O Facebook pode ser um aliado da Pós-Graduação. Eis aqui uma breve lista de suas utilidades no mundo da Pós-Graduação. Não são 1001 utilidades, mas há várias possibilidades.

Páginas de programas de Pós-Graduação
Basta digitar “Programa de Pós” na busca do Facebook e uma grande lista surge. Essas páginas costumam ser menos formais que os websites dos programas de pós-graduação. Divulgações de defesas, atividades de extensão, fotos do cotidiano do programa, entre outras informações bacanas costumam ser publicadas nessas páginas. É uma forma interessante de conhecer mais sobre a rotina do programa no qual se objetiva ingressar ou estar sintonizado com tudo o que acontece no seu programa.

Páginas e grupos de grupos de pesquisa
Vários grupos de pesquisa estão criando suas páginas e/ou grupos no Facebook. Enquanto as páginas costumam ser públicas, os grupos podem ser restritos aos seus membros. Grupos restritos são uma interessante forma de interação entre seus membros. O compartilhamento de informações de interesse do grupo como links para notícias, vídeos e artigos são facilitados nos grupos do Facebook. Ah, também é um bom meio para marcar um agito para desestressar após o trabalho 😉

Divulgação de pesquisas e captação de participantes
Links para participação em pesquisas com coleta de dados online e cartazes com descrição dos participantes e meios de contato para a participação na pesquisa são compartilhados no Facebook frequentemente. Em se tratando de divulgação de pesquisa, a criatividade é uma boa aliada. Veja exemplo de um vídeo que um colega meu produziu e divulgou no Facebook.

Grupos de discussão
Vários pós-graduandos estão criando grupos de discussão com temas que são de interesse comum. Por exemplo, o grupo “Doutorado Sanduíche” proporciona a troca de experiências entre pós-graduandos de todo o país. O grupo funciona muito bem como um meio de tirar dúvidas sobre as diferentes etapas do processo de doutorado sanduíche (e.g., inscrição, visto, cartas de aprovação). Há, ainda, grupos conforme o país de destino: “Doutorado Sanduíche EUA”, “Doutorado Sanduíche França”, etc. Cada disciplina costuma ter grupos específicos. Na minha, por exemplo, gosto muito dos grupos “Psicologia para pesquisadores”, que, como o nome já indica, tem como objetivo a troca de informações e de parcerias entre pesquisadores da Psicologia; e o grupo “Avalie Revistas Científicas em Psicologia”, no qual os membros costumam compartilhar suas experiências (positivas e nem tanto) na submissão de artigos às principais revistas da área.

Perfil pessoal
Você pode utilizar seu perfil para divulgações relacionadas à sua pesquisa (e.g., coleta de dados), divulgar atividades de extensão e a publicação de seus artigos. Sua página pessoal no Facebook pode ser mais um meio de divulgação do seu trabalho. Quem sabe assim aqueles seus amigos e familiares que pensam que você “só estuda” irão entender que você também trabalha duro.

E você, conhece alguma forma bacana de uso do Facebook para a pós-graduação? Compartilhe conosco! Comente! E não esqueça, o Pós-Graduando está no Facebook, literalmente!

Texto escrito por Jean Von Hohendorff, psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia pela UFRGS.