• Mestrado em acróstico

Mestrado em acróstico

Antes mesmo de o sujeito ser um mestrando(a) o processo de imaginar, fantasiar o sonhado mestrado já é efetivado nos mundinhos de cada um.

O que implica afirmar o óbvio, que o pós-graduando possui uma possível ideia de como será está etapa (de acordo com sua visão inicial). Certo, então como ser já no status de mestrando(a) vivenciando tudo na pele, este mudará, ou melhor talvez redefinirá o que pensou sobre o tal de mestrado.

E, por fim, este ser já mestre, diante do que pensou ser, viveu, e, agora já observando a situação de fora, formulará a sua ideia “fundamentada” (brincadeirinha já que é pesquisador) a respeito do mestrado.

E, que tal, refletir: como seria a estimada palavra Mestrado em acróstico?
A definição mais comum registrada em dicionário aponta o acróstico como composição poética formada por palavras, frases, em que as letras iniciais, intermediárias ou finais formam uma palavra geralmente na vertical.

Como já dito, o próprio conceito de mestrado para cada ser pós-graduando em cada fase (antes, durante e depois) é diversificado, justamente pelas experiências particulares de cada um. Isto é, talvez cada fase permita a construção de acrósticos diferentes. Eis um a seguir:

Mestre, este é o objetivo final, (moleza) teremos apenas que desenvolver um projeto de pesquisa, buscar responder um problema, alcançando os objetivos, por meio de uma metodologia adequada, uma boa fundamentação teórica e uma bela revisão de literatura da área, com a pitada de relevância social e científica de nosso projeto, ah cumprindo um cronograma, algumas disciplinas, dentro de alguns prazos.

Estudar será seu trabalho, sua vida, seu hobby!

Sem vida extra-acadêmica, ou melhor, com grandes chances de sua vida extra-acadêmica ser minimizada pelo impacto da pós-graduação, mas há uns sortudos que conciliam tudo isso (o que vale é a intenção não é mesmo?)

Tempo, isto não te pertence mais!

Relatórios, reescrever sempre, leituras, escrita, artigos, este é o novo universo.

Afinal você agora é um pós-graduando.

Dormir, ah se você fizer tudo direitinho talvez consiga uns cochilos.

Orientador(a) ele(a) é seu chefe, aprenda a obedecê-lo(a), tenha uma boa convivência com ele(a), afinal ele(a) acreditou em você, em seu projeto.

Longe da tentativa de uma construção poética, este acróstico teve como objetivo uma reflexão sobre possíveis sentidos que a palavra Mestrado evoca. Esta é apenas uma possibilidade de acróstico e o seu como seria?

By |2015-11-01T09:43:28+00:0003-09-2013|humor|4 Comments

About the Author:

Paranaense e graduada em Pedagogia. Atualmente é Mestranda em Educação.

4 Comments

  1. felipe 04.09.13 at 03:26 - Reply

    Me tire uma dúvida,se no curso de mestrado eu cursar os créditos,obtendo um total de 360 horas aulas,no caso sendo aprovado.Eu posso solicitar o titulo de especialista?

    • Pós-Graduando 04.09.13 at 21:53 - Reply

      Oi Felipe,
      Não pode.
      O MEC exige que tanto os alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) quanto os cursos lato sensu (especialização) defendam um trabalho de conclusão de curso.
      Assim, o título de especialista também depende da defesa de um trabalho, ou seja, apenas as disciplinas não bastam.
      Além disso, são cursos diferentes, com objetivos e focos diferentes.
      Um curso de mestrado não emite certificados de especialização, assim como um curso de especialização não emite diplomas de mestre.
      ok?

  2. Jairo Campelo 04.09.13 at 07:30 - Reply

    Parabéns Carla pelo seu Post. Me identifiquei muito com ele. Estou como aluno especial num Programa de Pós Graduação e faltam 30 dias para começar a seleção para o ingresso. Já imagino principalmente que dormir, realmente será como você disse “Dormir, ah se você fizer tudo direitinho talvez consiga uns cochilos”.

  3. Ficou muito legal o acróstico, Carla, um post criativo! Realmente é bem isso que acontece, a gente tem uma ideia do que vai ser a pós, durante ela pensa de uma outra forma e em retrospectiva é uma terceira maneira de ver (geralmente até bem mais positiva hehehe)!

Leave A Comment