Olá! Acompanho o site de vocês e o recomendo a todos os meus amigos do curso de pedagogia. Minha situação é a seguinte: estou formando este ano em uma universidade particular e gostaria de continuar meus estudos. Seria possível me indicar cursos de Pós-Graduação? Grato, Rodrigo.

Caro Rodrigo, assim como você, muitos leitores entram em contato conosco solicitando dicas ou informações sobre curso de especialização, mestrado, doutorado e indicações de cursos on-line. O problema é que recomendações assim escapam da linha editorial que procuramos manter aqui no blog.

Mas já que não podemos lhe ajudar diretamente, podemos ao menos recomendar outro site que possa. Descobrimos outro dia o site icursosonline, que tem como objetivo justamente a divulgação de cursos, processos seletivos e concursos.

No icursosonline é possível encontrar informações que vão desde “o que é pós-graduação“, as diferenças entre lato sensu e stricto sensu e informações gerais sobre a pós-graduação, até dicas de curso gratuito.

Aliás, vários artigos do site relacionam instituições públicas, estaduais e federais, que oferecem cursos grátis de pós-graduação lato sensu EaD, como os da UFPR e da UEL, por exemplo.

Navegando pelo site descobrimos que a Fundação Getúlio Vargas, uma das mais antigas – e conceituadas – instituições de ensino superior do país também oferece, veja só, cursos on-line gratuitos em diversas áreas de conhecimento, até mesmo sobre Ciência e Tecnologia.

E para quem procura outros tipos de cursos, são listados também vários cursos técnicos oferecidos pelo SENAC, SENAI, SESC e alguns institutos federais, sendo alguns deles disponíveis on-line.

Para quem está procurando cursos, é uma ótima dica.

Além disso, você sempre pode verificar as informações da situação do curso e/ou instituição pelo portal do e-mec.

Lá é possível verificar a situação do curso, se é reconhecido, se houve algum problema e também a avaliação do curso.