Esse post foi escrito com uma finalidade: mostrar o que pode acabar com o humor do seu orientador. Consequentemente, vamos te ajudar a evitar possíveis transtornos durante a pós-graduação (que já é árdua por si só).
Claro que toda regra tem uma exceção mas, no geral, orientador é tudo igual!
Existe orientador que leva na rédea curta, outros que nem rédeas colocam… Tem o amigão da galera e o que tem a fama de carrasco! Mas quando envolve dissertação/tese, artigos e reuniões eles ficam todos iguais!
Então… FICA A DICA!
1 – Prazo de entrega de relatórios/dissertação/tese
Já pensou na alegria do seu orientador quando você furar a data que programou? Ele vai ter que gastar o precioso tempo dele enviando um e-mail pra te cobrar.
Tudo isso pode piorar se o relatório que ele pediu for pra enviar junto com o projeto dele para a agência financiadora!
2 – “Tá serto”
Ce iço te irrita, imajina como o seu orientador vai ficar cuando corrigir sua dissertação xeia de erros?
3 – Inglês “The book is on the table”
…e na hora de escrever o artigo você percebe que só passou na proficiência porque liberaram o uso do dicionário e o orientador vai ter um trabalho enorme pra reescrever tudo!
4 – Reunião
Ai o Sr. Orientador marca uma reunião com você e você…:
a) não aparece e envia um e-mail em cima da hora;
b) não comparece porque está de ressaca ou tem aniversário da tia-avó da irmã da cunhada da sua namorada (e dá essa justificativa por e-mail);
c) comparece e esquece de levar tudo o que ele te pediu.
5 – O dono da verdade
Errar é humano, mas esfregar na cara do orientador que ele está errado… é mortal!
Ou já pensou se você ficar interrompendo o raciocínio dele como se estivesse tentando adivinhar o que ele vai falar?
Se ele não ficar bravo, vai ficar com a certeza de que você é um chato!
E aí… O que você já fez que tirou seu orientador do sério?
Obs 1: Não nos responsabilizamos se alguém usar este post para o mal!
Obs 2: Orientador, me perdoe pelas vezes que te irritei! 🙂
Haehaehah! Muito bom, Bianca!
“Ou já pensou se você ficar interrompendo o raciocínio dele como se estivesse tentando adivinhar o que ele vai falar?”, nossa, só de pensar em ver alguém fazendo isso eu já fico tensa hehehe
E se quem faz os itens listados é o próprio orientador e não o aluno, como fica?
Manda quem pode obedece quem tem juízo. =P
Fiz tudo e ela sempre dando ok,uma semana antes da apresentação falou que tinha parte não ficou boa,ficamos maluca pois ja era sábado a tarde biblioteca fechada e como conseguir algo se apresentação seria na segunda ,no fim me virei para consertar,passei noite sem dormir o telefone dela desligado, e fim noite ela passa e mail escrito deixa como esta na o da tempo de mudar, e eu ja tinha mudado..No final la frente de todos me pediu desculpas mas foi assustador…So e bom que no final tudo dar certo que nervosismo a gastrite adquirida e perca de tempo pois na hora de apresentar e tudo rápido…
Nossa! Esta é o exemplo vivo do item 2.
pois é!!! kkkkkk
Experimente também anunciar que está grávida faltando ainda mais de um ano pra terminar tudo.
(Se minha orientadora estiver lendo isso já digo logo: não estou tá?)
Ai q dó do orientador, vou me policiar mt para não irritá-lo…
“Q dó”, “esforçar mt”… Pode não irritar o orientador, mas com certeza irrita quem tem o azar de ler o seu comentário.
Não entendo como gente de nível de pós graduação não se sente envergonhada de escrever feito um orangotango amestrado, com essas abreviaturas ridículas.
O seu comentário irrita as pessoas Dino…
Poxa, cara, na boa, relaxa….abreviar poupa tempo de raciocínio! Além do que, se fazer compreender sem erros ortográficos é mais de 99 por cento da história, mano!!
Hahahahaha! Já fiquei sem levar algumas coisas que minha orientadora tinha pedido, mas foi porque outra pessoa não tinha me entregado. E é claro que na visão dela é minha culpa.
Se bem que na maior parte do tempo sou eu que espero minha orientadora se manifestar. Já fiquei esperando ela durante uma hora pra uma reunião e ela só me avisou quando eu mandei mensagem pra ela.
Poxa, eu pensava que meu orientador gostava por “completar” a fala dele auehauheae Mas pelo jeito, deve ser muito chato isso, é uma interrupção! Bem, fora isso, sou uma boa orientanda ;x
As partes:
– prazo de entrega: minha querida e amada orientadora (não, não é ser puxa-saco nem irônico) sempre me lembra dos prazos.. visto que sabe que sou meio “esquecido” de datas e horários!
– sobre a reunião: igual ao item acima citado. Ela sempre me recorda DATA, HORÁRIO e O QUE LEVAR. Mesmo eu sempre chegando atrasado, ela nunca deixou de ser querida, atenciosa e eficiente em nossas reuniões.
– o dono da verdade: muitas vezes, questionamentos ou dúvidas intrigantes são os impulsionadores para novos experimentos e descobertas. Não querendo ser o dono da verdade, mas talvez aquele que goste de argumentar. Acho que este é o estereótipo de alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e até mesmo de ICs que muitos orientadores querem. Mas não dúvidas ou questões fora do contexto! Acho que esse é o grande diferencial entre um simples aluno e um pesquisador inato (aquele Observador e Instigante!).
Humm…comigo foi discordar da minha orientadora.
Ela me disse uma coisa, percebi que não estava certo, argumentei, ela não escutou, segui meu ponto de vista, me dei bem e ela criou um ódio mortal de mim.
Bem, apesar de entregar quase tudo no tempo que a minha orientadora pede, apesar de sempre estar presente nas reuniões levando tudo o q ela pede, ainda assim, minha orientadora me acha um pouco atrevida, principalmente pq questiono demais. Mas fazer o que, por mais q me policie, sou assim…
3 – Inglês “The book is on the table”
…e na hora de escrever o artigo você percebe que só passou na proficiência porque liberaram o uso do dicionário e o orientador vai ter um trabalho enorme pra reescrever tudo!
Penso que essa regra não existe, pelo menos na PUCRS aonde fiz minha pós o orientador nunca corrigiu nada do inglês, no meu e no trabalho dos demais colegas.
Jaqueline, coitada da sua orientadora, porque, ó, que comentariozinho.
Dino Pessoa, concordo muito com você!
Dino Pessoa, a sociolinguística mandou lembranças…rs
Até qndo (“qndo” mesmo) as pessoas vão confundir erro gramatical com erro linguístico?
Existe algo chamado adequação linguística e acreditem, a moça lá de cima não cometeu nenhum pecado mortal.
Duvidam? Vão ler os teóricos da área.
#GentePedante
Sempre que minha orientadora me dizia “eu sugiro que você faça desse jeito, mas, o trabalho é seu”, ou “você não acredita que dessa forma ficará melhor?”….tipo,era uma sugestão mesmo, não uma sentença, eu tive muita autonomia na desenvolvimento do nosso trabalho.
Eu espero ter a mesma sorte na escolha do meu orientador no mestrado, porque na graduação foi demais!
Resumindo, contrariá-la não era minha atitude frequente, até porque as sugestões que ela me dava eram sempre úteis e enriquecedoras. Mas, se tinha uma coisa que a tirava do sério, era atraso e não cumprimento do cronograma. Aí sim, a Mayonese pirava legal.