• Por que publicar em revistas científicas?

A publicação em revistas científicas

Quando saimos da graduação acreditamos que publicar artigos em Congressos, Seminários, Encontros e afins é o máximo não é? Cada carta de aceite que chega ao nosso e mail é um conquista! Mas quando chegamos à pós-graduação, o grande choque: publicação em eventos não são tão importantes assim.  A moda agora é publicar em Revistas Científicas.

De maneira simples e objetiva, podemos conceituar uma Revista Científica, como o nome já sinaliza, como uma publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência, geralmente apresentando novas pesquisas. Mas se você pensa que é fácil ter um artigo aceito em Revistas desta modalidade. Está enganado. Tem que ralar muito para ter seu nome em publicações deste tipo. Segundo um estudo realizado em 2008, publicar nestas revistas vem se tornando algo cada dia mais difícil. O prazo médio entre o recebimento e a avaliação até à publicação é bastante demorado, e as taxas de rejeição são, em muitas revistas, superiores a 90% dos artigos recebidos. Viu? Não é moleza não!

Cada revista recebe uma classificação, feita por meio de uma base indexadora, no caso do Brasil, o sistema Qualis de avaliação de periódicos científicos classifica as revistas em categorias A1, A2, B1 a B5, além de C (nulo), conforme a qualidade das mesmas. Assim, quanto mais indexada e bem categorizada for a revista mais “pontos” dará ao seu currículo de pesquisador. Se nos seus estudos você transita entre áreas distintas, como por exemplo, tem a graduação em uma área e a pós-graduação em outra, é aconselhável que você procure publicar em revistas que “pontuem” para as duas áreas.

No universo acadêmico, a consolidação de uma carreira está inevitavelmente ligada à pesquisa e posterior divulgação de seus resultados, por isso a busca por periódicos bem classificados que publiquem seus artigos deve ser algo perene, pois disto depende a evolução na sua carreia de professor e pesquisador.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, um bom guia é o artigo O Desafio de Pesquisar e Publicar em Revistas Científicas: A Perspectiva de Editores e Revisores Internacionais publicado pelo Center of Research in International Business & Strategy. Então, se você pretende seguir a carreira acadêmica o caminho é se dedicar na produção de trabalhos que atendam a três fundamentos básicos: rigor teórico, rigor metodológico e contribuição de valor. Só atendendo a estes critérios o seu trabalho será aceito para publicação em Revistas Científicas, o que contribuirá para a sua evolução acadêmica. Boa sorte para nós!

By |2018-12-06T01:56:38+00:0003-08-2013|debates|7 Comments

About the Author:

Graduada em Comunicação Social (UEPB), Especialista em Comunicação Digital, Mestranda em Serviço Social (UEPB) e graduanda em Administração de Empresas (UFCG). Além de feminista em construção.

7 Comments

  1. Muito legal seu texto, Evellyn, bem informativo! E valeu pela dica de artigo! Ia ser legal também se num próximo post você aprofundasse um pouco as informações nesse campo do Qualis, porque é realmente muito confuso… parece que uma mesma revista pode ser de Qualis diferentes para áreas diferentes, dá um nó mesmo hehe

  2. Janaina Alves 04.05.15 at 19:12 - Reply

    Olá Evellyn!
    Sou formada em Pedagogia e tenho um artigo já escrito que foi usado no meu TCC. Estou fazendo uma pós-graduação em docência no ensino superior e gostaria de saber como devo proceder para publicar esse artigo que já tenho em uma revista científica da área de educação. Tenho interesse em fazer mestrado posteriormente e fiquei sabendo que para uma seleção de mestrado ter um artigo publicado já teria uma certa vantagem. Poderia me explicar melhor isso?

    Obrigada,
    Janaina.

  3. Evelyn 20.05.15 at 09:59 - Reply

    Bom dia Xará….rs!

    Eu nunca consegui achar o link da Qualis… estou quase maluca!
    Pode me ajudar?
    Obg.

  4. Isabella 18.06.15 at 17:10 - Reply

    Pesquisamos informações sobre como publicar um artigo e só achamos terrorismo. Se fosse tão difícil não haveria tantos artigos publicados. Difícil mesmo, é achar alguém competente para explicar o procedimento.

  5. Tainá 02.07.16 at 19:04 - Reply

    Também possuo muito interesse na área de pesquisadora, e não encontro instruções mais detalhadas e objetivas sobre o procedimento para concorrer a uma publicação.

  6. Patricia 01.08.16 at 13:02 - Reply

    Como faço para publicar um artigo de ttc que defendir na graduação? Estou fazendo pós graduação e quero fazer um mestrado. E gostaria de ter um trabalho publicado.

Leave A Comment