Como fazer uma introdução de um trabalho acadêmico

Fazer uma introdução é uma etapa importante da redação de um trabalho acadêmico. Uma boa introdução deve motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo.

Assim, o texto de introdução, além de bem escrito, deverá se constituir em um convite atrativo para a continuidade da leitura do artigo.

Trata-se da chance de deixar claro que o trabalho é importante e de explicar os principais conceitos necessários para compreender o texto.

Na escrita acadêmica, como em qualquer tipo de escrita, o texto de introdução deve ser o mais claro e convincente possível.

Embora esteja disposta nas páginas iniciais de artigos científicos, monografias, dissertações e teses, a redação das partes de um trabalho acadêmico não precisa ser necessariamente realizada na ordem em que aparecem no texto.

Experimente escrever a introdução quando a discussão e as conclusões já tiverem sido redigidas, ou seja, quando já se tem uma visão do conjunto do trabalho.

Você verá que é mais fácil conduzir o leitor ao longo do texto quando você já sabe exatamente onde quer chegar.

Outra forma de fazer uma introdução de um trabalho acadêmico é escrevê-la inicialmente, e então revisá-la sempre que terminar a elaboração de outra parte do trabalho.

fazer uma introdução

5 dicas importantes para fazer uma introdução

Apresentamos a seguir uma lista de cinco dicas valiosas para quem precisa fazer uma introdução de um trabalho acadêmico.

1. Atraindo o Leitor

É fundamental atrair o interesse do leitor, informando que o trabalho se refere a algo interessante. Entretanto, é importante evitar a promessa de um tema interessante, e realizar a entrega de outro, em particular algo entediante; ou não apresentar motivação para um tema em comparação com o que as outras pessoas escrevem normalmente.

2. Questionamento

A recomendação é informar ao leitor sobre o que realmente é o trabalho acadêmico. Pense sobre isto como um ponto em julgamento, onde é detalhado o “crime”, sendo identificado um “agressor” e a promessa de oferecer um caso persuasivo.

O leitor deve ter uma idéia de uma questão de investigação clara, que terá uma resposta razoavelmente satisfatória até o final do trabalho. A questão pode tomar 2 parágrafos, no processo de fazer uma introdução.

3. Antecedentes

É importante identificar os trabalhos prévios, que são fundamentais para o entendimento da contribuição que este trabalho fará. O erro chave a se evitar é discutir trabalhos que não são partes essenciais da narrativa intelectual levando ao próprio trabalho.

Dar crédito onde devido, porém estabelecer, em uma maneira não insultuosa, que o trabalho anterior está incompleto ou deficiente em alguma maneira importante.

4. Contribuições

Ao fazer uma introdução, recomenda-se descrever aproximadamente 3 contribuições que o trabalho acadêmico fará em relação aos anteriores.

Este parágrafo pode ser o mais importante para convencer o leitor, o editor e/ou o consultor ad hoc a não rejeitarem o trabalho. Uma grande diferença entre isto e o parágrafo anterior da “questão” é que as contribuições devem fazer sentido apenas à luz do trabalho anterior.

Ao passo que a questão de pesquisa básica do trabalho deve ser compreensível simplesmente em termos de conhecimento do tema, do parágrafo de atrair o leitor. A sugestão é que “antecedentes” e “contribuições” possam estar interligados. E podem também levar até 3 parágrafos, no foco em fazer uma introdução.

5. Organização

A organização do texto da introdução deve estar alinhada com as outras partes do trabalho acadêmico. Evite escrever um esboço tão genérico que poderia ser aplicado a qualquer trabalho. Ao invés, customizar o roteiro para o projeto e possivelmente mencionar “marcas”, que são problemas, soluções, resultados, entre outros, que serão vistos no decorrer.

Tente manter o texto da introdução curto, porque a essa altura muitos leitores já estarão ansiosos para chegar ao coração do trabalho.

fazer uma introdução

Conhecimento

Como em qualquer filme de Hollywood, a primeira tarefa da introdução é determinar a cena, dando à obra um contexto e observando como isto se encaixa em pesquisa anterior no campo.

Embora não seja a única maneira, esta seção, de compreensão dos primeiros parágrafos do trabalho, pode ser baseada sobre uma narrativa histórica, da pesquisa inicial do campo para o dia atual. Em muitas áreas, isto poderia tornar-se um ensaio inteiro, então, ao fazer uma introdução, é preciso manter apenas a informação relevante.

Importância

Em relação à importância, isto leva a uma lógica por trás da investigação, revelando se o trabalho será construindo sobre uma pesquisa anterior, visando algo que todos esqueceram, ou melhorando sobre um projeto de pesquisa anterior que resultou em outros questionamentos.

Esta seção pode então fluir em como será preenchida a lacuna, estabelecendo os objetivos e metodologia. A tentativa é prever o impacto que a pesquisa terá se tudo trabalhar como deveria, e finalmente é rejeitada a hipótese nula.

revisao-01

Recapitulando

Ao fazer uma introdução, procure despertar o interesse e incentivar o leitor a continuar a leitura do trabalho acadêmico apresentado.

Organização: faça um roteiro com os itens que deverão ser abordados na introdução, sobretudo para pensar com calma na ordem em que as ideias serão apresentadas. Evite escrever uma “colcha de retalhos”, em que os parágrafos escritos não possuem ligação entre si.

Introdução curta: é importante manter o texto de introdução sucinto. Uma introdução longa e desconexa logo fará com que as pessoas se desconectem e percam o interesse (ou a paciência). Fixar estritamente o próprio esboço ao trabalho acadêmico, e estruturar a introdução de uma maneira similar.

Defina o problema: a introdução inteira deve logicamente finalizar para a questão da pesquisa e a instrução da tese ou hipótese. O leitor, pelo final da introdução, deve saber exatamente o que se está tentando alcançar com o trabalho acadêmico. Além disso, a conclusão e discussão irão remeter de volta para introdução, e isto é mais fácil se tiver um problema claramente definido.

Uma maneira prática de saber se a introdução de um trabalho acadêmico ficou bem redigida é apagar a parte dos objetivos da pesquisa e entregar o texto de introdução para outra pessoa que também seja da área ler.

Se ao ler apenas a introdução, a pessoa conseguir acertar qual problema de pesquisa foi estudado, parabéns! Você fez um excelente trabalho!

By |2018-12-06T01:56:14+00:0012-01-2016|guia, redação científica|57 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

57 Comments

  1. Sandra 13.01.16 at 12:49 - Reply

    Adorei as dicas! Estou lendo mais uma vez para começar a introdução da minha dissertação. Obrigada!

  2. Penélope 20.01.16 at 04:54 - Reply

    Parabéns pelo texto. Foi muito objetivo e claro. Tenho certeza que as dicas sugeridas me ajudarão na escrita da minha dissertação.
    Abraços

    • paulo 09.05.17 at 19:47 - Reply

      muito bom este estes exemplos esta me ajudando muito

  3. Rosangela Almeida 23.01.16 at 16:50 - Reply

    Muito bom isso, me ajudou muito nas pesquisas que tô fazendo.

  4. marco antonio virita dod santos 21.02.16 at 11:12 - Reply

    obrigado.pelas dicas vou começar a redigir meu tcc.

  5. Maria Aparecida Gomes 23.02.16 at 22:48 - Reply

    Adorei as dicas! Parabéns!

  6. Rosimara 09.04.16 at 13:12 - Reply

    Muito bom, as dicas são ótimas, agora que estou escrevendo o projeto de TCC sempre consultarei o blog.

  7. Vitorio 13.04.16 at 16:43 - Reply

    como começar a introdução?

    • vitinho 28.03.18 at 20:25 - Reply

      sendo lindinho

  8. Albano sambandi 17.04.16 at 08:49 - Reply

    É muito bom saber que alguém tem a amabilidade de passar conhecimentos aos outros.

  9. José Luís da Fonseca Silva 19.04.16 at 21:08 - Reply

    Muito bom, estou animado para começar a minha introdução.

  10. Delcio Mondlane 14.05.16 at 04:31 - Reply

    Como terminar uma introdução?

    • Rogerinho 17.04.18 at 18:58 - Reply

      Geralmente descrevendo o que o leitor encontrará em cada capítulo.

  11. Diana 22.05.16 at 17:24 - Reply

    Gostei muito das dicas esclarecedoras

  12. Fenix Ferrão 15.08.16 at 14:30 - Reply

    Parabéns, texto muito rico.

  13. Layonel Maciel 30.08.16 at 23:36 - Reply

    Ótimas dicas, depois de ler 3 vezes já sei por onde começar minha dissertação!

  14. Wagner 14.10.16 at 11:45 - Reply

    Parabéns, o seu artigo está muito bem explicado!

    Obrigado!

  15. kuley 15.10.16 at 11:46 - Reply

    muito bom

  16. Demetrio 19.10.16 at 16:52 - Reply

    muito boas as dicas obrigado

  17. Barbosa 21.10.16 at 16:51 - Reply

    As ideias que aqui são apresentadas são interessantes, porquanto mostram um caminho a se seguir na confecção de uma boa introdução. Uma introdução bem escrita é um ótimo cartão de visitas. No entanto, deixarei aqui uma dica extra: antes de confeccionar a introdução de sua própria atividade acadêmica, verifique se existe algum manual no seu curso, no qual se apontam procedimentos obrigatórios. Infelizmente, mesmo que você faça uma boa introdução, o que importa é escrever uma que lhe aprove. Para tanto, se faz necessário seguir as normas do curso, mesmo que isto não lhe possibilite confeccionar uma introdução fluída e dinâmica.

  18. simone 14.11.16 at 19:18 - Reply

    parabéns muito bom.

  19. Alessandro Pedrosa 22.11.16 at 08:49 - Reply

    Deus lhe pague pela ajuda. Tive um luz ao ler o artigo, super simples e claro.

  20. Sérgio 07.12.16 at 22:12 - Reply

    Muito obrigado pelas dicas. Porém, além das dicas , achei muito valioso o que você acrescentou no final: “Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.”
    Realmente devemos enxergar dessa forma, pois assim como a vida…tantas outras coisas podem e devem ser vivenciadas de forma agradável.

  21. Ricardo Gonçalves 14.12.16 at 15:11 - Reply

    Maravilhoso, tanto quanto simples!!! PARABÉNS!

  22. Larissa De Souza 26.02.17 at 16:50 - Reply

    Ola. Muito obrigada pelo post, me ajudou bastante ☺👍

  23. Rafael Nambalo 09.03.17 at 17:14 - Reply

    Gostei do post

    Acredito que me servirá de grande ajuda

  24. Daniela Gonçalves 29.03.17 at 17:14 - Reply

    Perfeito!

  25. jose bill vieira 02.04.17 at 12:14 - Reply

    Obrigado pela dica…

  26. Vasco F. Xavier do Couto 04.04.17 at 07:14 - Reply

    Estou muito agradecido, porque este conhecimento irá ajudar muito na elaboraçãø dos meus trabalhos.

  27. Filipe de Sousa 08.04.17 at 08:47 - Reply

    Comentário…
    As dicas acima citada, faz m auxílio daquilo que faço. Grato pela colaboração!

  28. Rodrigo 15.04.17 at 12:05 - Reply

    Texto simples e eficiente. Obrigado

  29. Emília 18.04.17 at 10:07 - Reply

    Artigo de Excelente Qualidade!
    Muito claro, conciso e bem escrito. Muito Obrigada!

  30. FGstar 12.05.17 at 10:34 - Reply

    obrigado, gostei tanto!

  31. Adriano 21.05.17 at 22:04 - Reply

    Cara você me ajudou de mais muito obrigado mesmo Deus lhe pague.

  32. RENATA 27.05.17 at 17:10 - Reply

    AMEI AS EXPLICAÇÕES, CLARAS E OBJETIVAS.

  33. Amâncio 29.05.17 at 10:17 - Reply

    Adorei , alhias ajudaram-me muito…

  34. Deise 21.07.17 at 15:09 - Reply

    Excelente texto! Muito claro e objetivo.

  35. Carlos Manhiça 18.08.17 at 02:37 - Reply

    Boas dicas! Gostei.

  36. Henry 14.10.17 at 03:38 - Reply

    obrigado

  37. eduardo 15.10.17 at 18:27 - Reply

    Muito bom o artigo. Estou preste a fazer o primeiro trabalho na minha faculdade e estou tendo dificuldade em fazer a introdução. Como o artigo disse, vou fazer todo o trabalho depois crio a introdução. Obrigado

  38. josé cláudio 28.10.17 at 19:45 - Reply

    Foi muito importante as dicas e de suma importãncia.
    muito bom vou poder fazer o meu primeiro trabalho da faculdade e não ter medo de rejeição na pontuação.

  39. Natchidjubutche Gomes 05.11.17 at 16:21 - Reply

    Muitíssimo obrigado, as informações foi bem clara de modo que vai me ajudar no meu trabalho de pesquisa e não só, para os outros que pretendem fazer seus trabalhos acadêmicos.

  40. inércia 22.11.17 at 07:05 - Reply

    Tou motivada.

  41. Filipe Nhanquê 28.12.17 at 10:49 - Reply

    obrigado pelas dicas… foi interessante para os que quiserem seguir já vou seguindo.

  42. MARIA DA CONCEICAO SANTOS DE CARVALHO 24.03.18 at 18:42 - Reply

    parabéns, parabéns gostei explica tudo direito

  43. anonimo 05.05.18 at 10:20 - Reply

    muito bom!!!! Adorei o blog!!!!

  44. jonatan 17.05.18 at 17:19 - Reply

    Muito obrigado.

  45. sergio guedes barbosa 20.05.18 at 16:07 - Reply

    Gostei muito. Parabéns pela iniciativa. Altamente cultural.

  46. Esperança Joaquim 28.05.18 at 06:04 - Reply

    Muito obrigado. As dicas sao interessantes vou segui-las.

  47. Tânia 01.06.18 at 09:17 - Reply

    Sinto-me perdida fazendo uma faculdade de serviço social estou no quarto período e fiquei muitos anos sem estudar ,então fico procurando artigos que me ajudem a

    seguir em frente pois a conclusão desse curso é a realização de um sonho.Muito bom o seu artigo que Deus te abençoe e que você possa então está nos ajudando,

    muito obrigada.

  48. Tânia 01.06.18 at 09:19 - Reply

    adorei seu artigo

  49. elizabeth chaves amorim de valadres 10.06.18 at 09:26 - Reply

    Muito bom ! Mais preciso de um exemplo de como iniciar o texto na introduçao

  50. Sandra Abreu 07.07.18 at 13:37 - Reply

    Obrigada, gostei muito das dicas, Vou seguir!!

  51. Fabio Santos 26.07.18 at 12:25 - Reply

    Excelente s dicas !Estão me ajudando muito!

  52. Pintudo 19.09.18 at 14:24 - Reply

    Boa meu compatriota! bem explicado e de fato irá me ajudar em meus trabalhos a partir de agora haha

  53. Sirlei 10.10.18 at 00:53 - Reply

    Ótimo! Tudo muito claro! Gostei! Obrigada.

Leave A Comment