• 5 motivos para não desistir de tentar novamente a seleção de mestrado

5 motivos para não desistir de tentar novamente a seleção de mestrado

Se você, assim como eu, não passou de primeira na seleção de mestrado, não desanime, porque desistir é para os fracos. Se for isso mesmo que você quer, que é fazer o mestrado, encarar muitas leituras, escrita, cobranças do seu orientador, não desista! Entrar no mestrado requer muita dedicação.

Sei de inúmeras pessoas que tentaram quatro, cinco vezes até conseguir. Bom, eu ainda estou nessa fase, de tentar, sim ainda não desisti. Mas, como uma experiente e não uma vencedora, vão cinco motivos que considero importantes, elas se aplicam também para aqueles que já conseguiram. As dicas parecem óbvias, mas acreditem, merecem uma atenção.


Sim, muito importante! Não digo pra você meu amigo, rezar um terço todo dia, ir às missas no domingo, ou fazer aquela prece. Mas ter fé é importante. Acreditar em você, no seu potencial, no que você é capaz, e claro ter fé que vai conseguir. Se quiser passar no mestrado, muita fé que você consegue (eu acredito e vou com tudo novamente).

OBJETIVO
Fundamental! Você tem certeza que quer realmente fazer mestrado? Ok? Se é isso, então foca. Objetivo de traçar as metas, escrever o projeto, fazer as leituras, escrever artigos, comparecer algum congresso. Objetivo em já ir se encaminhando aos poucos por essa dura rotina que nos aguarde. Se o seu objetivo é participar de uma seleção de programa, então foco. Agora se você quer participar de três seleções, se joga, porque não vai ser fácil, mas aposto que a experiência será ótima.

VONTADE
Você quer muito fazer o mestrado, tem interesse pela pesquisa, tenha vontade de se dedicar durante a preparação para seleção do mestrado. Não digo pra você estudar que nem um louco, mas tenha vontade. Observe, se durante a preparação você já tem um gostinho por essa caminhada, que meu amigo, vai ser longa. E quando aquele livro pedido na bibliografia é chato, ou até mesmo, você nunca ouviu falar? Encare, busque a vontade na ponta do pé, e leia! Vontade sempre!

DEDICAÇÃO
Essa dica é mais que importante, é essencial. Digo por mim. Tentei ano passado em três Programas e não passei, por quê? Claro, faltou dedicação! Dedicação em ler, e reler aqueles livros, as bibliografias pedidas, dedicação em estudar mais o inglês, dedicação em reescrever inúmeras vezes o projeto, dedicação em fazer uma ótima ‘costura’ no projeto. Dedicação para seleção do mestrado é tudo! Uma dica: Impõe uma rotina de estudos, de leitura e de escrita.

NÃO DESISTA
Se você já tentou inúmeras vezes e não conseguiu, meu irmão não desista. Nem sempre se o seu projeto não foi aprovado é porque não era bom. Muitas vezes não há interesse de nenhum professor em orientar o seu projeto. Se não passou na prova, meu amigo… tenho certeza que faltou mais leitura, faltou você cruzar os autores, as ideias. Sei por mim.

Devemos escolher muito bem o Programa para qual vamos fazer o mestrado. Ver bem as Linhas de Pesquisa, qual professor poderá lhe orientar, e algumas vezes até fazer uma disciplina especial para conhecer bem o Programa e ir se familiarizando. Preparação acima de tudo! Se for isso mesmo que você quer não desista, quem sabe outro ano nós estaremos ai, se esbarrando em algum corredor! Boa sorte!

By |2013-09-06T20:52:33+00:0017-08-2013|guia|15 Comments

About the Author:

Angélica Weise é jornalista e aspirante a mestranda. Inspiram-lhe textos da ciência e comunicação, e claro, sempre um pouco de imaginação. Neste espaço no blog irá compartilhar sua experiência de estudos preparatórios para a seleção do mestrado.

15 Comments

  1. Everton 19.08.13 at 08:35 - Reply

    Essa será a minha quinta tentativa, a segunda no mesmo programa. Bora timê! 😀

  2. Dicas fundamentais, Angélica, e sucesso na sua empreitada!

  3. Angélica 22.08.13 at 11:57 - Reply

    Obrigada Elisa.
    É Everton, não podemos desistir!!

  4. Gelson 23.08.13 at 13:22 - Reply

    Obrigado. Nao por acaso li esse post!
    Inspirador!
    Irei para minha segunda tentativa!

  5. Angélica Weise 06.11.13 at 14:34 - Reply

    É isso ai Gelson, não vale desistir! Abraços,

  6. Diogo 09.12.13 at 15:56 - Reply

    Acabei de ver o resultado da minha seleção, não foi dessa vez… agora é tentar novamente!

  7. Angélica Weise 11.12.13 at 13:54 - Reply

    Diogo, também não tive um ano oportuno na seleção. Mas não iremos desistir. 2014 está ai. Abraços

  8. Valdir Camelo 21.12.13 at 00:11 - Reply

    Também, acabei de olhar o resultado da seleção 2014, o número de vaga 20, fui classificado no 22, acredita, um décimo, me deixou fora. O que fazer? Chorar ou rir!!!!!

  9. angelica 08.01.14 at 09:47 - Reply

    Olá Valdir, nem tudo sai como planejamos.Se você quer muito continuar nesse caminho, não desista. Uma hora a vitória chega e a tão sonhada aprovação! Abraços, 2014 está ai para darmos o nosso melhor.

  10. Thiago Rodrigues 29.01.14 at 20:54 - Reply

    Estava fazendo já o Mestrado, porém infeliz com a escolha. Encontrei um que me encaixava perfeitamente. Hoje saiu o resultado e não fui aprovado. Me dediquei, mas algumas interferências me deixaram fora do mesmo. Chorar? Nunca. Desistir? Jamais. Em breve eu retorno aqui para dizer a todos que a perseverança é essencial em nossas vidas. Sucesso pra todos nós. Abcs

  11. Jaqueline 22.05.14 at 12:51 - Reply

    Fiquei arrasada com o resultado ontem. A palavra “reprovado (a)” doi na alma. Minha primeira tentativa.

  12. Lica 30.06.14 at 18:16 - Reply

    Estudei feito uma condenada (criei gosto apesar do cansaço, pois além de aspirante a mestranda como você, sou professora, ou seja levo trabalho pra casa), mas mesmo com tudo isso passei com 8,0 na prova escrita, sendo a maior nota um 8,5, eram quatro vagas, fiquei dentro das vagas,porém na segunda fase o projeto não fui selecionada… Fiquei triste, mas não vou desistir, tenho a ideia de tentar em outros estados também, não sei se é uma boa estratégia… De qualquer forma parabéns pelo blog, muito bom e obrigada pela iniciativa de me ajudar e ajudar os outros também!!

  13. Carolina Silva 23.12.14 at 11:42 - Reply

    [email protected],
    Eu tava lendo os vários posts aqui e me deparei com esse, entendo perfeitamente o que é não ver ser nome na lista de classificados, então vou compartilhar com vocês minha experiência.
    Me formei em 2012 em Ciências Sociais, no mesmo ano tentei o mestrado, confesso que não estava preparada, mas mesmo assim tentei e, claro, não passei, fiquei deprimida, mal, péssima, passei o ano de 2013 pensando, pensando, pensando e algumas pessoas me perguntando e cobrando sobre o mestrado, enfim acabei não fazendo a seleção no ano de 2013, apesar de ter estudado um pouco com uma amiga. Chegou 2014 e decidi em maio que esse ano ia, eu ia passar no mestrado, esperei o edital do programa que queria e assim que saiu eu comecei a estudar como louca, estudei muito, entrei em contato com a professora que escolhi para orientadora, ela sugeriu que eu assistisse aula como ouvinte e foi o que fiz. E sabem o que aconteceu… fui aprovada, e em primeiro lugar na seleção. Portanto digo, não desistam nunca, nunca, se é isso que vocês querem, tenham fé, se esforcem, estudem e tudo dará certo.
    Abraços

  14. Aris 05.01.15 at 15:08 - Reply

    Nossa, Angélica! Tenho certeza que esse seu texto não apareceu por acaso pra mim. Em vários trechos senti como se vc me conhecesse e estivesse falando das minhas experiências, até agora ruins, em tentar Mestrado. Vou para a minha sexta tentativa, mas vou!
    Obrigada por suas palavras, fiquei ainda mais motivada em não desistir.

  15. Mayron Borges 26.02.15 at 09:49 - Reply

    Angélica, sou designer e acabei de receber um não para fazer as diciplinas isoladas primeira tentativa, ou seja foi me negado o direito de ao menos tentar, mas vejo palavras de alento e conforto em seu blog. Posso não ter acertado dessa vez, mas tenho plena convicção do meu gosto e meu talento para lecionar e pude comprovar isso em um ultimo processo seletuvo para dar aulas em curso técnico do SENAI, fui o candidato favorito só não pude assumir por problemas com meu diploma e o ENADE. Jamais desistirei e espero que todos não desistam pois desespero não leva a nada, muito obrigado a todos e boa sorte!!

Leave A Comment