A música faz parte de nossas vidas e não poderia ser diferente na pós-graduação, para cada momento há uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente. A primeira parte deste post traz as músicas que poderiam ser tema da fase inicial de um pós-graduando (ou não…)

1 – Primeiras semanas da pós-graduação:

Depois da euforia pela aprovação, admita, você chegou a pensar que a sensação seria no estilo “I’m the king of the world” (Jack, em Titanic) ou semelhante ao “Agora eu fiquei doce igual caramelo…”. Mas, logo você descobre que o Seal é que tinha razão!

“But we’re never gonna survive, unless…We’re get a little crazy”
(Mas, nós nunca vamos sobreviver, a menos que fiquemos um pouco loucos…)

Seal – Crazy

2 – Início da fase de bolsista:

Depois da confirmação de que você conseguiu uma bolsa e a sensação de ter recebido uma dádiva, a realidade (sempre ela) chega pra te dar uma situada. Esta música do Zeca Baleiro descreve bem os sentimentos que surgem 72 horas depois que você recebe o valor da bolsa (a sensação é ainda pior se você não tiver uma bolsa)

“Eu não tenho grana pra sair com o meu broto
Eu não compro roupa, por isso que eu ando roto
Nada vem de graça
Nem o pão, nem a cachaça
Quero ser o caçador
Ando cansado de ser caça…”

Zeca Baleiro – Babylon

3 – Problemas com o sono

O item anterior (fase de bolsista) está diretamente relacionado a questão do problema com o sono. Mas, existem (raros) dias em que você conseguiu concluir todas as metas e, pasmem, terá oito horas de sono garantidas! Então, você faz toda a preparação para dormir e quando coloca a cabeça no travesseiro, descobre que ele sumiu. Sim, esse desalmado, justo quando você mais precisa, ele te abandona. Sono, querido, volte! Apesar de todas as suas tentativas, que incluem o tradicional chazinho de camomila e as músicas lounge da Antena 1, nada dá certo. Os versos da música do Capital Inicial refletem bem o seu desespero:

“No quarto, as paredes em silêncio me observam
Jogado pelos cantos, como os livros que eu já li
Será que eu devo levantar e dirigir sem rumo?
>Será que o sono chega se eu fingir que não estou aqui?”

Dica: Se as estratégias tradicionais não surtem efeito para te dar sono, tente o inusitado! Experimente colocar umas músicas do Queens of the Stone Age na sua playlist, comigo deu certo, peguei no sono.

Capital Inicial – Insônia