Músicas para momentos da pós-graduação: Parte I

A música faz parte de nossas vidas e não poderia ser diferente na pós-graduação, para cada momento há uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente. A primeira parte deste post traz as músicas que poderiam ser tema da fase inicial de um pós-graduando (ou não…)

1 – Primeiras semanas da pós-graduação:

Depois da euforia pela aprovação, admita, você chegou a pensar que a sensação seria no estilo “I’m the king of the world” (Jack, em Titanic) ou semelhante ao “Agora eu fiquei doce igual caramelo…”. Mas, logo você descobre que o Seal é que tinha razão!

“But we’re never gonna survive, unless…We’re get a little crazy”
(Mas, nós nunca vamos sobreviver, a menos que fiquemos um pouco loucos…)

Seal – Crazy

2 – Início da fase de bolsista:

Depois da confirmação de que você conseguiu uma bolsa e a sensação de ter recebido uma dádiva, a realidade (sempre ela) chega pra te dar uma situada. Esta música do Zeca Baleiro descreve bem os sentimentos que surgem 72 horas depois que você recebe o valor da bolsa (a sensação é ainda pior se você não tiver uma bolsa)

“Eu não tenho grana pra sair com o meu broto
Eu não compro roupa, por isso que eu ando roto
Nada vem de graça
Nem o pão, nem a cachaça
Quero ser o caçador
Ando cansado de ser caça…”

Zeca Baleiro – Babylon

3 – Problemas com o sono

O item anterior (fase de bolsista) está diretamente relacionado a questão do problema com o sono. Mas, existem (raros) dias em que você conseguiu concluir todas as metas e, pasmem, terá oito horas de sono garantidas! Então, você faz toda a preparação para dormir e quando coloca a cabeça no travesseiro, descobre que ele sumiu. Sim, esse desalmado, justo quando você mais precisa, ele te abandona. Sono, querido, volte! Apesar de todas as suas tentativas, que incluem o tradicional chazinho de camomila e as músicas lounge da Antena 1, nada dá certo. Os versos da música do Capital Inicial refletem bem o seu desespero:

“No quarto, as paredes em silêncio me observam
Jogado pelos cantos, como os livros que eu já li
Será que eu devo levantar e dirigir sem rumo?
>Será que o sono chega se eu fingir que não estou aqui?”

Dica: Se as estratégias tradicionais não surtem efeito para te dar sono, tente o inusitado! Experimente colocar umas músicas do Queens of the Stone Age na sua playlist, comigo deu certo, peguei no sono.

Capital Inicial – Insônia

By |2018-12-06T01:56:36+00:0012-08-2013|humor|9 Comments

About the Author:

Fonoaudióloga e desbravadora da neurociência. Atualmente, é doutoranda em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE). Gosta um bocado de café, rock n'roll e claro, de escrever no Pós-graduando.

9 Comments

  1. Adorei!! “Músicas lounge da Antena 1” foi a melhor, era A trilha sonora do laboratório onde fiz IC e Mestrado hehehehe (ou seja, no meu caso com certeza não ajudaria a trazer o sono mesmo) no aguardo pela parte 2!

    • Pois é, Elisa, antes da pós-graduação as músicas lounge da Antena 1 me faziam dormir como um bebê rsrsrsrs. A parte II já está a caminho!!

  2. Daniel Angrimani 12.08.13 at 19:48 - Reply

    Maria! Genial seu post! Ótimas sacadas!!!!!! Eu to na fase da insonia… =( Mas o melhor de todas foi o “I’m the king of the world” (Jack, em Titanic)… só que por muuuuuuuuuuuuuuito pouco tempo! Hahahahahha… Muito booom! Quero ver a parte II!

  3. Amanda Sales 12.08.13 at 20:50 - Reply

    Adorei, Sol!

  4. Parabéns, Maria!! Perfeitas as músicas hein…fico no aguardo das próximas fases (não quero nem ver o que virá na época da defesa) hahahha.

  5. Andréa Silveira de Souza 15.08.13 at 20:49 - Reply

    A próxima fase é refrão da Gloria Gaynor gente … “I will survive!”

  6. Obrigada, Giovani! A parte II logo será postada, daí você pode conferir se as músicas combinam com a época da defesa rsrsrsrs

Leave A Comment