Para quem não conhece, o Prezi é um programa de apresentação de slides que pode ser utilizado on line e traz um conceito moderno de apresentação baseada em foco e zoom.

As apresentações não são lineares como no power point, de modo que você pode construir mapas mentais e apresentar as ideias de forma contextualizada visualmente.

Tanta liberdade pode representar um perigo, pois se você não planejar sua apresentação e simplesmente jogar as ideias naquele imenso template, certamente sua apresentação não terá um impacto positivo. Não basta ter a ferramenta, é preciso saber utilizá-la! Mas isso é assunto para outro post.

Versões
A versão free do prezi permite que você edite e armazene até 100Mb em apresentações de forma gratuita. O inconveniente é que suas apresentações ficam visíveis a qualquer pessoa. Além disso, quando é criada, a apresentação fica disponível até mesmo para cópia, mas este recurso pode ser desativado. Assim, outras pessoas poderão visualizar sua apresentação, mas não poderão copiá-la.

Já na versão pro, que é paga, você pode utilizar todos os recursos com uma capacidade de armazenamento ilimitada. Ao contrário da versão free, suas apresentações ficam disponíveis apenas para você.

Não gostou da versão free e sua bolsa te impede de bancar a versão pro? Eu tenho uma boa notícia: há uma terceira versão que interessa bastante a nós, pós-graduandos! A versão edu é gratuita e tem capacidade de armazenamento de 500Mb, além de contar com mais opções de template. Nesta versão suas apresentações ficam ocultas, de modo que apenas você tenha acesso a elas. Para ter acesso a uma conta desse tipo, é preciso cadastrar-se com um e-mail de domínio .edu. Se você ainda não possui um e-mail institucional, informe-se em sua universidade para que lhe forneçam uma conta.

Por onde começar?
1. Após fazer o login, você será direcionado a uma página onde suas apresentações ficam armazenadas. Clique no botão “new prezi”, que fica em destaque no canto esquerdo.

2. O próximo passo é escolher um template para iniciar sua apresentação. Você pode escolher um dos modelos prontos ou um fundo branco. Acredito que no início é melhor utilizar um template pronto, pois ele já possui formatação e ajuste de zoom, facilitando assim o manuseio das funções que a princípio podem ser complicadas.

Antes de clicar em qualquer botão por curiosidade, recomendo que você assista aos tutoriais disponibilizados pelo site que ensinam os recursos básicos do prezi de forma bastante clara e didática. Para isso clique no botão “help and settings”, que fica ao lado de “share” no canto direito da dela, e depois em “vídeo tutorials”.

Voltando à apresentação, minha dica principal é que você explore os recursos sem medo: clique nos botões para descobrir a função de cada um, arraste, aumente, diminua, apague, etc. Se não gostar do resultado, o botão “undo” está lá no canto esquerdo da tela para desfazer a ação anterior. Se ainda assim não gostar do resultado, basta sair e começar tudo de novo.

A apresentação é salva automaticamente enquanto você trabalha e pode ser editada em outros momentos, assim como no ppt. Quando ela estiver finalizada, você pode fazer o download do arquivo em seu computador. O arquivo será baixado em formato .zip. É preciso extrair todo o conteúdo da pasta para abrir a apresentação. Atenção: para copiar o arquivo em um pen-drive você precisa copiar a pasta toda.

Acredito que as pessoas aprendem a utilizar o prezi assim como os smartphones e tablets. Não conheço alguém que tenha feito curso de smartphone, você conhece? A gente simplesmente aprende. Então, mãos à obra!

Semana que vem trarei algumas dicas para elaborar apresentações acadêmicas com o prezi. Até lá!