Trabalhar com estilos no Word é uma daquelas tarefas que você já deveria ter aprendido faz tempo.

Se você está começando a escrever ou já está a todo vapor na fase da escrita, é bom aprender essas dicas desde já. Ela poupará um tempo precioso na hora de finalizar seu arquivo para impressão ou para submissão ao periódico.

Então aproveite enquanto é tempo – depois, já será tarde demais!

Nesse tutorial, você aprenderá:
Quer aprender as novidades da lista? Então, vamos começar – pelo fim!

O que são estilos?

Na diagramação de todo texto, existem diferentes hierarquias de elementos textuais.

Em textos mais longos – como artigos, dissertações e teses – é importante que eles estejam diferenciados nitidamente.

Dê uma olhada no exemplo a seguir:

exemplo-de-estilos

Em milissegundos, os olhos do leitor já sabem exatamente qual caminho percorrer. Não resta nenhuma dúvida sobre a organização das informações, o que é tratado em cada ponto da página e por onde começar a ler. Em termos de apresentação visual, esse tratamento tipográfico é fundamental para a experiência de leitura.Antes de colocar a mão na massa, é importante pré-determinar uma estrutura lógica para os estilos. Para isso, tente responder essa pergunta: Quais tipos diferentes de texto preciso usar na minha dissertação/tese/artigo/etc.?Pessoalmente, gosto de trabalhar com a seguinte divisão:

  • Título de capítulo (p.ex.: 1. Fundamentos teóricos)
  •  Título de seção (p. ex.: 1.1 Premissas epistemológicas)
  •  Título de subseção (p. ex.: 1.2.1. Debates e dilemas do estruturalismo)
  •  Parágrafo (p. ex.: o corpo do texto principal)
  • Nota de rodapé
  •  Legenda de figuras, tabelas e gráficos: (p. ex.: Figura 3: Dados coletados por Fulano et al. (2000) )

É claro que essa estrutura depende muito da natureza do seu texto que, por sua vez, pode variar de acordo com a metodologia do seu trabalho e a sua área. Sinta-se livre para criar ou suprimir estilos conforme suas necessidades pessoais!

Atenção: Essas dicas estão baseadas em Word 2007-2010. Em geral, os comandos não variam muito, mas você pode encontrar pequenas divergências de caminhos e menus. Nesse caso, faça jus ao seu ofício de pesquisador(a) e encontre os equivalentes no seu software!

Bom, vamos logo ao que interessa: como configurar estilos no Word.

Como configurar estilos?

Encontre o menu de estilos no Word. Provavelmente ele está bem na sua cara. Clique naquela setinha sutil localizada no canto inferior direito do menu.

IMG02-650x145

Você abrirá uma caixa lateral contendo vários estilos disponíveis no Word:

IMG-03_barra-lateral

Você pode tentar editar qualquer um deles se você é dessas pessoas que gostam de sair fuçando em tudo e descobrir as coisas sozinho. Mas isso geralmente deixa os conjuntos de estilos bagunçados e, por isso, não é muito recomendável para quem ainda não sabe onde está pisando.

Como criar um novo estilo?

Na barra lateral que você acabou de abrir, clique em um botão chamado “Novo Estilo”. É o primeiro botão à esquerda na parte inferior da barra. Veja:

IMG-03_barra-lateral_botao-novo-estilo

Ao clicar nesse botão, uma caixa com as opções de formatação de fonte e parágrafo mais frequentes se abrirá. Algo mais ou menos assim:

criar-novo-estilo

Dê um nome para o seu estilo novo. Por enquanto, deixe os demais campos da caixa “Propriedades” sem alterações. Depois você poderá experimentar outras possibilidades.

O importante no momento é mexer nos parâmetros da caixa “Formatação”. Ali, você reconhecerá facilmente o menu de fontes, os botões de negrito, itálico e sublinhado, a seleção de cores, o alinhamento e o espaçamento do parágrafo. Logo depois, há um preview do estilo.

Uma providência prática é checar as opções “Adicionar à lista de Estilos Rápidos” e “Novos documentos baseados nesse modelo”. Não é algo obrigatório, mas agiliza o uso dos estilos, principalmente se você pretende reutilizá-los diversas vezes em textos futuros.

Nessa tela, você encontra os comandos mais comuns – aqueles que todo mundo conhece. Porém, quero destacar duas configurações decisivas para a eficiência dos estilos: espaçamento entre parágrafos e recuo de parágrafo. Elas podem ser controladas com esses botões aqui:

botoes

Se você quer controlar o recuo do parágrafo ou deixá-los menos esmagados, é absolutamente indispensável utilizar esses comandos. Dessa maneira, você evita ficar apertando “TAB” e “Enter”, o que comprovadamente é o método mais desastroso de posicionar parágrafos em uma página.

Como alterar um estilo já existente?

Se você reparou bem, o Word já dispõe de um número considerável de estilos prontinhos. Usar essa lista seria infinitamente mais prático, mas nem sempre as formatações não coincidem  com aquilo que você precisa.

O que fazer?

Alterar um estilo é fácil. Basta clicar com o botão direito sobre o nome do estilo, seja na Faixa de Opções, seja na Barra Lateral de Estilos: ambos funcionam.

No menu que se abre, clique na opção “Modificar” e você verá a tela abaixo. Aí, é só personalizar da maneira que você preferir e ser feliz.

modificar-estilo-650x541

Inserindo indentação

Em 95,765899% dos textos impressos, a primeira linha de um parágrafo começa com um recuo um pouco maior do que as demais. O nome disso é indentação e você deve estar se perguntando como configurá-la dentro dos estilos.

É muito simples.

Clique no botão “Formatar” e em seguida na opção “Parágrafo…”. Você deverá ver essa tela:

indentação

Na caixa “Recuo”, encontre o menu “Especial” e selecione a opção “Primeira linha”.

Em seguida, selecione o tamanho da indentação na caixa “Por:”. Assim como na tela anterior, aqui você também pode visualizar as alterações em um preview.

OK, perfeito. Agora volte para o seu texto e faça o teste.

Selecione diferentes elementos textuais e aplique o estilo pertinente clicando na caixa disponível ali em cima na Faixa de Opções.

Pronto! Agora todo o texto selecionado tem rigorosamente a mesma formatação.

Quais são as vantagens de usar estilos?

Você ainda pode estar se perguntando se vale a pena ter todo esse trabalho para configurar estilos. Há motivos claros e práticos para se valer desse recurso:

Criação de modelos estáveis: uma das vantagens é poder automatizar tarefas padronizadas que inevitavelmente irão se repetir na sua vida acadêmica. Você inevitavelmente irá escrever mais artigos, fichamentos, tese ou seja lá o que mais vier pela frente. E nesse momento, é bom ter todas essas formatações já prontinhas e não precisar ficar pensando nelas a cada vez que você abre o Word.

Controle total de formatação: geralmente, as universidades e periódicos acadêmicos já têm esses parâmetros pré-determinados. Caso os padrões exigidos sejam diferentes daqueles com que você estava trabalhando, basta modificar o estilo já existente. Você pode configurar os estilos de acordo com as indicações e depois só aplicar tudo com um único clique. Menos tempo gasto pensando em formatação, mais tempo dedicado para a essência do texto!

Gerar sumário automático: você não precisa ficar selecionando seção por seção, subseção por subseção, título de capítulo por título de capítulo. A chance de cometer algum erro dessa maneira é imensa. Em vez disso, basta ir até o menu “Referências” > “Sumário” > “Inserir Sumário” e ser feliz! Esse comando irá procurar pelo documento todos elementos textuais formatados com os estilos de título e construir o sumário com a numeração de páginas automática.

Algumas dicas finais

  • Tome cuidado com texto colado de outras fontes. Quando você dá o famoso Ctrl-C, você não está copiando somente o trecho. Certifique-se de habilitar a opção “Manter somente texto”. Além disso, estilos importados de arquivos diferentes porém com o mesmo nome podem resultar em conflito.

Manter-somente-texto (1)

  • Uma ideia interessante é trabalhar com os Conjuntos de Estilos. Você pode configurar famílias de estilos e reservar cada uma delas para uma finalidade específica (periódico X, Y ,Z, normas de teses da universidade, textos não-acadêmicos, etc.)
  • Não fique alterando manualmente a formatação do texto. Em pontos isolados, isso é justificável. Mas se você perceber que precisa fazer alterações com frequência, então é melhor criar um novo estilo especificamente para esses casos.
  • Utilize contraste. Não deixe o título de capítulo com fonte 14, o título de seção com fonte 13 e o corpo do texto com fonte 12.  Quando o contraste não é suficientemente marcado, o leitor pode ficar confuso e até mesmo achar que foi um erro de formatação. Uma regrinha simples e fácil é colocar subtítulos com uma fonte pesada em negrito e em corpo de fonte tamanho maior do que o do texto corrido – algo entre 2 e 4 pontos dá conta do recado.