Entrar em uma sala de pós-graduação e passar algumas horas observando os colegas que ali habitam pode proporcionar um estudo antropológico, astrológico, sociológico, biológico, enfim, a diversidade de tipos que ali se encontram reunidos é enorme e instigante.
Vocês já pararam para reparar nos tipos de coleguinhas que vocês tem?
Após uma análise profunda chegamos a uma lista com algumas espécies do reino Pós-Graduação:
O PIDÃO
Acabou a disciplina. A professora deu o prazo de 2 meses para entregar um artigo de 10 páginas (contando com as referências, hein?!). Mas para ele, o Pidão, nunca é tempo suficiente. Ele sempre pede mais um tempo. Fala com a professora, vai na Coordenação, faz um abaixo assinado, uma postagem no Face e, se preciso, uma revolução!
O SAGITARIANO
O sagitariano é aquele que acredita piamente que “no final tudo dá certo“. Não importa se o prazo é para amanhã e ele ainda não começou a escrever, não importa se ele não têm dinheiro para ir para a Universidade, não importa se ele não é bolsista, para ele está tudo bem, não há motivo para preocupação, estresse, reclamação. É aquele típico otimista, que de tão otimista às vezes dá raiva!
O TEÓRICO
É tipo aquele sabe-tudo. Suas falas durante as aulas são sempre recheadas de teorias e teóricos que às vezes você nunca ouviu falar. Se deixar ele dá aula no lugar do professor e é capaz de você aprender muito mais com ele. Seus artigos estão sempre prontos antes do prazo e diferente do Pidão, ele nunca pede para esticá-lo.
O MILITANTE
Esse quer mudar o mundo e pode ser encontrado principalmente nos programas das áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Durante as aulas parece que ele está em um palanque prestes a começar uma revolução! Sempre presente nas reuniões do conselho, nas assembleias dos professores e segurando cartazes nas greves.
O VIDA BOA
Esse é o responsável pela parte social da turma (quando existe). Faz festinha no seu apartamento, reúne a turma para um lanche depois da aula, todos os fins de semana é marcado em pelo menos umas 4 fotos no Facebook. Não é bolsista, não trabalha e só vai à aula quando tá afim. O mistério: sempre é aprovado nas disciplinas.
O PERSONAGEM DE NOVELA MEXICANA
Esse é um pouco parecido com o pidão, mas vai além. Ele não reclama apenas dos prazos. Ele reclama de TUDO. É bolsista, mas sempre está sem tempo para estudar, para escrever os artigos e sempre assina o abaixo-assinado do Pidão. Todos os dias podemos ver pelo menos umas 2 postagens dele reclamando do curso, do vida, das pessoas, enfim, de tudo que existe.
Você é algum desses? Ou conhece outros tipos de coleguinhas? Conta pra gente!
Aquele momento em que você vê alguém te descrevendo! HAHAHA
Eu encaixo perfeitamente nos sagitarianos. Não tenho pressa na elaboração dos artigos e nem no andamento da pesquisa, pois sei que no final tudo vai dar certo. Sempre fazendo as coisas de pouquinho e pouquinho sem pressa e desespero, pois isso só atrapalha a elaboração de um bom trabalho.
É como eu sempre falo para os meus colegas do lab: “No final da tudo certo, se não deu certo é porque ainda não é o final.”
Faltou o pseudo-intelectual, aquele que sempre interrompe a aula em momentos inadequados para fazer perguntas impertinentes. Ele se vale de seu conhecimento superficial para chamar a atenção de todos com uma pergunta polêmica. Muitos professores podem ser persuadidos a responder ao questionamento de forma científica, quando tudo o que o pseudo-intelectual quer é somente se sobrepor ao professor e quebrar sua imagem de mestre. Sua presença é identificada quando os estudantes ao seu redor começam a perder a paciência, enquanto outros preferem se retirar da sala.
rsrs
hahaha simmm!! o pseudo intelectual sempre tem!!
Hahha… bom eu sou uma mistura de sagitariano com teórico… até pq Sagitariano… já sou de nascimento (08/12)…kkkkk
A autora aí é sagitariana de data de nascimento e personalidade. Inclusive a mesma data sua! 😮 haha
Aquele com o rei na barriga – ele tem certeza de que é o intelectual. Lê dois textos indicados pelo professor e garante para os colegas que sabe mais que ele. Apesar de ser, na verdade, o pseudo-intelectual, é mais ardiloso e até consegue o apoio do personagem de novela mexicana para pedir a retirada daquele “incompetente professor de ppg” de uma atividade acadêmica. Afinal, ele entrou ontem no mestrado, mas seu conhecimento é infinitamente superior, pois nasceu abençoado com genialidade.
Gente, faltou o clássico BABÃO, puxa-saco. Sempre tem aquele aluno que puxa tanto o saco dos professores que ninguém gosta dele! Geralmente, ele é o representante dos alunos no programa, mas, geralmente também, não representa a classe! rsrsrsrsrs
Eu sou pidona, kkkkkkkkkkkkkkkkkk alguém tem que admitir a banda podre no negócio.
Eu não tenho mais nervos pra ser a sagitariana da descrição (até pq eu sou de peixes. Aí explica muito o tempo n render na minha mão hahaha).
Sim, inclua os pseudo intelectuais na lista, por favor. Tem em todo canto. Os que muito falam e pouco fazem (ou são).
Terminei meu doutorado, mas foi uma novela mexicana. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tem o desesperado também que copia os temas dos colegas para conseguir mais publicação e cria um clima de fofocas no grupo
Muito bom! Parabéns! rsrs