Como elaborar os diferentes tipos de resenhas

A resenha é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para afazer avaliação e emitir juízo de valor.

Resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica ou indicativa. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o seu propósito e o método que segue para, posteriormente, desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro.

A resenha poderá ser um acontecimento qualquer da realidade ou texto e obras culturais. Mas, com efeito, a importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta.

A resenha poderá ser descritiva, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.

Na resenha descritiva, são dadas informações sobre o texto: nome do autor (ou dos autores); título completo e exato da obra; nome da editora (ou coleção de que faz parte a obra); lugar e data da publicação; número do volume de páginas. Pode-se, aqui, fazer uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão de capítulos, assuntos dos capítulos, índice, etc). No caso de uma obra estrangeira, é útil informar também a língua da versão original e o nome do tradutor.

Em um segundo momento, é apresentado o resumo do conteúdo da obra; indicação sucinta do assunto global que aborda; explicitando os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, devem ser inclusos também os comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, entre outras questões.

Em linhas gerais, a resenha consiste na leitura, resumo e comentário crítico ou não de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação às defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.

Essa modalidade de texto compreende uma abordagem objetiva (onde se descreve o assunto ou algo que foi observado, podendo ou não emitir juízo de valor). A resenha facilita o trabalho do profissional ao trazer um breve comentário sobre a obra, avaliando-a.

A descrição do assunto da obra, livro, texto artigo ou ensaio compreende na apresentação das ideias principais e das secundárias que sustentam o pensamento do autor. Para facilitar a descrição do assunto, sugere-se a construção dos argumentos por progressão, o que consiste no relacionamento dos diferentes elementos, mas encadeados em sequência lógica, de modo a conseguir uma relação evidente entre um elemento e seu antecedente.

A apreciação crítica deve ser realizada em termos de concordância ou discordância, levando em consideração a validade ou a aplicabilidade do que foi exposto pelo autor. Para fundamentar a apreciação crítica, deve-se levar em conta a opinião dos autores da comunidade científica, suas experiências profissionais e visões de mundo.

Nas considerações finais, devem ser apresentadas as principais reflexões e constatações decorrentes do desenvolvimento do trabalho.

A estrutura da resenha geralmente obedece a seguinte ordem: capa, sumário, introdução, descrição do assunto, apreciação crítica (quando a resenha pertencer a essa modalidade), considerações finais, referências e anexos. Nas considerações finais, devem ser apresentadas as principais reflexões e constatações decorrentes do desenvolvimento do trabalho.

By |2018-12-06T01:56:50+00:0002-02-2012|guia|16 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

16 Comments

  1. Lady-dayanna 29.09.12 at 17:21 - Reply

    gostei , vai me ajudar bastante na minha resenha , sobre o canto I Dos lusíadas .

  2. Simoni gomes 13.10.12 at 16:31 - Reply

    poxa ,eu precisei faser uma resenha pedi a uma amiga e tem muitas dicas na internet…legal…adorei

  3. ailton teodoro 16.01.13 at 21:56 - Reply

    muito obrigado pela sua ajuda. Foi muito rico e proveitoso para mim.

  4. Diva Lea Silva 29.05.13 at 22:54 - Reply

    Este site contém ótimos textos para graduandos e pós-graduandos. É só cada um fazer as adequações necessárias de acordo com a faculdade e/ou universidade e seguir as orientações do professor-orientador da monografia. Parabéns aos responsáveis pelos textos!

  5. Diva Lea Silva 30.05.13 at 00:52 - Reply

    Este site contém ótimos textos. Aconselho aos graduandos e pós-graduandos que o consultem após ouvir seus orientadores.

  6. iris pereira 06.09.13 at 07:56 - Reply

    Mim ajudou bastante,obrigado pela orientação ,muito boa…….

  7. alexandre rosso 10.10.13 at 14:03 - Reply

    “mim ajudou bastante” cara vc precisa de ajuda urgentemente!

  8. tiana 03.11.13 at 10:25 - Reply

    Eu gostei muito pois minha professora pediu para faze uma resenha critica mas ela nao ensina nada faz so figuração na sala de aula….

  9. Marcus 21.12.13 at 17:37 - Reply

    Para a resenha de um livro, há uma necessidade deste livro ser de no minimo 5 anos de publicação? Feita a resenha, há um prazolimitepara publicá-la??
    Abraços e parabéns pelo artigo.

  10. Gabriel Martins 25.04.14 at 01:50 - Reply

    Muito obrigado pelo conteúdo, auxiliou-me grandemente. 😀

  11. Débora 17.05.14 at 11:20 - Reply

    Muito interessante e bastante didático! Obrigada por compartilhar esse conteúdo! Muitas vezes as pessoas acham que resenha é um resumo, o que está certo até um ponto…! Mas a resenha é um trabalho mesmo, e exige leitura de outros autores, referências bibliográficas, etc.

  12. Jovânio Breda 20.05.14 at 11:31 - Reply

    Ótimo material. Explicativo e com uma linguagem objetiva e clara. Parabéns.

  13. RAY 01.09.14 at 20:32 - Reply

    QUAL O ESTILO DE LINGUAGEM USADA NA RESENHA CRITICA?

  14. Antonio Carlos 24.09.14 at 21:30 - Reply

    Achei a explicação bem sucinta e clara. É possível formar adequadamente o conceito de Resenha Descritiva e Resenha Crítica a partir de uma leitura rápida da matéria acima. Obrigado ao pessoal do “posgraduando”.

  15. Edivaldo 12.12.14 at 20:56 - Reply

    Esclarecedor!

  16. mariana santos 23.05.15 at 10:42 - Reply

    muito útil obrigado

Leave A Comment