Recebemos nos posgraduando.com muitas perguntas e sugestões de artigos sobre o doutorado direto. Por isso, elaboramos uma lista de perguntas freqüentes sobre o tema. Ressaltamos que cada programa de pós-graduação tem autonomia para determinar suas próprias regras. O que apresentamos aqui é o que geralmente acontece na maioria dos programas, apenas com o intuito de desmistificar esse assunto que interessa a tantas pessoas. Mas não se assuste se encontrar exceções.

1. O que é o doutorado direto?
Considera-se doutorado direto quando o aluno matriculado no programa de doutorado não possui o título de mestre. O curso de doutorado em si é o mesmo para todos os alunos. O que muda é forma de ingresso.

2. Como é a forma de ingresso?
O aluno pode ter obtido o título de bacharel (graduação) e solicitar sua inscrição no doutorado direto. Essa situação é pouco freqüente e geralmente acontece com pessoas graduadas e que trabalham com ensino e/ou pesquisa há algum tempo. O mais comum é que alunos do mestrado solicitem o ingresso no doutorado direto antes do término do curso de mestrado.

3. Quais são os critérios de seleção?
Cada instituição e cada curso possuem suas próprias regras. Por esse motivo, converse com um possível orientador ou com o coordenador do programa sobre essa possibilidade. Mas o comum é que o candidato tenha excelente desempenho acadêmico no curso precedente (graduação ou mestrado), iniciação científica com aproveitamento satisfatório (desejável) e publicado trabalhos na área.

4. Quais são os documentos exigidos?
A maioria dos programas exige o currículo comprovado, o histórico escolar do curso precedente, uma proposta de trabalho/projeto de pesquisa e uma carta do orientador, fundamentada no mérito e na originalidade do trabalho de pesquisa, no desempenho do candidato e na maturidade intelectual (uau!) do pós-graduando.

5. Quais são as etapas do processo de seleção?
Todos os programas irão enviar a solicitação de ingresso no doutorado direto a uma comissão, que pode ser designada especificamente para tal fim, ou para a Comissão de Admissão e Bolsas ou até para o Colegiado (Coordenação) do programa. A comissão/coordenação do programa irá analisar a proposta e, se aprovada, o aluno entra na próxima etapa do processo seletivo. Alguns

[raros] programas possuem vagas exclusivas para o doutorado direto, onde apenas candidatos a essa modalidade competem entre si. Na maioria dos casos, após aprovada a solicitação, o candidato irá competir com os outros candidatos do programa de doutorado, que possuem o título de mestre. E o ingresso é determinado pela ordem de classificação geral versus número de vagas.

6. Existe diferença entre o curso de doutorado e o doutorado direto?
Não. O que muda é a forma de ingresso, onde os alunos não possuem o título de mestre. O curso de doutorado é o mesmo.

7. Quais as principais dificuldades encontradas?
Em toda instituição ocorre “panelinhas” e/ou beneficiamento de alguém. Se o orientador é bem relacionado no programa é mais fácil de conseguir do que se ele não for. Nem todo processo seletivo é justo. Além disso, o mestrado é um treinamento em pesquisa, metodologia científica e, principalmente, redação científica. Por isso, alguns alunos do doutorado direto encontram dificuldade na hora de escrever e discutir os dados.

8. Existe bolsa para quem faz doutorado direto?
Sim, inclusive os órgãos de fomento, como o CNPq e a Fapesp, possuem bolsas específicas e diferenciadas para esses alunos.

9. Não estou conseguindo desenvolver minha tese. Posso passar/voltar para o mestrado?
Geralmente não. Os programas consideram a promoção irreversível. Ou seja, não será possível reverter para condição de mestrando, depois de obtida a promoção. Considera-se que a promoção é um risco que o aluno deve estar ciente e assumir.