A rotina de estudos pode estar presente desde criança em nossas vidas ou até mais tarde quando já somos bem grandinhos. Para fazer um concurso, prestar vestibular, tentar uma seleção de mestrado ou doutorado, em comum podemos afirmar que a preparação e dedicação, em suma, são necessárias para a conquista de uma vaga dentre as opções a cima citadas. E para conseguir a aprovação, entra em jogo algo que para muitas pessoas é chato e difícil de conseguir se adaptar: uma rotina de estudos.
Uma rotina de estudos exige da gente mais que vontade. Precisamos lidar com ela, fazer com que a rotina seja a nossa amiga, que seja um sábado maravilhoso. Eu sei, é muito difícil, mas não é impossível. Passo a seguir algumas dicas que considero pertinentes para vocês se darem super bem com ela, ou melhor, tentar.
1. Seja criativo:
Isso mesmo. Não tenha na mente que a rotina é uma passagem para o inferno, que você sofre e que não vive. Invente! Em vez de ler na poltrona que sabem leia na rede. Invista diariamente em opções confortáveis de estudo, desde o lugar que você estude até a forma como vai escrever. Eu afirmo, isso faz a maior diferença.
2. Vontade:
A rotina de estudos deve ser prazerosa, assim como a tentação de ir tomar uma cerveja. Ela deve estar presente todo dia. Se você gosta de chocolates, coma de em vez em quando, uma comidinha não mata ninguém e sempre cai bem.
3. Horário:
Fundamental para se criar uma rotina de estudos. Você deve delimitar os dias e em quais horários irá estudar, e muita atenção, coloque no papel, ou um cartaz na parede, no roupeiro, para que você visualize diariamente a sua rotina de estudos.
4. Persistência:
Sim, persistência em não desistir facilmente dessa rotina, de cair na tentação e dormir, de sair com os amigos, de dar aquela quebrada e deixar para depois. Muito cuidado, o depois, o mais tarde, pode se tornar o nunca, ou seja, talvez aquele livro que você queria ler amanhã, ou o material que deveria revisar pode não ser lido e revisado. A tentação é aqui a nossa maior inimiga! Por favor, se contenha, pense sempre na aprovação.
5. Tenha pequenos prazeres:
Explicando melhor essa dica. Tenha prazer na sua rotina. Não fiquem horas direto lendo, faça uma pausa de alguns minutos, coma uma coisa, escute uma música, de uma voltinha, mas não se esqueça de retornar para os estudos. Imponha horário de volta para as obrigações assim como no trabalho.
As dicas parecem simples, mas são dicas que eu alcancei nestes meses de estudo para tentar conseguir uma vaga na seleção do mestrado. Claro, pode acontecer de um dia ou outro a rotina ir água abaixo, mas se respeite e se limite. Depois de um tempo você vai ver que é quase impossível viver sem uma rotina de estudos porque ela já faz parte da sua vida, e você já começou a curti-lá, assim como o sábado.
Só faltou o pós-graduando no tuíter! Parabéns pela página!
acho que um cronograma de tarefas também ajuda para não se perder e dar um foco melhor! pelo menos comigo funciona bem.
Rotina, ritmo, vontades, tudo e’ tao subjetivo… As dicas sao interessantes, mas se voce enfrenta um ritmo de estudo mais denso como o de um doutorado (meu caso) as coisas tendem a mudar de figura, porque voce (em teoria, obvio) esta trabalhando com coisas que te dao prazer. Mas isso nao significa de forma alguma que nao exista rotina ou ritmo e que as coisas possam se tornar dificeis tambem, afinal de contas, sem disciplina nao existe trabalho de pos-graduando.
Acho que a dica mais interessante dessas todas e’ tentar encontrar algum prazer no estudo. Seja no conteudo, seja na forma, seja no objetivo de se estar estudando, acredito muito que tentar pensar numa forma mais afetiva de se ver a coisa facilite um tanto o processo. 🙂
Gostei do texto!! Os processos seletivos que passei tanto para o mestrado quanto para o doutorado exigiram muita disciplina, persistência e sempre um cafezinho ou um chimarrão para acompanhar. Das dicas levantadas este intervalo de/para o prazer foi o mais importante!!
Excelentes dicas! Vou continuar seguindo sua página, Angélica!
Se possível, gostaria que você publicasse como foi o seu processo para ingressar no seu Mestrado.
Desde já, obrigada.
Acho importante termos pequenas metas bem definidas também, senão nos sentimos frustrados, caso não alcancemos o que foi, previamente, programado.
E outra coisa que me ajuda muito é praticar esporte duas vezes por semana, pois ajuda a relaxar a mente.
Obrigada pessoal pelos comentários. Todos muito relevantes. Erlaine, estou fazendo a seleção do mestrado. Neste espaço do Pós-Graduando compartilho essa “caminhada” até aprovação. Em breve, espero por aqui compartilhar a minha aprovação e falar mais do processo. Abraços!
Muito bacana a idéia! Definir rotina e cronograma de estudos é essencial para alcançar os objetivos. Sucesso para você Angélica Weise!
Ahhh, ótimo texto! Estou praticando tudo isso assiduamente desde maio deste ano! Somos muitos na caminhada rumo ao mestrado… Parabéns pelo texto Angélica, e sorte para nós na seleção! E o que faz com a ansiedade?
Que legal Thamires. Estamos no mesmo barco então! Continue assim, acredito que vamos sim conseguir. Ahh a tal ansiedade, tenho até um texto que escrevi aqui sobre a ansiedade, de uma olhada http://www.posgraduando.com/blog/ansiedade-o-relato-de-uma-aspirante-a-mestranda.
Mas é muito difícil, penso que se você se preparou, acredite em você, no seu potencial,e foque na aprovação. Ah uma dica Tica Thamires, comecei a praticar a meditação e confesso que está me ajudando muito. Boa sorte pra nós! Abraços!
Obrigada pelas dicas Angélica! E boa sorte para nós! Abraços.
Passei! E tendo resultados positivos ou não, aprendemos muito! E este ano venham novas conquistas!
Concordo, isso facilita muito os momentos de estudo. Porém, quem abandonou a escola ou algo do tipo, tem um pouco de dificuldade.
Tenho um blog para tentar auxiliar essas pessoas. Caso queiram, deem uma visitada por lá. Abraço!!
http://cursinhonoquarto.blogspot.com.br/
OI! obrigada pelas dicas, muitas eu já uso, e funcionam muuuiiittto!: mudar de posição e jeito de estudar, ter pequenos prazeres diários, fazer cronogramas! bjuuu boa sorte!
Parabéns pelo artigo! Muito completo! Realmente, é muito difícil sentir vontade de estudar mas isso pode melhorar caso consiga encarar os estudos como um grande desafio! Abraços
Mantenho um site sobre estudo tambem, e achei otima as dicas para criar a rotina. Meu foco sao alunos mais novos, mas creio que tem como adaptar essa rotina para criancas tambem. Obrigado por compartilhar.
Muito bom artigo! Criar “gosto” pela rotina de estudos é um pouco difícil mas, com o tempo, acaba acontecendo de tal forma que nos sentimos culpados quando percebemos que não estudamos o que tínhamos programado…Eu particularmente só consigo me concentrar no silêncio, por isso, prefiro estudar a noite ou de madrugada mas não é fácil…
Excelente artigo, explicou cada item e concordo plenamente. A pessoa precisa ser disciplinada para realizar todos esses “processos”. Parabéns de novo.
Recomendo a leitura do livro “O Poder do Hábito” de Charless Duhigg e implantar na rotina de estudo!
Excelente post, criar uma rotina eficiente de estudos é o ponto fundamental de qualquer preparação para concursos. Planejamento é a chave do sucesso.
Acredito que fazer com que uma rotina se torne um hábito é o melhor passo para ter um estudo eficiente.
Verdade.. disse tudo
Bem difícil criar uma rotina de estudos… mas eu espero conseguir com essas dicas
É preciso criar o hábito de estudar, assim tudo fica mais “natural” e os estudos não ficam tão pesados.
Beleza de artigo, realmente é preciso criar uma rotina para poder alcançar os objetivos nos estudos… Sucesso!