Investindo no currículo: seja múltiplo

Em cada processo seletivo que participo, observo o quanto meu currículo pode melhorar. Vou contar um pouco algumas experiências e deixo algumas dicas de como engordar seu currículo sem nenhum peso na consciência.

1. SIM, PARTICIPE DE CURSOS, EVENTOS, PROJETOS E ESTÁGIOS. MENOS NÃO É MAIS!
Quando participei de um concurso para Residência Multiprofissional o que me salvou foi o currículo. A prova foi difícil e disputada. Na primeira etapa, somente 12 candidatos seriam aprovados (fiquei em 11º). A segunda etapa era análise de currículo e pulei para 2º lugar. Como eram somente duas vagas, papei uma.

O que me fez dar um salto tão grande foi a variedade de atividades do currículo. Nessa seleção, minha pontuação final foi 100 em todos os quesitos. Minhas atividades não concentraram apenas em um quesito pois havia uma pontuação máxima.

Se permita aprender mais e de diferentes maneiras, hoje em dia cada vez mais tem sido exigido profissionais com múltiplas competências. Com currículos recheados.

2. PLANEJAR É PRECISO
Onde você quer chegar? Talvez passe pela sua cabeça “quero é passar no concurso”. Mas, qual concurso? Cargo? Local de trabalho? Para que seus sonhos se realizem você deve planejar metodicamente seus passos na carreira.

Sempre tive facilidade em apresentar trabalhos acadêmicos, em sala de aula, simpósio e congresso. Preparava didaticamente o conteúdo a ser abordado. Conversando com meus mestres e amigos sobre a docência e iniciei um pequeno planejamento do seria necessário para conquistar um sonho. Quando participei da primeira seleção para docência em universidade pública, parecia que era a hora de saber se toda a metodologia pensada seria suficiente. Tive 100% de aproveitamento na prova didática. E o currículo contemplava exatamente a expectativa da banca.

Mas esse sucesso se deve a todo planejamento em fases anteriores. Organização do currículo e dedicação múltipla às atividades da minha área de interesse. Portanto, comece a se planejar o quanto antes. Algumas curvas e pedras poderão surgir no meio do caminho, refaça o planejamento mas continue caminhando. Ahh, não se esqueça também que essas curvas e pedras sempre aparecerão. Então, planeje-as também.

3. ORGANIZE SEU CURRÍCULO CONSTANTEMENTE
Não basta você acumular os certificados, declarações e diplomas. Organize-os. Certa vez fui participar de uma seleção para docência em uma universidade federal, e no edital exigia na entrega da documentação uma versão do currículo com os devidos comprovantes, com as páginas numeradas e listados em separado os documentos entregues.

Deixei para última hora a organização do currículo e quase perdi o horário de entregar a documentação porque quando fui fazer as cópias havia muitas pessoas na fila, o cara do xerox se atrapalhou todo com a encadernação e demorei demais para descrever todos os documentos constantes. Enfim, não faça isso.

Nunca deixe para última hora. Organize seu currículo em uma (ou mais) pasta(s) e separe cada tipo de documento: titulação, eventos, produção científica, etc… Se possível deixe sempre uma cópia encadernada, pois quando precisar será mais rápido e seguro para seus documentos originais. Acreditem!

Texto escrito por Juleimar S. C. Amorim, fisioterapeuta, especialista em Saúde do Idoso, especialista em Formação para Preceptores SUS e mestre em Ciências da Reabilitação.

By |2018-12-06T01:56:16+00:0025-09-2015|guia|6 Comments

About the Author:

O posgraduando.com é um espaço na internet para troca de experiências, opiniões, depoimentos, dicas, tutoriais, humor e debates saudáveis sobre o meio acadêmico. Para participar também, leia nossas instruções aos colaboradores.

6 Comments

  1. Douglas Carvalho 26.09.15 at 08:36 - Reply

    A foto inicial ficou super engraçada!kkkk Parabéns pelo texto!

  2. Glorinha 29.09.15 at 23:29 - Reply

    Maravilha,excelentes dicas,vou usar esses itêns para me reestruturar,Estou vivendo este momento.
    Obrigada pela ajuda.

  3. douglas 30.09.15 at 16:30 - Reply

    Sou formado em administração de empresas e gostaria de investir em meu currículo, estava pensando em fazer a pós graduação em adm de empresas da FGV, mas estou com medo que eu acabe vendo mais do mesmo nesta pós. Será que eu faço a pós ou seria mais interessante um MBA mais focado em alguma área da administração?

    • Renatu 15.03.16 at 03:47 - Reply

      Isso só pode ser piada né?! se já é formado em administração irá cursar pela segunda vez a o mesmo curso? você sofre de algum tipo de demência ou problema psicológico? sua pergunta já demonstra o motivo do insucesso na carreira. Amigo, se o objetivo é ter um nome forte no sue curriculo poderá fazer cursos até online nessa instituição, porém acredito que seu problema seja alienação, pois sendo administrador deveria iniciar uma carreira autonoma, seja prestador de serviços, empreenda.

  4. José Tiago Correia 02.10.15 at 00:52 - Reply

    Bem isso…

    E tem outra que também é importante: Procure refletir ou ser melhor do que o número e qualidade dos papers que você “é” no Lattes.

    Garanto-lhe que isso causará muito menos decepção por parte de quem irá te contratar ou será contratado por você (quem sabe?), de quem assistirá suas aulas, seminários, etc e talz… Ou você acha que ninguém irá te cobrar (mesmo que indiretamente) sobre aquele assunto que você nem sabe de nada mas tem um paper publicado ?

    Boa sorte, eu prefiro não arriscar rsrsr.

  5. Beatriz 12.12.16 at 11:26 - Reply

    Juleimar, boa tarde.

    Quem não tem um currículo acadêmico porque precisou trabalhar desde o começo da faculdade faz como? Rs. Eu não pude fazer IC, embora tenha sido convidada, nem monitoria, também convidada. Passei no mestrado da USP, no processo seletivo, mas não terei condições financeiras de pagar a matrícula para tentar pegar uma bolsa. Pretendo, então, tentar a USP em 2017. Mas receio não conseguir por não ter um currículo lattes.
    O que fazer?

    Obrigada.

Leave A Comment