• 5 dicas de como se apaixonar pela sua rotina de estudos

5 dicas de como se apaixonar pela sua rotina de estudos

A rotina de estudos pode estar presente desde criança em nossas vidas ou até mais tarde quando já somos bem grandinhos. Para fazer um concurso, prestar vestibular, tentar uma seleção de mestrado ou doutorado, em comum podemos afirmar que a preparação e dedicação, em suma, são necessárias para a conquista de uma vaga dentre as opções a cima citadas. E para conseguir a aprovação, entra em jogo algo que para muitas pessoas é chato e difícil de conseguir se adaptar: uma rotina de estudos.

Uma rotina de estudos exige da gente mais que vontade. Precisamos lidar com ela, fazer com que a rotina seja a nossa amiga, que seja um sábado maravilhoso. Eu sei, é muito difícil, mas não é impossível. Passo a seguir algumas dicas que considero pertinentes para vocês se darem super bem com ela, ou melhor, tentar.

1. Seja criativo:
Isso mesmo. Não tenha na mente que a rotina é uma passagem para o inferno, que você sofre e que não vive. Invente! Em vez de ler na poltrona que sabem leia na rede. Invista diariamente em opções confortáveis de estudo, desde o lugar que você estude até a forma como vai escrever. Eu afirmo, isso faz a maior diferença.

2. Vontade:
A rotina de estudos deve ser prazerosa, assim como a tentação de ir tomar uma cerveja. Ela deve estar presente todo dia. Se você gosta de chocolates, coma de em vez em quando, uma comidinha não mata ninguém e sempre cai bem.

3. Horário:
Fundamental para se criar uma rotina de estudos. Você deve delimitar os dias e em quais horários irá estudar, e muita atenção, coloque no papel, ou um cartaz na parede, no roupeiro, para que você visualize diariamente a sua rotina de estudos.

4. Persistência:
Sim, persistência em não desistir facilmente dessa rotina, de cair na tentação e dormir, de sair com os amigos, de dar aquela quebrada e deixar para depois. Muito cuidado, o depois, o mais tarde, pode se tornar o nunca, ou seja, talvez aquele livro que você queria ler amanhã, ou o material que deveria revisar pode não ser lido e revisado. A tentação é aqui a nossa maior inimiga! Por favor, se contenha, pense sempre na aprovação.

5. Tenha pequenos prazeres:
Explicando melhor essa dica. Tenha prazer na sua rotina. Não fiquem horas direto lendo, faça uma pausa de alguns minutos, coma uma coisa, escute uma música, de uma voltinha, mas não se esqueça de retornar para os estudos. Imponha horário de volta para as obrigações assim como no trabalho.

As dicas parecem simples, mas são dicas que eu alcancei nestes meses de estudo para tentar conseguir uma vaga na seleção do mestrado. Claro, pode acontecer de um dia ou outro a rotina ir água abaixo, mas se respeite e se limite. Depois de um tempo você vai ver que é quase impossível viver sem uma rotina de estudos porque ela já faz parte da sua vida, e você já começou a curti-lá, assim como o sábado.

By |2013-11-03T10:30:27+00:0003-11-2013|guia|25 Comments

About the Author:

Angélica Weise é jornalista e aspirante a mestranda. Inspiram-lhe textos da ciência e comunicação, e claro, sempre um pouco de imaginação. Neste espaço no blog irá compartilhar sua experiência de estudos preparatórios para a seleção do mestrado.

25 Comments

  1. Fernanda Lemos 05.11.13 at 16:27 - Reply

    Só faltou o pós-graduando no tuíter! Parabéns pela página!

  2. Buca 05.11.13 at 16:15 - Reply

    acho que um cronograma de tarefas também ajuda para não se perder e dar um foco melhor! pelo menos comigo funciona bem.

  3. Gabi 05.11.13 at 17:17 - Reply

    Rotina, ritmo, vontades, tudo e’ tao subjetivo… As dicas sao interessantes, mas se voce enfrenta um ritmo de estudo mais denso como o de um doutorado (meu caso) as coisas tendem a mudar de figura, porque voce (em teoria, obvio) esta trabalhando com coisas que te dao prazer. Mas isso nao significa de forma alguma que nao exista rotina ou ritmo e que as coisas possam se tornar dificeis tambem, afinal de contas, sem disciplina nao existe trabalho de pos-graduando.
    Acho que a dica mais interessante dessas todas e’ tentar encontrar algum prazer no estudo. Seja no conteudo, seja na forma, seja no objetivo de se estar estudando, acredito muito que tentar pensar numa forma mais afetiva de se ver a coisa facilite um tanto o processo. 🙂

  4. Tatiana 05.11.13 at 17:32 - Reply

    Gostei do texto!! Os processos seletivos que passei tanto para o mestrado quanto para o doutorado exigiram muita disciplina, persistência e sempre um cafezinho ou um chimarrão para acompanhar. Das dicas levantadas este intervalo de/para o prazer foi o mais importante!!

  5. Erlaine 05.11.13 at 18:06 - Reply

    Excelentes dicas! Vou continuar seguindo sua página, Angélica!

    Se possível, gostaria que você publicasse como foi o seu processo para ingressar no seu Mestrado.

    Desde já, obrigada.

  6. Juliana 06.11.13 at 12:11 - Reply

    Acho importante termos pequenas metas bem definidas também, senão nos sentimos frustrados, caso não alcancemos o que foi, previamente, programado.
    E outra coisa que me ajuda muito é praticar esporte duas vezes por semana, pois ajuda a relaxar a mente.

  7. Angélica Weise 06.11.13 at 14:29 - Reply

    Obrigada pessoal pelos comentários. Todos muito relevantes. Erlaine, estou fazendo a seleção do mestrado. Neste espaço do Pós-Graduando compartilho essa “caminhada” até aprovação. Em breve, espero por aqui compartilhar a minha aprovação e falar mais do processo. Abraços!

  8. Lucas Francisco 06.11.13 at 17:40 - Reply

    Muito bacana a idéia! Definir rotina e cronograma de estudos é essencial para alcançar os objetivos. Sucesso para você Angélica Weise!

  9. Thamires 08.11.13 at 16:43 - Reply

    Ahhh, ótimo texto! Estou praticando tudo isso assiduamente desde maio deste ano! Somos muitos na caminhada rumo ao mestrado… Parabéns pelo texto Angélica, e sorte para nós na seleção! E o que faz com a ansiedade?

  10. Angélica Weise 09.11.13 at 07:28 - Reply

    Que legal Thamires. Estamos no mesmo barco então! Continue assim, acredito que vamos sim conseguir. Ahh a tal ansiedade, tenho até um texto que escrevi aqui sobre a ansiedade, de uma olhada https://www.posgraduando.com/blog/ansiedade-o-relato-de-uma-aspirante-a-mestranda.
    Mas é muito difícil, penso que se você se preparou, acredite em você, no seu potencial,e foque na aprovação. Ah uma dica Tica Thamires, comecei a praticar a meditação e confesso que está me ajudando muito. Boa sorte pra nós! Abraços!

  11. Thamires Casagrande 09.11.13 at 21:38 - Reply

    Obrigada pelas dicas Angélica! E boa sorte para nós! Abraços.

  12. Thamires Casagrande 07.01.14 at 19:40 - Reply

    Passei! E tendo resultados positivos ou não, aprendemos muito! E este ano venham novas conquistas!

  13. Eduardo Machado 06.09.14 at 10:36 - Reply

    Concordo, isso facilita muito os momentos de estudo. Porém, quem abandonou a escola ou algo do tipo, tem um pouco de dificuldade.
    Tenho um blog para tentar auxiliar essas pessoas. Caso queiram, deem uma visitada por lá. Abraço!!

    http://cursinhonoquarto.blogspot.com.br/

  14. Mirabis 05.04.15 at 20:37 - Reply

    OI! obrigada pelas dicas, muitas eu já uso, e funcionam muuuiiittto!: mudar de posição e jeito de estudar, ter pequenos prazeres diários, fazer cronogramas! bjuuu boa sorte!

  15. Parabéns pelo artigo! Muito completo! Realmente, é muito difícil sentir vontade de estudar mas isso pode melhorar caso consiga encarar os estudos como um grande desafio! Abraços

  16. Elisa 10.01.16 at 21:18 - Reply

    Mantenho um site sobre estudo tambem, e achei otima as dicas para criar a rotina. Meu foco sao alunos mais novos, mas creio que tem como adaptar essa rotina para criancas tambem. Obrigado por compartilhar.

  17. Laiane 06.09.16 at 19:53 - Reply

    Muito bom artigo! Criar “gosto” pela rotina de estudos é um pouco difícil mas, com o tempo, acaba acontecendo de tal forma que nos sentimos culpados quando percebemos que não estudamos o que tínhamos programado…Eu particularmente só consigo me concentrar no silêncio, por isso, prefiro estudar a noite ou de madrugada mas não é fácil…

  18. Diogo Hirata 23.01.17 at 00:19 - Reply

    Excelente artigo, explicou cada item e concordo plenamente. A pessoa precisa ser disciplinada para realizar todos esses “processos”. Parabéns de novo.

  19. Erick 28.01.17 at 11:54 - Reply

    Recomendo a leitura do livro “O Poder do Hábito” de Charless Duhigg e implantar na rotina de estudo!

  20. Pensar Concursos 17.04.17 at 09:38 - Reply

    Excelente post, criar uma rotina eficiente de estudos é o ponto fundamental de qualquer preparação para concursos. Planejamento é a chave do sucesso.

  21. wellington beltrão 20.04.17 at 21:53 - Reply

    Acredito que fazer com que uma rotina se torne um hábito é o melhor passo para ter um estudo eficiente.

    • Caca Solto 16.06.17 at 23:59 - Reply

      Verdade.. disse tudo

  22. Guilherme Leite 16.06.17 at 23:58 - Reply

    Bem difícil criar uma rotina de estudos… mas eu espero conseguir com essas dicas

  23. Dicas Concursos 04.11.17 at 17:45 - Reply

    É preciso criar o hábito de estudar, assim tudo fica mais “natural” e os estudos não ficam tão pesados.

  24. Carlos 24.05.18 at 20:46 - Reply

    Beleza de artigo, realmente é preciso criar uma rotina para poder alcançar os objetivos nos estudos… Sucesso!

Leave A Comment