• Gerundiando

Gerundiando

Para você estar passando adiante.

Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando e possa estar deixando discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrível da comunicação moderna, o gerundismo.

Você pode também estar passando por fax, estar mandando pelo correio ou estar enviando pela Internet. O importante é estar garantindo que a pessoa em questão vá estar recebendo esta mensagem, de modo que ela possa estar lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta da maneira como tudo o que ela costuma estar falando deve estar soando nos ouvidos de quem precisa estar escutando.

Sinta-se livre para estar fazendo tantas cópias quantas você vá estar achando necessárias, de modo a estar atingindo o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral.

Mais do que estar repreendendo ou estar caçoando, o objetivo deste movimento é estar fazendo com que esteja caindo a ficha nas pessoas que costumam estar falando desse jeito sem estar percebendo.

Nós temos que estar nos unindo para estar mostrando a nossos interlocutores que, sim!, pode estar existindo uma maneira de estar aprendendo a estar parando de estar falando desse jeito.

Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo obrigados a estar emigrando para algum lugar onde não vão estar nos obrigando a estar ouvindo frases assim o dia inteirinho.

Sinceramente: nossa paciência está estando a ponto de estar estourando. O próximo “Eu vou estar transferindo a sua ligação” que eu vá estar ouvindo pode estar provocando alguma reação violenta da minha parte. Eu não vou estar me responsabilizando pelos meus atos.

As pessoas precisam estar entendendo a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando na linguagem do dia a dia.

Tudo começou a estar acontecendo quando alguém precisou estar traduzindo manuais de atendimento por telemarketing. Daí a estar pensando que “We’ll be sending it tomorrow” possa estar tendo o mesmo significado que “Nós vamos estar mandando isso amanhã” acabou por estar sendo só um passo.

Pouco a pouco a coisa deixou de estar acontecendo apenas no âmbito dos atendentes de telemarketing para estar ganhando os escritórios. Todo mundo passou a estar marcando reuniões, a estar considerando pedidos e a estar retornando ligações.

A gravidade da situação só começou a estar se evidenciando quando o diálogo mais coloquial demonstrou estar sendo invadido inapelavelmente pelo gerundismo.

A primeira pessoa que inventou de estar falando “Eu vou tá pensando no seu caso” sem querer acabou por estar escancarando uma porta para essa infelicidade linguística estar se instalando nas ruas e estar entrando em nossas vidas.

Você certamente já deve ter estado estando a estar ouvindo coisas como “O que você vai tá fazendo domingo?“, ou “Quando que cê vai tá viajando pra praia?“, ou “Me espera, que eu vou tá te ligando assim que eu chegar em casa“. Até seu PC irá estar te mostrando a seguinte mensagem daqui a pouco: “O Windows está sendo desligado“.

Deus. O que a gente pode tá fazendo pra que as pessoas estejam entendendo o que esse negócio pode tá provocando no cérebro das novas gerações?

A única solução vai estar sendo submeter o gerundismo à mesma campanha de desmoralização à qual precisaram estar sendo expostos seus coleguinhas contagiosos, como o “a nível de”, o “enquanto”, o “pra se ter uma ideia” e outros menos votados.

A nível de linguagem, enquanto pessoa, o que você acha de tá insistindo em tá falando desse jeito?

______________________________________________

Texto escrito por Roberto Freire

By |2015-11-01T09:43:40+00:0016-06-2012|humor|14 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

14 Comments

  1. Insisti em ler esse artigo para testar a minha paciencia. FOI HORRIVEL! A sensacao e de REPULSA! Considerem acentos e cedilha  

  2. Leandro Cunha 16.06.12 at 14:16 - Reply

    Isso é péssimo de estar lendo. Vou estar repassando.

    • Jayminho 12.07.12 at 09:17 - Reply

      Aproveite então: não é “Vou estar repassando” e sim REPASSAREI, ok?
      Jayme.

      • Natanael 20.09.12 at 11:51 - Reply

        Jênio!

  3. benmocr 16.06.12 at 16:24 - Reply

    Com certeza, vou estar postando no Facebook, par que meus amigos possam estar vendo e possam não estar fazendo o uso! hahahah

  4. Lana 17.06.12 at 10:50 - Reply

    Só a frase “O windows está sendo desligado” que não é gerundismo, mas texto excelente e engraçado! “estarei repassando…” XD

  5. Guilherme 18.06.12 at 07:59 - Reply

    Texto extremamente desinformado e preconceituoso. Felizmente, discussões mais bem elaboradas sobre língua e sobre preconceito linguístico têm chegado a um público mais amplo, então é uma pena ver que posgraduando.com vai na contramão dessa mudança.

    • Fernando 25.06.12 at 07:46 - Reply

      O conceito de preconceito linguístico tem sido mal utilizado. Não estamos falando aqui de regionalismo, e sim de uma interferência externa, um mal hábito, para nosso idioma. E ainda, o problema não é ele ser usado coloquialmente, e sim ele ser incorporado na forma culta do idioma. 

      • Orquidea_zum 02.09.12 at 14:53 - Reply

        Não é preconceituoso, ouvir alguém falando dessa forma repetidamente é simplesmente chato. Tem uma pessoa que eu conheço q merece uma cópia desse texto pra ver se a ficha cai.
        é simplesmente HORRÍVEL ouvir isso mais de 5 min.

  6. tadeu 06.08.12 at 17:22 - Reply

    Vamos estar considerando. 🙂

  7. Jonas Saldanha 11.08.12 at 23:10 - Reply

    deixe a língua mudar de acordo com suas necessidades… deixe de purismo. Uma língua VAI passar por mudanças, quer seus falantes puristas considerem corretas ou não. Ou um sistema linguístico muda ou ele morre.

  8. Olá, amigos! Gostaria de estar parabenizando vocês pela excelência do artigo. Vocês podem estar se perguntando o motivo de eu estar escrevendo, e vou responder: vocês já pensaram que eu posso não estar mais aguentando tantos ‘…ndo.? Falando sério, parabéns, perfeito. Cãopartilhadíssimo!

  9. Olá, amigos! Gostaria de estar parabenizando vocês pela excelência do artigo. Vocês podem estar se perguntando o motivo de eu estar escrevendo, e vou responder: vocês já pensaram que eu posso não estar mais aguentando tantos ‘…ndo.? Falando sério, parabéns, perfeito. Cãopartilhadíssimo!

  10. Neemias 23.02.14 at 14:36 - Reply

    Não consegui ler mais de três parágrafos… =(

Leave A Comment