Você já ouviu falar do Qualis da Capes? Imagine uma situação em que seu orientador ordena pede que você submeta um artigo a uma revista A1. Ou ainda que você precise fazer um levantamento de artigos apenas em periódicos qualificados. Como fazer isso?
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
Para descobrir o estrato de um periódico, você deve acessar o Qualis da Capes, que agora é hospedado na Plataforma Sucupira. Clique no menu “Evento de Classificação”, localizado do lado esquerdo no alto da página e em seguida selecione a última classificação do Qualis Capes. Você verá que existem três possibilidades de busca:
1. Qualis da Capes por ISSN do Periódico
O ISSN (International Standart Serial Number) é um código de oito dígitos que tem como finalidade identificar e individualizar o título de uma publicação seriada em âmbito internacional. Se você tem o ISSN de um periódico em mãos, basta inserir o código do periódico na caixa de busca para saber qual a sua classificação.
2. Qualis da Capes por título do periódico
Caso você não tenha o ISSN, é possível consultar o estrato no Qualis da Capes por meio do título do periódico; a pesquisa também é possível caso você tenha apenas parte do nome. Clique na imagem abaixo para visualizar um exemplo de busca por título.
Notou alguma coisa estranha? Sim, é possível encontrar no Qualis da Capes diferentes avaliações para um mesmo periódico! O título do periódico é o mesmo, o ISSN também, mas há vários estratos diferentes…
E agora?
Não vale fazer “mamãe-mandou” ou achar que se a revista recebeu estrato A1 ou A2 em alguma área está tudo ok. Infelizmente A coisa não funciona assim. As diferentes avaliações expressam a pertinência do conteúdo do periódico para uma determinada área. Logo, é preciso levar em conta o conteúdo da quarta coluna, onde você pode visualizar a área de avaliação correspondente a cada estrato.
No exemplo acima, o periódico Ciência e Saúde Coletiva, na versão impressa, tem estrato A1 somente para a área do Direito. Se a sua área de pesquisa é a Filosofia, você deve considerar o estrato C, o que significa que a revista em questão não tem peso algum na sua área e você deve descartá-la.
Obs.: Mesmo dentro de uma mesma área um periódico pode receber diferentes avaliações nas versões impressa e on line. Fique atento!
3. Qualis da Capes por classificação/área de avaliação
Esse é o meu tipo preferido de busca. Os filtros restringem a busca dos periódicos de acordo com a área e o estrato escolhidos por você e os resultados aparecem em ordem alfabética por título.
Esse mecanismo é bem útil quando precisamos selecionar apenas os periódicos mais qualificados para nossas pesquisas. Além disso, reduz-se o risco de fazer uma consulta equivocada como citei no item anterior; como os resultados apontarão apenas os periódicos da área pesquisada, só é preciso ficar atento com relação às versões impressa e on line.
Para maiores informações sugiro a leitura de outros posts aqui no blog: Publicando I – meu “amigo Qualis Periódico! e A classificação dos artigos pelo Qualis da Capes.
A data de publicação dos artigos deste site deveriam incluir a data da publicação
Obrigada pela ajuda. Voltarei a consultar suas dicas novamente, pois foram muito útris. Adorei seu estilo de escrita. Os tachados revelam o que vai na mente de cada orientando….
Que bom que o texto ajudou e que você gostou, Lilian. Obrigada! Volte sempre quiser e sugestões de temas são sempre bem-vindas 🙂
o texto me foi muito útil, parabéns e obrigado!
Fico feliz que tenha gostado, Celestino. Muito obrigada!
Olá Nadini, parabéns pelos esclarecimentos.
Bom, eu tenho uma dúvida: É possível saber desde quando um periódico está submetido à avaliação da Qualis?
Obrigado pela atenção.
Artur Virginio
Olá!
Sabes me informar qual o critério de qualificação de periódicos de outros países? E sabes me dizer se eles contam pontos para as entrevistas?
Obrigada!
Aonde você faz a sua formação em ACP?
Obrigado Nadini pela gentileza.
Sucesso na vossa carreira.
Eduardo.
Olá, muito bom texto.
Mas ainda tenho uma duvida. Eu tenho um periódico e o issn da revista em que foi publicado e quero saber qual a avaliação. orém ao colocar o ISSN apace as areas correspondentes e eu não sei qual área que este periodico específico foi publicado. Como faço para saber?
O critério Qualis já está ficando muito pessoal, gerando rixa entre pesquisadores. Há algumas revistas da Elsevier, centenárias, com Fator de impacto beirando a 3,0 e está classificada como C (que de acordo com o texto é zero a esquerda)?. Por acaso o Brasil é melhor que todos os países do mundo? Eu acho que não. Há,certamente, alguma coisa errada. Provavelmente o pesquisador responsável pela classificação do Qualis submeteu um artigo p/ tal revista e em virtude do artigo não ser aceito, como forma de vingança, classifica a revista como C. Ao meu ver, o Qualis é desnecessário. É só seguir Fator de impacto e ponto final. P/ que ficar gastando tempo p/ inventar esse tal de qualis que o mundo ninguém conhece?
Rapaz… Não consigo consultar o nível do periódico nesse novo sistema.
Antes era fácil, aparecia os dois pequenos retângulos, preenchíamos e… beleza.
Agora simplesmente nada sei.
Estou na mesma! Ano passado consegui (não sei como), agora todo canto que tento não dá em nada.
Olá!
Parabéns pela humildade! É raro encontrar pessoas que compartilham seus saberes de modo a auxiliar o outro. Estou numa situação muito complicada. O meu orientador de tese de mestrado, estabeleceu o mapeamento de revistas para a publicação de dois artigos em cunho urgente. Confesso que a elaboração do artigo não é tão complicada assim, mas, o mapeamento desses periódicos estão me tirando o sossego, visto que não tenho experiencia com esse tipo de busca. Seus esclarecimentos me foram muito valiosos, mas, ainda estou com uma duvida enorme sobre o login e senha para adentrar a plataforma sucupira, bem como como encontrar o ISSN. Mas, vou seguir pesquisando.
Olá, Nós estamos em Agosto/2016 e ainda não saiu o Qualis 2015, é isto mesmo?
Já estamos em setembro de 2016 e nada de Qualis 2015. É, é isto mesmo!
Já estamos em novembro de 2021 e nada de qualis 2015 rsrs
COMO CONSULTAR O QUALIS. O CONTEÚDO ME AJUDOU.
GRATA!
Estou buscando uma revista, mas não encontro ela na base de dados do Qualis 2015 nem anos anteriores. Há artigo brasileiro publicado nessa revista. Porque não aparece o Qualis (Química) dessa revista?
Ótimo texto, Nadini! Foi de grande valia neste momento!
ADOREI O TEXTO! BASTANTE EXPLICATIVO!!!
Texto bem esclarecedor. Apenas um detalhe ficou de fora. Hoje a CAPES utiliza oito níveis para avaliação: (A1,A2,B1,B2,B3,B4,B5,C). No início do post disseram que era apenas 7, pois esqueceram de listar o nível B1.
Parabéns pelo post!
Show! Obrigado. 🙂
Bom dia! Gostei muito do blog. Mas ainda estou com uma dúvida: como consultar o quails de artigos anteriores ao evento de classificação 2010?
Amei os tachados, ri muito kkkkk Que escrita agradável a sua! Obrigada pelas dicas !!!
Tem o aplicativo QualisFacil na play Store também.