• Qualis Periódicos

Publicando I – meu “amigo” Qualis Periódicos!

Talvez você, pós-graduando que está começando agora, ainda não saiba, mas sua vida depende deste “individuo”, o Sr. Qualis Periódicos.

Por definição o “Qualis Periódicos” é uma ação que objetiva caracterizar a qualidade da produção dos Programas de Pós-Graduação (PPG). Assim, varias ações são feitas, e um dos resultados é a disponibilização de uma classificação dos veículos de publicação utilizados pelos PPG.

A classificação no Qualis Periódicos é realizada indiretamente, já que avalia o periódico e não a qualidade dos artigos, e aparece por área de pesquisa sendo os extratos: A1 (peso um); A2; B1; B2; B3; B4; B5; C (peso zero).

Toda sua existência no mundo da pós-graduação dependerá deste “individuo”, por diversos fatores, sendo o principal nessa altura da vida (o período da pós-graduação), este: a avaliação curricular, pelos PPG (maioria deles), para ingressar e obter as sonhadas (!) bolsas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, seus artigos receberão pontos de acordo com a qualificação do Qualis Periódicos; o que será determinante para sua entrada/permanência (remunerada) na pós-graduação.

Mais isso justifica sua existência? Claro, e pode piorar. Piora quando você descobre que quase a totalidade dos concursos/processos de seleção para pesquisador/professor e afins estão parcialmente atrelados à produção científica e que também utilizam os extratos apresentados pelo Qualis Periódicos.

Assim, existem inúmeras dicas que podem ser dadas em relação a este assunto (cenas dos próximos capítulos); de início aos que ainda não possuem intimidade com o assunto se recomenda a familiarização com os critérios utilizados para a classificação do periódico, dentro da sua área de estudo.

Podemos encontrar isso tudo no Qualis Periódicos.

Se você gostou deste post, agora é só compartilhar e marcar os inimigos amigos da pós-graduação, e depois procurar mais informações no site do Qualis Periódicos.

_____________________________________________________

Texto escrito por Lima Deleon Martins – Engenheiro Agrônomo (UFES), mestre e doutorando em produção Vegetal (UFES), atualmente bolsista sanduíche (IICT-PT). Apreciador de um bom café; decidiu escrever aqui porque não cobram para publicar figuras coloridas.

By |2018-12-06T01:56:37+00:0007-08-2013|guia|3 Comments

About the Author:

O posgraduando.com é um espaço na internet para troca de experiências, opiniões, depoimentos, dicas, tutoriais, humor e debates saudáveis sobre o meio acadêmico. Para participar também, leia nossas instruções aos colaboradores.

3 Comments

  1. cadu amaral 08.08.13 at 21:12 - Reply

    Tem uma coisa que não entendo sobre a pontuação qualis. Ela é definida para cada períodico científico em relação a um ou mais campos do conhecimento. Então, a mesma revista terá qualis diferentes para psicologia, saúde coletiva e “interdisciplinar”. Como é definido nas seleções qual qualis será considerado para cada período?

    Por exemplo: tenho graduação em psicologia e mestrado em saúde pública. Se eu faço seleção de professor para um curso de enfermagem, e publiquei um artigo num periódico que é B1 psicologia, B2 saúde coletiva e A1 interdisciplinar, qual é o qualis levado em conta? Nunca vi em uma seleção a determinação de campo de conhecimento, e nem sempre é uma escolha óbvia…

    • Pós-Graduando 09.08.13 at 21:42 - Reply

      O Qualis levado em conta será o da área do concurso.
      No seu exemplo, a banca irá avaliar os artigos do seu currículo com base no Qualis da Enfermagem.

  2. Thais 17.07.15 at 09:46 - Reply

    Tenho uma dúvida: Quando envio um trabalho para uma revista que não tem Qualis na minha área, mas tem um Qualis A1 para interdisciplinar, posso considerar que contará como interdisciplinar?

    Obrigada.

Leave A Comment