Como se preparar para uma apresentação em público

A apresentação em público faz parte do cotidiano dos pós-graduandos. Comecei o mestrado no início do ano e só nesse semestre comecei a apresentar meus trabalhos. Desde então, tenho enfrentado uma verdadeira maratona de apresentações: encontros da área, jornadas, seminários…

Ao fazer um balanço das minhas apresentações, percebi que alguns erros poderiam ter sido evitados e que muitas coisas poderiam ter sido melhoradas se eu tivesse me preparado mais.

Então, pensando nos meus erros e acertos, separei algumas estratégias que podem te ajudar na hora de realizar uma apresentação em público.

Antes da sua apresentação

1. Elabore um texto para sua apresentação

Escreva um texto sobre o assunto que você vai falar. No texto, aborde tudo aquilo que você gostaria de dizer sobre o tema. Ele poderá ser usado posteriormente para a publicação de um artigo ou mesmo para o seu trabalho final.

Depois, selecione as partes mais relevantes para sua exposição. Faça um resumo, pode em forma de texto ou em forma de tópicos. O importante é que ele servirá de guia para sua apresentação, já que geralmente o tempo de uma apresentação em público é bem curto.

2. Treine o que você irá falar na apresentação

Leia o resumo várias vezes e certifique-se que sabe exatamente o que falar.

Treine a leitura em voz alta. O treino do texto lhe proporcionará mais confiança e segurança na hora de se apresentar em público.

Cronometre o tempo da sua fala em casa para ter uma ideia de quanto tempo será necessário para sua apresentação em público. Se tiver se estendido muito, faça alterações na fala e fale apenas o que for essencial.

Não deixe para estudá-lo na última hora, isso só te deixará mais estressado e nervoso.

3. Quando for se apresentar, transmita segurança

Se você é uma pessoa tímida e/ou não gosta de falar em público, treine antes o que vai falar no espelho ou grave sua apresentação. À medida que você dominar mais o texto, você sentirá mais seguro e autoconfiante na hora de realizar sua apresentação em público.

Essa estratégia vale também para os casos em que você fará a leitura do texto em voz alta. Treine muitas vezes para que sua leitura seja fluente, clara e objetiva.

Esteja atento a sua postura. Olhe-se no espelho ou na gravação do vídeo e veja como está o seu corpo. O corpo curvado, a cabeça baixa e os ombros caídos passam uma ideia de insegurança e de falta de confiança em si mesmo. A simples mudança na postura física pode alterar seu comportamento e passar uma visão mais positiva e segura para o público.

Não se esqueça de olhar para a plateia. Por mais difícil que seja essa ação, ela é importante para conseguir a atenção e empatia das pessoas que estão ouvindo.

4. Faça uma Apresentação Visual

A apresentação visual não é obrigatória, mas ela pode ser uma boa estratégia na sua exposição porque desperta mais interesse nas pessoas e permite que você siga uma linha de raciocínio coerente.

Seja breve e conciso. Não sobrecarregue a apresentação com um monte de informações e com muitas imagens e gráficos, isso poderá confundir o público. Tenha cuidado para ela não ficar muito extensa, pois poderá dispersar a atenção das pessoas.

Divida em tópicos e seja objetivo. Coloque apenas as imagens e informações essenciais e que contribuirão de alguma forma para sua apresentação.

5. Verifique os equipamentos a serem utilizados na apresentação

Se você optou por uma apresentação visual (vídeo, slide, datashow), chegue mais cedo no local da sua apresentação e verifique previamente se todos os equipamentos estão funcionando. Não deixe para última hora para fazer isso, porque a falha nos equipamentos poderá atrasar sua apresentação.

Seja prevenido. Leve consigo equipamentos de suporte (pen-drive, drive, computador ou cópias impressas). Pode parecer um exagero, mas no caso de um dos equipamentos não funcionar, você estará preparado para o imprevisto e isso evitará um estresse desnecessário.

Durante a sua apresentação

6. Procure relaxar

Respire fundo e tente se acalmar. Mesmo que surjam alguns contratempos em uma apresentação em público, o importante é não perder a cabeça e manter o foco.

É normal se sentir ansioso e nervoso em uma apresentação em público. Por isso, respire fundo e tenha calma.

7. Gerencie o tempo na sua apresentação em público

Saber gerenciar o tempo é fundamental para fazer uma boa apresentação em público. Em Seminários, Simpósios e Congressos, o tempo da fala é geralmente curto e com um tempo determinado (cerca de 15 a 30 minutos). Portanto, seja breve e objetivo.

Foque nas informações essenciais. Se sobrar tempo, exponha algum tema com mais detalhes.

Fique atento a maneira como você fala em uma apresentação em público. Não é porque você tem pouco tempo que você vai falar de qualquer jeito. Fale de maneira clara e num tom de voz que todos compreendam o que você dizendo.

8. Faça as suas Considerações Finais

Faça um resumo do que você concluiu do seu trabalho. Finalize sua apresentação em público com essa conclusão ainda que ela não seja definitiva.

Mesmo que você esteja no início da sua pesquisa, como no meu caso, apresente as considerações que você chegou até o momento.

Não se preocupe em ter 100% de certeza, as pessoas entenderão que você ainda está pesquisando e que não tem todas as respostas.

Depois da sua apresentação

9. Seja humilde na hora das perguntas

Leve um bloco de anotações e caneta para anotar todas as perguntas, dúvidas e sugestões que foram direcionadas a você.

Aproveite para anotar o nome de quem perguntou, esse gesto demonstra respeito e consideração com o outro.

Não se preocupe se você não souber responder todas as perguntas. Eu sei que é difícil, mas fale que não sabe ainda a resposta e que vai pesquisar sobre o assunto. O mais importante é assumir uma postura de humildade e assumir que você não tem respostas definitivas, mas que levará em consideração tudo o que foi dito.

Por mais nervoso e ansioso que esteja não leve os comentários para o lado pessoal. A maior parte das considerações é feita para ajudar no direcionamento da pesquisa (pelo menos, a maior parte delas).

Espero tê-los ajudado com essas dicas. Desejo boa sorte nas apresentações de vocês.

By |2018-12-06T01:56:15+00:0028-10-2015|guia|7 Comments

About the Author:

Paulistana, colecionadora de histórias e amante de coisas inúteis. Mestranda em Letras, especialista em Linguagens da Arte, formada em Letras (USP), professora há dez anos e escritora quando sobra um tempo. Edita a página Salve Ferris – O pesquisador, onde mostra um pouco as angústias da vida acadêmica.

7 Comments

  1. Maria 28.10.15 at 16:23 - Reply

    Boas estratégias, procurarei seguir sempre. Valeu a leitura!

    • Penélope 20.01.16 at 05:04 - Reply

      Obrigada, Maria. Boa sorte.
      Abraços

  2. Rosângela Amaral Gurgel Takara 13.03.18 at 14:02 - Reply

    Excelente conteúdo, obrigada por compartilhar. Tudo de bom.

  3. luckas 14.05.18 at 15:39 - Reply

    gratoo! ajudou bastante

  4. Gisele 19.05.18 at 08:14 - Reply

    Nossa vc me ajudou muito, obrigada

Leave A Comment