A vida de pós-graduanda concurseira não é mole.
Gente, do meu último texto sobre seleção para professor até hoje, tantos concursos já passaram e adivinhem: “NÃO PASSEI”.
A cobrança pessoal, a vida colorida da galera das redes sociais, as “resubmissões” dos artigos… Sem contar com as repetições infinitas dos experimentos, os missing e os out line que tiram nosso sono.
Sabíamos que ser pós-graduando não seria fácil, mas enfrentar uma “missão impossível” por dia não estava em nossos planos. Mas nem tudo está perdido: persistência e resistência, ou melhor, RESILIÊNCIA. A primeira questão que devemos ter claramente sobre concurso é a máxima “concurso público se faz até passar“! Caiu, levante. Perdeu, errou: recupere-se, afinal, o erro é uma etapa do aprendizado.
Vamos começar?
Todas estas etapas de preparação podem ser realizadas antes da publicação do edital.
O artigo também está precisando de revisão.
As dicas são boas,mas estamos em épocas de favorecimentos, mais do que fraudes,portanto,tudo isso é interessante,entretanto,geralmente no momento do concurso já tem alguém “bem preparado” com antecedência para ele.Isso “livra” a banca de qualquer constrangimento sobre suspeitas acerca de sua honestidade.Nesse meio acadêmico, todo mundo é “digno” e costuma lutar por direitos humanos,etc…
A questão de “abstrair” as histórias(se são reais, são histórias;se são fábulas, literárias,temos estórias – embora hoje conceitualmente não se distingua mais a rigor,preferindo-se histórias para o geral),essa questão é uma estratégia boa, no entanto, sabê-las,ajuda a lidar com a realidade e as próprias pretensões.
(se quiser, podemos fazer parcerias nos textos,talvez façamos contribuições bem interessantes)
Saudações.
Obrigada Angelina pelas dicas, sobre a parceria eu super topo (mande um email para [email protected], pois não tenho acesso ao seu contato). Coloquei “estoria” para chamar atenção mesmo. Acredito que existe esses caminhos obscuros, mas prefiro não dar palco, até para não ficar naquela máxima que tudo já é carta marcada e ficar co “mania de perseguição”. Todos se conhecem no mundo acadêmico isto é fato, logo o candidato aplicado será identificado. Aguardo contato, serenidade para todos.