• Ebooks: eles podem salvar sua vida!

Ebooks: eles podem salvar sua vida!

Sempre fomos incentivados a ler, mas nunca li tanto quanto na pós-graduação: livros, artigos, textos, periódicos, notícias, tudo para se manter informado, passar nas disciplinas, fazer trabalhos. Aliás minha velocidade de leitura aumentou naturalmente, isso aconteceu com vocês? Todo mundo comenta: nossa como você lê rápido!

Mas falando em trabalho, pós-graduando que é pós-graduando faz o trabalho direito, sim, com as normas da ABNT, citação direta, indireta, citação de citação e tudo mais! Inclusive verificando o manual de normas da instituição que estuda (eles criam um para facilitar eu acho).

Estamos sempre em busca de um conceitos, para fortalecer nossas idéias e para isso precisamos de autores. Temos lindas bibliotecas repletas de livros a disposição, mas se você não encontrou o que precisa na biblioteca (ou não quis procurar), revirou as bases de dados (Ebsco, Proquest, Scielo …Google) e não encontrou aquele artigo ou livro super necessário e precisa finalizar para ontem. Eis a solução: ebooks!

Confesso que não era fã de ebooks, eu sou meio careta, gosto de ler o livro em papel, folhear, já fico tanto no computador, que é bom olhar as vezes para algo físico. Mas em um momento de necessidade aderi a tecnologia e não é que gostei!

Óbvio que não vamos sair comprando todos os livros que precisamos, senão iremos a falência, mas é muito legal para livros específicos ou um livro que alguém pediu de última hora ou você se deu conta que precisava na última hora.

Alguns sites disponibilizam download gratuito de ebooks, geralmente são livros mais clássicos, dificilmente terá aquele que precisa, mas não custa tentar.

Se não der certo, há livrarias que vendem os exemplares, você recebe no mesmo dia em formato pdf ou o acesso para algum leitor específico.

Os ebooks ou livros digitais, saem bem mais em conta do que o exemplar impresso e alguns leitores permitem a busca por palavras, a navegação no livro é simples, fica muito mais fácil trabalhar nas citações e localizar assuntos. Até dá para economizar um tempo.

Escrevi o post pois um ebook já salvou minha vida, então fica a dica!
Talvez um dia ele possa salvar a sua!

______________________________________________

Texto escrito por Roberta Casimiro – Mestranda em Organizações na Uninove e graduada em Administração.

By |2013-08-03T11:39:07+00:0009-08-2013|guia|10 Comments

About the Author:

O posgraduando.com é um espaço na internet para troca de experiências, opiniões, depoimentos, dicas, tutoriais, humor e debates saudáveis sobre o meio acadêmico. Para participar também, leia nossas instruções aos colaboradores.

10 Comments

  1. Muito legal seu texto, Roberta! E concordo com você na valorização de ebooks!
    Uma vez também precisei de um livro só para preparar uma aula e acabei descobrindo que para esses casos emergenciais, principalmente quando você não deve usar o livro mais do que algumas vezes, alguns sites disponibilizam um esquema de “free trial”: você ganha um código e tem acesso ao livro (embora não no formato pdf) por 30 dias. Às vezes é suficiente para o que você precisava e, noutros casos, pelo menos você tem como decidir com mais certeza se quer comprar ou não (até porque o livro nesse caso não era nada barato hehe). O site que usei é o Expert Consult da Elsevier (http://www.expertconsultbook.com/expertconsult/o/login.do?method=display), mas deve ter outros assim por aí!

    • Roberta 12.08.13 at 17:11 - Reply

      Olá Elisa!
      Fico feliz que tenha gostado do texto e seja a favor da valorização dos ebooks!
      Obrigada pela dica, não conhecia essa modalidade trial, mas com certeza vou utilizá-la a partir de agora, já anotei esse site 🙂
      Um abraço
      Roberta

  2. Israel Cefrin 10.08.13 at 23:00 - Reply

    Olá Roberta.

    Meu projeto de mestrado versa justamente sobre este tema. Tenho produzido e-books na fundação que trabalho (no formato epub) e levantarei questões pertinentes justamente sobre como utilizar ebooks para a disseminação do conhecimento científico produzidos por entidades de pesquisa.
    É bom saber que está acontecendo essa percepção da necessidade e das vantagens que novas tecnologias podem trazer a todos que precisam e gostam da leitura científica.
    Um abraço

    Israel

    • Roberta 12.08.13 at 17:09 - Reply

      Olá Israel!
      Obrigada pelo comentário!
      Com certeza é um tema interessante para uma dissertação, com o avanço da tecnologia, é uma tendência e realmente pode ser utilizado como um facilitador. Para disseminacão considero ótimo, até mesmo devido a facilidade de atualização, diferente de um material impresso.
      Um abraço
      Roberta

  3. Julia Rafalski 12.08.13 at 21:11 - Reply

    Concordo que salva muitas vidas, mas acho completamente injusto ter que comprar um ebook por 15reais a menos que um livro de papel. Ganhei um kindle do meu namorado para facilitar minhas leituras e quase não estou usando para ler artigos científicos ou livros do mestrado. Uma pena.

    • Roberta 13.08.13 at 16:28 - Reply

      Oi Julia!
      Obrigada pelo comentário!
      Realmente, os preços de livros são altos, até mesmo para ebooks, mas depende do livro, se é nacional ou internacional. Acredito que como tudo no mundo digital os ebooks tendem a diminuir o preço. Vamos torcer!

  4. Bruna 17.03.14 at 19:23 - Reply

    Prezada Roberta…
    Quanto ao uso dos e-books no formato epub, tenho algumas dúvidas:

    1-Como eles tem um sumário quase que “interativo” que te leva ao item apenas com um clique, não é feita a paginação no corpo do texto. Estou com dificuldades para fazer citações, sendo que tenho Autor, Data, mas falta o número da página… como devo proceder?

    2-Devo mencionar nas referências bibliográficas tratar-se de um livro em versão virtual?

    Desde já agradeço as informações.

  5. ANDERSON H. REIS 07.10.14 at 16:01 - Reply

    Concordo com o texto, bem como com os comentários. Minha dúvida é: como citar livros em formato digital? digo, aqueles livros que não tem numero de página a não ser o que o programa que voce usa fornece.

    Estou elaborando minha monografia, como voces sabem os livros fisicos são caros, sem contar no tempo que os mesmos demoram para chegar após a compra. Baixei vários em formato epub, infelizmente não há paginação, a não ser a do programa, como citar, será que há essa possibilidade?

  6. hutley 17.01.15 at 07:30 - Reply

    Concordo com o texto, sobre a versatilidade dos ebooks.

    No meu caso, alguns livros que procuro nao tem na biblioteca e são carissimos, então
    a saída é apelar pra algum site e baixar uma versão pirata.
    Não me orgulho disso, mas faço o que posso para comprar o livro fisico depois.
    Agora, o que não dá é pagar aproximadamente $100 dólares em um livro… pelo menos não pra mim.

  7. Roberto Izoton 24.04.16 at 20:22 - Reply

    Olá! Tenho a mesma dúvida que o Anderson postou acima. Como citar e-book em trabalhos acadêmicos? Valeu!

Leave A Comment