O que é uma monografia?

Os trabalhos monográficos constituem parte importante da formação dos acadêmicos, sejam eles estudantes de graduação ou de pós-graduação.

Por esse motivo, necessitam de rigor metodológico e não podem ser submetidos à pura espontaneidade criativa de quem os elabora (Medeiros e Tomasi, 2008).

Assim, os aspectos metodológicos – instrumentos utilizados para dotá-los de tal modelagem – ganham progressivamente mais relevância à medida que o pesquisador vai se familiarizando com as normas e especializando-se no ato de pesquisar (Vianna, 2001).

O percurso é o mesmo, diferenciando-se no propósito da investigação e no apuramento do método científico.

Enquanto os cientistas trabalham para fazer avançar o conhecimento científico, os estudantes buscam aprimorar-se gradativamente nas técnicas de pesquisa, seguindo as regras da metodologia científica.

Ambos trabalham de maneira científica, isto é, seguem alguns princípios científicos básicos:

– o objeto de estudo escolhido precisa ter uma definição clara, a ponto de ser reconhecido pelos outros;

– o estudo deve apresentar algo que ainda não tenha sido dito ou, então, rever o assunto de uma óptica diferente;

– deve fornecer elementos que comprovam as hipóteses apresentadas de modo a permitir que outros continuem pesquisando, para confirma-las ou contestá-las; e

– ser de utilidade aos demais.

Por essa perspectiva as monografias cumprem importante papel didático-pedagógico, pois dão ao estudante a oportunidade ímpar de descobrir a ciência e dominar, progressivamente, o método e as diferentes técnicas para desenvolvê-la.

Os trabalhos monográficos referem-se a um tipo de específico de produção científica e são caracterizados pela abordagem de um único tema.

Em seu sentido etimológico, mónos, do grego, significa “um só”, e grapheim, “escrever”.

Portanto, para elaborar uma monografia é necessário escolher um objeto de estudo, aprofundar-se nele com a objetividade de um pesquisador, alcançando uma profundidade de acordo com o o grau de exigência que o nível acadêmico requer (Cervo e Silva, 2006).

Dessa maneira, o mesmo estilo de trabalho pode ser utilizado pelo estudante de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, ou mesmo por pesquisadores profissionais, sendo o diferencial a qualidade e a complexidade do trabalho produzido, uma vez que se espera maior aprofundamento e autonomia acadêmica dos mais experientes.

A ideia de monografia limita-se a um tema específico, o mais restrito possível. Um primeiro conselho é evitar abordar muitos assuntos (Medeiros e Tomasi, 2008).

Depois de escolher uma área ou tema, busque a localização de um ponto a ser explorado. Procure definir circunstância, tempo, espaço e área.

Um trabalho científico precisa ser substanciado, defendido, argumentado. Fica difícil fazê-lo em termos genéricos.

Quanto mais se limita o tema/assunto, mais segurança o autor transparecerá.

Em uma sociedade cada vez mais exigente e dependente de conhecimento científico e tecnologia, a atividade de pesquisa adquire fundamental importância, pois é por meio dela que o estudante inicia sua caminhada em direção à autonomia acadêmica – recurso imprescindível ao pesquisador.

No mercado de trabalho, as técnicas de pesquisa podem ser um diferencial do profissional no momento de apresentar uma proposta, de elaborar projetos e relatórios.

O método científico é um roteiro seguro para pensar sobre todos os assuntos e não apenas para fazer pesquisa (Vianna, 2001).

Quem aprender a pensar como cientista e a usar o método científico possui raciocínio mais objetivo e rigoroso.

By |2018-12-06T01:56:42+00:0017-03-2013|guia|14 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

14 Comments

  1. Vilmara 06.03.14 at 00:22 - Reply

    Muito bom!! Parabéns, gostei demais do esclarecimento, pois faço muitos trabalhos Temáticos. Parabéns.

  2. João Paulo 03.04.14 at 02:01 - Reply

    Resumindo, que conteúdo i teressante, que substancia, realmente uma pessoa entendida do assunto, parabéns.

  3. Liana 21.04.14 at 11:34 - Reply

    Parabéns pra você , eu estou numa enrasca a praticamente um ano e não consigo me concentrar para montar minha monografia de conclusão em Direito, estou quase perdendo um outro semestre para colar grau, e não consigo sair da estaca zero, já tenho até um tema é inédito mas me sinto bloqueada , nem contato com minha orientadora tive coragem, desde Fevereiro. Realmente ,não sei como começar….

  4. Valdete Pereira 11.06.14 at 11:00 - Reply

    Gostei muito,me ajudou como desenvolver meus trabalhos de pesquisa e,fazer meu Tcc!

  5. Alaide 22.08.14 at 22:35 - Reply

    Oi gostaria de sua ajuda para elaborar meu tcc , sou estudante de pós graduação Urgência e Emergência area da saude não tenho tema não sei nem por onde começar por favor me ajude?

  6. Maria do Carmo Cunha de Amorim 10.11.14 at 07:46 - Reply

    Muito obrigada pela grande ajuda a mim concedida!

  7. Peterson 07.04.15 at 08:11 - Reply

    Olá, terminei o curso Tec. em Mineração e gostaria muito da sua ajuda para a elaboração do meu TCC, tenho alguns temas em mente,mas nada concreto.
    Desde já obrigado !

  8. Helder Mulaza 05.05.15 at 04:34 - Reply

    Gostaria fazer parte do vosso blog. Gostei muito do vosso conteúdo acadêmico

  9. Ariane Quintela 22.09.15 at 13:15 - Reply

    Me Ajudou muito, Obrigada!

  10. Rodrigo 28.12.15 at 08:27 - Reply

    Me ajudou bastante obrigado mesmo….

  11. Carla Oliveira 03.08.17 at 09:17 - Reply

    Oi, gostei bastante de seu artigo e o que mais me chamou atenção foram os princípios científicos básicos:

    Definição clara é o ponto chave.É a clareza é o ponto vital de seu texto.Fazer o leitor perceber imediatamente do que você esta falando.

    Apresentar algo Novo é muito estimulador e criativo.Pessoas criativas não são apenas aquelas que criam coisas novas , mas aquelas que fazem a juntas de duas coisas velhas e cria uma nova.

    Fornecer elementos que comprovam a hipótese apresentada: Muito interessante e empolgante é apresentar algo que faça as pessoas tentarem confirmar , contestar, debater e discutir sobre o assunto.Como diz a minha mãe, dá muito pano para manga,kkkkk

  12. claudiane da silva ribeiro 19.10.17 at 17:19 - Reply

    adorei a explicação. faco pós-graduado em gestão publica e estou começando elaborar o meu tcc, porem, não faco nem ideia de qual tema abordar.

  13. Rogério Pereira 19.01.18 at 21:00 - Reply

    Realmente as dicas e cnselhos sao aravilhosos. Aqui vi que sao realmente voltados e dedicados a pessoas que queiram fazer sua monografia ou TCC.
    Otimo!
    Parabéns!!!

    Muito obrigado!

  14. sidival 10.03.18 at 20:59 - Reply

    eu estou começando administração agora e e tudo novo pra min, preciso de ajuda.

Leave A Comment