  149. Rodolfo 29.08.15 at 03:16 - Reply

    Olá, estou me formando em Gestão de Recursos Humanos mas gostaria de dar aula no em ensino superior, caso eu faça uma pós graduação já estou habilitado a lecionar?

  150. Paula 23.09.15 at 13:09 - Reply

    SOu formada em relações internacionais e gostaria de me especializar em economica, isso é possível? Podereia atuar na área economica/finaças de alguma mepresa ?

  151. Frederico 24.09.15 at 15:11 - Reply

    Olá, minha dúvida é a seguinte: Me formei em Advocacia, devidamente inscrito na OAB, fiz pós em Ensino da Sociologia. Recentemente passei num concurso para lecionar sociologia para ensino médio, poderei tomar posse?

  152. Eliane ARaujo 25.09.15 at 19:00 - Reply

    Boa noite!
    Tenho formação com Licenciatura Plena em Matemática, tem alguma pós específica para que eu possa lecionar na Educaçõ Infantil (Creche/Pré)?
    s

  153. Ana Cláudia 05.10.15 at 09:47 - Reply

    Bom dia!
    Sou graduada em Ciências Contábeis, estou fazendo uma pós Em Docência do Ensino Superior, isso me habilitará dar aulas apenas no ensino superior?

  154. Rodrigo 15.10.15 at 23:23 - Reply

    Boa noite

    Ótima iniciativa

    Sou formado em Educação Física (Licenciatura) pretendo fazer uma pós em futebol, essa pos ira me habilitar a trabalhar eu uma escolinha de futebol

    Obrigado

  155. Fabio 26.10.15 at 08:19 - Reply

    Bom dia,

    Estou com uma dúvida, não sei se podem me ajudar. Tenho licenciatura plena em História e também sou graduado na área de tecnologia da informação. Tenho pós graduação nas áreas de Sociologia, Geopolítica e Relações Internacionais e Ciências Religiosas (todas lato sensu).
    Tenho vontade de lecionar para o ensino superior, por isso estou querendo fazer um projeto para tentar um mestrado.

    A dúvida: No caso, se eu tentar um mestrado em alguma área de História, só poderei lecionar para o ensino superior na área de História? Caso eu tente fazer um mestrado na área de educação, eu poderia lecionar em História, ou em alguma das áreas em que fiz pós graduação?

    Desde já agradeço,
    Um abraço a todos.

    • Ingrid 17.02.16 at 13:48 - Reply

      também tenho a mesma duvida Fabio.

  156. marcelo 27.10.15 at 01:45 - Reply

    Bom Dia,
    Sei por comentários de colegas que o profissional da educação que possuí pós em gestão educacional de atuar como orientador, supervisor e inspetor escolar. Caso isso seja uma realidade, gostaria muito de saber onde está o amparo legal para o professor poder atuar como pedagogo.
    Obrigado

  157. Flávio 04.11.15 at 00:07 - Reply

    Gostaria de parabeniza los pelo post, porem gostaria que se possivel me tirasse uma duvida. Sou licenciado em história, o que me habilita a trabalhar somente com ensino fundamental. 2 ensino médio. Nesse caso uma pos graduação em seres iniciais do ensino fundamental não me habilitaria a trabalhar com a mesma?

    • Jessica 08.04.16 at 17:43 - Reply

      Já sabe a resposta??? Minha dúvida é a mesma, aqui diz como se qualquer licenciatura que fazemos nos habilita a dar aulas nas séries iniciais, mas até onde sei, somente matemática e português habilitam a isso. Vou fazer a pós em alfabetização e letramento e queria saber se comisso posso lecionar nas séries iniciais.

  158. Carolina 11.11.15 at 14:35 - Reply

    Sou formada em Pedagogia Plena e pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Inclusiva. Posso fazer o concurso para series iniciais e ganhar a pontuação no nível de Especialização?

  159. ESTEFANYA 12.11.15 at 11:19 - Reply

    Ola Bom dia,

    Sou formada em gestão, tenho muita vontade em fazer pos graduação em saude e segurança do trabalho, devido as duas terem uma relação;

    Porem a minha duvida é se eu poderia atuar nas duas areas… se eu poderia por em pratica o conhecimento adquirido na pos de segurança…

    ainda nao fiz meu cadastro no concelho sera que isso envolveria a pós tambem?

  160. Tamiris 04.12.15 at 09:13 - Reply

    olá… sou formada em Tecnologia em Gestão Ambiental… posso fazer pós em uma área diferente?.. porque descobri que possuo mais jeito para ADM ou RH.. estou na dúvida se seria possível.

  161. Ma 06.12.15 at 11:32 - Reply

    Sou estudante de eng quimica, posso fazer uma pós graduaçao em biologia???

  162. ALLINE 18.12.15 at 14:38 - Reply

    Me ajuda sou formada no curso de Serviço Social ,e qual graduação posso fazer ????Me da umas dicas ????

  163. Ricardo 21.12.15 at 15:29 - Reply

    Sou doutor, mestre e bacharel em Filosofia e licenciado em Física, posso fazer concurso para professor de ensino médio em Filosofia que exija no edital o título de licenciado em Filosofia, o qual não possuo? A licenciatura em Física, combinada com o bacharelado em Filosofia, poderia funcionar no caso como formação pedagógica para lecionar Filosofia no ensino médio?

  164. Iury 13.01.16 at 11:05 - Reply

    Tenho uma duvida:
    Sou formado em engenharia de petróleo, se eu fizer uma pós em docência no ensino superior vou poder dar aula em universidades, correto? Outra duvida é se existe alguma diferença entre “docência do ensino superior” e “docência universitária”

  165. Sabrina 26.01.16 at 23:02 - Reply

    Boa noite,

    Posso dar aula de espanhol tendo a graduação em Pedagogia (licenciatura), curso de espanhol de 3 anos e se eu fizer uma pós graduação em Espanhol?:

  166. Flávia 27.01.16 at 09:57 - Reply

    olá
    me ajude

    Tenho licenciatura em letras, já dou aulas de língua portuguesa para ensino médio, porem gostaria de fazer pós na área de jornalismo, será que é possível fazer algo nesta área em trabalhar em jornal radio e tv?

  167. juliana 27.01.16 at 18:27 - Reply

    Sou formada em Letras licenciatura e tenho pós-graduação em Educação Infantil,alfabetização e letramento posso fazer concurso pra atuar nas series Iniciais 1 ao 6º ano?

  168. MINERVAL NETO 02.02.16 at 18:33 - Reply

    Sou Graduado apenas em LETRAS/PORTUGUÊS e literaturas, mas gosto muito de inglês, e gostaria de fazer uma PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA, sendo assim, gostaria de saber se posso dar aula de inglês para ensino fundamental e médio em escolas públicas ou privadas, lembrando que sou licenciado apenas em Letras/português e ainda vou fazer uma pós em língua inglesa.

  169. Lucy Saraiva 21.02.16 at 03:40 - Reply

    Olá! Me inscrevi hoje e estou amando seus post. Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se vc pode me orientar,,,
    1- Sou graduada em Adminstração e usi meus conhecimentos para um negocio proprio e em outra vertente, tb tenho uma ONG onde atuo como conselheira em Dependencia química, No entanto, não tenho carteirinha de terapeuta, que está sendo tramitado no Congresso, tal liberação.Penso então em fazer algo que seja esse link entre administração e psicologia voltada para Dependencia quimica e não estou sabendo fazer um bom link. Neste caso, talvez seja interessante eu cursar outra graduação(psicologia?) . Existem profissionais que ajudam a montar esse plano de estudo?
    2 – outra dúvida, é que nesta jornada dupla precisei fazer muitos cursos longos que dizem ser especialização. Vc me diz neste post que eles tem peso de pós graduação? Posso encarar assim? Pq realmente não consta isso nas declarações.
    Aguardo retorno!
    Belo trabalho! Parabéns!

  170. Alessandra 02.03.16 at 18:53 - Reply

    Olá sou formada bacharel em teologia e quero dar aula infantil e fundamental 1 como faço pra prosseguir? Faço uma pós de que ou tem como fazer licenciatura pedagogia em um ano? Por favor me auxilie

  171. Olá
    Sou recém formada em licenciatura plena em pedagogia, moro na zona rural. tem uma professora com a formação em ciência biológica, pós graduada em educação infantil, e magistério , dando aula para o pré, educação infantil, quero saber se ela tem mais direito do que eu, para atuar na educação infantil?

  172. Dhaniely 13.03.16 at 11:46 - Reply

    Bom dia,
    Eu sou graduada em pedagogia e gostaria de saber se posso fazer minha pós-graduação em matemática ou alguma coisa relacionada a esta.

    • Pós-Graduando 14.03.16 at 10:37 - Reply

      Com qual finalidade você gostaria de fazer uma pós-graduação em matemática?

  173. Climildo 15.03.16 at 06:46 - Reply

    sou graduado em RH posso fazer uma pós em psicologia das organizacões e do trabalho? me dizem que não vai me ajudar em nada e era melhor fazer uma pós em gestão empresarial pra ter uma visão melhor, se fazer a pós em gestão empresarial não verei muito calculo? tipo contabilidade e matematica? e outra coisa amo a psicologia e se fazer uma pós em psicologia das organizacões posso dar aulas em qualquer area da psicologia ou somente lecionar psicologia das organizacões? agredecia imenso.

  174. PALLOMA 30.03.16 at 19:03 - Reply

    Olá,gostei muito das informações.
    Sou graduada em Ciências Biológicas(Licenciatura) quero fazer uma especialização em Analises Clinicas, posso prestar concurso para Bioquímico ou Biomédico com a titulação de Especialista em Analises Clinicas? Ou o curso de especialização em Analises Clinicas só da direito de trabalhar em laboratórios privados?

  175. Peterson de Souza 05.04.16 at 21:46 - Reply

    Prezados. Gostaria de saber se o Doutorado em Geografia pode ser considerado área afim para ministrar aulas no Curso de Direito, inclusive concorrendo em concursos públicos com outros profissionais Doutores em Direito. Parece uma aberração essa possibilidade, mas gostaria que alguém me indicasse o fundamento legal de que uma coisa nada tem a ver com a outra. Obrigado.

    • Pós-Graduando 06.04.16 at 10:10 - Reply

      O fundamento legal é o edital do concurso (“o edital é a lei do concurso“).
      Geralmente no edital do concurso vem algo como “serão consideradas como áreas afins, as sub-áreas constantes na área de conhecimento expressa na tabela de áreas do conhecimento estabelecida pelo CNPq“.
      A tabela de áreas do conhecimento estabelecida pelo CNPq e também utilizada pela Capes, costuma ser o critério utilizado em concursos públicos e em outras situações para definir o que é área afim e o que não é.
      Por essa tabela, as áreas afins do Direito são aquelas com numeração 6.01.00.0X-X.
      Mesmo quando o edital não apresenta claramente essa fonte, esse costuma ser o critério mais utilizado na determinação de áreas afins.

  176. Jessica 08.04.16 at 17:39 - Reply

    Estou terminando a licenciatura em história, porém quero atuar dando aulas no ensino fundamental I, sendo licenciada em história já ouvi dizer que não posso dar aulas para o fundamental I (1° A 5º ANO), somente para o fundamental II (6º ao 9º ano e ensino médio) isso é verdade?
    Pensando nisso, ano que vem iniciarei a pós em Alfabetização e letramento, com isso terei o suficiente para lecionar no fundamental I?
    Obrigada.

  177. Meire 11.04.16 at 22:57 - Reply

    Ola..sou formada em Pedagogia e estou fazendo minha pós em Artes.. Quero prestar um concurso para dar aula de Artes do quinto ao nono ano..com essa especialização eu estarei habilitada??

    • JOÃO HENRIQUE DE ALMEIDA FARIAS 19.04.16 at 22:13 - Reply

      ESTOU NA MESMA.

  178. Caio F. Martins 26.04.16 at 18:47 - Reply

    Prezados. Sou formado em Eng. de Produção e gostaria de saber se eu prestasse uma Pós em Administração de Empresas eu poderia, ao término desta, participar de um concurso público, concorrendo ao cargo de Administrador? Obrigado.

    • Pós-Graduando 30.04.16 at 10:56 - Reply

      Se a vaga for para Administrador e exigir o registro no CRA, não poderá.

  179. Fábio 22.06.16 at 13:47 - Reply

    Prezados. Estou terminando uma graduação em Ciências Econômicas. Vou confessar que eu não gosto de economia com toda a sua relação com a área humanística, meu negócio é matemática pura. Poderei fazer uma pós-graduação em Matemática ou Estatística pura e atuar nessas áreas?

  180. Maria Betânia 10.07.16 at 00:58 - Reply

    Olá! Sou formada em logística, gostaria de saber se posso cursar uma pós graduação em gestão financeira?
    Fico no aguardo de sua resposta.

    Atenciosamente:Maria Betânia

  181. jorge 10.07.16 at 12:52 - Reply

    No caso da licenciatura , quem tem graduaçao em pedagoga , matematica , historia …. faendo uma pos em área que nao seja de sua formaçao , a resposta é nao . Para dar aula de outra a´rea de conhecimento tem que fazer outra graduaçao .

  182. Paulo Marques 12.07.16 at 15:02 - Reply

    RESPOSTA À MAIORIA DAS DÚVIDAS:
    (Ficou grande, mas acho que fui claro)

    Se você fez graduação em uma área e pós-graduação (ou qualquer formação) em outra, você pode trabalhar com o que quiser, desde que não seja proibido.
    Em nosso país, a legislação te permite fazer tudo o que não seja proibido, por exemplo, digamos que você seja teólogo e foi fazendo cursos, assistindo videos no Youtube, lendo livros e pesquisando sobre programação, contabilidade e administração financeira, vindo a desenvolver um software de gestão financeira para empresas. Você poderia comercializar esta ferramenta? Teoricamente sim, considerando que você não atue como contador ou administrador, mas apenas como um empresário que fornece um software que facilite o trabalho destes profissionais, não que o substitua.

    Eu sou psicólogo judiciário e atuo com RH, Educação Corporativa e já estive na área criminal avaliando e acompanhando pessoas com processos criminais. Fora do judiciário eu vendo roupas femininas (que me exigem conhecimento de moda, administração e mídias sociais), atuo como produtor editorial e coach de escritores, além de ministrar palestras sobre comunicação, relacionamento conjugal e parental, dentre outros temas. Faço mestrado em Linguística na UnB e pesquiso práticas discursivas em situação de conflito e sou professor de comunicação empresarial, produção de texto, mediação, educação corporativa, recrutamento e seleção e até Excel para RH.
    O mestrado me habilitará a aperfeiçoar meus conhecimentos em algumas destas áreas e me possibilitará ser respeitado enquanto linguista, mas não me habilitará a fazer qualquer coisa que seja privativa de um licenciado ou bacharel em Letras. Se eu quiser (e pretendo fazê-lo) posso fazer uma graduação complementar em Letras e, assim poder: (1) inscrever nos concursos para professor de linguística que exijam graduação em Letras, (2) ministrar aulas sobre práticas de ensino da Língua Portuguesa e outras disciplinas que exijam a graduação em Letras; e (3) coordenar projetos e cursos relacionados à formação de professores de Língua Portuguesa junto a universidades e agências de fomento. Sem graduação em Letras, nem com livre docência poderia fazer isto!

    Desta forma, um engenheiro mecânico que faz mestrado em Psicologia Infantil jamais poderá se registrar no Conselho Regional de Psicologia como psicólogo, se não fizer uma graduação em Psicologia. Esta habilitação permite ao psicólogo (não licenciado ou bacharel em Psicologia) usar este título, aplicar testes e assumir papéis privativos do psicólogo.
    Porém, boa parte das tarefas de um psicólogo ou de qualquer profissional não é legalmente privativo, por exemplo, eu sou psicólogo em um tribunal de justiça e muito raramente faço atividades que somente um psicólogo poderia fazer. Em geral, eu atendo ligações, respondo processos administrativos, oriento servidores, ministro treinamentos e diversas atividades que um assistente social, pedagogo, administrador, teólogo, engenheiro, médico ou qualquer outro profissional bem treinado o faria. Assim, o engenheiro mecânico, agora mestre em Psicologia Infantil, pode, dentre outras coisas:
    1. Aplicar os conhecimentos acerca do desenvolvimento humano e comportamento infantil em seus projetos mecânicos visando a ergonomia, segurança e melhor usabilidade e experiência de crianças e seus pais ou responsáveis;
    2. Ministrar palestras ou produzir livros sobre educação parental, desenvolvimento infantil ou o que estiver relacionado a seu conhecimento (nem precisaria de um mestrado para isto. O mercado está cheio de palestrantes e escritores vazios que não fazem a menor ideia do que divulgam por aí e vendendo milhões);
    3. Abrir uma escola infantil, que deve contar com dois pedagogos formados como responsáveis técnicos (diretor acadêmico e coordenador) e uma equipe de profissionais qualificados (também não precisaria de fazer o mestrado para investir);
    4. Investir numa fábrica de brinquedos que ofereçam produtos adequados ao desenvolvimento psicomotor das crianças (que também não precisa do mestrado).

    Por fim, se está trilhando novos caminhos, busque informações sobre a regulamentação da área e o que você pode ou não fazer e o que te habilita ou não fazer a atividade. Talvez nem seja uma graduação, por exemplo, se você quiser trabalhar com o mercado financeiro, não há necessidade de fazer Administração ou Economia, independente da graduação, você precisa se preparar e fazer uma certificação CNPI, CFA ou CEI, dependendo do nicho que pretende atuar ou a instituição a qual estará relacionado. Da mesma forma se você quer ter um consultório e orientar pais em suas práticas parentais, talvez não precise fazer o curso de Psicologia, se habilitando com outros tipos de formação. Por exemplo, eu convidei um amigo jornalista para ser editor de um jornal de um projeto que eu participei com pessoas com dependência química em conflito com a lei. Ele se envolveu de tal forma com o projeto que viajou mais de 2mil Km para fazer uma formação em Terapia Comunitária Integrativa e se entregar de vez aos trabalhos com grupos e dependência química. Hoje ele não atua mais como jornalista!

  183. Dorcino Roella Filho 13.07.16 at 07:37 - Reply

    Formei em Advocacia posso fazer extensão para dar aula em outras matérias?

  184. ela 25.07.16 at 20:37 - Reply

    ola’ pessoal, queria perguntar sobre graduação em letras espanhol (licenciatura, não bacharelado) e po’s em psicopedagogia cli’nica. conforme o pesquisado na internet, as mesmas faculdades dizem que o pu’blico alvo para cursar psicopedagogia cli’nica inclui letrados (quaisquer disciplinas) e não somente graduados em pedagogia (que, sinceramente dito, não quero cursar porque na minha região os pedagogos são quase todos desempregados conquanto faltam professores de li’nguas estrangeiras, matema’tica, fi’sica e qui’mica). Os sites das faculdades dizem que as a’reas do ensino (quaisquer) habilitam para a atuação na psicopedagogia cli’nica (supondo, contudo, que no caso dos letrados a habilitação, depois de cursado a po’s, limitar-se-a’ a’s a’reas escolares. Confirmam? Desculpem a pontuação, tenho teclado estrangeiro como eu

  185. María 11.08.16 at 16:52 - Reply

    Olá, pessoal! Sou formada em graduação de Sistemas da Informação, mas não tenho afinidade com a área voltada para Informática/TI, por exemplo disciplinas de programação entre outras, me identifiquei mais com disciplinas de Gestão/Administração da grade. Pretendo dar continuidade aos meus estudos, seguindo em outra área a qual me identifico, seria cursar Pós-Graduação em Administração de Empresas, acredito entre a graduação e a especialização ambos os cursos não estão distantes, apesar que na Pós-Graduação analisei que as disciplinas são focadas mais em gestão e estratégicas, como foi dito na matéria que a especialização é focada mais em teorias do que práticas. Portanto, antes de cursar a Pós-Graduação, pretendo cursar um curso técnico em Administração de Empresas para ter um embasamento melhor tanto na teoria como na prática. Emfim, quero saber se estou no caminho certo tomando estas decisões?

  186. Cauê Natã de Oliveira Dancini 15.08.16 at 12:40 - Reply

    Sou graduado em Relações Internacionais e a pergunta é: se fizer uma pós em lingua inglêsa, posso lecionar inglês em escolas privadas ou de idiomas???

  187. Marcos 16.08.16 at 13:56 - Reply

    sou formado em administração de empresas, tive nos 4 anos do curso a matéria contabilidade, se fazer pós na área contábil ex: controladoria,contabilidade pública, gestão tributária, poderei exercer a função fiscal ?

  188. Thais 09.09.16 at 11:43 - Reply

    Olá! Alguém pode me responder?
    Sou Bacharel em Psicologia e gostaria de lecionar no ensino médio fundamental e/ou técnico. Sei que tem um programa de docência para bacharéis em escolas, no ensino médio para disciplinas, conforme o histórico escolar. Mas ocorre que cai para eu dar aula de Biologia , algo que não domino. Ao invés de ser: Sociologia, Filosofia, Psicologia (pois alguns colégios, possuem) e afins.

    Agradeço e aguardo.

  189. Wellinton Skinner 22.09.16 at 15:17 - Reply

    Geógrafos e Professores me ajudem!
    Quero cursar geografia e o curso ofertado em minha região é apenas o de Licenciatura, porém não quero atuar como professor, e sim com planejamento urbano (Prefeituras, DNIT) e para isso farei uma pós-graduação. Essa minha “ideia” é possível ou somente poderei atuar como professor, mesmo tendo pós?

  190. Alessandra 25.09.16 at 16:44 - Reply

    Ola, sou graduada em odontologia e gostaria de saber qual curso devo fazer para dar aulas em ensino fundamental e medio?

    • Fernnada 15.03.17 at 15:00 - Reply

      Também tenho muito interesse nessa resposta

  191. Diego 08.11.16 at 10:48 - Reply

    Bom dia , sou Graduado em Administração, posso fazer uma Pós Graduação em Gestão Ambiental?

  192. Letícia Morais 02.12.16 at 11:40 - Reply

    Bom dia. Sou formanda em Direito, e pretendo cursar a pós graduação em Psicologia Jurídica.

    Posso trabalhar nessa área da pós ? Sendo que ela é jurídica também ?

  193. Mayra Andressa 05.01.17 at 02:43 - Reply

    Estou com muita dúvida em qual pós devo fazer ,pois sou formada em Bacharel em Ciências Contábeis

    O que seria interessante para está área?

  194. Rosi Pantoja 05.01.17 at 16:12 - Reply

    Fiz o Curso de Pedagogia e quero fazer pós graduação em gestão escolar, isso me habilita a trabalhar em escolas particulares e/ou públicas?

  195. Daiane 24.01.17 at 20:06 - Reply

    Olá sou Formada em licenciatura em ciencias bilogicas se eu fizer pos em Metodologia do Ensino de História e Geografia póderei lecionar geografia e historia?

  196. Theo 26.01.17 at 18:27 - Reply

    Boa noite, gostaria de tirar uma duvida.
    Irei fazer fazer graduação em museologia e desejo fazer pós em arqueologia, eu posso com isso atuar como um arqueólogo ou eu teria que fazer uma graduação de arqueologia

  197. Paula Almeda 29.01.17 at 13:34 - Reply

    sou graduada em gestão publica(tecnólogo), posso fazer complementação pedagógica em matemática?

  198. Talita Muniz 23.02.17 at 21:00 - Reply

    Sou formada em Letras (licenciatura) posso fazer pós em arqueologia? Poderia dar aula ?

  199. Cleonice 28.02.17 at 20:42 - Reply

    Cleonice sou formada em licenciatura em informática. Mas não posso dar aula porq disse q não tem na grade curricular da educação. E essa disciplina.

  200. paulo 09.03.17 at 16:51 - Reply

    sou formado em biologia (licenciatura), se eu fizer pós em gestão ambiental ou análise clinica posso exercer?

  201. Andrea Karpinski 18.03.17 at 09:13 - Reply

    sou graduada em administração de empresas e gostaria de fazer a contabilidade da empresa qual pos deveria fazer?

  202. maria 27.03.17 at 16:58 - Reply

    Sou graduada em Normal Superior atualmente trabalho na saúde assistente administrativo gostaria de saber qual pos graduação devo fazer para ganhar progressão?

  203. fabio correa 31.03.17 at 17:20 - Reply

    Sou formado em teologia, se eu fizer docência do ensino superior, poderei dar aula de teologia em faculdade?

  204. Lucélia 05.04.17 at 12:56 - Reply

    Por favor respondam….e um bacharel em direito, que quiser atuar na área de RH ou Financeiro. é válido fazer uma pós nestas áreas, ou seria melhor um tecnólogo ou uma nova graduação mesmo?

  205. TATY 28.04.17 at 19:38 - Reply

    Ola…se eu fazer pedagogia empresarial posso trabalhar em RH?

  206. Tatiana 01.05.17 at 15:22 - Reply

    EStou terminando faculdade de estética posso fazer a pos que area quais opções obrigada

  207. Francielle de Oliveira 10.07.17 at 22:30 - Reply

    Ola eu sou pedagoga quero fazer uma pós em marketing ? Ou em MBA?

  208. Ana paula 18.07.17 at 18:55 - Reply

    Sou graduada em ciências contábeis e pedagogia, faço pós em gestão e supervisão escolar. Posso lecionar matemática para o fundamental e médio?

  209. marcia 09.08.17 at 11:01 - Reply

    Ola sou formada em pedagogia e pós em docência do ensino superior , posso fazer uma pós em física?

  210. Flavia Aragão 11.08.17 at 19:35 - Reply

    Sou graduada em Análise e Desenvolvimento de sistemas em tI, mas devido a cursos da Microsoft trabalhei na área de infraestrutura. Queria mudar de profissão, recomeçar do zero e sair da área de TI. Gostaria de atuar na área de administração empresarial. Como faço? Uma pós em administração seria o caminho?

  211. Maria 02.09.17 at 00:57 - Reply

    Olá sou formada em DIreito, bacharel em
    Direito e tenho inclusive oab mas quero dar aulas para o ensino fundamental e médio e talvez educação infantil também O que preciso fazer ? Obrigada

  212. Maikail Antonio Sanca 18.11.17 at 16:25 - Reply

    estou me formando na Gestão de R.H pretendo me fazer pós graduação na área e gestão financeira controladoria, pode ser

  213. FLAVIO SILVA 08.12.17 at 16:37 - Reply

    Boa tarde, sou formado em Administração de empresas e gostaria de lecionar para educação infantil, qual pós devo fazer?

  214. Debora Alves 27.12.17 at 09:48 - Reply

    Sou formada em Recursos Humanos, pretendo fazer uma pós em Pedagogia para dar aula, neste caso serei uma pedagoga? Ou eu preciso de uma graduação nesta area para exercer essa função?

  215. rose ferreira 29.01.18 at 13:07 - Reply

    SOU FORMADA EM ADMINISTRAÇAO, E GOSTARIA DE FAZER PEDAGOGIA, TEM MESMO ESSA POSSIBILIDADE DE FAZER EM 12 MESES, UMA OUTRA GRADUAÇAO.NA AREA.
    FICO NO AGUARDO DA RESPOSTA.

  216. Bruna 13.02.18 at 12:15 - Reply

    Olá sou pedagoga,e queria saber se posso fazer uma pós para pediatria?

  217. José Wellington dos Santos lima 17.03.18 at 17:10 - Reply

    Boa tarde!

    Conclui o curso de letras em 2017, mas não tenho experiência em sala de aula. Mesmo assim sei que posso lutar e conseguir exercer essa profissão.

    Grato pelo artigo que foi muito claro.

  218. júlia 30.03.18 at 16:51 - Reply

    Posso parecer tola, mas o fato é que eu ainda não entendi! Vou da o meu exemplo, me formei em ciências da computação e agora eu vou fazer mestrado em educação profissional e tecnológica, uma área bem diferente. a minha pergunta (que deve está explicada no texto, mas eu não entendi) é a seguinte: eu poderei dar aula em uma universidade pública na minha área de graduação ou tenho que fazer mestrado na minha área de graduação para poder lecionar?

  219. Cláudio 03.04.18 at 11:00 - Reply

    Bom dia, eu graduado em engenharia mecânica, e fiz uma pós graduação em engenharia ambiental, eu consigo dar entrada no CREA e ter todas as atribuições de um engenheiro ambiental graduado?

  220. Tesoura Tuboi 23.04.18 at 17:58 - Reply

    Prezados me ajudem,
    Sou graduado em Filosofia. Posso fazer uma pos- graduação em engenharia ambiental?

  221. Erlane 03.05.18 at 09:59 - Reply

    Gostaria de sugestões:
    Acabei de me formar em Serviço Social , e qual pós – graduação seria aconselhável eu fazer?

    • Roberta 14.07.18 at 23:48 - Reply

      Também gostaria de saber. Atualmente estou na área de RH como assistente. Qual pos me ajudaria a crescer na área?

  222. Ana Clara 14.05.18 at 15:10 - Reply

    Sou formada em Jornalismo, mas gostaria de seguir a área da Pedagogia. Posso exercer a profissão com pós-graduação??

  223. Fabiana 30.05.18 at 10:19 - Reply

    OLA…. Sou técnica em segurança no trabalho. Vou fazer pedagogia… posso especializar na área de TST para dar aula?

  224. Jerfeson Morais 30.09.18 at 11:15 - Reply

    Estou me formando em Letras Português, posso fazer uma pós em Arte Educação e dar aulas de artes?

Leave A Comment