Por mais que se conheça o tema tratado em um artigo, projeto ou mesmo na dissertação/tese, uma hora você se depara com a tela do computador em branco e as ideias simplesmente não fluem. Lamento informar, mas você acaba de ser apresentado ao bloqueio criativo. E agora, o que fazer para driblar essa barreira? Existem maneiras de se precaver?
Prepare-se e antecipe-se
O bloqueio criativo age como o Freddy Krueger: você pode até ser cético ou achar que está bem preparado, mas quando menos esperar, “ele vai te pegar”. Saber que isso ocorre com frequência e atinge a todos é um passo essencial. Aceite que isso é normal e encare o problema. Sabendo disso, comece a escrever o quanto antes, um passo fundamental para evitar que os prazos apertem e que o desespero tome conta.
Conheça as causas
Diversos podem ser os motivos do bloqueio e o primeiro passo é conhecê-los. Preocupações financeiras/familiares devem ser resolvidas primeiro. Problemas de saúde e transtornos (depressão e ansiedade) devem ser acompanhados de ajuda especializada.
Organize-se
Antes de iniciar o processo da escrita, organize as ideias principais. Faça rascunhos (no papel mesmo) com os tópicos a serem abordados e desenvolva o texto à partir dessa estrutura. Pode-se começar com alguns aspectos gerais e, aos poucos, especificar o que será desenvolvido em cada item. Sabendo claramente o que deve ser escrito em cada item, é mais difícil ficar perdido.
Renove-se e comece do zero
Iniciar textos com base no que você já desenvolveu é comum. Entretanto, recriar algo que já deu certo pode ser uma cilada, Bino armadilha. Reutilizar o que você escreveu em outro trabalho é uma barreira à criatividade. O ideal é começar com a página em branco e, após os temas estarem bem organizados, acrescentar aquilo que já foi discutido em outro trabalho.
Estipule metas curtas
Escrever tudo de uma vez é uma tarefa cansativa e arriscada. Uma saída é traçar pequenas metas e focar seus esforços até as mesmas serem alcançadas. Estipule alguns tópicos prioritários e se dedique até que tenham sido finalizados.
Busque inspiração
Aprofunde-se em trabalhos da sua área ou com enfoque semelhante. Absorva o que pode ser utilizado em seu projeto, mas não se prenda à estrutura ou à forma de escrita dos autores. Enquanto “destrincha” os temas discutidos, separe o que poderia ser utilizado no seu texto. A priori não se importe com a ordem de discussão, você terá um tempo hábil para isso depois.
Mantenha apenas o fundamental
Uma vez que o material foi devidamente separado e enquadrado no lugar, releia tudo. Elimine os excessos e faça a conexão das suas ideias com as dos autores, um tópico por vez (não se afobe).
Consulte outras áreas
Buscar referências em áreas distintas pode ser uma forma interessante de furar o bloqueio. A inspiração para retomar o projeto pode estar em lugares inesperados.
Mude o ponto de vista
Se nada que foi feito lhe parece bom, olhe seu projeto de maneira diferente. Muitas vezes resultados interessantes estão “escondidos” e exigem paciência. Isso é especialmente válido para quem está escrevendo algum artigo e enfrenta dificuldade em explicar os resultados.
Dedique um tempo a você mesmo
Relaxar é fundamental. Quando o projeto travar, pare. Saia com os amigos, vá ao cinema, leia livros, passe um tempo nas redes sociais e retome o projeto no dia seguinte. Isso diminui o stress e faz com que você não se apavore. Mas não exagere e esqueça a hora de voltar ao trabalho.
Confira mais dicas para lidar e superar o bloqueio criativo na postagem da Raiana Lira Cabral, aqui no posgraduando.com.
Ótimas dicas, Giovani! Como você mesmo falou, seu texto e o da Raiana juntos são um bom guia e servem de apoio pra quem acha que está passando por isso sozinho (tipo eu).
Olá Thais! Que bom que gostou das dicas. Foi engraçado que a Raiana e eu, mesmo sem termos combinado, tenhamos abordado o mesmo assunto sob óticas diferentes. Espero que o texto possa te ajudar de alguma forma, mas não tem jeito. O bloqueio criativo acaba acontecendo, hora ou outra.
Também gostei das dicas, Giovani! O seu texto e o da Raiana ficaram bem complementares, e vou salvar os dois pra reler nos momentos de bloqueio (que por enquanto não estão rondando, mas que sempre aparecem à la Freddy Kruger mesmo hehehe).
Fiquei curiosa com a dica de “consultar outras áreas”, me interesso bastante por essa troca entre diferentes campos e gostaria de ouvir mais sobre essa dica, como você começa a procurar essas referências em áreas distintas? Ou elas simplesmente aparecem e você só não as ignora por não serem da área? Obrigada!
Oi Elisa, que bom que gostou das dicas. Foi por acaso, mas a postagem da Raiana e a minha acabaram se complementando mesmo…se tivéssemos combinado não daria tão certo rsrs.
Quanto ao “consultar outras áreas”, eu faço da seguinte forma: trabalho com ecologia e diversidade de nematoides no solo, mas tento não focar apenas em trabalhos na mesma área. Pesquiso em trabalhos sobre ecologia/diversidade de plantas, peixes, pássaros, etc. Assi, muitas vezes tenho algumas ideias de como abordar os meus resultados e sobre análises estatísticas a serem aplicadas (que eu nem havia me atentado). Outras vezes (não raras), essas ideias vêm de textos da área de humanas (sobre diversidade religiosa, por exemplo). O segredo é tentar sempre ficar atento e extrair de cada trabalho (independente do tema) o que poderia ser utilizado no seu. Espero ter sido claro e ajudado rsrss
Muito obrigada pela elaborada resposta, Giovani! Já precisei buscar metodologias em outras áreas pouco relacionadas com a área que eu trabalhava (biologia de Trypanosoma), mas geralmente ainda dentro das biológicas. Essa ideia de ver textos na área de humanas me interessou bastante e vou aplicar =) a dica das análises estatísticas é ótima também.
Na parte estatística, Elisa, buscar fontes em outras áreas já me ajudou a trabalhar os dados muitas vezes. Foi numa dessas incursões pelas ciências humanas que descobri a análise multivariada, que tem me auxiliado muito na análise dos dados.
Olá pessoal,
Muito legal as temáticas postadas aqui neste blog. Me identifico a todo momento.
Um abraço a todos!
Olá Luana, creio eu que isso é reflexo de um grupo bastante heterogêneo quanto à formação acadêmica e quanto às experiências, o que cria perfis bastante diversificados. Além disso, o feedback dos leitores é muito importante para que os colunistas possam “sentir” os temas de maior relevância. Obrigado pelo comentário e continue participando. Abraço!!
Ótimo texto e ótimas dicas, Giovani! Com certeza irei recorrer a elas em alguns momentos.
Obrigado Nadini!! Espero que as dicas possam ser úteis. As suas dicas sobre o plano de ação também são muito úteis no planejamento prévio e na determinação das metas curtas. Ajuda bastante a evitar o bloqueio também.
Dicas muito bem-vindas! É reconfortante saber que não sou a única que preciso delas. 🙂
Com certeza você não é a única, Poly! Todos passamos por essa fase e o segredo é evitar o desespero!!
E aee Giovani! Td certo?? Muito massa o texto! Dicas MUITO úteis! Vou levá-las a fundo agora que estou escrevendo a Dissertação! Muito bom! Abraços!
Fala Daniel, tudo certo? Valeu cara, mas sabe aquela antiga história de “casa de ferreiro, espeto de pau”? Pois é, eu tenho certa dificuldade em seguir algumas dessas dicas, principalmente o planejamento antecipado rsrs. Abraço!!
Texto excelente, dicas bem vindas. E sempre que a memoria fotográfica falha, procuro autenticar uma das dicas, que por sinal é um direcionamento para os que não têm medo de perceber que o tempo passa. Parabéns Giovani!
Muito obrigado, espero que as dicas possam ser úteis em algum momento! E o tempo é realmente implacável rs
Eu começo escrevendo de tudo um pouco sem compromisso com a verdade ou com o que realmente interessa e isso vai acumulando dados e informações na forma de rascunho e mesmo se depois de escrever sentir que ficou a merda das merdas longe do que gostaria de escrever não me desespero.É errando que se aprende a errar menos.Se você errar 999 vezes tente mais uma vez.Valeu?????
preciso de ajuda para dissertar sobre o tema a pagina em branco li mas nao entendi , e nem sei por onde começar!!!!!