Para aqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica, ou que querem apenas ampliar seus estudos, após terminar a graduação, é hora de escolher uma pós-graduação, no caso da stricto sensu, geralmente o mestrado.

Primeiro é preciso elaborar uma lista das possibilidades, a partir de diversas variáveis, como temática, viabilidade geográfica e financeira, e outras. Inspirados talvez pelas ideias de Morrin, os programas de pós-graduação estão ficando cada vez mais transdisciplinares, e isso ajuda, ou não. Uma pessoa, por exemplo, graduada em Comunicação Social pode candidatar-se a diversos programas dentro das Ciências Sociais Aplicadas.

Se você escolher sair do seu campo de estudos e aventurar-se em outras áreas do conhecimento, não se preocupe, pois não será nenhuma batalha invencível, basta seguir alguns caminhos. Daremos a seguir dicas simples, mas que podem ser um norte na hora de desbravar lugares desconhecidos.

1 – Conheça bem o Programa

Isso vale para todos os candidatos a uma vaga no mestrado. Antes de começar todas as etapas é preciso conhecer bem as linhas de pesquisas, ler com atenção o edital, compreender quais as temática serão trabalhadas ao longo do curso e as possíveis bibliografias/autores que serão estudados.

2 – Elabore um projeto que faça uma boa ligação entre as áreas

Se você não pretende se desligar totalmente da sua formação, elabore um projeto que permita um link entre os dois campos (o da graduação e o do mestrado), de maneira que as disciplinas cursadas possam se complementar com os conhecimentos já adquiridos na graduação. Por exemplo: se você é graduado em Comunicação Social e faz mestrado em Serviço Social você pode propor um projeto que relacione Mídia e Estudos de Gênero.

3 – Conheça a bibliografia básica

Não dá para focar somente na sua área e ficar “voando” na da concentração do mestrado. É importante que você conheça os principais autores e obras que norteiam os estudos da pós-graduação escolhida.

4 – Participe de eventos na área do mestrado

Além de ler a bibliografia básica é imprescindível participar de eventos que abordam as temáticas estudadas no mestrado. Em espaços como estes você pode conhecer outros trabalhos, às vezes, trans/interdisciplinares como o seu e estabelecer contato com outros estudantes.

5 – Participe de grupos de pesquisa

Geralmente cada linha do programa possui pelo menos um grupo de pesquisa. Procure participar das discussões e atividades desses grupos.

6 – Não se sinta coadjuvante. Participe!

As turmas de mestrado são formadas, normalmente, por alunos do mesmo curso. Usando o mesmo exemplo citado acima, a maioria da sala seria formada por alunos de Serviço Social. Mas não se intimide ou se sinta deslocado. Participe, contribua, seja protagonista!

7 – Contribua com as conhecimentos da sua área

Sempre que possível tente fazer colocações que estabeleçam ligações entre as duas áreas, pois assim você não fugirá da sua formação e poderá também ampliar os conhecimentos da turma.

8 – Escreva artigos para revistas que pontuem para as duas áreas

Atualmente aconselha-se que os estudantes de pós-graduação escrevam para revistas científicas. Procure revistas que pontuem para as duas áreas, pois, caso no futuro, você pretenda seguir os estudos no campo da graduação, isso ajudará a ingressar em um doutorado, por exemplo.

E a dica mais valiosa: estude e dedique-se!