Por mais que se conheça o tema tratado em um artigo, projeto ou mesmo na dissertação/tese, uma hora você se depara com a tela do computador em branco e as ideias simplesmente não fluem. Lamento informar, mas você acaba de ser apresentado ao bloqueio criativo. E agora, o que fazer para driblar essa barreira? Existem maneiras de se precaver?

Prepare-se e antecipe-se
O bloqueio criativo age como o Freddy Krueger: você pode até ser cético ou achar que está bem preparado, mas quando menos esperar, “ele vai te pegar”. Saber que isso ocorre com frequência e atinge a todos é um passo essencial. Aceite que isso é normal e encare o problema. Sabendo disso, comece a escrever o quanto antes, um passo fundamental para evitar que os prazos apertem e que o desespero tome conta.

Conheça as causas
Diversos podem ser os motivos do bloqueio e o primeiro passo é conhecê-los. Preocupações financeiras/familiares devem ser resolvidas primeiro. Problemas de saúde e transtornos (depressão e ansiedade) devem ser acompanhados de ajuda especializada.

Organize-se
Antes de iniciar o processo da escrita, organize as ideias principais. Faça rascunhos (no papel mesmo) com os tópicos a serem abordados e desenvolva o texto à partir dessa estrutura. Pode-se começar com alguns aspectos gerais e, aos poucos, especificar o que será desenvolvido em cada item. Sabendo claramente o que deve ser escrito em cada item, é mais difícil ficar perdido.

Renove-se e comece do zero
Iniciar textos com base no que você já desenvolveu é comum. Entretanto, recriar algo que já deu certo pode ser uma cilada, Bino armadilha. Reutilizar o que você escreveu em outro trabalho é uma barreira à criatividade. O ideal é começar com a página em branco e, após os temas estarem bem organizados, acrescentar aquilo que já foi discutido em outro trabalho.

Estipule metas curtas
Escrever tudo de uma vez é uma tarefa cansativa e arriscada. Uma saída é traçar pequenas metas e focar seus esforços até as mesmas serem alcançadas. Estipule alguns tópicos prioritários e se dedique até que tenham sido finalizados.

Busque inspiração
Aprofunde-se em trabalhos da sua área ou com enfoque semelhante. Absorva o que pode ser utilizado em seu projeto, mas não se prenda à estrutura ou à forma de escrita dos autores. Enquanto “destrincha” os temas discutidos, separe o que poderia ser utilizado no seu texto. A priori não se importe com a ordem de discussão, você terá um tempo hábil para isso depois.

Mantenha apenas o fundamental
Uma vez que o material foi devidamente separado e enquadrado no lugar, releia tudo. Elimine os excessos e faça a conexão das suas ideias com as dos autores, um tópico por vez (não se afobe).

Consulte outras áreas
Buscar referências em áreas distintas pode ser uma forma interessante de furar o bloqueio. A inspiração para retomar o projeto pode estar em lugares inesperados.

Mude o ponto de vista
Se nada que foi feito lhe parece bom, olhe seu projeto de maneira diferente. Muitas vezes resultados interessantes estão “escondidos” e exigem paciência. Isso é especialmente válido para quem está escrevendo algum artigo e enfrenta dificuldade em explicar os resultados.

Dedique um tempo a você mesmo
Relaxar é fundamental. Quando o projeto travar, pare. Saia com os amigos, vá ao cinema, leia livros, passe um tempo nas redes sociais e retome o projeto no dia seguinte. Isso diminui o stress e faz com que você não se apavore. Mas não exagere e esqueça a hora de voltar ao trabalho.

Confira mais dicas para lidar e superar o bloqueio criativo na postagem da Raiana Lira Cabral, aqui no posgraduando.com.