Foi divulgado na última segunda-feira, dia 8, um edital com mais seis chamadas para o programa Capes/Humboldt, uma parceria entre a Capes e a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH), da Alemanha. O programa tem como objetivo conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. É um esforço para a internacionalização, aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.
As bolsas serão concedidas em duas modalidades de pós-doutorado: pesquisador em início de carreira e pesquisador experiente. Na primeira modalidade enquadram-se os pesquisadores que tenham completado o doutorado em até quatro anos. A segunda modalidade é destinada a pesquisadores altamente qualificados com um perfil de pesquisa já definido e que tenham completado o doutorado há no mínimo quatro e no máximo doze anos.
O programa prevê o pagamento de bolsa mensal, auxílio-instalação, auxílio deslocamento, auxílio para aquisição de Seguro Saúde, curso de idioma alemão quando necessário, subsídios para dependentes e auxílio para mobilidade. A vigência é de seis a vinte e quatro meses na modalidade para pesquisador em início de carreira e de seis a dezoito meses na modalidade para pesquisadores experientes. No segundo caso, a estadia pode ser dividida em até três períodos de no mínimo três meses, desde que o intervalo entre o início da primeira estadia e o fim da última não seja superior a trinta e seis meses.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, com preenchimento de formulários e envio dos documentos exigidos. O prazo para inscrição na primeira chamada é 31 de dezembro de 2014, com divulgação do resultado até 15 de maio de 2015 e início das atividades em julho/agosto de 2015.
O edital prevê a aprovação de até 15 bolsas em todas as áreas do conhecimento e os candidatos escolherão o tema da pesquisa e o respectivo anfitrião na Alemanha. Maiores informações podem ser encontradas no edital nº 57/2014.
Mein Gott !
Estou pensando seriamente!!
Nada mal!
du! du hast! du hast mich!!!
Luiza Ribeiro
Pedro Cortat !!!!
Elton Vinicius coloca na agenda…kkkkk
Tânia, aí teu futuro!
kkkkk.. Dandara pode ser uma excelente oportunidade 😉
Espero que quem está morando no exterior tenha recebido a bolsa de estudos…porque muitos estudantes brasileiros ainda não receberam! ! Que situação ruim!
Ainda não caiu?
Ana Santini caiu a de novembro a de dezembro ainda não!!
A de dezembro deve ser paga por esses.dias! Espero
Pensei a mesma coisa Janaina Lemos.
Não estão pagando bolsa nem de quem está no Brasil… É piada isso?
e vão pagar?
Olha profe Andréa Fontes Garcia