Dez dicas para criar uma boa apresentação no PowerPoint

Segundo uma pesquisa feita nos EUA e na Austrália, com o uso de uma apresentação no PowerPoint as pessoas absorvem 20% menos informações do que quando os dados são expostos apenas verbalmente. Desta forma, reproduzimos aqui algumas dicas da revista Superinteressante que podem auxiliá-lo a criar slides mais eficientes para aquela apresentação de seminário tão importante.

1. Comece pelo fim
Qual a conclusão você quer passar a para a platéia? Comece redigindo o último slide da apresentação. Assim, você construirá todos os slides anteriores de forma a chegar nessa conclusão.

2. Use pouco texto
Seja o mais conciso possível, e não se preocupe com os detalhes. O slide ideal tem no máximo dez palavras.

3. Evite o uso de marcadores
Só use marcadores quando absolutamente necessário, como no slide introdutório, por exemplo, em que você pode enumerar as idéias a serem expostas.

4. Separe os assuntos
Procure colocar apenas uma idéia ou gráfico por slide. Caso seja necessário, divida as suas informações em vários slides.

5. Use apenas duas fontes
Use dois tipos de fonte: uma para os títulos, outra para o texto. De preferência, use fontes sem serifa, como a Arial e a Tahoma.

6. Nada de letrinhas miúdas
Evite usar fontes menores que 28 pontos. O menor tamanho aceitável é 24.

7. Enfatize o que é importante
Ao montar um gráfico, destaque sua informação mais relevante, e faça isso no próprio slide, em vez de usar o laser pointer.

8. Faça os gráficos certos
Gráfico de pizza? Prefira a versão 2D. A versão 3D distorce as imagens. E use apenas duas cores nos gráficos de barras.

9. Aplique a regra dos 3 segundos
Depois de terminar sua apresentação, releia os slides e veja se cada um deles pode ser compreendido em no máximo 3 segundos.

10. Não leia o que está escrito
Não repita para o público, em hipótese nenhuma, as frases que estão escritas nos slides. Isso fará com que você seja ignorado.

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 269 – Set/2009

By |2018-12-06T01:56:55+00:0015-06-2010|guia|21 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

21 Comments

  1. Alejandro C. Frery 15.06.10 at 09:20 - Reply

    Mais duas dicas:

    11- Não use PowerPoint, use Beamer em LaTeX. Com este último você não vai pagar o mico dos fontes ou as animações não funcionarem, o tamanho do arquivo é bem menor e não irá precisar do Offi$e para fazer a apresentação.
    12- Conheça a fundo e pratique as dicas inestimáveis de Edward Tufte sobre apresentações http://www.edwardtufte.com/tufte/index

    Alejandro

    • Cassiano Rosa 16.06.10 at 07:09 - Reply

      Além de tudo o Beamer produz uma apresentação em pdf, arquivo este que não desconfigura assim você não precisa dar desculpas que vez a apresentação em uma versão do PowerPoint e o computador que está usando na apresentação possui outra versão.
      Quem não conhece procure conhecer o Beamer.

  2. Ícaro Castro 15.06.10 at 10:22 - Reply

    Dicas muito proveitosas, muito mais para quem é da graduação, como é meu caso. Nas apresentações de seminários, as pessoas/equipes dão importância exagerada a esta ferramenta, confundindo um guia de apresentação com o próprio trabalho ou sua metodologia.

    Talvez isso decorra do hábito de considerar o próprio estudo e pesquisa do tema como algo secundário (absurdo!).

    De qualquer modo as dicas refletem a atitude correta do expositor: sempre supor como o ouvinte acolhe as palavras.

    Até mais.

  3. Tiago Machado 15.06.10 at 13:09 - Reply

    Quase lá. Eu recomendo a vocês assistirem as apresentações do Steve Jobs. Mas as apresentações inteiras (Não os compactos do Youtube), elas são INCRIVEIS !
    Vou colocar aqui as dicas que uma vez eu fiz para uns amigos. Espero que gostem.

    -= Como não deixar que ninguém durma na sua apresentação =-

    Após assistir inúmeras apresentações, umas boas, outras muito ruins, decidi escrever essas 18 dicas que podem ajudar muito você, em uma apresentação qualquer. Espero que faça bom uso delas.

    1 – LEI essencial. NUNCA leia os slides, Assim você se auto-inutiliza porque o público também sabe ler !
    2 – Ensaie sua fala.
    3 – Nunca use lasers, isso mostra a sua pobreza em sincronizar a fala com os slides. Evite também apontar à distancia, de modo que só você saiba para onde está apontando.
    4 – Não adianta beber antes da apresentação para perder a timidez. Enfrente seus medos.
    5 – Brincadeiras fazem o público prestar mais atenção (leia-se dormir menos) na sua apresentação, mas jamais desça o nível de sua fala e de seus slides com diminutivos ou ironias bobas.
    6 – Nunca use bonés, óculos escuros ou coisas do gênero, que lhe escondam o rosto.
    7 – Jamais use short em sua apresentação. Preserve sua imagem
    8 – Jamais retorne slides, isso mostra falta de programação. Se for necessário uma repetição de slide prepare isso na edição do arquivo.
    9 – Nos slides evite textos longos. Coloque uma só frase ou palavra e comente sobre ela.
    10 – Prenda a atenção do público durante toda a apresentação, jamais use todas as suas cartas só no começo, no meio, ou no final.
    11 – Ofereça, se achar necessário, uma visão geral da apresentação no começo, mas respeite o tópico 10.
    12 – Se necessário fale devagar, ou então pare sua fala enquanto pensa. JAMAIS use “és”, “daí”, gagueiras, ou coisas do gênero para distrair o público enquanto você pensa em algo que esqueceu.
    13 – Se houver alguma falha, reconheça e tente dar um tom humorístico a situação.
    14 – Evite efeitozinhos nos slides (principalmente aqueles que a Microsoft implementou ao PowerPoint desde o Office 1997).
    15 – NUNCA, JAMAIS !Subestime o publico com frases do tipo “como vocês sabem…”
    16 – Falar ininterruptamente confunde o público. Fale devagar e com clareza.Use o tópico 12.
    17 – Linguagem técnica oferece ao seu trabalho um tom de profissionalismo, mas entenda que o seu uso exagerado, além de dar muito sono, confunde o público.
    18 – Se tossir, peça desculpas !

    • Ana Reis 17.06.10 at 07:04 - Reply

      Dicas geniais! Só acrescentaria mesmo que é necessário treinar bastante a apresentação, ao ponto de sabê-la de memória para que ao falarmos seja já algo natural.
      Improvisar é um mito e raramente corre bem. E devemos mesmo evitar falar enquanto pensamos, os típicos “eeee…” distraem as pessoas. O melhor é fazer uma pausa, e isso vai aumentar a expectativa do público.

      Mas acima de tudo há que praticar! Ninguém nasce ensinado.
      Um abraço

  4. Vinícius 15.06.10 at 14:53 - Reply

    Ótimas dicas. Obrigado.

  5. Erick Fonseca 17.04.12 at 16:22 - Reply

    Se você tiver pouquíssimo texto no slide (o ideal!!) ler uma frase enfaticamente não é ruim. Pelo contrário, acho que ajuda a audiência a se “sincronizar” com o palestrante. Mas é claro, isso tem que vir acompanhado de explicações, desenvolver o tema, etc.

  6. Priscilarasp 03.10.12 at 19:59 - Reply

    Melhor mesmo é usar o prezi, é gratuito, bem fácil de aprender. E fica show!!! http://www.prezi.com

  7. Leila Fernanda 24.03.13 at 16:39 - Reply

    com relação a dica de número 10, os professores da universidade que estudo costumam dizer que é necessário a leitura do slide,no caso, isso seria meio que opcional

  8. joao 17.10.13 at 12:09 - Reply

    obrigado por publicarem estas regras. fiz COPY PAST para o trabalho de TIC :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD <333333333333333333333333333333333333333333333 ((((((((((((((((((((((((((:

    • Iriineu 19.04.17 at 09:03 - Reply

      e eu tambem
      xD3962

  9. Ferreira 16.09.14 at 19:33 - Reply

    Gostei muito das observações ! Essas dicas me ajudaram muito ! Estou montando um trabalho feito todo em slide e está ficando muito bacana ! Aprendi muita coisa no curso ADV http://www.cursoadv.com.br aqui no RJ.

  10. Laisa 07.10.14 at 02:20 - Reply

    Curti bastante todas as dicas que aqui exporam. Fico muto nervosa na hora de apresentações de seminário, depois dessas dicas vou colocá-las em prática na minha apresentação futura, espero ter êxito. Muito obrigada!!!

    • Laisa 07.10.14 at 02:21 - Reply

      Curti bastante todas as dicas que aqui exporam. Fico muito nervosa na hora de apresentações de seminário, depois dessas dicas vou colocá-las em prática na minha apresentação futura, espero ter êxito. Muito obrigada!!!

  11. Paulo L.Siqueira 27.02.15 at 11:30 - Reply

    Estou bastante feliz com as matérias de dicas de procedimentos e comportamento para apresentação de slide.Estou certo que são matérias muito proveitosas e que sem dúvida,ajudará muito a muitas pessoas se dirigirem a um palco etc…,com maior segurança em si mesmo, uma vez que atente para o conteúdo desta página.Pra mim,tenho certeza que foi muito útil como Técnico de Segurança do Trabalho.Um abraço a Todos!!!!

  12. Letícia Alves Santana 05.03.15 at 18:00 - Reply

    Eu achei bem interessante porque eu estou no ensino fundamental 2 no sexto ano, e eu ireifazer o meu primeiro seminário e estava com algumas dúvidas, mas agora retirei todas. Amei este site.

  13. Maria Veronilda Bezerra Lima 20.09.15 at 12:52 - Reply

    Gostei das dicas espero que me ajude bastante em minhas próximas apresentações.obrigada

  14. Angel Mabelly 17.09.16 at 11:59 - Reply

    Gostei das dicas vai me ajudar muito!!

  15. LALALANDI 07.11.16 at 15:08 - Reply

    OBG PELAS DICAS

  16. Justino Carmona 20.11.16 at 06:14 - Reply

    Grato pelas dicas

  17. Nevton J. Santos 06.06.18 at 09:52 - Reply

    Muito bacana o material, gostei. Vou tomar medidas bastante importante a partir de agora.

Leave A Comment