• As pesquisas com seres humanos e os Comitês de Ética em Pesquisa

As pesquisas com seres humanos e os Comitês de Ética em Pesquisa

Toda pesquisa que envolve seres humanos deve passar pela aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP). Há uma exceção apenas para pesquisas de monitoramento, como é o caso de pesquisas de opinião ou de satisfação, por exemplo, cujo objetivo é a melhoria de um serviço. Desta forma, em se tratando de pesquisa científica, sempre há necessidade de aprovação do CEP, independente do meio que se pretende utilizar para realizar a coleta de dados: contato pessoal, internet, telefone, fax, telegrama, etc.

Por mais ingênuo bem-intencionado que seja o pesquisador, a pesquisa com seres humanos sempre envolve algum tipo de risco ao sujeitos. Sendo assim, você deve explicitar em seu projeto uma relação dos possíveis riscos e benefícios aos sujeitos da pesquisa, para que o CEP possa ponderar estes aspectos na avaliação do seu projeto.

Quando devo enviar meu projeto ao CEP?
Como já informado, sempre que sua pesquisa envolver seres humanos, será preciso enviar o projeto para apreciação do CEP. Mas em que momento da pesquisa isso deve ser feito? Considerando o objetivo do CEP de proteger os sujeitos dos eventuais riscos decorrentes de uma pesquisa, é imprescindível que você envie o projeto antes de iniciar a fase de coleta de dados. Se os dados já tiverem sido coletados, não há como assegurar a proteção dos sujeitos.

Vale lembrar que a aprovação do CEP também traz um respaldo ao pesquisador, uma vez que torna corresponsáveis todos que participam da pesquisa.

Atualmente a submissão é feita on line, via Plataforma Brasil. Você deve enviar o projeto para o CEP da instituição à qual você está vinculado. Caso a sua instituição não possua um CEP, ao submeter seu projeto na Plataforma Brasil, será sugerido a você um comitê de outra instituição.

Ah, e você não paga nada para enviar o projeto. Só faltava, né?

O CEP poderá exigir explicações do pesquisador, caso alguma questão não fique clara. Pode, ainda, reprovar o projeto se considerar que a pesquisa é prejudicial aos sujeitos ou simplesmente porque não entendeu o corretamente sua proposta. Nestes casos, você deve proceder conforme o parecer do CEP e fazer as alterações necessárias para tornar seu projeto adequadoou talvez seja melhor largar tudo para vender coco na praia.

By |2013-09-06T20:37:51+00:0006-09-2013|guia|2 Comments

About the Author:

Graduada em Psicologia pela PUC Campinas (2012), foi aluna de Iniciação Científica por dois anos. Atualmente cursa Mestrado em Psicologia pela PUC Campinas e faz formação em Psicologia Clínica Centrada na Pessoa.

2 Comments

  1. Estou passando justamente por essa etapa no momento, Nadini! Pretendo incluir experimentos com células humanas na minha pesquisa, e aí estou montando o projeto para enviar ao CEP. Posts sobre a Plataforma Brasil serão muito bem-vindos hehehehe!

  2. CROWN 08.11.14 at 17:23 - Reply

    Muito boa sua colocação de vender coco na praia… riririri…
    assim como nossa amiga Elisa, estou nesta mesma etapa, mas uma coisa não podemos negar, tem muito vendedor de coco
    ganhando mais do que muita gente formada…
    oremos….
    SUCESSO A TODOS!!!

Leave A Comment