Talvez você, pós-graduando que está começando agora, ainda não saiba, mas sua vida depende deste “individuo”, o Sr. Qualis Periódicos.
Por definição o “Qualis Periódicos” é uma ação que objetiva caracterizar a qualidade da produção dos Programas de Pós-Graduação (PPG). Assim, varias ações são feitas, e um dos resultados é a disponibilização de uma classificação dos veículos de publicação utilizados pelos PPG.
A classificação no Qualis Periódicos é realizada indiretamente, já que avalia o periódico e não a qualidade dos artigos, e aparece por área de pesquisa sendo os extratos: A1 (peso um); A2; B1; B2; B3; B4; B5; C (peso zero).
Toda sua existência no mundo da pós-graduação dependerá deste “individuo”, por diversos fatores, sendo o principal nessa altura da vida (o período da pós-graduação), este: a avaliação curricular, pelos PPG (maioria deles), para ingressar e obter as sonhadas (!) bolsas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, seus artigos receberão pontos de acordo com a qualificação do Qualis Periódicos; o que será determinante para sua entrada/permanência (remunerada) na pós-graduação.
Mais isso justifica sua existência? Claro, e pode piorar. Piora quando você descobre que quase a totalidade dos concursos/processos de seleção para pesquisador/professor e afins estão parcialmente atrelados à produção científica e que também utilizam os extratos apresentados pelo Qualis Periódicos.
Assim, existem inúmeras dicas que podem ser dadas em relação a este assunto (cenas dos próximos capítulos); de início aos que ainda não possuem intimidade com o assunto se recomenda a familiarização com os critérios utilizados para a classificação do periódico, dentro da sua área de estudo.
Podemos encontrar isso tudo no Qualis Periódicos.
Se você gostou deste post, agora é só compartilhar e marcar os inimigos amigos da pós-graduação, e depois procurar mais informações no site do Qualis Periódicos.
_____________________________________________________
Texto escrito por Lima Deleon Martins – Engenheiro Agrônomo (UFES), mestre e doutorando em produção Vegetal (UFES), atualmente bolsista sanduíche (IICT-PT). Apreciador de um bom café; decidiu escrever aqui porque não cobram para publicar figuras coloridas.
Tem uma coisa que não entendo sobre a pontuação qualis. Ela é definida para cada períodico científico em relação a um ou mais campos do conhecimento. Então, a mesma revista terá qualis diferentes para psicologia, saúde coletiva e “interdisciplinar”. Como é definido nas seleções qual qualis será considerado para cada período?
Por exemplo: tenho graduação em psicologia e mestrado em saúde pública. Se eu faço seleção de professor para um curso de enfermagem, e publiquei um artigo num periódico que é B1 psicologia, B2 saúde coletiva e A1 interdisciplinar, qual é o qualis levado em conta? Nunca vi em uma seleção a determinação de campo de conhecimento, e nem sempre é uma escolha óbvia…
O Qualis levado em conta será o da área do concurso.
No seu exemplo, a banca irá avaliar os artigos do seu currículo com base no Qualis da Enfermagem.
Tenho uma dúvida: Quando envio um trabalho para uma revista que não tem Qualis na minha área, mas tem um Qualis A1 para interdisciplinar, posso considerar que contará como interdisciplinar?
Obrigada.
gostei do seu post e me ajudou. Parabens