Tipos de publicação científica mais utilizados pelos periódicos

Todos nós, pós-graduandos, sabemos que a publicação científica é a forma mais requisitada para a validação do nosso trabalho de pesquisa.

Muitos são os requisitos que temos que observar quando decidimos produzir um trabalho que esteja apto à publicação. Desde a escolha da revista ou periódico onde queremos expor nosso trabalho, sua visibilidade, até a forma pela qual este trabalho será apresentado ao público.

Quero no artigo de hoje, compartilhar alguns conhecimentos que acumulei no curso de mestrado, em aulas de linguagem científica e apresentar alguns conceitos sobre publicação científica.

Abaixo vou apresentar alguns dos tipos de publicações científicas mais utilizadas pelas revistas.

Revisão de tema
Os artigos de revisão devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura. Tratando-se de temas ainda sob investigação a revisão deve discutir as tendências e linhas de investigação em curso.

Short comunication
Do ponto de vista científico, um “Short comunication” pode ser usado se você estiver trabalhando com um tema quente e tinha descoberto algo nunca antes explorado na literatura. Isto é feito para garantir que você é o primeiro cientista a denunciar este recurso. Em algum tópico de pesquisa coisa ir muito rápido e, em alguns semanas um outro autor pode publicar o que você descobriu! Normalmente, uma comunicação precisa ser sobre um recurso muito recente!

Working papers
Os working papers são artigos em fase de elaboração, disponíveis mediante solicitação feita diretamente à secretaria do curso de pós-graduação onde o autor atua. Working papers costumam conter os avanços mais atualizados sobre uma determinada área de interesse.

Original article ou full paper
De uma forma bem simples é artigo que se originou de uma pesquisa científica e que apresente resultados inéditos, que nunca houve publicação sobre o tema, ou seja, apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias.

Independente do tipo de publicação escolhida, o trabalho deve ser levado muito a sério por aquele que vai elaborá-lo, principalmente, porque é quase certo que servirá de referência a outros estudantes que tenham o mesmo interesse pelo tema que o autor do artigo desenvolveu.

Lembrando sempre que o seu trabalho como pesquisador é compreender qual a ideia central, identificar os pontos divergentes e pontos em comum entre os autores e escrever de forma clara e objetiva.

By |2016-01-14T16:52:41+00:0018-09-2013|guia|2 Comments

About the Author:

Mestranda em Políticas Pública, pela Universidade de Mogi das Cruzes(UMC), especialista em Direito Público, em Direito Processual Civil, em Direito Penal e Processual Penal, e Assistente Jurídico Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

2 Comments

  1. Jocildo 28.08.14 at 08:45 - Reply

    Gostaria de publicar meu artigo da especialização. É na área da inclusão. Como fazr?

  2. AMELIA 23.10.15 at 14:27 - Reply

    Boa tarde.
    Preciso de ajuda… Onde consigo publicar artigos científicos na área educacional?
    Alguém pode me ajudar?

Leave A Comment