Quando se inicia a pós-graduação uma das maiores dificuldades é começar a escrever.
“Por onde começo?”
“O que é relevante?”
DO NOT PANIC!
Aqui estão algumas dicas pra organizar as ideias e sair da página em branco do Word.
Para começar você vai precisar de: papel, caneta, lápis de cor, tesoura sem ponta e um pouco de concentração. Quando já tiver definido o tema, anote tudo que lhe vier à cabeça sobre ele, conforme for lendo artigos sobre o assunto (esses artigos podem ser encontrados em bases de dados, como a Web of Knowledge, o Google Scholar, o Pubmed, entre outras) vá anotando tudo o que serve para o seu estudo, se for colocar alguma dessas anotações no texto, não se esqueça de dar os créditos.
O objetivo aqui é organizar as ideias, não copiar o trabalho de alguém. Escrever é uma maneira comprovada cientificamente de visualizar o que se está pensando e ordenar da maneira que melhor convir.
“Tá, mas e aí, não ia falar sobre a introdução?”
Ia e vou. Depois de saber sobre o que vai escrever e ter uma noção do que tem se falado ao redor do mundo sobre o assunto, é hora de começar a escrever a introdução…
1º parágrafo: Ir direto ao assunto, explicando qual seria a vantagem de trabalhar com esse tema. Mas cuidado para não ser extremamente sucinto. Aqui queremos convencer o leitor de que o seu tema é interessante e que vale a pena continuar lendo.
2º parágrafo: Apresentar as limitações que o tema oferece hoje em dia, que problemas ele apresenta, quais ainda precisam ser resolvidos, etc. Em seguida pode-se ilustrar o que foi dito com uma implicação prática. É importante que o leitor veja como isso afeta a vida dele ou de um grupo específico.
3º parágrafo: É a parte que exige maior revisão de literatura. Falar sobre os métodos que outros pesquisadores têm utilizado para contornar os problemas apresentados, e por que esses métodos podem não ser os mais adequados (seja por dificuldade de recriar em laboratório, custo, dificuldade de aplicação, etc).
Se este parágrafo se tornar muito extenso pode ser dividido em 2 parágrafos. É interessante citar outros estudos que falem sobre o tema, para que o leitor também tenha noção do que está se fazendo no mundo em relação à temática escolhida. Não dá aquela sensação de “preciso fazer um estudo, vou inventar aqui qualquer coisa”. Dificilmente um tema vai ser totalmente inédito, que não tenha NADA na literatura a respeito.
4º parágrafo: Falar sobre a forma como você pretende solucionar o problema, apresentando alternativas que pareçam ser viáveis para contorná-lo, dando uma LEVE pincelada no objetivo do seu estudo.
Vale ressaltar que essa é uma receitinha de bolo para quem não tem nem ideia de por onde se começa a escrever. A famosa “luz no fim do túnel”. Conforme a pessoa for escrevendo, ela vai aprimorando as técnicas de escrita, afinal, “a prática leva à perfeição”.
Ana Paula, mesmo não sendo uma receitinha de bolo que deverá ser sempre seguida, suas dicas com toda certeza orientam quando aquele “ótimo” bloqueio criativo aparece na nossa vida para nos desesperar. Ótima leitura que tive!
Olá, meus parabéns pelo site, achei brilhante a idéia de escrever de forma descontraída, a vida acadêmica chega a ser cansativa e extremamente monótona.
Um abraço
Companheira, obrigada! Li seu texto com lápis e papel (e brigadeiro) em mãos. Junto com o post sobre bloqueio criativo da Raiana, você foi muito boa leitura para meu dia de hoje. Você escreve muito bem e pela capacidade de colocar isso de forma tão simples estás de parabéns! Me inspirei pela simplicidade com o que você escreveu, o que me fez lembrar que não é tão difícil assim produzir algo, hehe. 🙂
Ana Paula! certamente essas dicas são muito úteis… assim o caminho fica mais iluminado… adorei o estilo da escrita também! super parabéns! e agradecida!!
Ana Paula! Dicas MUITO úteis para pobre pós-graduandos como eu que estão escrevendo a dissertação! hahahahahaha.. Brigadooo!
Muito bom, vou com certeza colocar em prática!
Obrigada!
De muito importância foi para me a leitura desta dica para iniciar a escrever uma introdução. Estou passando por essa situação de nao saber pode começar a escrever a introduçao do meu TCC. Parabéns por escrever tão bem e didaticamente objetiva.
Gostei muito
das dicas e vou aplicar.
Nossa como foi bom ler as suas dicas, isso não foi como uma receita de bolo foi ótimo parabéns.
Obrigada, querida. Vai me ajudar muito! Vou aplicar também. Deus te abençõe!
Bom dia, chara!!
Adorei suas explicações, entrei na faculdade esse ano e já comecei tendo que escrever um artigo… aff to quase louca, já que nunca tive que elaborar um projeto tão grande.
Não tinha nem noção de como começar a escrever, mas suas dicas me deram literalmente a luz no fim do túnel. Agradeço
gostei muito da sua tecnica de ensinar e concerteza vou colocar em pratica, e vou ficar gostando de fazer trabalhos obrigado
sou nova aqui e queria saber como redigir uma introdução de uma visita a uma universidade.
Lembrando que blogs também podem ser uma forma legal de ganhar dinheiro extra, ou até mesmo muita grana. Mas é interessante estudar muito bem seu publico e assunto do blog. E neste caso, pode pensar também em fazer primeiro um site e depois um blog. Por que não pensar em google adwords ou um negócio digital? Isso vale a pena. Na verdade vale muito a pena. Estou investindo fortemente em negócios digitais. E encontrei um amigo que me passa dicas brilhantes. Se alguém precisar de ajuda pode me perguntar.
Abraço
excelente ilustração, ajuda bastante.
SAlvou minha vida ….obrigada…..
amei as dicas estou descrevo um relatório de estágio, e já peguei suas dicas, levei a minha introdução para minha professora de português e ela gostou muito… obrigada, linda.
Muito bom seu site, Gostei muito das dicas!
Olá
Adorei a receita.
Muito obrigado!!!
foi bom ate que a introdução foi boa gostei
Excelente as dicas. Foram muito úteis para mim. Obrigada.
Suas dicas estão de parabéns, já estava agoniado, muito obrigado, agora vou começar minha introdução seguindo seu passo a passo.
Me ajudou muito. Bem didática a forma como você aborda o assunto. Parabéns.
Muito obrigada, Ana Paula. Me ajudou grandemente. bjs
Muito obrigado querida vai me ajudar muito, continue com ótimos conteúdos assim, bjks
Woww! Obrigado pelas dicas! Estava precisando desse conteúdo a muito tempo!
Excelente site, venho acompanhando a um tempo, obrigada pelas dicas.