Desenvolver uma monografia é parte importante da formação dos acadêmicos, principalmente dos estudantes de graduação.
Por esse motivo, necessitam de rigor metodológico e não podem ser submetidos à pura espontaneidade criativa de quem os elabora (Medeiros e Tomasi, 2008).
Assim, os aspectos metodológicos – instrumentos utilizados para dotá-los de tal modelagem – ganham progressivamente mais relevância à medida que o pesquisador vai se familiarizando com as normas e especializando-se no ato de pesquisar (Vianna, 2001).
O percurso é o mesmo, diferenciando-se no propósito da investigação e no apuramento do método científico.
Enquanto os cientistas trabalham para fazer avançar o conhecimento científico, os estudantes buscam aprimorar-se gradativamente nas técnicas de pesquisa, seguindo as regras da metodologia científica.
Ambos trabalham de maneira científica, isto é, seguem alguns princípios científicos básicos:
– o objeto de estudo escolhido precisa ter uma definição clara, a ponto de ser reconhecido pelos outros;
– o estudo deve apresentar algo que ainda não tenha sido dito ou, então, rever o assunto de uma óptica diferente;
– deve fornecer elementos que comprovam as hipóteses apresentadas de modo a permitir que outros continuem pesquisando, para confirma-las ou contestá-las; e
– ser de utilidade aos demais.
Por essa perspectiva as monografias cumprem importante papel didático-pedagógico, pois dão ao estudante a oportunidade ímpar de descobrir a ciência e dominar, progressivamente, o método e as diferentes técnicas para desenvolvê-la.
Os trabalhos monográficos referem-se a um tipo de específico de produção científica e são caracterizados pela abordagem de um único tema.
Em seu sentido etimológico, mónos, do grego, significa “um só”, e grapheim, “escrever”.
Portanto, para elaborar uma monografia é necessário escolher um objeto de estudo, aprofundar-se nele com a objetividade de um pesquisador, alcançando uma profundidade de acordo com o o grau de exigência que o nível acadêmico requer (Cervo e Silva, 2006).
Dessa maneira, o mesmo estilo de trabalho pode ser utilizado pelo estudante de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, ou mesmo por pesquisadores profissionais, sendo o diferencial a qualidade e a complexidade do trabalho produzido, uma vez que se espera maior aprofundamento e autonomia acadêmica dos mais experientes.
A ideia de monografia limita-se a um tema específico, o mais restrito possível. Um primeiro conselho é evitar abordar muitos assuntos (Medeiros e Tomasi, 2008).
Depois de escolher uma área ou tema, busque a localização de um ponto a ser explorado. Procure definir circunstância, tempo, espaço e área.
Um trabalho científico precisa ser substanciado, defendido, argumentado. Fica difícil fazê-lo em termos genéricos.
Quanto mais se limita o tema/assunto, mais segurança o autor transparecerá.
Em uma sociedade cada vez mais exigente e dependente de conhecimento científico e tecnologia, a atividade de pesquisa adquire fundamental importância, pois é por meio dela que o estudante inicia sua caminhada em direção à autonomia acadêmica – recurso imprescindível ao pesquisador.
No mercado de trabalho, as técnicas de pesquisa podem ser um diferencial do profissional no momento de apresentar uma proposta, de elaborar projetos e relatórios.
O método científico é um roteiro seguro para pensar sobre todos os assuntos e não apenas para fazer pesquisa (Vianna, 2001).
Quem aprender a pensar como cientista e a usar o método científico possui raciocínio mais objetivo e rigoroso.
Muito bom!! Parabéns, gostei demais do esclarecimento, pois faço muitos trabalhos Temáticos. Parabéns.
Resumindo, que conteúdo i teressante, que substancia, realmente uma pessoa entendida do assunto, parabéns.
Parabéns pra você , eu estou numa enrasca a praticamente um ano e não consigo me concentrar para montar minha monografia de conclusão em Direito, estou quase perdendo um outro semestre para colar grau, e não consigo sair da estaca zero, já tenho até um tema é inédito mas me sinto bloqueada , nem contato com minha orientadora tive coragem, desde Fevereiro. Realmente ,não sei como começar….
Gostei muito,me ajudou como desenvolver meus trabalhos de pesquisa e,fazer meu Tcc!
Oi gostaria de sua ajuda para elaborar meu tcc , sou estudante de pós graduação Urgência e Emergência area da saude não tenho tema não sei nem por onde começar por favor me ajude?
Muito obrigada pela grande ajuda a mim concedida!
Olá, terminei o curso Tec. em Mineração e gostaria muito da sua ajuda para a elaboração do meu TCC, tenho alguns temas em mente,mas nada concreto.
Desde já obrigado !
Gostaria fazer parte do vosso blog. Gostei muito do vosso conteúdo acadêmico
Me Ajudou muito, Obrigada!
Me ajudou bastante obrigado mesmo….
Oi, gostei bastante de seu artigo e o que mais me chamou atenção foram os princípios científicos básicos:
Definição clara é o ponto chave.É a clareza é o ponto vital de seu texto.Fazer o leitor perceber imediatamente do que você esta falando.
Apresentar algo Novo é muito estimulador e criativo.Pessoas criativas não são apenas aquelas que criam coisas novas , mas aquelas que fazem a juntas de duas coisas velhas e cria uma nova.
Fornecer elementos que comprovam a hipótese apresentada: Muito interessante e empolgante é apresentar algo que faça as pessoas tentarem confirmar , contestar, debater e discutir sobre o assunto.Como diz a minha mãe, dá muito pano para manga,kkkkk
adorei a explicação. faco pós-graduado em gestão publica e estou começando elaborar o meu tcc, porem, não faco nem ideia de qual tema abordar.
Realmente as dicas e cnselhos sao aravilhosos. Aqui vi que sao realmente voltados e dedicados a pessoas que queiram fazer sua monografia ou TCC.
Otimo!
Parabéns!!!
Muito obrigado!
eu estou começando administração agora e e tudo novo pra min, preciso de ajuda.