Elaboramos os mandamentos do “rei da pós-graduação”.
1 – Primeiramente são as roupas né, você tem que andar todo engomadinho, de preferência algo mais social, você não vai para uma aula de doutorado parecendo um surfista, um bicho-grilo ou um “micróbio” de São Tomé das Letras.
2 – Carro é tudo né gente, é o sonho de consumo de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, por isso você entra num programa de financiamento, que pode ser 120 parcelas ou infinito, o que importa é ter o carro, um pós-graduando não pode ficar andando por ai a pé.
3 – Fazer pós–graduação tem que ser com bolsa, sem bolsa você é só mais um. Por isso que quando sai à bolsa você deve beber muita cerveja na república!
4 – A melhor bolsa é que tem taxa de bancada, se for FAPESP é muito melhor, é uma questão de status, ela te deixa em evidência, eleva a moral do pós-graduando, todo mundo paga pau para você!
5 – Publicar artigos somente em revistas boas, internacional e de alto fator de impacto, Qualis A1 de preferência. Eu gosto de publicar no posgraduando, mas se for NATURE tem um luxo, um glamour incomparável!
6 – Quando escolher um programa de pós-graduação procure um programa nota 7 da CAPES, assim você não se mistura com a ralé, é uma questão de status!
7 – Contato é tudo, então esteja sempre de bem com os professores, com todos eles, sua vida será muito mais simples, na aprovação de projeto de pesquisa, na qualificação e na defesa!
8 – Inglês e espanhol é básico, você tem que falar além desses, francês e alemão! E com a quantidade de artigos vindo da China é bom fazer aulas de mandarim também!
9 – Ter um aluno de iniciação cientifica para que você oriente é sempre muito bom, demostra responsabilidades, além de ter alguém que faça a parte pesada do seu trabalho.
9 – Quem está na pós-graduação tem que ter um currículo Lattes, se você não tiver não é legal, porque você tem que divulgar seus papers, seus congressos, seus projetos e suas patentes!
10 – O orientador tem que ser pesquisador 1 A do CNPQ, isso agrega valor ao doutorado, a pesquisa, aos artigos, agrega valor a tudo, é outro nível.
Quem não queria ser aluno de pós, ter uma bolsa, um orientador bom, publicar numa revista boa? Eu sei que muitos vão criticar, mas isso é inveja!
Agora vou contar uma coisa. É pesado! Não sei se devo! Tá bom vai, eu colei na prova de estatística, no banheiro, rs, deixei a cola lá, não sabia a diferença de Variância e do Desvio Padrão, rs.
Muito bom, cara!!! Parabéns! Me diverti. Enquanto estava lendo, fui lembrando do sorriso totalmente falso e forçado daquele cara, que é rico financeiramente, porém pobre de espírito.
Marlon, muito bom o seu texto, morri de rir! Os itens 6 e 10 são os melhores rsrsrsrsrs
Ótimo o texto! Só fiquei em dúvida sobre qual dos números 9 é o melhor… 😉
ótimo!!!!!!!!!