Se você (como eu!) está naquela temida fase de finalização da dissertação e/ou produção do artigo, irá se identificar com esse texto.

Você pensa: “Ah! Tanto tempo que não vou pra casa. Vou passar um tempo com a família e aproveito a tranquilidade e o conforto de casa pra escrever!” … Só que não!

Nessa ideia, resolvi listar os principais eventos que podem interromper o seu árduo trabalho e tirar toda sua concentração.

 1. Filho(a), vem comer!
Mãe não entende que quando se é um pós-graduando, fome, sede e sono são coisas que não te pertencem.
Ela sempre vai ter algo incrível te esperando na cozinha ou alguma reportagem na TV que você precisa ver!

2. Amigos de infância
Sabe aquele amigo de infância que você nunca consegue encontrar ou o melhor amigo que está há anos no exterior? Sim! Ele vai aparecer de férias nesse momento.

3. Filhos, sobrinhos, primos, cachorro, gato, papagaio…
Todos vão exigir sua atenção…e nenhum deles vai entender o motivo da sua atitude antissocial.

4. Aniversário, bar e balada (Se é que você ainda se lembra o que é isso….)
Sabe aquele cidade pacata, que não tem nada pra fazer? Nesse semana vai ter festa de aniversário de alguém importante da família, o vizinho fará um churrasco, vão abrir cinco bares novos, vai ter show da sua banda favorita… Incontáveis eventos!

5. Obra
O mundo entra em reforma! Sua mãe resolve dar um jeito no seu quarto que está há 30 anos do mesmo jeito. Resolvem renovar o asfalto da sua rua. Até o joão-de-barro do seu quintal reforma a casa dele.

6. Redes sociais e e-mails
Você fica dias sem receber um recado ou esperando uma resposta daquela pessoa. Quando você acha que está tudo perdido e resolve focar no que é importante… Voilà! Até o Obama te manda um “inbox”!

7. Celular
Seu celular vai tocar mais do que vuvuzela na copa da África, mais do que “Ai se eu te pego” na Europa e mais do que Roberto Carlos em fim de ano.

8. Internet
Nem Nossa Senhora do Wi-Fi vai atender suas preces nesse momento. Faça seu estoque de artigos e um backup do pen drive. Acredite: Isso pode salvar a sua vida.

E o que atrapalha o trabalho de vocês?