• 7 dicas simples de começo de ano para pós-graduandos

7 dicas simples de começo de ano para pós-graduandos

Elaboramos uma pequena lista de sugestões de tarefas para cumprir neste início de ano e preparar o terreno para um ano novo mais organizado. Mesmo quem não está correndo com a tese ou dissertação também pode aproveitar para prestar contas com a própria vida acadêmica. Aí vão as dicas!

1. FAÇA BACKUP
É fundamental ter cópias de segurança dos arquivos mais importantes para a sua pesquisa. Na rotina intensa e sobrecarregada ao longo do ano, é muito comum que os backups fiquem desatualizados e até mesmo esquecidos. Agora é a hora de fazer uma varredura minuciosa em todos os arquivos e documentos e salvá-los em um lugar seguro.

2. LIMPE O COMPUTADOR
Nos dias de hoje, é impossível fazer uma pós-graduação sem computador. Seja pesquisando referências bibliográficas ou tabulando dados, o fato é que você passará um bom tempo na frente do computador e é bom que ele seja um parceiro confiável. Organize seus arquivos, elimine o que é inútil e limpe o seu desktop. Isso poderá poupar muitas dores de cabeça desnecessárias no ano que vem!

3. LIMPE AS NOTAS
Faça a mesma arrumação do computador também na vida real. Passe a limpo rascunhos, anotações e fichamentos. Se você trabalha bastante com bloquinhos de papel, talvez seja uma boa ideia escanear as ideias mais importantes. Programas de organização de informação como Evernote, Everpad ou Cherrytree (entre tantos outros) ajudam muito nessa tarefa.

4. PLANEJE O ORÇAMENTO
Sabemos que as bolsas de pesquisa não são a maior fortuna. Esse é mais um motivo para manter o dinheiro sob controle. Organize bem suas finanças. Planeje seus gastos. Estipule fatias percentuais. Dedique uma delas a cursos livres, outra para participação de congresso e pagamento de anuidades da associação de sua área e assim por diante.

5. PLANEJE O CRONOGRAMA
À medida que a pesquisa avança, é importante divulgar os resultados em artigos e apresentações em simpósios e congressos. Ao contrário do mundo corporativo – em que tudo se faz às pressas e “é pra ontem” – o cronograma do mundo acadêmico trabalha muito mais a médio e longo prazo. O começo do ano é um bom momento para atualizar a agenda e programar inscrições em eventos e submissão de artigos para os periódicos.

6. TURBINE O INGLÊS
Não é neste curto período até o início das aulas que você vai aprender definitivamente inglês (ou qualquer outra língua estrangeira). Mas essa é uma boa resolução de começo de ano para pós-graduandos. Aprender uma língua estrangeira exige persistência e deve ser encarado como um verdadeiro projeto. Ampliar o alcance da divulgação de sua pesquisa ou escrever um abstract fazem parte do ofício de pesquisador e exigem um bom domínio de língua estrangeira. Assuma essa responsabilidade. Leve-a a sério!

7. FAÇA UM BALANÇO GERAL
A mesma retrospectiva que fazemos na vida pessoal também pode ser muito produtiva na vida acadêmica. Aproveite o clima de começo de ano para avaliar o ano que passou, seu nível de satisfação com a pós-graduação, com sua produtividade pessoal, seu engajamento no grupo de pesquisa, entre tantas outras coisas. Não é raro que pós-graduandos se sintam frustrados ou exaustos no meio do caminho. Rememore o seu percurso até aqui: a pós-graduação tem atendido às suas expectativas? O que te agrada ou desagrada? A área que você escolheu satisfaz suas aspirações pessoais?

By |2018-12-06T01:56:29+00:0014-01-2014|guia|5 Comments

About the Author:

Bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e mestre em Semiótica e Linguística Geral pela mesma instituição.

5 Comments

  1. angelica 14.01.14 at 15:04 - Reply

    As dicas são ótimas.

  2. Gustavo Roberto 14.01.14 at 16:08 - Reply

    show!!!

  3. heitor 14.01.14 at 16:28 - Reply

    muito bom

  4. Mara 14.01.14 at 20:54 - Reply

    Muito bom!!

  5. Ally Dade 16.01.14 at 14:29 - Reply

    As dicas sao plausiveis!

Leave A Comment