É pessoal, final de ano está terminando e com ele, os resultados das seleções para Mestrado e Doutorado. Para uns, a aprovação e para outros não. Mas a vida segue, e se você pretende continuar tentando, não desista. Não passar na seleção faz parte. Eu lhe dou o maior apoio e digo aqui algumas questões a respeito do que eu acredito que devemos aprender quando não passamos na seleção.

1. SE ESFORÇAR MAIS
Esse foi o meu segundo ano de seleção e eu tinha quase certeza de que conseguiria uma vaga, mas infelizmente não. Depois que participei dos diversos processos, e a temida entrevista, vi o quanto eu ainda estava despreparada.  Claro, isso vale para cada área e em qual instituição você quer passar. O bom é que tudo nessa vida é aprendizado. Mas a principal dica é se esforçar mais. Não conseguimos porque os outros candidatos estavam mais preparados. Se esforçar significa ler mais, escrever mais, publicar artigos, participar de algum congresso.

2. ESTUDAR MUITO, MAS MUITO MAIS
É isso mesmo meu caro amigo, precisamos estudar mais. Conhecendo alguns dos candidatos  que participaram de seleções, tem muita gente preparada. Se envolvendo em congressos, escrevendo artigos, tendo uma relação direta com os professores. A dica é: estudar mais e o que você puder e conseguir. Leia ou releia os livros da prova que teve na última seleção, bem como os artigos dos professores da sua linha de pesquisa. O fundamental é esta conectado.

3. ESCREVA E PUBLIQUE ARTIGOS
Esse item não será um diferencial para que na próxima seleção você seja aprovado, mas irá lhe ajudar. Temos mais um ano pela frente e precisamos aproveitar o tempo para escrever artigos, ou resenhas. O importante é que estejamos envolvidos na área acadêmica.

4. DEFINA BEM O SEU PROJETO 
Não ter definido bem o projeto foi meu grande erro na seleção deste ano. Muitas vezes achamos que o projeto esta bom, e quando na hora da entrevista a banca nos confronta percebemos que “viajamos legal” na escrita do projeto. A dica é passar o projeto para um professor ou amigo seu ler, que conheça o assunto. Acredito que o importante mesmo é a gente definir bem e ter certeza do que queremos estudar.

5. A NÃO APROVAÇÃO VALE COMO EXPERIÊNCIA
Se você queria muito, se esforçou e mesmo assim não conseguiu meu caro, não desista. Eu sei que tem algumas coisas burocráticas no caminho, mas tem gente que consegue. Não aprovando em seleções seja para mestrado ou doutorado, amadurecemos e tentamos melhorar o que erramos. O fundamental é não desistir, melhorar, estudar, ler muito, muito mesmo e claro, conhecer bem o programa que você pretende cursar, a linha de pesquisa e a equipe de professores. Uma hora dá, e aprovação será muito mais vitoriosa. Vamos lá, 2014 está ai! Não desistam e aprendam com os erros.