Escolha da revista
Antes mesmo de começar a escrever o seu artigo científico, é necessário decidir em qual revista ele será publicado. Em física, existe um conjunto de revistas da American Physical Society (APS), chamadas de Physical Review. Essas revistas são bastante prestigiosas e cada uma delas (A, B, C, D, E) aborda uma área da física diferente.
Ainda há uma edição especial, chamada de Physical Review Letters (PRL), cujo público alvo é a comunidade de físicos de maneira geral, ou seja, uma revista com um fator de impacto muito grande.
O critério de escolha reside na maneira como o trabalho será escrito. As revistas PRA, PRB, PRC, PRD e PRE exigem um conteúdo com mais detalhes sobre a metodologia utilizada e visa um público mais especializado.
Por outro lado, a PRL visa um público mais amplo e uma compactação maior do conteúdo e claro, deve trazer algo de impacto relevante para outras áreas da física.
O guia que vou mostrar para vocês é baseado na série “Como escrever e publicar um artigo científico” do meu blog Nerds Estupidos. O material foi elaborado tendo em mente a PRL, mas serve como guia para qualquer publicação de alto impacto.
O Guia
A regra geral ao escrever é: você deve dizer para o leitor o que você irá dizer para ele, dizer e finalmente contar para ele o que você acabou lhe dizer. Numa PRL, que pode ter no máximo 4 páginas, isso significa que nos três primeiros parágrafos, você de apresentar da maneira mais especificamente possível os resultados básicos do seu trabalho.
Isso é diferente do abstract, onde você apresenta uma descrição autocontida do paper. A conclusão, ao final do artigo é a chance de colocar seu trabalho no contexto geral.
A ideia básica é que a publicação precisa estar completamente em termos das figuras, tabelas e legendas. O estilo editorial das legendas é como segue: a primeira parte da legenda é a label, ou seja não contém verbos. As sentenças seguintes precisam ser sentenças, i.e. contém sujeito, verbo e objeto (SVO).
É muito importante reforçar que a Figura com sua legenda deve ser auto descritiva; nada de dizer que mais detalhes podem ser encontrados no texto.
Abstract: O abstract não pode contar mais do que 600 caracteres, incluindo espaços e precisa ser autocontido (sem notas de rodapé).
– Use o past tense sempre que possível;
– A voz ativa é preferível;
– Utilize sentenças concisas e completas;
– A estrutura do abstract deve conter (implicitamente) os seguintes itens:
1. Contextualização;
2. Objetivo;
3. Metologia;
4. Resultados;
5. Conclusão;
Introdução: a introdução coloca o seu trabalho em um contexto tal que leitores que não são de sua área específica possam ser capazes de dizer se estão ou não interessados no seu paper.
– Evite a voz passiva;
– Use parágrafos curtos e que contenham somente uma ideia;
A estrutura da introdução deve conter os seguintes itens:
1. Contextualização;
2. Resultados de trabalhos anteriores;
3. Questões em aberto, Restrições e limitações;
4. Estado da arte;
5. Importância do seu trabalho;
Conclusão: Esse é o momento de enfatizar seus resultados, reinterpretá-los e descrever as implicações para o sua área de pesquisa.
– Forma presente é preferível;
A estrutura da conclusão deve conter (implicitamente) os seguintes itens:
1. Principais resultados;
2. Interpretação dos resultados principais;
3. Contribuição para sua área de pesquisa;
4. Perspectivas futuras (cuidado para não sugerir que o trabalho está incompleto).
A dica final é imprimir esse guia e colar no cantinho do monitor na hora de escrever seu primeiro artigo. Ah! Depois nos conta como foi a experiência!
Texto escrito por Felipe L. Antunes, PhD student in Physics at UFRGS, Brazil.
good
Amém
Muito interessante!
Tenho inúmeras outras dicas… mas só dá para escrever (e quem sabe colaborar com o site!) depois que eu terminar de escrever o artigo :-/
?
Pra vcs verem.. ..
Tô me espelhando em grandes mentores
Adorei a dica final ??, imprima esse guia. Mas o guia é legal! Valeu Best ??
Valeu!
E como é feito o pagamento p/ a Revista? Recebemos algo de volta c/ a publicação, já que as Revistas cobram p/ publicar?
Tu pode ter essa informação aqui, no caso da APS:
http://journals.aps.org/authors/publication-charges-physical-review-letters
Em geral, os pesquisadores recebem bolsas para gastar com esse tipo de coisa.
Por fim, tu não recebe nada de volta pois os custos são para pagar a produção dos artigos.
Difícil!
Nesse caso, quanto custa uma publicação na PRB?
Dá uma confirida aqui: http://journals.aps.org/authors/publication-charges-physical-review-letters
Caso a pessoa n seja formada em física, ela pode publicar um artigo sem um orientador? Pq de um certo modo, tem os revisores da revista para dizer a veracidade e qualidade do artigo
gostei da dica
Quanto será o custo para publicar o meu artigo?
Deixando claro que o meu artigo ´´e na área de Educação
Quero publicar um artigo científico na área de toxicologia, podem me indicar alguma revista, por favor?